ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Unisul
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ENADE

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

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O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Objetiva avaliar a preparação dos estudantes da graduação para sua atuação profissional ao mesmo tempo em que atribui Conceitos de Qualidade para os cursos e para a Unisul.

O Enade é composto de uma Prova e do Questionário do Estudante e quando realizados cumprem os requisitos legais para a conclusão do curso e para o recebimento do diploma de graduação.

O desempenho dos estudantes da Unisul na Prova e no Questionário do Estudante expressa a qualidade de sua formação, de seu curso e da Universidade para a sociedade, para o MEC e para a mídia nacional. A cada ano, o Enade avalia cursos de diferentes áreas de conhecimento.

Como um dos procedimentos de avaliação da Educação Superior, previsto pelo MEC/Sinaes, o resultado dos estudantes no Enade (Prova e Questionário do Estudante) gera conceitos de qualidade para os cursos e para a instituição.

Os conceitos Enade, CPC e IGC da Unisul, conquistados pelo desempenho dos nossos estudantes avaliados, expressam a qualidade de sua aprendizagem, de seu curso e de sua instituição.

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação.

A colação de grau e o recebimento do diploma estão condicionados à regularidade junto ao Enade-Inep. A regularidade com o Enade/Inep depende de que o estudante concluinte preencha o Cadastro do Estudante, responda o Questionário do Estudante e realize a Prova do Enade. Depende também de que o estudante ingressante seja inscrito.

Veja a seguir a lista oficial de estudantes inscritos no Enade 2019.

Relatório Oficial de Inscritos Enade 2019

Estudantes Concluintes avaliados pelo Enade 2019

Cursos de Bacharelado

Estudantes concluintes dos cursos de bacharelado são aqueles que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o último dia do período de retificação das inscrições do Enade 2019, ou aqueles estudantes que tenham previsão de conclusão de toda carga horária mínima do currículo do curso da IES até julho de 2020.

Cursos Superiores de Tecnologia

Estudantes concluintes dos cursos superiores de Tecnologia são aqueles estudantes que tenham cumprido 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o último dia do período de retificação das inscrições do Enade 2019, ou que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2019.

O estudante concluinte deve obrigatoriamente:

  • ser inscrito pelo coordenador do curso;
  • preencher o cadastro do estudante no sistema do Enade 2019, informando seus dados pessoais;
  • solicitar atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social, quando necessário;
  • responder o Questionário do Estudante 2019;
  • consultar o local para a realização da prova;
  • realizar a Prova Enade 2019.

Estudantes Ingressantes habilitados ao Enade 2019

Estudantes ingressantes são aqueles que tenham iniciado seus estudos no ano de 2019, devidamente matriculados, e que tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o último dia do período de retificação das inscrições do Enade 2019 (30/8/2019).

Os estudantes ingressantes devem, obrigatoriamente, ser inscritos pelos coordenadores de curso, mas estão dispensados de responder o Questionário do Estudante e de realizar a Prova Enade 2019.

De caráter obrigatório, o Cadastro do Estudante servirá como um ambiente permanente de comunicação do Estudante-Enade com o Inep, via sistema Inep.

Ele servirá para complementar o processo de inscrição e para formalizar a participação do estudante no exame. Nele os estudantes deverão:

  • Informar os dados pessoais solictados pelo Inep no sistema/ambiente;
  • Solicitar atendimento especializado, quando for o caso;
  • Solicitar atendimento por nome social;
  • Escolher o curso para participação no Exame, em caso de dupla graduação;
  • Acessar o ambiente para preenchimento do Questionário do Estudante;
  • Consultar o local para a realização da prova.

Veja na seção Legislação e Sites, no Edital do Enade, as datas para cada ação descrita acima.

Acesse o Cadastro do Estudante

Ao preencher o Cadastro do Estudante converse com a coordenação do seu curso para esclarecimentos.

Em caso de dúvidas acesse o Fale Conosco no Portal do Inep.

Questionário do Estudante

De caráter obrigatório, o questionário do estudante tem por objetivo subsidiar a construção do perfil socioeconômico do estudante e obter uma apreciação quanto ao seu processo formativo.

O processo formativo é investigado por meio de questões que se enquadram nas seguintes categorias:

  • Organização didático-pedagógica;
  • Infraestrutura e instalações físicas;
  • Oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

Antes de preencher o Questionário do Estudante converse com seus colegas de turma e com a coordenação do seu curso para os devidos esclarecimentos.

O Questionário do Estudante deverá ser preenchido no período de 2/9 a 21/11/2019 no ambiente do Cadastro do Estudante.

Antes de preencher o Questionário do Estudante converse com seus colegas de turma e com a coordenação do seu curso para os devidos esclarecimentos.

Em caso de dúvidas acesse o Fale Conosco no Portal do Inep.

A prova do Enade tem 2 partes:

Componente de Formação Geral

O componente de Formação Geral avalia conhecimentos e competências vinculadas ao perfil ético e comprometido com questões sociais, culturais e científicas que transcedam seu ambiente próprio de formação. Além das capacidades de atualização permanente sobre os temas relevantes  e de tomar decisões pautas em evidências e no exercício da cidadania. Tem 10 questões sendo 8 de múltipla escolha e 2 discursivas.

Conheça os conteúdos e competências avaliadas na Formação Geral

Componente de Conteúdos Específicos

O componente de Conteúdos Específicos avalia o pefil do profissional estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DNs; DCNs) de cada área, na legislação associada às diretrizes, legislações profissionais e Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Tem 30 questões sendo 27 de múltipla escolha e 3 discursivas.

Conheça os conteúdos e competências avaliadas no Componente Específico do seu curso

Áreas relativas ao grau de bacharel

  • Agronomia
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Biomedicina
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Alimentos
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia de Controle e Automação
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Florestal
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Química
  • Engenharia de Petróleo
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia
  • Medicina
  • Medicina Veterinária
  • Nutrição
  • Odontologia
  • Zootecnia

Áreas relativas ao grau de tecnólogo

  • Tecnologia em Agronegócio
  • Tecnologia em Estética e Cosmética
  • Tecnologia em Gestão Ambiental
  • Tecnologia em Gestão Hospitalar
  • Tecnologia em Radiologia
  • Tecnologia em Segurança no Trabalho

Conheça os resultados dos cursos da Unisul no último ciclo avaliativo

Ver resultados de 2005 a 2016: o IGC da Unisul se mantém no valor 3.

Importante:

  • Veja no Portal do Inep as notas técnicas que explicam a geração dos conceitos Enade e CPC em seus respectivos anos.
  • Veja no Portal do Inep as notas parciais do Conceito Enade e do Conceito CPC do seu curso.

Conheça o desempenho do seu Curso na prova e no questionário do estudante, acessando o Relatório de Curso/Inep.

O Inep disponibiliza o Boletim de Desempenho individual de cada estudante.

Conceitos de Qualidade no Enade

A avaliação no Enade gera 3 conceitos importantes:

  • Conceito Enade
  • Conceito Preliminar de Curso
  • Índice Geral de Cursos

Os 2 primeiros são referentes aos cursos e o último é referente à Instituição. Todos os conceitos são expressos com notas de 1 a 5.

Conceito

Significado na lógica de qualidade do Inep

1

Desempenho inexistente em relação ao referencial de qualidade

2

Desempenho insuficiente em relação ao referencial de qualidade

3

Desempenho dentro do referencial de qualidade

4

Desempenho muito bom em relação ao referencial de qualidade

5

Desempenho excelente em relação ao referencial de qualidade

“Sem Conceito”

Quando não reúne as condições para gerar o conceito pela inexistência de algum ou mais indicadores essenciais. Não agrega qualidade

Consulte, a seguir, os cursos avaliados entre 2013 e 2018.

 

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