Um mosaico de desafios e realizações - Unisul

Um mosaico de desafios e realizações

Não há como deixar de ser afetado por 2020. Seja para bem ou para mal, este ano sequestrou nossas certezas e nos catapultou para o indefinido. Frágeis e inseguros, fizemos história caminhando à beira de precipícios constrangidos pelo que melhor e, para nossa decepção, pelo que de pior nossa civilização pode produzir.

Nosso PPGCL não foi uma ilha isolada. Compelido por tantos desafios, um clima hostil às ciências e especialmente hostil às ciências humanas, um ano titubeante da agência reguladora (Capes), um período de adaptação de nossa Universidade ao ecossistema Ânima, dormimos presenciais e acordamos virtuais.

Não há como ficar insensível a tantas alterações. Da noite para o dia, literalmente, o corpo do próximo se fez distante na presença de sua imagem e a imagem do distante se fez próxima na distância de seu corpo.

Todavia, antes de enaltecer obstáculos e, em grande medida, destacar o que se perde, gostaria de encerrar o ano com um mosaico de conquistas, entre as quais a imagem desta matéria representando eventos de novembro e dezembro são uma amostra.

Nenhum dia letivo foi perdido. Nenhum grupo de pesquisa ou projeto deixou de ser desenvolvido. Nenhuma defesa de tese e dissertação, nenhuma qualificação de projeto, ensaio ou trabalho de conclusão em andamento deixou de ser realizada. Todas as edições de nossos periódicos foram publicadas. Nossos Eventos foram virtualizados com a competência costumeira. Intercâmbios nacionais e internacionais se intensificaram. Nosso site se repaginou.

Enfim, à beira das festas de final de ano e das merecidas férias, podemos olhar para trás e contabilizar nossa Virtualização Responsável, fruto de uma equipe de educadores e de um corpo de estudantes extraordinários, e olhar para frente com alguma esperança. 2021 se avizinha mantendo-nos alertas. Mais à frente, diante da irresistibilidade da hibridização dos modais de ensino, estaremos diante do desafio de promover uma “Hibridização Consciente” caracterizada por “Espaços Enunciativos Informatizados” que extrapolam a transposição da presencialidade para a virtualidade e por “Interações Presenciais Memoráveis” que sejam caracterizadas pela presença qualificada.

Texto: Fábio José Rauen