CPA e Avaliação Institucional CPA e Avaliação Institucional
 

CPA e Avaliação Institucional

  • Apresentação

    A avaliação institucional da Unisul orienta-se pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que consolida a avaliação como um dos instrumentos para sustentação da qualidade do sistema de educação superior.

    Assim, incorpora os processos avaliativos internos, que correspondem à autoavaliação, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação da Unisul (CPA), e a avaliação externa, composta de ações supervisionadas ou realizadas pelo MEC/Inep, tais como: visita in loco, avaliação dos cursos de graduação e avaliação do aluno, realizada por intermédio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Todos esses mecanismos são utilizados pela gestão da Unisul, visando à melhoria da qualidade e da relevância das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A avaliação envolve concepção global e respeito à identidade da Unisul, que leva em conta a sua realidade, sua missão e seus objetivos.

    Com finalidade construtiva e formativa, a avaliação institucional da Unisul envolve a comunidade acadêmica – que engloba os corpos docente, discente e técnico-administrativo -, procurando criar e desenvolver a cultura de avaliação.

    Os resultados e as análises das atividades de autoavaliação realizadas pela Unisul são incorporados ao planejamento da gestão acadêmico-administrativa, uma vez que a Instituição considera o planejamento e a avaliação instrumentos integrados e fundamentais do processo de gestão.

  • Comissão Própria de Avaliação - CPA

    A Comissão Própria de Avaliação – CPA se responsabilizará pela condução dos processos de avaliação interna da Unisul, pela sistematização e prestação das informações solicitadas ao Ministério da Educação (MEC).

    Compete à CPA deliberar sobre os critérios, métodos de análises e procedimentos de avaliação na Unisul, bem como definir as ações a serem tomadas de acordo com os resultados obtidos nas avaliações.
    A Comissão Própria de Avaliação (CPA), é a responsável pela condução dos processos de avaliação interna da Unisul e tem por finalidade cumprir a legislação do MEC, prestando-lhe informações sobre a Instituição.

     

    Conheça as CPAs da Unisul

    Instituições credenciadas e ativas:

     

    UNISUL Tubarão

    Universidade do Sul de Santa Catarina – 494

    REPRESENTATIVIDADE NOME DO MEMBRO
    Presidente Dâmaris de Oliveira Batista da Silva
    Representante Docente Giancarlo Moser
    Representante Docente Nádila da Silva Hassan
    Representante Docente Ricardo Luis Barcelos
    Representante Discente Julia Vieira
    Representante Discente Maria Júlia Volpato Freitas
    Representante Discente Pedro Henrique da Silva Almeida
    Representante Téc. Administrativo Alexandre Exterkoetter
    Representante Téc. Administrativo Júlia Cardoso Stapassoli
    Representante Téc. Administrativo Salete Cecília de Souza
    Representante da Sociedade Civil Honório Gotardo
    Representante da Sociedade Civil Ingo Louis Hermman
    Representante da Sociedade Civil Katlyn Sônego Spillere Boff

     

    UNISUL Balneário Camboriú

    Faculdade UNISUL de Balneário Camboriú – 3437

    REPRESENTATIVIDADE NOME DO MEMBRO
    Presidente Moises Rodrigues dos Santos
    Representante Docente Marcia Regina Pelisser
    Representante Discente Arthur Rinnert
    Representante Téc. Administrativo Francine Lislei De Vargas Konzen Rizz
    Representante da Sociedade Civil Sirlei Furtado da Silva

     

    UNISUL Florianópolis

    Faculdade UNISUL de Florianópolis – 3758

    REPRESENTATIVIDADE NOME DO MEMBRO
    Presidente Sergio Luiz Montego Ferreira Junior
    Representante Docente Natalia Lima Quintanilha
    Representante Discente Isadora Meller dos Santos
    Representante Téc. Administrativo Jairo José Assunção
    Representante da Sociedade Civil Renata Pereira Assumpção

     

    UNISUL Itajaí

    Faculdade UNISUL de Itajaí – 22736

    REPRESENTATIVIDADE NOME DO MEMBRO
    Presidente Moises Rodrigues dos Santos
    Representante Docente Eduardo Correa de Negreiros
    Representante Discente Franco Santos Souza
    Representante Téc. Administrativo Daiane Basso
    Representante da Sociedade Civil Mateus Poggio Pereira da Silva

     

    Instituto de Educação Superior UNISUL de Itajaí – 23201

    REPRESENTATIVIDADE NOME DO MEMBRO
    Presidente Moises Rodrigues dos Santos
    Representante Docente Anna Elisa Amaro da Silveira
    Representante Discente Barbara Liana Decker
    Representante Téc. Administrativo Daiane Basso
    Representante da Sociedade Civil Mateus Poggio Pereira da Silva

     

  • Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)

    Instrumento de avaliação superior do MEC/Inep desde 2004, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.

    Para a consecução de seus objetivos, o Sinaes utiliza vários procedimentos, que compreendem os processos de autoavaliação ou avaliação interna, bem como a avaliação externa, o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), a avaliação in-loco dos cursos de graduação e os instrumentos de informação (Censo da Educação Superior e Cadastro Nacional de Docentes).

    Na avaliação das instituições, o Sinaes considera as seguintes dimensões:

    1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – identifica o projeto e/ou missão institucional, em termos de finalidade, compromissos, vocação e inserção regional e/ou nacional, Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

    2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, especialmente no que diz respeito à (ao):

    • concepção do currículo e organização didático- pedagógica;
    • coerência das práticas de investigação com a missão institucional;
    • impacto das atividades de extensão na comunidade e na formação dos estudantes.

    Incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades, as políticas de formação acadêmico-científica, profissional e cidadã; de construção e disseminação do conhecimento; de articulação interna, que favorece a iniciação científica e profissional de estudantes, os grupos de pesquisa e o desenvolvimento de projetos de extensão.

    3. Os projetos de responsabilidade social da instituição voltados prioritariamente para ações que promovam:

    • a inclusão social;
    • o desenvolvimento econômico e social por meio da interação com a sociedade;
    • a formação de cidadãos responsáveis pela defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

    Contempla o compromisso social da instituição como portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES.

    4. A comunicação com a sociedade – identifica as formas de aproximação efetiva entre IES e sociedade, de tal sorte que a comunidade participe ativamente da vida da acadêmica, bem como a IES se comprometa efetivamente com a melhoria das condições de vida da comunidade, ao repartir com ela o saber que produz e as informações que detém.

    5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho – explicita as políticas e os programas de formação, aperfeiçoamento e capacitação do pessoal docente e técnico-administrativo, associando-os com planos de carreira condizentes com a magnitude das tarefas a serem desenvolvidas e com condições objetivas de trabalho.

    6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e a representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica nos processos decisórios – avalia os meios de gestão para cumprir os objetivos e projetos institucionais, a qualidade da gestão democrática, em especial nos órgãos colegiados, as relações de poder entre estruturas acadêmicas e administrativas e a participação nas políticas de desenvolvimento e expansão institucional.

    7. Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação, acesso de docentes e estudantes às informações – analisa a infraestrutura da instituição, relacionando-a com as atividades acadêmicas de formação, de produção e disseminação de conhecimentos e com as finalidades próprias da IES.

    8. Planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional – considera o planejamento e a avaliação como instrumentos integrados, elementos de um mesmo continuum, partícipes do processo de gestão da educação superior. Essa dimensão está na confluência da avaliação como processo centrado no presente e no futuro institucional, a partir do balanço de fragilidades, potencialidades e vocação institucionais.

    9. Políticas de atendimento aos estudantes, acompanhamento de egresso – análise das formas por meio das quais os estudantes estão sendo integrados à vida acadêmica, e os programas através do quais a IES busca atender aos princípios inerentes à qualidade de vida estudantil e o acompanhamento de egressos e de ações de oportunidades de formação continuada.

    10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior – avalia a capacidade de gestão e administração do orçamento e as políticas e estratégias de gestão acadêmica, com vistas à eficácia na utilização e na obtenção dos recursos financeiros necessários ao cumprimento das metas e das prioridades estabelecidas.

  • Legislação da Avaliação Institucional

    MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC.

    • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010: Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, nº 249, Brasília, DF, 29 dez. 2010, seção 1, p. 39 a 43.

    INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP.

  • Relatório de Autoavaliação – Ano Base 2021

  • Resultados da Avaliação Institucional

    Resultados 2022-1

    CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Univ. Araranguá

    CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Balneário Camboriú

    CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Univ. Braço do Norte

    CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Florianópolis Centro

    CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Univ. Florianópolis Continente

    CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Univ. Içara

    CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Itajaí

    CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Univ. Pedra Branca

    CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Univ. Tubarão

    CPA – 2022-1 Resultado UNISUL TOTAL


    Resultados 2021-2

    Resultado AI 2021-2 – Campus Araranguá

    Resultado AI 2021-2 – Campus Balneário Camboriú

    Resultado AI 2021-2 – Campus Braço do Norte

    Resultado AI 2021-2 – UniSul Florianópolis

    Resultado AI 2021-2 – Campus Florianópolis Centro

    Resultado AI 2021-2 – Campus Florianópolis Continente

    Resultado AI 2021-2 – Campus Florianópolis Ilha

    Resultado AI 2021-2 – Campus Içara

    Resultado AI 2021-2 – Campus Itajaí

    Resultado AI 2021-2 – Campus Pedra Branca

    Resultado AI 2021-2 – Campus Tubarão

    Resultado AI 2021-2 – UniSul Digital


    Resultados 2021-1

    Resultado AI 2021-1 UniSul Balneário Camboriú

    Resultado AI 2021-1 UniSul Continente

    Resultado AI 2021-1 UniSul Florianópolis

    Resultado AI 2021-1 UniSul Itajaí

    Resultado AI 2021-1 UniSul Univers. Campus Araranguá

    Resultado AI 2021-1 UniSul Univers. Campus Braço do Norte

    Resultado AI 2021-1 UniSul Univers. Campus Florianópolis

    Resultado AI 2021-1 UniSul Univers. Içara

    Resultado AI 2021-1 UniSul Univers. Pedra Branca

    Resultado AI 2021-1 UniSul Univers. Tubarão


    Resultados 2020-2

    Resultados UNISUL 2020-2

    Resultados UNISOCIESC Balneário Camboriú 2020-2

    Resultados UNISOCIESC Continente 2020-2

    Resultados UNISOCIESC Florianópolis 2020-2

    Resultados UNISOCIESC Itajaí 2020-2

  • Melhorias a partir dos Resultados da Avaliação Institucional

    Semestre 2021-2

    CPA – Melhorias 2021-2 UniSul –  Balneário Camboriú

    CPA – Melhorias 2021-2 UniSul –  Itajaí

    CPA – Melhorias 2021-2 UniSul – Universidade – Campi Araranguá, Braço do Norte, Içara, Florianópolis Centro, Pedra Branca e Tubarão e UniSul Digital.


    Semestre 2021-1

    Fala Unisul 2021-1 – Campi Araranguá, Braço do Norte, Içara, Florianópolis Centro, Pedra Branca e Tubarão e UniSul Digital.


    Semestre 2020-2

    Fala Unisul 2020-2 – Campi Araranguá, Braço do Norte, Içara, Florianópolis Centro, Pedra Branca e Tubarão e UniSul Digital.

    Fala Unisul Balneário Camboriú 2020-2

    Fala Unisul Florianópolis 2020-2

    Fala Unisul Itajaí 2020-2

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