Crítica Cultural e Memorare publicam dossiês - Unisul

Notícias do Programa

Saiba tudo o que acontece no PPGCL

Crítica Cultural e Memorare publicam dossiês

As revistas “Crítica Cultural” e “Memorare” publicaram nesta semana dois dossiês temáticos destinados, respectivamente, a uma homenagem ao professor Antonio Carlos Santos e a produções vinculados ao evento “Imaginário e Memória” de março deste ano.

Homenagem bem-vinda!

Em sua segunda edição de 2020, Crítica Cultural presta uma homenagem justa ao professor Antonio Carlos Santos, que atuou no PPGCL por mais de 15 anos.

Conforme a professora Ana Carolina Cernicchiaro, editora da revista e uma das organizadoras do dossiê, “esta é uma edição bastante singular, porque o leitor irá encontrar uma série de textos muito pessoais, cartas, poemas, trechos de novelas, colagens, bilhetes e mesmo os textos acadêmicos que abrem o dossiê carregam a marca de uma subjetividade pouco vista em periódicos científicos”.

“O que nos move, aqui, é a vontade de celebrar os encontros, agradecer a amizade e o companheirismo de Antonio Carlos Santos – o Caco”, ressalta na apresentação do dossiê a professora Dilma Juliano, que também organiza o dossiê. “Estamos destacando laços de afeto mobilizados em torno do trabalho e que se espalham para a vida: com livros, com música, com dores, com risadas, com críticas, com dificuldades, com confidências”, complementa.

A edição, que pode ser acessada aqui, conta ainda com mais três artigos e uma resenha.

Evento memorável

Na terceira edição deste ano, além de seis artigos de temática livre, a revista Memorare está publicando quatro textos que compõem o dossiê Imaginário e Memória. Organizado pela professora Heloísa Juncklaus Preis Morais e pelo professor Mário Mario Abel Bressan Júnior, o os textos são o resultado de encontro nacional de mesmo nome ocorrido em março de 2020 na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

A revista Memorare é editada pelo professor Alexandre Linck Vargas, e conta comitê editorial formado pelas professoras Andreia da Silva Daltoé e Heloísa Juncklaus Preis Morais e pelo professor Mario Abel Bressan Júnior. Também integra a equipe os acadêmicos Leandro de Bona, Jessé Antunes e Eduardo Nunes.

Mantendo a tradição interdisciplinar da revista de convergir os mais diferentes campos de estudos em problemáticas imanentes à relação linguagem e cultura, pesquisadores de todo o Brasil das áreas da análise do discurso, sociologia, teoria do imaginário, arqueologia, pedagogia e estudos de quadrinhos contribuem nesta edição.

O fascículo pode ser acessado aqui.

Texto: Fábio José Rauen

Loading...