Sobre o programa
O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da UniSul oferece os cursos de Mestrado, Doutorado, e também o Pós-Doutorado.
O curso de Mestrado em Ciências da Linguagem foi planejado para ser realizado em 2 anos. Para obter o título de Mestre em Ciências da Linguagem, o estudante deve compor 40 créditos em unidades curriculares e elaboração de dissertação (600 horas).
O curso de Doutorado em Ciências da Linguagem foi planejado para ser realizado em 4 anos. Para obter o título de Doutor em Ciências da Linguagem, o estudante deve compor 58 créditos em unidades curriculares e elaboração de tese (870 horas).
Navegue pelas seções abaixo para conhecer mais sobre o Programa.

Saiba tudo sobre nosso
Mestrado e Doutorado em Ciências da Linguagem
Processos Seletivos 2023
- Curso de Mestrado
Todo semestre, o PPGCL lança um edital de seleção para compor novas turmas de Mestrado. O próximo será publicado em breve e selecionará estudantes para o segundo semestre, de modo que as aulas começam em agosto de 2023.
O legal é que nesta próxima seleção temos um conjunto expressivo de bolsas da Capes a oferecer. Há bolsas-taxa que tornam o curso gratuito e bolsas integrais onde o estudante/a estudante ainda recebe um valor mensal. Para concorrer às bolsas, o colegiado promove uma avaliação escrita a partir de leituras especialmente selecionadas no edital para esse fim.
Em geral, o processo seletivo avalia o candidato/a candidata em três quesitos: (a) a redação de uma “Proposta de Pesquisa”, (b) a pontuação de seu “Currículo Lattes”, e seu desempenho em “Entrevista”.
Você não precisa esperar os editais para começar seu mestrado. Entre em contato com a gente para saber as novidades, participar como ouvinte de todas as atividades e já ir construído sua proposta de pesquisa com seu futuro orientador ou sua futura orientadora. Estamos todos, secretaria, docentes e estudantes à disposição para ajudá-lo/ajudá-la nessa jornada.
Contato: [email protected]
Você sabia?
A primeira turma de Mestrado em Ciências da Linguagem da Unisul iniciou suas aulas em 1999. O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, desde então formou mais de 400 mestres. São 23 anos de história qualificando quadros para a ciência brasileira.
- Curso de Doutorado
Todo semestre, o PPGCL lança um edital de seleção para compor novas turmas de Doutorado. O próximo será publicado em breve e selecionará estudantes para o segundo semestre, de modo que as aulas começam em agosto de 2023.
O legal é que nesta próxima seleção temos um conjunto expressivo de bolsas da Capes a oferecer. Há bolsas-taxa que tornam o curso gratuito e bolsas integrais onde o estudante/a estudante ainda recebe um valor mensal. Para concorrer às bolsas, o colegiado promove uma avaliação escrita a partir de leituras especialmente selecionadas no edital para esse fim.
Em geral, o processo seletivo avalia o candidato/a candidata em três quesitos: (a) a redação de uma “Proposta de Pesquisa”, (b) a pontuação de seu “Currículo Lattes”, e seu desempenho em “Entrevista”.
Você não precisa esperar os editais para começar seu doutorado. Entre em contato com a gente para saber as novidades, participar como ouvinte de todas as atividades e já ir construído sua proposta de pesquisa com seu futuro orientador ou sua futura orientadora. Estamos todos, secretaria, docentes e estudantes à disposição para ajudá-lo/ajudá-la nessa jornada.
Contato: [email protected]
Você sabia?
A primeira turma de Doutorado em Ciências da Linguagem da Unisul iniciou suas aulas em 2009. O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, desde então formou mais de 100 doutores. São 13 anos fazendo a diferença na ciência nacional.
- Curso de Mestrado
Proposta do Programa
- História do Programa
A formação superior de professores de Língua Portuguesa e de Língua Estrangeira Moderna tem início em Tubarão (SC) com a criação do Curso de Letras da então Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (FESSC) em 1971. Com a instalação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em 1989, é em meados dos anos 1990 que a criação de um curso de stricto sensu na área de Linguística e Literatura recebe contornos mais explícitos que culminam com a formalização de um projeto elaborado pela congregação do curso em 1998.
O resultado desse esforço foi a aprovação do “Curso de Mestrado em Ciências da Linguagem” em 2 de dezembro de 1998 pela Resolução 28/98 da Câmara de Gestão da Universidade. O Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE-SC), a quem a pós-graduação da Universidade era vinculada legalmente à época, homologou seu funcionamento em 13 de julho de 1999 através da Resolução 176/99.
Em 15 de julho de 1999, iniciaram-se as aulas da primeira turma no campus de Tubarão, com a oferta de duas áreas de concentração: “Teoria e Análise de Linguagens” e “Linguística Aplicada ao Ensino”. Em 2001, o Curso de Mestrado em Ciências da Linguagem expandiu-se para o Campus da Grande Florianópolis em Palhoça (SC), ofertando uma terceira área de concentração voltada ao campo da Comunicação Social denominada “Linguagem e Tecnologia da Informação” (Parecer CEDS n. 114, de 7 de novembro de 2000).
Em 2002, o Curso de Mestrado em Ciências da Linguagem foi avaliado por Comissão Verificadora do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE-SC) formada pelos professores Osmar de Souza (FURB/UNIVALI) e Loni Grimm-Cabral (UFSC). O Curso foi reconhecido em sessão plenária do Conselho Estadual de Educação no dia 9 de julho de 2002 (Decreto 5.458, de 29 de julho de 2002, publicado no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina em 30 de julho de 2002).
No mesmo ano, em atendimento à decisão institucional, o Curso de Mestrado em Ciências da Linguagem alinhou-se ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG/CAPES). Como resultado desse processo, passou a ser organizado em uma única área de concentração, “Linguagem, Mídias e Processos Discursivos”, e três linhas de pesquisa, “Análise Discursiva de Processos Semânticos”, “Textualidades e Práticas Discursivas” e “Linguagem, Cultura e Mídia”.
O projeto foi avaliado in loco por uma Comissão Verificadora da CAPES formada pelos professores Sírio Possenti (UNICAMP) e Dermeval da Hora Oliveira (UFPB) em fevereiro de 2003. Em seguida, foi aprovado pelo Comitê da Área de Letras/Linguística em janeiro de 2004, pelo Conselho Técnico Consultivo da CAPES em 10 de fevereiro de 2004 e pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação em 10 de novembro de 2004 (Parecer n. 314/2004). O Curso de Mestrado em Ciências da Linguagem foi reconhecido pela Portaria 4.310, de 21 de dezembro de 2004 (publicada no Diário Oficial da União em 23 de dezembro de 2004, seção 1, p. 33). Durante esse processo, o Curso apresentou edital de seleção para as primeiras turmas do Currículo CAPES em março de 2004 e iniciou as aulas em 5 de julho do mesmo ano.
Em 2007, o colegiado elaborou projeto de Curso de Doutorado em Ciências da Linguagem. Neste projeto, a área de concentração passou a ser denominada “Processos Textuais, Discursivos e Culturais”, com três linhas de pesquisa: “Textualidade e Práticas Discursivas”, “Análise Discursiva de Processos Semânticos” e “Linguagem e Processos Culturais” (readequadas em 2010 para duas linhas de pesquisa: “Texto e Discurso” e “Linguagem e Cultura”). O projeto foi submetido à CAPES em março de 2008, e a aprovação do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem – PPGCL (Mestrado e Doutorado) foi homologada em reunião da Câmara de Gestão da UNISUL no dia 9 de abril de 2008.
Em 2 de dezembro de 2008, o Programa foi avaliado in loco por uma Comissão Verificadora da CAPES formada pelas professoras Diana Luz Pessoa de Barros (UPM) e Célia Marques Telles (UFBA). O PPGCL foi aprovado na 106a. Reunião do Conselho Técnico Consultivo da CAPES em 10 de dezembro de 2008. A Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação homologou a aprovação (Parecer n. 122/2009), e o Curso de Doutorado em Ciências da Linguagem foi reconhecido pela Portaria n. 589 de 18 de junho de 2009. No primeiro semestre de 2009, procedeu-se ao primeiro processo seletivo, e as aulas se iniciaram no dia 6 de julho em Palhoça (SC) e 16 de julho em Tubarão (SC).
Em maio de 2008, o PPGCL foi também avaliado por uma Comissão de Verificação do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, formada pelas professoras Rosângela Hammes Rodrigues (UFSC) e Ana Cláudia de Souza (UFSC). Com base no relatório de visita e no Parecer 265 do Conselho Estadual de Educação, de 26 de agosto de 2008, renovou-se por cinco anos o reconhecimento do Curso de Mestrado na esfera estadual (Decreto n. 1.729, de 7 de outubro de 2008). A partir de 2013, o Conselho Estadual passou a validar as avaliações da CAPES.
O PPGCL apresenta relevância singular entre os cursos de stricto sensu da mesorregião sul catarinense e da mesorregião metropolitana de Florianópolis. Seu Curso de Mestrado foi o primeiro curso de stricto sensu da Universidade do Sul Santa Catarina (UNISUL) a alinhar-se ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) em 2003; seu Curso de Doutorado foi o primeiro curso da instituição a ser aprovado pela CAPES em 2008; e, em 2017, o primeiro Programa da Universidade a ser avaliado com nota “5”.
Dado seu pioneirismo, o PPGCL vem exercendo forte impacto na qualificação dos quadros pós-graduados das instituições de ensino superior e tecnológico, especialmente de seu entorno. Em 31 de dezembro de 2022, o PPGCL havia titulado 409 mestres e 115 doutores e certificado 9 estágios pós-doutorais.
Além disso, o Programa constitui forte referência nos estudos textuais, discursivos e culturais, com reconhecida liderança nacional na promoção de eventos na área de linguística e literatura, entre os quais citamos o Seminário em Discurso, Cultura e Mídia (SEDISC), fruto de parcerias interinstitucionais com o PPGL da UFRGS e o IEL da Unicamp; qualificado portfólio de publicações científicas, incluindo os periódicos “Linguagem em (Dis)curso” (A1), “Crítica Cultural” (A4) e “Memorare” (A4); e sólido comprometimento com a vocação comunitária da Universidade do Sul de Santa Catarina.
- Missão
Formação pós-graduada qualificada de profissionais de Letras, Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e áreas correlatas para a docência do ensino superior e para a pesquisa e a produção de conhecimento em linguagem em sua dimensão textual, discursiva e cultural.
- Objetivos do Programa
Para atender à sua missão, o PPGCL visa a atingir os objetivos de (a) promover pesquisas sobre linguagem em sua dimensão textual, discursiva e cultural; e (b) qualificar profissionais de Letras, Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e áreas correlatas para a pesquisa e a produção do conhecimento em linguagem e para a docência do ensino superior.
- Área de Concentração
A área de concentração do PPGCL denomina-se “PROCESSOS TEXTUAIS, DISCURSIVOS E CULTURAIS”, de modo que seus cursos de mestrado e de doutorado se organizam a partir de estudos da linguagem que focalizam as práticas sociais de interação linguística, os processos discursivos de produção de sentido e as manifestações estético-culturais.
Em síntese, a área de concentração consiste em estudos pós-graduados sobre: (a) as interações orais e escritas como componentes de práticas discursivas socialmente situadas; (b) os processos de produção de sentido, desde sua dimensão subjetiva até sua dimensão social, histórica e ideológica; e (c) na modernidade e na contemporaneidade, as linguagens verbais e não verbais e suas correlações, bem como as manifestações culturais e estéticas, com ênfase na produção simbólica e seus diversos suportes.
- Linhas de Pesquisa
Para dar conta da área de concentração, o PPGCL promove duas linhas de pesquisa.
A linha de pesquisa “LINGUAGEM E CULTURA” visa a estudar, na modernidade e na contemporaneidade, as linguagens verbais e não verbais e suas correlações, bem como as manifestações culturais e estéticas, com ênfase na produção simbólica e seus diversos suportes. Os projetos de pesquisa vinculados a esta linha de pesquisa atuam numa intersecção entre os campos da literatura, artes (visuais, cênicas, musicais), fotografia, cinema, moda, antropologia e comunicação.
A linha de pesquisa “LINGUAGEM E DISCURSO” visa a estudar os processos de produção de sentido em sua dimensão subjetiva, social, histórica e ideológica. Nos projetos de pesquisa vinculados a esta linha de pesquisa, concebe-se que os processos de significação sempre se dão em eventos sociais específicos e únicos, acionando, além da língua, determinações materiais.
- Perfil de Estudantes e Egressos
O PPGCL atende prevalentemente a egressos dos cursos de graduação de Letras, de Cinema e Audiovisual, de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. Além disso, considerando a dimensão multidisciplinar de sua área de concentração, o Programa acolhe estudantes das mais diversas licenciaturas e bacharelados que se interessam por objetos textuais, discursivos e culturais.
Com base nesse contexto, o perfil do egresso do PPGCL está centrado em competências teóricas, práticas e éticas próprias da área de Linguística e Literatura.
No que diz respeito ao desenvolvimento de competências teóricas, o PPGCL promove atividades que habilitam o estudante a proceder a análises e sínteses próprias da reflexão teórica; observar a linguagem de forma crítica, como fenômeno multifacetado e passível de múltiplas abordagens (cognitivas, sociais, interacionais, históricas, culturais, políticas e ideológicas); problematizar perspectivas teóricas aplicadas às investigações em linguagens; fazer avançar o contexto conceitual da área, produzindo e socializando conhecimento.
No que diz respeito ao desenvolvimento de competências práticas, o PPGCL promove atividades que habilitam o estudante ao domínio das teorias, dos métodos e das técnicas necessárias ao exercício qualificado da pesquisa, da docência e da extensão.
No que diz respeito ao desenvolvimento de competências éticas, o PPGCL promove atividades de reflexão sobre a influência da docência, da pesquisa e da extensão em Linguística e Literatura na sociedade, nos grupos sociais e nos indivíduos diretamente envolvidos.
- Unidades Curriculares do Programa
Core Curriculum
• Ciência e PesquisaUnidade Curricular de Área
• Estudos Estéticos ContemporâneosUnidades Curriculares Específicas
• Estudos das Artes e da Cultura
• Estudos Discursivos
• Estudos Enunciativos
• Estudos Linguísticos
• Estudos Literários
• Linguagens ContemporâneasTópicos, Seminários e Seminários Avançados I, II e III
• Alexandre Linck Vargas: Estudos de Quadrinhos
• Ana Carolina Cernicchiaro: Estética e Política na Contemporaneidade
• Andréia da Silva Daltoé: Discurso, Democracia e Memória
• Chirley Domingues: Leitura Literária e Formação de Leitores
• Fábio José Rauen: Pragmática Cognitiva
• Heloisa Juncklaus Preis Moraes: Imaginário Social
• Juliana da Silveira: Discurso, Tecnologia e Política
• Mario Abel Bressan Júnior: Memória e Relações de Consumo
• Maurício Eugênio Maliska: Linguagem e Psicanálise
• Nádia Régia Maffi Neckel: Linguagem, Arte e Sociedade
• Ramayana Lira de Sousa: Estudos da Imagem e do Cinema
• Silvânia Siebert: Discurso e Narrativa
• Solange Maria Leda Gallo: Autoria e Discurso no DigitalProjetos
• Projeto de Vida & Carreira
• Projeto Dual/Estágio de Docência
• Projeto de Inserção Social
• Projeto de Internacionalização - Amparo Legal
Regimento
• Acesse aqui o Regimento Interno do PPGCL.Resoluções
• Resolução 04/2019 Atividades Acadêmicas
Regulamenta horas para as atividades acadêmicas complementares dos cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado em Ciências da Linguagem – Currículo de 2010/1.• Resolução 25/2018 (Proficiência)
Regulamenta o Exame de Proficiência para os cursos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem.• Resolução 13/2018 Programa Monitoria
Cria o Programa de Monitorias de Pesquisa, Ensino e Extensão do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina e estabelece pontuação das atividades de monitoria entre as Atividades Acadêmicas Complementares.• Resolução 01/2017 Dispensa Estágio de Docência
Estabelece critérios para dispensa do Estágio de Docência obrigatório para bolsistas no Curso de Doutorado em Ciências da Linguagem do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina.• Resolução 02/2016 Qualificação de Projetos de Tese e de Dissertação
Estabelece critérios para qualificação de projetos de tese e de dissertação no curso de Doutorado em Ciências da Linguagem do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).• Resolução 07/2015 Processo Seletivo
Estabelece normas para o PROCESSO SELETIVO de ingresso aos cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado em Ciências da Linguagem do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).• Resolução 17/2014 Reingresso Doutorado
Estabelece normas para o reingresso de estudantes no curso de Doutorado em Ciências da Linguagem do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina.• Resolução 04/2014 Disciplinas de Doutorado
Define e regulamenta as disciplinas “Seminários Avançados” e “Tópicos Avançados de Leitura” do Curso de Doutorado em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina.• Resolução 03/2014 Disciplina Horas de Pesquisa
Disciplina horas de atividades de pesquisa nos cursos de Mestrado e de Doutorado em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina.• Resolução 06/2013 Exame de Qualificação Doutorado
Estabelece normas para o exame de qualificação do curso de Doutorado em Ciências da Linguagem do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina.• Resolução 01/2012 Prorrogação
Estabelece normas para a prorrogação de prazos para os cursos de mestrado e de doutorado em Ciências da Linguagem do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina.• Resolução 05/2010 Exame de Qualificação Mestrado
Estabelece normas para o exame de qualificação do curso de Mestrado Acadêmico em Ciências da Linguagem do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina.• Resolução 04/2010 Reingresso Mestrado
Estabelece normas para o reingresso de estudantes no curso de Mestrado Acadêmico em Ciências da Linguagem do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina.• Resolução 01/2010 Desligamento
Estabelece normas para o desligamento de estudantes do curso de Mestrado Acadêmico e de Doutorado em Ciências da Linguagem do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina em função de reprovação em disciplinas.• Resolução 02/2009 Anexação de Curriculo Lattes
Estabelece a obrigatoriedade da anexação de currículo Lattes em: projetos de dissertação, projetos de tese e versões de banca e final de dissertação ou de tese do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina.• Resolução 01/2006 Dipensa qualificação Mestrado
Estabelece normas para dispensa da Qualificação de Dissertação no Curso de Mestrado em Ciências da Linguagem do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina• Resolução 04/2005 Reingresso Mestrado
Estabelece normas para o Reingresso de Estudantes do Currículo do Conselho Estadual de Educação, turmas 1999, 2000, 2001 e 2002 no Curso de Mestrado em Ciências da Linguagem do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina.• Resolução 03/2005 Transferência Mestrado
Estabelece normas para a Transferência de alunos para o Curso de Mestrado em Ciências da Linguagem, prevista pelo artigo 32 do Regimento do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina.Avaliação da Capes
• Acesse aqui a avaliação e documentos normativos da Capes. - Website in English
Click here to enter the website.
- Sitio Web Español
Haga clic aquí para acceder al Sitio Web.
- Site en Français
Cliquez ici pour accéder au site Web.
- História do Programa
Mestrado
- Apresentação
O curso de Mestrado em Ciências da Linguagem foi planejado para ser realizado em 2 anos. Para obter o título de Mestre em Ciências da Linguagem, o estudante deve compor 40 créditos em unidades curriculares e elaboração de dissertação (600 horas).
• Modalidade: Presencial
• Campi: Tubarão e Pedra Branca
• Duração: 24 meses
• Mensalidades: até 36x de R$ 1.499,33**sob esses valores incidirão bolsa de 30% para egressos, 20% para os demais alunos, como incentivo à pesquisa e, em caso de pagamento à vista, 5% de desconto adicional. Consulte condições especiais para colaboradores Ânima.
Os valores das parcelas serão reajustados anualmente, nos termos previstos e autorizados pela legislação pertinente e vigente, podendo, inclusive, ser utilizada a variação acumulada do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) apurado pela Fundação Getúlio Vargas ou outro índice que venha a substituí-lo. - Currículo
Conheça aqui o Currículo do Curso de Mestrado em Ciências da Linguagem
- Dias e horários das aulas
O curso de Mestrado em Ciências da Linguagem é oferecido no Campus Tubarão e no Campus Pedra Branca.
No Campus Pedra Branca as aulas acontecem prevalentemente nas segundas e nas terças-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
No Campus Tubarão as aulas acontecem prevalentemente nas quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
A unidade curricular de área “Estudos Estéticos Contemporâneos” ocorre nas quartas-feiras das 14h às 18h, e a unidade curricular nacional “Ciência e Pesquisa” ocorre nas quartas-feiras, das 19h às 22h nos primeiros semestres de cada ano.
- Processo Seletivo 2023.2
Consulte a seção “Processo Seletivo” nesta mesma página.
- Bolsas
Em paralelo ao edital de seleção, a Comissão de Bolsas do PPGCL lança edital de bolsas especificando as condições para a distribuição de bolsas integrais e de bolsas de auxílio para o pagamento das taxas escolares da Capes. Para os candidatos às bolsas de estudos, há também um exame escrito que ocorre tradicionalmente na véspera da data das entrevistas.
- Seja nosso Aluno Especial
Uma forma interessante de conhecer o curso é matricular-se como aluno especial em disciplinas isoladas. Os créditos acadêmicos e financeiros são aproveitados quando o estudante se torna aluno regular do curso.
- Apresentação
Doutorado
- Apresentação
O curso de Doutorado em Ciências da Linguagem foi planejado para ser realizado em 4 anos. Para obter o título de Doutor em Ciências da Linguagem, o estudante deve compor 58 créditos em unidades curriculares e elaboração de tese (870 horas).
• Modalidade: Presencial
• Campi: Tubarão e Pedra Branca
• Duração: 48 meses
• Mensalidades: até 60x de R$ 1.342,40**sob esses valores incidirão bolsa de 30% para egressos, 20% para os demais alunos, como incentivo à pesquisa e, em caso de pagamento à vista, 5% de desconto adicional. Consulte condições especiais para colaboradores Ânima.
Os valores das parcelas serão reajustados anualmente, nos termos previstos e autorizados pela legislação pertinente e vigente, podendo, inclusive, ser utilizada a variação acumulada do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) apurado pela Fundação Getúlio Vargas ou outro índice que venha a substituí-lo. - Currículo
Conheça aqui o Currículo do Curso de Mestrado em Ciências da Linguagem
- Dias e horários das aulas
O curso de Doutorado em Ciências da Linguagem é oferecido no Campus Tubarão e no Campus Pedra Branca.
No Campus Pedra Branca as aulas acontecem prevalentemente nas segundas e nas terças-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
No Campus Tubarão as aulas acontecem prevalentemente nas quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
A unidade curricular de área “Estudos Estéticos Contemporâneos” ocorre nas quartas-feiras das 14h às 18h, e a unidade curricular nacional “Ciência e Pesquisa” ocorre nas quartas-feiras, das 19h às 22h nos primeiros semestres de cada ano.
- Processo Seletivo 2023.2
Consulte a seção “Processo Seletivo” nesta mesma página.
- Bolsas
Em paralelo ao edital de seleção, a Comissão de Bolsas do PPGCL lança edital de bolsas especificando as condições para a distribuição de bolsas integrais e de bolsas de auxílio para o pagamento das taxas escolares da Capes. Para os candidatos às bolsas de estudos, há também um exame escrito que ocorre tradicionalmente na véspera da data das entrevistas.
- Seja nosso Aluno Especial
Uma forma interessante de conhecer o curso é matricular-se como aluno especial em disciplinas isoladas. Os créditos acadêmicos e financeiros são aproveitados quando o estudante se torna aluno regular do curso.
- Apresentação
Aluno Especial
- Apresentação
Seja muito bem-vindo ao PPGCL.
Aluno Especial é a condição segundo a qual um estudante se matricula em pelo menos uma disciplina isolada de um curso de Mestrado ou de um curso de Doutorado de um Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Quando o estudante passa no processo seletivo, essas disciplinas são aproveitadas para a composição dos créditos acadêmicos e financeiros do curso.
Além de ser uma excelente oportunidade de conhecer a excelência acadêmica de nossos cursos, a participação em disciplinas isoladas como aluno especial é uma excelente estratégia para qualificar o anteprojeto de pesquisa, a entrevista e, principalmente, o desempenho no exame escrito para bolsas de estudo.
Se quiser obter informações adicionais, entre em contato conosco ou clique em “Tenho Interesse”.
- Investimento
Cada disciplina implica investimento de 1 mensalidade (1 mensalidade por disciplina) que pode ser abatida na eventualidade de o aluno passar à qualidade de aluno regular.
O investimento para cursar cada disciplina como aluno especial equivale a uma mensalidade do curso de mestrado ou de doutorado. Se o estudante passar no processo seletivo, os créditos acadêmicos da disciplina serão validados e a parcela será abatida do total de mensalidades do curso.
Disciplinas Mestrado
1 disciplina (3 créditos): 1 parcela de R$ 1.427,53
2 disciplinas (6 créditos): 2 parcelas de R$ 1.427,53
3 disciplinas (9 créditos): 3 parcelas de R$ 1.427,53
4 disciplinas (12 créditos): 4 parcelas de R$ 1.427,53Disciplinas Doutorado
1 disciplina (3 créditos): 1 parcela de R$ 1.744,76
2 disciplinas (6 créditos): 2 parcelas de R$ 1.744,76
3 disciplinas (9 créditos): 3 parcelas de R$ 1.744,76
4 disciplinas (12 créditos): 4 parcelas de R$ 1.744,76
- Apresentação
Doutorado Sanduíche
- Apresentação
• Modalidade: Presencial
• Campi: Tubarão e Pedra Branca
• Duração: 3 a 12 meses
• Mensalidades: GratuitoO estágio de doutorado ou doutorado sanduíche do programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul consiste na concessão de oportunidades de aprofundamento teórico, coleta ou análise de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental da tese, desenvolvido por doutorandos externos à Universidade entre 3 (três) e 12 (doze) meses (1 ano).
O estágio de doutorado é gratuito e regulamentado pelo Documento Norteador 01/2017 – Pró-EPPExI, de 17 de abril de 2017.
- Apresentação
Pós-Doutorado
- Apresentação
• Modalidade: Presencial
• Campi: Tubarão e Pedra Branca
• Duração: 3 a 60 meses
• Mensalidades: GratuitoO Estágio de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, define-se pela concessão de oportunidade de especialização pós-graduada supervisionada por docentes dos Cursos de Mestrado e de Doutorado em Ciências da Linguagem a ser desenvolvida entre 3 (três) e 60 (sessenta) meses (5 anos) na Unisul.
O estágio de Pós-Doutorado é gratuito e regulamentado pelo Documento Norteador 02/2017 – Pró-EPPExI, de 17 de abril de 2017.
- Documentos para Inscrição
A participação de candidatos ao pós-doutorado/Unisul, estará condicionada à entrega dos documentos a seguir especificados.
I – Formulário de Inscrição (Anexo I do Documento Norteador 02/2017 – Pró-EPPExI);
II – Plano de trabalho, incluindo cronograma de execução das atividades;
III – Cópia do diploma de doutor, com validade nacional;
IV – Termo de Compromisso de Pós-Doutorando (Anexo II do Documento Norteador 02/2017 – Pró-EPPExI);
V – Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora (Anexo III do Documento Norteador 02/2017 – Pró-EPPExI), no caso de candidatos com vínculo empregatício externo;
VI – Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual (Anexo IV do Documento Norteador 02/2017 – Pró-EPPExI);
VII – Parecer do Colegiado do Programa de Pós-Graduação da Unisul, e do professor Supervisor, caso o candidato deseje realizar o pós-doutorado em um dos Programas de Pós-Graduação;
VIII – Parecer do Coordenador do grupo de pesquisa; caso o candidato deseje realizar o pós-doutorado em um dos grupos de pesquisa da Unisul.
- Apresentação
Pessoas
- Coordenação
Coordenador
Dr. Fábio José Rauen
E-mail: [email protected]
Telefone: (55) (48) 3621-3969Vice-coordenadora
Dra. Nádia Regi Maffi Neckel
E-mail: [email protected]
Telefone: (55) (48) 3279-1061 - Secretaria
Kellen Oliveira
E-mail: [email protected]
Telefone: (55) (48) 3621-3969 - Docentes - Campus Tubarão - Linguagem e Cultura
Alexandre Linck Vargas
Formação Acadêmica
Graduação: Cinema e Vídeo – Unisul, 2004.
Mestrado: Ciências da Linguagem – Unisul, 2007.
Doutorado: Literatura – UFSC, 2015.Linha de Pesquisa
Linguagem e CulturaCampus
TubarãoProjetos de Pesquisa
Aberturas, Intervalos, Sarjetas
Imagens dobradas – literatura, cinema e quadrinhosGrupos de Pesquisa
GRUAS – Estudos em ArtesE-mail: [email protected]
Currículo Lattes
Orcid
Chirley Domingues
Formação Acadêmica
Graduação: Letras Português/Francês – UFSC, Florianópolis, 1992.
Mestrado: Literatura Brasileira – UFSC, Florianópolis, 1998.
Doutorado: Educação – UFSC, Florianópolis, 2017.Linha de Pesquisa
Linguagem e CulturaCampus
Pedra BrancaProjetos de Pesquisa
Desafios para a formação do leitor literário na escola: quais são, onde estão e como podemos superá-losGrupos de Pesquisa
Educação, infância e culturaE-mail: [email protected]
Currículo Lattes
Orcid
Heloisa Juncklaus Preis Moraes
Formação Acadêmica
Graduação: Comunicação Social – Unisul, Tubarão, 2000.
Mestrado: Comunicação Social – PUC, Rio Grande do Sul, 2002.
Doutorado: Comunicação Social – PUC, Rio Grande do Sul, 2004.Linha de Pesquisa
Linguagem e CulturaCampus
TubarãoProjetos de Pesquisa
Imaginário e marcas de pertencimentoGrupos de Pesquisa
Imaginário e CotidianoE-mail: [email protected]
Currículo Lattes
Orcid
Mário Abel Bressan Júnior
Formação Acadêmica
Graduação: Publicidade e Propaganda – Unisul, Tubarão, 2001.
Mestrado: Ciências da Linguagem, Unisul, Tubarão, 2010.
Doutorado: Comunicação Social – PUCRS, Porto Alegre, 2017.Linha de Pesquisa
Linguagem e CulturaCampus
TubarãoProjetos de Pesquisa
(Inter)relações de afetos, memórias e redes convergentes
Memória TeleafetivaGrupos de Pesquisa
MARC – Memória, Afetos e Redes ConvergentesE-mail: [email protected]
Currículo Lattes
Orcid - Docentes - Campus Tubarão - Texto e Discurso
Andréia da Silva Daltoé
Formação Acadêmica
Graduação: Letras Português/Inglês – Unisul, Tubarão, 1996.
Mestrado: Ciências da Linguagem – Unisul, Tubarão, 2003.
Doutorado: Letras – UFRGS, Porto Alegre, 2011.
Pós-doutorado: Linguística – Unicamp, 2017.Linha de Pesquisa
Texto e DiscursoCampus
TubarãoProjetos de Pesquisa
Relações de Poder: esquecimento e memóriaGrupos de Pesquisa
GREPEM – Grupo de Pesquisa Relações de Poder, Esquecimento e MemóriaE-mail: [email protected]
Currículo Lattes
Orcid
Fábio José Rauen
Formação Acadêmica
Graduação: Letras: Português/Inglês – FUNORTE, Mafra, 1986.
Especialização: Língua Portuguesa – UFPR/FUNORTE, Mafra, 1988.
Mestrado: Letras/Linguística – UFSC, Florianópolis, 1990.
Doutorado: Letras/Linguística – UFSC, Florianópolis, 1996.
Pós-doutorado: Linguística, PUCRS, Porto Alegre, 2006.Linha de Pesquisa
Texto e DiscursoCampus
TubarãoProjetos de Pesquisa
Agência Comunicacional Humana e Conciliação de Metas
Texto acadêmico: aspectos metodológicos e redacionais IIGrupos de Pesquisa
Pragmática CognitivaE-mail: [email protected]
Currículo Lattes
Orcid
Silvânia Siebert
Formação Acadêmica
Graduação: Jornalismo – UFSC, Florianópolis, 1995.
Mestrado: Ciências da Linguagem – Unisul, Palhoça, 2005.
Doutorado: Linguística Aplicada – UNICAMP, Campinas, 2012.Linha de Pesquisa
Texto e DiscursoCampus
TubarãoProjetos de Pesquisa
Discurso e narrativaGrupos de Pesquisa
GADIPE – Análise do Discurso: pesquisa e ensinoE-mail: [email protected]
Currículo Lattes
Orcid - Docentes - Pedra Branca - Linguagem e Cultura
Ana Carolina Cernicchiaro
Formação Acadêmica
Graduação: Jornalismo – PUC/PR, Curitiba, 1998.
Mestrado: Literatura – UFSC, Florianópolis, 2008.
Doutorado: Literatura – UFSC, Florianópolis, 2013.
Pós-doutorado: Ciências da Linguagem – Unisul, 2015.
Pós-doutorado: Letras – UFPR, Paraná, 2019.Linha de Pesquisa
Linguagem e CulturaCampus
Pedra BrancaProjetos de Pesquisa
A imagem pelo outro: ética da alteridade da arte e o devir-outro da linguagem
Do apocalipse à resistência: perspectivas indígenas para uma abertura na história
Estética e política no cinema documentário contemporâneoGrupos de Pesquisa
Estética e política na contemporaneidadeE-mail: [email protected]
Currículo Lattes
Orcid
Nádia Régia Maffi Neckel
Formação Acadêmica
Graduação: Artes Cênicas – UFSM, Santa Maria, 1998.
Especialização: Educação Infantil e Séries Iniciais – UNC, Mafra, 2001.
Mestrado: Ciências da Linguagem – Unisul, Florianópolis, 2004.
Doutorado: Linguística – UNICAMP, Campinas, 2010.Linha de Pesquisa
Texto e DiscursoCampus
Pedra BrancaProjetos de Pesquisa
Corpo-imagem e(m) discurso
O corpo das projeções sensíveisGrupos de Pesquisa
Grupo de Pesquisa em Discurso, Cultura e MídiaE-mail: [email protected]
Currículo Lattes
Orcid
Ramayana Lira de Sousa
Formação Acadêmica
Graduação: Direito – UFPB, Paraíba, 1996.
Mestrado: Letras (Inglês e Literatura Correspondente) – UFSC, Florianópolis, 2003.
Doutorado: Letras (Inglês e Literatura Correspondente) – UFSC, Florianópolis, 2009.
Pós-doutorado: Centre for World Cinemas – University of Leeds, Inglaterra, 2013.Linha de Pesquisa
Linguagem e CulturaCampus
Pedra BrancaProjetos de Pesquisa
Imagens políticas: atravessamentos (gênero, raça e sexualidade)Grupos de Pesquisa
Estética e política na contemporaneidadeE-mail: [email protected]
Currículo Lattes
Orcid - Docentes - Pedra Branca - Texto e Discurso
Juliana da Silveira
Formação Acadêmica
Graduação: Letras: Português/Francês– UEM, Maringá, 2005.
Mestrado: Letras – UEM, Maringá, 2009.
Doutorado: Letras – UEM, Maringá, 2015.
Pós-doutorado: Ciências da Linguagem, UNISUL, Plhoça, 2021.Linha de Pesquisa
Texto e DiscursoCampus
Pedra BrancaProjetos de Pesquisa
Análise(s) discursiva(s) da materialidade digital: rumores e hashtags em espaços enunciativos informatizadosGrupos de Pesquisa
Produção e Divulgação do ConhecimentoE-mail: [email protected]
Currículo Lattes
Orcid
Maurício Eugênio Maliska
Formação Acadêmica
Graduação: Psicologia – UFSC, Florianópolis, 2000.
Mestrado: Linguística – UFSC, Florianópolis, 2002.
Doutorado: Linguística – UFSC, Florianópolis, 2008.
Doutorado: Psicologia – UFSC, Florianópolis, 2014.Linha de Pesquisa
Texto e DiscursoCampus
Pedra BrancaProjetos de Pesquisa
Linguagem e psicanálise: articulações possíveis IIGrupos de Pesquisa
Psicanálise e LinguagemE-mail: [email protected]
Currículo Lattes
Orcid
Solange Maria Leda Gallo
Formação Acadêmica
Graduação: Letras: Português/Inglês – PUCCamp, Campinas, 1978.
Mestrado: Análise do Discurso – UNICAMP, Campinas, 1989.
Doutorado: Linguística – Collège International de Philosophie de Paris, Paris, 1992.
Doutorado: Linguística – UNICAMP, Campinas, 1994.
Pós-doutorado: Análise do Discurso, UNICAMP, Campinas, 2006.Linha de Pesquisa
Texto e DiscursoCampus
Pedra BrancaProjetos de Pesquisa
Discursos em espaços enunciativos informatizados: relações (im)possíveisGrupos de Pesquisa
Produção e divulgação de conhecimentoE-mail: [email protected]
Currículo Lattes
Orcid - Colegiado e Comissões
Colegiado
Representação docente
Alexandre Linck Vargas
Ana Carolina Cernicchiaro
Andréia da Silva Daltoé
Chirley Domingues
Fábio José Rauen
Giovanna Gertrudes Benedetto Flores
Heloisa Juncklaus Preis Moraes
Juliana da Silveira
Mário Abel Bressan Júnior
Maurício Eugênio Maliska
Nádia Régia Maffi Neckel
Ramayana Lira de Sousa
Silvânia Siebert
Solange Maria Leda GalloRepresentação docente da graduação
Luciana Lara Acco
Mara Lúcia SallaRepresentação discente (até 6/2023)
Tubarão
Savana Goulart Serafim (Titular do curso de Mestrado)
Marina da Silva Barbosa (Suplente do curso de Mestrado)
Vaniele Medeiros da Luz (Titular do curso de Doutorado)
Maristela da Silva Francisco (Suplente do curso de Doutorado)Pedra Branca
Thomas Falconi (Titular do curso de Mestrado)
Carlo Pegoraro Nicoloso (Suplente do curso de Mestrado)
Patricia Rodrigues de Menezes Castagna (Titular do curso de Doutorado)
Luciana Demarchi (Suplente do curso de Doutorado)
Comissão Docente Estruturante
Dr. Fábio José Rauen (coordenação)
Dra. Nádia Régia Maffi Neckel (coordenação)
Dra. Solange Maria Leda Gallo (Texto e Discurso)
Dra. Andreia da Silva Daltoé (Texto e Discurso)
Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes (Linguagem e Cultura)
Dra. Ramayana Lira de Souza(Linguagem e Cultura)
Comissão de Autoavaliação e Planejamento Estratégico
Dr. Fábio José Rauen (representante da coordenação: presidente)
Dra. Nádia Régia Maffi Neckel (representante da coordenação)
Dra. Andréia da Silva Daltoé (representante do corpo docente)
Dra. Ramayana Lira de Sousa (representante do corpo docente)
Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes (representante do corpo docente)
Dra. Solange Maria Leda Gallo (representante do corpo docente)
Ms. Israel Vieira Pereira (representante do corpo discente)
Ms. Teodulino Mangueira Rosendo (representante do corpo discente)
Dra. Suelen Francez Machado Luciano (representante do corpo de egressos)
Dra. Mara Lucia Salla (representante do corpo de egressos)
Srta. Kellen Oliveira (representante do corpo técnico)
Sra. Patrícia de Souza de Amorim Silveira (representante do corpo técnico)
Comissão de Credenciamento, Descredenciamento e Recredenciamento
Dr. Fábio José Rauen (titular)
Dra. Solange Maria Leda Gallo (titular)
Dra. Nádia Régia Maffi Neckel (titular)
Dra. Andreia da Silva Daltoé (suplente)
Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes (suplente)
Dra. Ramayana Lira de Souza (suplente)
Comissão de Bolsas
Dr. Fábio José Rauen (coordenação)
Dra. Nádia Régia Maffi Neckel (suplente)
Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes (representante docente)
Dra. Giovanna Gertrudes Benedetto Flores (suplente)
Me. Micaella Schmitz Pinheiro (representante discente)
Me. Willian Wollinger Brenuvida (suplente)
Comissão de Validação, Convalidação e Revalidação de Disciplinas
Dra. Giovanna Gertrudes Benedetto Flores
Dra. Ramayana Lira de Sousa
Dra. Solange Maria Leda Gallo - Orientações
Acesse aqui a lista de orientações realizadas pelos docentes do PPGCL.
- Estudantes de Mestrado
Acesse aqui a lista de Estudantes de Mestrado do PPGCL.
- Estudantes de Doutorado
Acesse aqui a lista de Estudantes de Doutorado do PPGCL.
- Egressos de Mestrado
Acesse aqui a lista de Egressos do Mestrado do PPGCL.
- Egressos de Doutorado
Acesse aqui a lista de Egressos do Doutorado do PPGCL.
- Coordenação
Produção
- Grupos de Pesquisa
Atualizado em 30 de abril de 2022.
Discurso, Cultura e Mídia
Líder(es): Nádia Régia Maffi Neckel.
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqO Grupo de Pesquisa “Discurso, Cultura e Mídia” surgiu da necessidade de ampliar as discussões sobre os materiais midiáticos (vídeos, produção artística, textos, áudios, etc.) tanto em peças publicitárias como em materiais jornalísticos ou culturais. Para tanto, congrega estudos a partir de referências teóricas no campo da Análise do Discurso da Linha Francesa e contemplando processos de constituição, de formulação e de circulação dos sentidos, tomando por objetos a produção cultural midiática em diversos meios: jornais, revistas, internet, rádio, televisão, cinema, celular, nas artes entre outros. O grupo mantém relações de cooperação de pesquisa interinstitucionais e promove o encontro – SEDISC – Seminário Discurso, Cultura e Mídia (2012, 2015, 2017 e 2018), cuja proposta fora a de ampliar as discussões sobre as pesquisas na área de Análise do Discurso no Brasil, materiais voltados para a arte, cultura e mídias (digital e impressa). O evento congrega pesquisadores de todo País que discutem suas pesquisas na imbricação do Discurso, da Cultura e artes e das Mídias, buscando dispositivos contemporâneos de análise dos processos de formulação e circulação do conhecimento nessas áreas envolvidas. Esses encontros resultaram em diversas publicações impressas e e-book. O grupo tem parcerias com pesquisadores da UNICAMP e da UFRGS e, atualmente, desenvolve pesquisa em parceria com a Universidad de San Andrés, Argentina, a respeito dos cenários políticos contemporâneos e as redes digitais.
Discurso e Narrativa
Líder(es): Silvânia Siebert
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqO Grupo de pesquisa “Discurso e narrativa” propõe relacionar os estudos discursivos e literários, promovendo a aproximação dessas áreas de estudos na busca da compreensão do funcionamento, das condições de produção e circulação, bem como da leitura e interpretação dos diferentes gêneros discursivos que circulam em dispositivos que marcam a pós-modernidade. Busca enfatizar os efeitos de sentidos produzidos por textos verbais e não verbais veiculados, por exemplo, no WhatsApp, no Facebook, em blogues, etc.
Educação, Infância e Cultura
Líder(es): Luciane Pandini Simeano (PPGE/Unisul) e Chirley Domingues (PPGE e PPGCL/Unisul)
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqO Grupo de Educação, Infância e Cultura (GEDIC) desenvolve pesquisas sobre as temáticas de educação, de infância e de cultura e busca constituir investigações próprias e por meio de parcerias nacionais e internacionais. Além de realizar eventos acadêmicos que propiciem aos estudantes a exposição de seus projetos / pesquisas refletindo sobre metodologias e temas; realizar parcerias, assessorias e consultorias junto à rede pública, movimentos sociais para produção e socialização do conhecimento, ampliando o debate acadêmico visando a transformação social.
Estética e Política na Contemporaneidade
Líder(es): Ana Carolina Cernicchiaro; Ramayana Lira de Sousa.
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqO Grupo de Pesquisa em Estética e Política na Contemporaneidade (EPOCA) tem como objetivo estudar as experiências estéticas contemporâneas, especificamente no entrecruzamento de categorias-chave para sua abordagem, como estética e política, corpo e afeto, devires-minoritários da linguagem e da imagem, alteridade, desterritorialização, exílio, nomadismo. A preocupação do grupo é fazer um movimento de leitura duplo: por um lado, aprofundar teoricamente determinadas categorias críticas de leitura do contemporâneo e, por outro, ampliar cartograficamente e disseminar novas categorias de leitura para além das já consolidadas. O EPOCA tem organizado e participado de encontros nacionais e internacionais com pesquisadores de diferentes instituições, está envolvido em atividades de extensão universitária e é referência na orientação de dissertações e teses junto ao PPGCL. Além disso, mantém espaço para alunos de graduação desenvolverem pesquisas de iniciação científica.
Estudos em Artes
Líder: Alexandre Linck Vargas.
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqO Grupo de pesquisa “Gruas: Estudos em Artes” desenvolve estudo teórico e crítico das artes na contemporaneidade por uma perspectiva pós-autônoma, isto é, por questões que implicam arte e vida. O contemporâneo, tanto para Giorgio Agamben quanto para Georges Didi-Huberman, na leitura que ambos remetem a Nietzsche, é uma relação anacrônica com o tempo, uma dissonância que permite, na distância, produzir proximidade. Estudar as artes na contemporaneidade, assim, é pensar por uma imbricação dos tempos – arcaicos e modernos. Contudo, isso não se restringe apenas aos objetos artísticos. Radicalmente, não há objetividade alguma. A pós-autonomia, como quer Josefina Ludmer também em chave nietzschiana, aponta para a dobra na arte e na vida, considerando o que há de artisticidade na vida e de vital na arte. Objetiva-se, portanto, estudar as artes na dimensão radical de seu gesto e no que ele nos dá a sentir, anacrônico e excepcionalmente indefinido.
Imaginário e Cotidiano
Líder: Heloisa Juncklaus Preis Moraes.
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqAs pesquisas em Imaginário e Cotidiano buscam a discussão sobre a s manifestações simbólicas e formadoras da noção de realidade presentes em nosso cotidiano. Para tanto, procura-se alinhavar reflexões teórico-práticas acerca da linguagem, do imaginário e das imagens que nos cercam e são motivadoras da vida social. As pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano abordam os mais variados objetos e corpus para as discussões do Imaginário e do cotidiano na formação dos localismos, regionalismos e da brasilidade e do olhar para a Literatura, Mídia e outras narrativas como tecnologias do imaginário. O Grupo faz parte da Rede de Pesquisa em Jornalismo, Imaginário e Memória, em conjunto com PUCRS, Universidade Tuiuti do Paraná e UFJF.
Memória, Afetos e Redes Convergentes
Líder: Mario Abel Bressan Junior.
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqA tecnologia digital revolucionou a forma como a sociedade se organiza. Mais ainda, transformou o cenário midiático, possibilitando uma convergência de conteúdos pelas mais diversas plataformas. Neste contexto, a heterogeneidade dos públicos, cada vez mais multiconectados em redes e as memórias e afetos dos públicos, são os temas centrais deste grupo de pesquisa que visa investigar as relações entre a comunicação, a memória, as mídias e as redes em um ambiente de convergência, diante das (inter)mediações da linguagem e da cultura. O .marc busca ainda a ampliação de conhecimento e da pesquisa interna e externa, agrupando as produções de professores mestres e doutores e de acadêmicos, em parceria com outras instituições de ensino. Faz parte da Rede Nacional de Pesquisa JIM – Jornalismo, Imaginário e Memória, juntamente com os grupos de pesquisa JorXXI (Tuiuti-PR), GTI (PUCRS), Concime (UFJF) e Imaginário e Cotidiano (UNISUL). Nestes dois anos de funcionamento, artigos foram apresentados em congressos nacionais e internacionais, submetidos em revista qualis e dois e-books publicados.
Pragmática Cognitiva
Líder(es): Fábio José Rauen; Marleide Coan Cardoso (IFSC).
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqO “Grupo de Pesquisa em Pragmática Cognitiva” (GPPC) visa a analisar processos comunicativos no contexto da agência humana de um ponto de vista pragmático-cognitivo guiado pelas noções teóricas de relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995) e de conciliação de metas de Rauen (2014). O grupo apresenta três linhas de pesquisa envolvendo pesquisadores da UNISUL, IFSC, UNIBAVE e SENAC: Pragmática Cognitiva e Ensino de Matemática e Ciências; Pragmática Cognitiva e Pesquisa Acadêmica e Pragmática Cognitiva e Processos Interacionais.
Produção e Divulgação de Conhecimento
Líder: Solange Maria Leda Gallo.
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqO Grupo de Pesquisa “Produção e Divulgação de Conhecimento Científico” protagoniza a discussão em torno da produção do conhecimento científico na contemporaneidade, ressaltando os modos como esse conhecimento circula e é divulgado. Em 2018 o grupo iniciou o projeto “Discursos em Espaços Enunciativos Informatizados: relações (im)possíveis”, que tem como objetivo analisar discursos ordinários em espaços enunciativos informatizados, a partir de uma reflexão sobre a relação entre discursos de escrita e discurso de oralidade, tendo em vista a circulação de saberes populares em redes e mídias sociais. Busca, ainda, aprofundar os estudos do grupo sobre a materialidade digital, contemplando uma articulação com ações de extensão, propondo intervenções em espaços públicos, baseadas no conhecimento produzido no âmbito do projeto, no entremeio entre o institucional e o ordinário, a partir de uma leitura/interpretação do/no digital.
Psicanálise e Linguagem
Líder: Maurício Eugênio Maliska.
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqO Grupo de Pesquisa Psicanálise e Linguagem visa convergir estudos referentes à Linguagem em seus diferentes aspectos, tomando como lugar teórico referencial a Psicanálise em sua articulação com as teorias da linguagem e do discurso. São objetivos do Grupo de Pesquisa: investigar relações teórico-conceituais entre Linguagem e Psicanálise; analisar aspectos da linguagem sob a perspectiva psicanalítica; e refletir acerca da influência da Psicanálise nos estudos referentes à Linguagem, bem como a influência dos estudos sobre a linguagem no campo psicanalítico. Conheça o site.
Relações de Poder: Esquecimento e Memória
Líder: Andreia da Silva Daltoé.
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqO Grupo de Pesquisa Relações de Poder: esquecimento e memória objetiva refletir, com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, formas de silenciamento, apagamento e esquecimento no discurso político, de modo que a dar voz a quem não tem condições de exercê-la como deveria/poderia em uma sociedade que se diz democrática. Nesse sentido, interessam as diferentes materialidades do discurso político e as relações de poder por ele engendradas, de modo que novos sentidos possam, de algum modo, fazer valer e (re)significar a voz das vítimas, dos excluídos, dos descriminados, dos ignorados, dos sem-parcela como nomeia Rancière (1996). A partir daí, pretende-se, portanto, colocar questões teóricas a serviço de uma discussão problematizadora sobre a sociedade e sobre o modo como o homem vem sendo coisificado, diminuído em seus direitos e em sua subjetividade, investigando temas como: Ditadura, Comissão Nacional da Verdade, Direitos Humanos, Migração, Política, Mídia, Minorias, Educação Democrática.
- Projetos de Pesquisa
• Agência Comunicacional Humana e Conciliação de Metas
• Análise(s) discursiva(s) da materialidade digital: rumores e hashtags em espaços enunciativos informatizados
• Desafios para a formação do leitor literário na escola: quais são, onde estão e como podemos superá-los
• Discurso e Narrativa
• Discursos em espaços enunciativos informatizados: relações (im)possíveis
• Do apocalipse à resistência: perspectivas indígenas para uma abertura na história
• Imagens Dobradas – Literatura, Cinema e Quadrinhos
• Imagens Políticas: Atravessamentos (Gênero, Raça e Sexualidade)
• Imaginário e Marcas de Pertencimento
• (Inter)relações de Afetos, Memórias e Redes Convergentes
• Memória Teleafetiva
• O Corpo das Projeções Sensíveis
• O Silêncio e o Político no Discurso da Mídia
• Relações de Poder: Esquecimento e Memória
• Texto Acadêmico: Aspectos Metodológicos e Redacionais II
• Voz e PsicanáliseProjetos Encerrados em 2021
1. A formação da atitude autora e leitora no processo de apropriação da escrita na educação infantil
2. Linguagens, Processos Educativos Multidisciplinares e Desenvolvimento Humano para a Formação de ProfessoresProjetos Encerrados em 2020
1. Aberturas, Intervalos, Sarjetas
2. Discurso e produção de sentido em práticas socioculturais: escrita, leitura, autoria em língua portuguesa
3. Narrativas de ficção na perspectiva comparada Brasil – PortugalProjetos Encerrados em 2019
1. A imagem pelo outro: ética da alteridade da arte e o devir-outro da linguagem
2. Cinema e gênero: questões estéticas e políticas
3. Corpo-imagem e(m) discurso
4. Cultura: linguagens, identidades e migrações Estética e política no cinema documentário contemporâneo
5. Historicidade no/do discurso da mídia
6. Linguagem e psicanálise: articulações possíveis II
7. Teorias da Imagem 5
8. Tradução e Genealogia de “Rassenbildung und Rassenpolitik in Brasilien”, de Jorge de LimaProjetos Encerrados em 2018
1. Arquivo do moderno: figurações da contemporaneidade na literatura e nas artes
2. Cultura digital e formação do imaginário social: contexto, imagens e narrativas
3. Cultura, memória e oralidade: mapeamento e identificação das comunidades tradicionais
4. Perspectivas sobre a formação do imaginário social
5. Processos interacionais e conciliação de metas
6. Teoria da modernidade e tradução
7. Vertigens do tempo: o arquivo e a remontagem da históriaProjetos Encerrados em 2017
1. A discursividade da lei de imprensa nos séculos XIX e XX
2. Análise discursiva de textualidades digitais
3. Cultura Catarina: artistas, linguagens e identidades
4. Cultura, identidade e migrações
5. Discurso, cultura e leitura de textos verbais e não verbais
6. Educação em linguagens: percursos da autoria na perspectiva discursiva
7. Feito a mão
8. Memória, silêncio e metáfora
9. Narrativas audiovisuais na perspectiva dos estudos culturais
10. Processos de adaptação da ficção literária para o audiovisual: a transposição do narrador…
11. Texto acadêmico: aspectos metodológicos e redacionais - Programa de Publicações
- Dissertações
Acesse aqui a lista de dissertações do PPGCL, distribuídas por ano, de 2003 a 2022.
- Teses
Acesse aqui a lista de teses do PPGCL, distribuídas por ano, de 2013 a 2022.
- Livros e Coletâneas
Acesse aqui o arquivo com a lista atualizada em 31/05/2021 (com dados consolidados até 31/12/2020).
- Capítulos em Coletâneas
Acesse aqui o arquivo com a lista atualizada em 31/05/2021 (com dados consolidados até 31/12/2020).
- Modelos de documentos
Modelos em Word para Artigos, Projetos e Trabalhos de Conclusão
• Modelo de Artigo com 1 Autor
• Modelo de Artigo com 5 autores• Modelo de TCC
• Modelo de Relato de Caso Médico
• Modelo de Monografia
• Modelo de Dissertação
• Modelo de Tese• Modelo de Projeto de TCC
• Modelo de Projeto de Monografia
• Modelo de Projeto de Dissertação
• Modelo de Projeto de Tese• Modelo de Resumo
• Modelo de Resumo Expandido
• Modelo de Resumo Expandido Bibliográfico
• Modelo de Resumo Expandido Convencional
• Modelo de Resumo Expandido IMRAD
Modelos em PowerPoint para Apresentações
• Modelo Atlas Widescreen
• Modelo Base Widescreen
• Modelo Berlim Widescreen
• Modelo Cinza Widescreen
• Modelo Circuito Widescreen
• Modelo Cortar Widescreen
• Modelo Dividendo Widesscreen
• Modelo Elegante Widescreen
• Modelo Evento Widescreen
• Modelo Faceta Widescreen
• Modelo Futuro Widescreen
• Modelo Galeria Widescreen
• Modelo Ion Widescreen
• Modelo Madeira Widescreen
• Modelo Pacote Widescreen
• Modelo Paralax Widescreen
• Modelo Quadro Widescreen
• Modelo Raios Widescreen
• Modelo Riscos Widescreen
• Modelo Sisal Widescreen
Guia para Trabalhos Acadêmicos
O guia para Trabalhos Acadêmicos destaca procedimentos elaborados de acordo com os padrões das Normas Brasileiras (NBR) de informação e documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e/ou orientações do estilo Vancouver. Considerando a importância de seguir as regras da normatização imposta pelos padrões científicos, a biblioteca da Unisul disponibiliza o documento que serve de guia para todos os níveis de ensino superior.Clique aqui para fazer o download!
- Grupos de Pesquisa
Agenda
- Calendário Acadêmico
Em breve.
- Acesse aqui os Editais de Defesa de Tese
- Acesse aqui os Editais de Defesas de Dissertação
Aguarde a divulgação de novas bancas.
- Eventos
2022
VI Seminário Discurso, Cultura e Mídia: de 27 a 30 de setembro de 2022. Site.
2021
IX Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (SLIJ). Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, de 3 a 5 de novembro de 2021. Site.V Seminário da Rede Jim: Pandemia e Desinformação. Tubarão, Universidade do Sul de Santa Catarina, 26 de outubro de 2021.
V Marcas da Memória: O que resta da ditadura na Educação Brasileira? Tubarão, Universidade do Sul de Santa Catarina, de 8 a 30 de setembro de 2021. Site.
II Seminário Internacional Imaginário e Memória: Conexões e Presença. Tubarão, Universidade do Sul de Santa Catarina, de 27 a 30 de abril de 2021. Site.
2020
V Seminário Discurso, Cultura e Mídia: Ler o Brasil Hoje! Evento Virtual, Universidade do Sul de Santa Catarina, de 8 de outubro a 26 de novembro de 2020.I Seminário Internacional Imaginário e Memória: Culturas Conectadas e Dispositivos Convergentes. Tubarão, Universidade do Sul de Santa Catarina, de 10 a 12 de março de 2020. Site.
2019
I Colóquio de Integração em Ciências da Linguagem da Unisul (CICLU). Tubarão, Universidade do Sul de Santa Catarina, de 7 a 8 de novembro de 2019. Caderno de Programação e Resumos.IV Semana Marcas da Memória: Passado, Presente, Ressonâncias da/na História. Tubarão, Universidade do Sul de Santa Catarina, de 4 a 7 de junho de 2019.
VIII Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (SLIJ). Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, de 5 a 8 de novembro de 2019. Caderno de Resumos.
2018
IV Seminário Discurso, Cultura e Mídia. Palhoça, Universidade do Sul de Santa Catarina, de 10 a 12 de novembro de 2018. Caderno de Resumos.IX Simpósio sobre Formação de Professores (SIMFOP). Tubarão, Universidade do Sul de Santa Catarina, 2018. Anais.
2017
III Seminário Discurso, Cultura e Mídia. Palhoça, Universidade do Sul de Santa Catarina, de 2 a 4 de maio de 2017. Caderno de Resumos, Anais, Livro.VII Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (SLIJ). Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina. Caderno de Resumos, Anais.
2016
IV Encontro da Rede Sul Letras. Palhoça, Universidade do Sul de Santa Catarina, de 11 a 13 de maio de 2016. Caderno de Resumos.VIII Simpósio sobre Formação de Professores (SIMFOP). Tubarão, Universidade do Sul de Santa Catarina, 2016. Caderno de Resumos.
2015
VII Simpósio sobre Formação de Professores (SIMFOP). Tubarão, Universidade do Sul de Santa Catarina, 2015. Caderno de Resumos.
2014
VI Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (SLIJ). Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, de 15 a 17 de setembro de 2014. Caderno de Resumos, Anais.II Seminário de Pesquisa do Parfor. Tubarão, Universidade do Sul de Santa Catarina, 2014.
VI Simpósio sobre Formação de Professores (SIMFOP). Tubarão, Universidade do Sul de Santa Catarina, 2014. Caderno de Resumos.
2013
XVII Encontro da Socine: A sobrevivência das Imagens. Palhoça, Universidade do Sul de Santa Catarina, 2013. Caderno de Resumos.V Simpósio sobre Formação de Professores (SIMFOP). Tubarão, Universidade do Sul de Santa Catarina, 2013. Caderno de Resumos.
2012
I Seminário Discurso, Cultura e Mídia. Palhoça, Universidade do Sul de Santa Catarina, de 25 a 27 de junho de 2012.V Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (SLIJ). Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina. Anais.
2010
Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.
2009
IV Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (SLIJ). Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina. Caderno de Resumos, Anais.
2007
IV Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET). Tubarão, Universidade do Sul de Santa Catarina, de 15 a 18 de agosto de 2007. Caderno de Resumos.
- Calendário Acadêmico
Notícias
- Últimas notícias
Em breve.
- Nossa Memória
O Projeto Memória consiste na produção de Coletâneas Anuais de Notícias do Programa. O Nome “Notícias do Front” surge no início do curso de Mestrado em 1999, quando apresentávamos mensalmente um conjunto das realizações do curso.
Progressivamente, quando o site do PPGCL passou a incorporar a função de lócus de apresentação das atividades do curso em 2004, surgiu a ideia de publicar às vésperas do início das férias de final do ano uma coletânea de todas as notícias publicadas no site.
Os arquivos disponibilizados nesta página viabilizam conhecer a história do Programa, apresentando um extrato significativo das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de Mestrado e de Doutorado em Ciências da Linguagem.
Fica aqui nossos votos de uma leitura proveitosa e nostálgica.
Coordenação do PPGCL.
• Notícias do Front 2022
• Notícias do Front 2021
• Notícias do Front 2020
• Notícias do Front 2019
• Notícias do Front 2018
• Notícias do Front 2017
• Notícias do Front 2016
• Notícias do Front 2015
• Notícias do Front 2014
• Notícias do Front 2013
• Notícias do Front 2012
• Notícias do Front 2011
• Notícias do Front 2010
• Notícias do Front 2009
• Notícias do Front 2008
• Notícias do Front 2007
• Notícias do Front 2006
• Notícias do Front 2005
• Notícias do Front 2004
- Últimas notícias
Contato
- Telefone, e-mail e endereço
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13h30min às 18h.
Telefone | 55 48 3621 3969
E-mail | [email protected]
Atendimento Presencial
Campus Tubarão
Rua Simeão Esmeraldino de Menezes, 400
1º piso do Centro de Convivência
Bairro Dehon, Tubarão (SC) – CEP: 88704-090Campus Pedra Branca
Avenida Pedra Branca, 25
Bloco B, Sala 114B
Cidade Universitária Pedra Branca, Palhoça (SC) – CEP 88.132-000
Nossas Mídias Sociais
• facebook.com/ppgclunisul
• instagram.com/ppgcl.unisul
• Canal YouTube | Ciências da Linguagem PPGCL
- Telefone, e-mail e endereço