Susy Laggazi participa do “Conversas em Análise do Discurso” - Unisul

Susy Laggazi participa do “Conversas em Análise do Discurso”

A professora Suzy Lagazzi do Instituto de Estudos da Linguagem – IEL da Unicamp participou do projeto “Conversas em Análise do Discurso” na manhã desta terça (30). Como parte da programação da disciplina de Discurso, Cultura e Mídia, ministrada pelas professoras Giovanna Flores e Nádia Neckel, o projeto tem recebido importantes nomes da AD franco-brasileira.

Suzy Lagazzi retomou importantes textos fundadores da Análise de Discurso, tais como o “Anexo 3” de” Semântica e Discurso (1975)” e o “Delimitações, inversões e deslocamento” (1982), ambos de autoria de Michel Pêcheux, fundador a Análise de Discurso na França na década de 60.

“A pergunta que eu me coloco é como se faz um furo no social sob a hegemonia do direito capitalista, que nos convence pela busca da igualdade e a defesa da democracia” diz Suzy, fomentando o debate da manhã.

Para ela, falar em furo no social significa trazer para a discussão a eficácia ideológica, significa esmiuçar o processo de identificação; falar do sujeito de/na linguagem, e chegar à relação entre identificação e reconhecimento. Justamente por esse caminho que Lagazzi percorreu os textos de Michel Pêcheux, estimulando a leitura de aprofundamento teórico de nossos mestrandos e doutorandos.

A conversa girou em torno dos interesses acadêmicos das pesquisadoras da casa, como as professoras Andréia Daltoé, Juliana da Silveira, Nádia Neckel e Giovanna Flores, e os alunos participaram ativamente com questões teóricas e analíticas situando seus objetos de pesquisa.

Para Giovanna, é inegável a importância de interlocuções como essa na formação de jovens analistas de discurso. Nádia, por sua vez, recuperou o fato de que a própria filiação teórica em AD já pressupõe a construção de pesquisas em rede.

Análises e palestras de Suzy Lagazzi podem ser conferidas no canal de YouTube da Revista Laboratório Ciência em Curso neste link.

PPGCL