Nádia Neckel participa de seminário na UEM - Unisul

Notícias do Programa

Saiba tudo o que acontece no PPGCL

Nádia Neckel participa de seminário na UEM

A professora Nádia Neckel participou na tarde desta quinta (2) do XIV Seminário de Pesquisa em Letras e do III Encontro de Egressos do PLE. Na oportunidade, debateu o trabalho “Morte-vida em relações discursivas de mulheres-mães na série Desalma” do graduando em Artes Visuais Matheus Yukio (UEM), orientado pela professora Renata Marcelle Lara (UEM) pesquisadora dos Estudos Linguísticos/Estudos do Texto e do Discurso (PIBIC).

Para Takahassi, “morte-vida/vida-morte se materializam discursivamente nas condições de produção simbólico-místicas da minissérie é a pergunta teórico-analítica que norteia a construção e investigação do corpus, cuja entrada se dá pelas personagens protagonistas mulheres-mães da produção seriada”. Como resultados do trajeto a ser percorrido, o estudante espera visibilizar a compreensão das formas pelas quais esses sujeitos mulheres-mães se relacionam com a morte e, consequentemente, com o enfrentamento do processo de luto, estando inseridas em uma cultura embebida de misticismo.

A professora Nádia falou sobre a importância e a pertinência de pesquisas que discutam a produção audiovisual nacional e da relação de reciprocidade entre os grupos de pesquisa: Discurso, Cultura e Mídia e Estética e Política na Contemporaneidade – EPOCA (CNPq/PPGCL-Unisul) e GPDISCMÍDIA-CNPq/UEM – Grupo de Pesquisa em Discursividades, Cultura, Mídia e Arte e do Gepomi-CNPq/UEM – Grupo de Estudos Políticos e Midiáticos.

“Esta pesquisa preocupa-se em mobilizar noções importantes para a AD como Condições de Produção e Recorte, assim como está muito atenta a singularidade e especificidade dos elementos que compõe a textualidade fílmica na série. Um gesto de leitura que promete importantes desdobramentos tanto no campo da arte, quanto nas contribuições analíticas na perspectiva discursiva no que tange as produções artísticas” comenta Nádia.

O SPLE – Seminário de Pesquisa em Letras – reúne graduandos, pós-graduandos com pesquisa em andamento, mestres e doutores formados pelo Programa, professores do PLE/UEM e de outras instituições brasileiras, de diversas filiações teóricas para oportunizar um espaço de debate, com vistas a expor as pesquisas em andamento, sem excluir a apresentação das já concluídas. É um espaço para a reflexão e discussão conjunta sobre os diferentes objetos de pesquisa, que incluem problemas de análise, teorias, metodologias de trabalho, campo de atuação etc. Segundo a comissão organizadora, tal evento tem o intuito de realizar um convívio integrado entre estudos linguísticos e literários, no âmbito de seu ensino, descrição e uso em contextos de produção, recepção e circulação. Além disso, o seu mérito está em fomentar ações de cultura e extensão que ampliam a própria formação curricular do pós-graduando de Letras ao enriquecer seu conhecimento acadêmico e cultural.

PPGCL

Loading...