“Marcas da Memória” discute reflexos da ditadura na educação brasileira atual - Unisul
  • PPGCL

• Notícias PPGCL

• “Marcas da Memória” discute reflexos da ditadura na educação brasileira atual

“Marcas da Memória” discute reflexos da ditadura na educação brasileira atual

A quinta edição do “Marcas da Memória” com o tema “O que resta da ditadura na educação brasileira?” acontece de 8 a 20 de setembro de 2021 em modelo remoto. Evento conta com apoio do Coletivo Pró-Educação de Tubarão, do Programa de Pós-Graduação em História da UDESC, do Instituto Memória e Direitos Humanos da UFSC e da Comissão do Direito à Memória, à Verdade e à Justiça da OAB/SC.

O evento se organiza em quatro eixos temáticos, a partir dos quais acontecerão mesas-redondas, simpósios e sessões de comunicação com apresentação de trabalhos. O eixo temático I lidará com o tema “Ditadura, Escola e Democracia”; o eixo temático II lidará com o tema “Ditadura, Liberdade de Expressão e Direitos Humanos”; o eixo temático III lidará com o tema “Democracia, gênero e questões raciais”; e o eixo temático IV lidará com o tema “Negacionismo e Investimentos em Pesquisa Acadêmica”.

Nessa edição, devido ao Covid-19, as mesas-redondas, simpósios e sessões de comunicação serão realizadas de modo remoto, via canal do YouTube. As mesas-redondas ocorrem às quartas-feiras e os simpósios, às quintas-feiras, ambos das 17h às 19h15min. As sessões de comunicação de todos os eixos temáticos ocorre no dia 21 de setembro, a partir das 14h.

O evento conta com a coordenação geral das professoras Andréia da Silva Daltoé, Giovanna Benedetto Flores e Juliana da Silveira e a colaboração de Camila Borges dos Anjos (Pesquisadora Independente) Juliene S. Marques (IFC), Talita Medeiros (Pós-Doc/PPGCL/Unisul) e Thais Gomes Teixeira (Jornalismo-Unisul)

“A V edição do ‘Marcas da Memória’ confirma nosso compromisso com uma discussão coletiva, plural e engajada sobre práticas antidemocráticas que nos atravessam do passado ao presente”, comemora Andreia Daltoé.

Informações mais detalhadas, incluindo primeira circular, podem ser obtidas no site do evento.

PPGCL