Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UniSul oferece os cursos de Mestrado e Doutorado, abrindo a possibilidade de ingresso em ambos para Aluno Especial.

O Mestrado em Educação foi criado com o intuito de atender à demanda regional e nacional de estudos e pesquisas na área. O curso prioriza a produção de conhecimento e a formação de docentes pesquisadores.

O Doutorado em Educação da Unisul foi criado com o intuito de ampliar a qualidade de pesquisa e produção do conhecimento, necessária para que a universidade exerça seu papel no desenvolvimento social.

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Navegue pelas seções abaixo para conhecer mais sobre o Programa.

Mestrado e Doutorado em Educação

Saiba tudo sobre nosso
Mestrado e Doutorado em Educação

  • Processo Seletivo 2024.1

  • Processo Seletivo Doutorado Sanduíche

  • Proposta do Programa

    • História do Programa

      O PPGE/UNISUL, Mestrado e Doutorado em Educação, recomendado pela CAPES em 2007 e 2019, respectivamente, consolidou sua presença na região sul do estado de Santa Catarina alinhado ao caráter de universidade comunitária da Unisul, que abriga esse curso.

      Neste contexto, o Programa busca constantemente manter, prosseguir e, ao mesmo tempo, ampliar o necessário aprofundamento da densidade teórico-conceitual das pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGE/UNISUL que vem, historicamente, contribuindo para a formação consistente de pesquisadores.

      Destaca-se a importância que vem assumindo o PPGE no município, na região, em todo o estado e no país, como um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu responsável, desde sua recomendação pela CAPES, pela formação expressiva de mestres em Educação, compatível com padrões de qualidade, com centralidade na pesquisa em Educação.

      Ganha relevo, a partir de 2021, o curso de Doutorado em Educação, por meio de atividades a serem desenvolvidas, na direção de uma formação científica ampla com rigor teórico-metodológico, no intuito de desenvolver a capacidade de pesquisa e o poder inovador na área de Educação.

      Materializa-se, desta forma, o principal papel dos estudos no âmbito do PPGE/UNISUL, Mestrado e Doutorado em Educação, qual seja, priorizar a investigação no âmbito nacional e internacional num padrão de qualidade condizente com as necessidades que se apresentam de modo especial na realidade brasileira.

      O curso de Doutorado segue, portanto, a mesma orientação do Mestrado. Porém, avança para uma formação científica ampliada no rigor teórico-metodológico no intuito de desenvolver a capacidade de pesquisa e o poder inovador na área de Educação. É na busca dessa identidade teórico-metodológica que se pretende consolidar o Programa.

    • Objetivos do Programa

      Como um espaço singular de desenvolvimento intelectual, da pesquisa, da extensão e da formação profissional, a universidade e o PPGE se constituem um loci privilegiados para, entre outros aspectos, debater, questionar e refletir sobre as problemáticas do Brasil, num um contexto mundial em constante transformação. O Curso de Mestrado em Educação destina-se aos profissionais vinculados ou não à área de Educação nos seus diferentes níveis e modalidades, possibilitando a professores e pesquisadores uma preparação para atuar em diferentes níveis do sistema nacional de educação, de forma a contribuir com a ampliação do conhecimento científico e desenvolver pesquisas de relevância teórica e social que contribuam para o enfrentamento das diferentes problemáticas vivenciadas na área. Com a finalidade de materializar essa proposta, o Programa tem como objetivos:

      Objetivo Geral do Mestrado em Educação

      Formar professores e pesquisadores comprometidos com o avanço do conhecimento para atuar na educação, em atividades de relevância teórica e social, no ensino, na pesquisa e na extensão.

      Objetivos Específicos

      • Incentivar a produção e a socialização do conhecimento na área da Educação, possibilitando sua articulação com centros de pesquisa e pós-graduação nacionais e internacionais;

      • Criar um espaço de reflexão e aprofundamento contínuo e crítico sobre teorias e as práticas educacionais;

      • Contribuir para a qualificação dos processos pedagógicos no espaço escolar;

      • Possibilitar a reflexão teórica sobre a educação brasileira;

      • Contribuir com as diferentes instâncias da educação, especialmente as locais e regionais, buscando a qualidade social em todos os seus níveis e modalidades.

      Objetivo Geral do Doutorado em Educação

      Desenvolver estudos e pesquisas visando à formação de pesquisadores e professores qualificados para a construção/produção e o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área da Educação e para atuarem em atividades de relevância teórico-social na pesquisa, no ensino e na extensão.

      Objetivos Específicos

      • Desenvolver pesquisas na área da Educação, englobando as diferentes temáticas contempladas no programa com vistas a potencializar a capacidade crítica de produção do conhecimento em suas dimensões éticas, estéticas, políticas, filosóficas e epistemológicas;

      • Promover pesquisas comprometidas com a produção de conhecimentos que potencializem processos de transformação social, contemplando o âmbitoinstitucional e os movimentos sociais e sociambientais;

      • Formar pesquisadores capazes de contribuir com a produção e o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área da Educação, inseridos em redes nacionais e internacionais.

    • Área de Concentração

      A área de concentração do PPGE denomina-se “Educação”, de modo que os cursos se organizam através de estudos e pesquisas sobre os processos educacionais e seus fundamentos na perspectiva da compreensão do fenômeno educativo em seus diferentes aspectos.

    • Linhas de Pesquisa

      Para dar conta da área de concentração, o PPGE promove as linhas de pesquisa:

      Educação, História e Política: Fundamentos Históricos, Políticos e Pedagógicos da Educação. Políticas e Gestão da Educação. História das Instituições e das Práticas Educacionais. Formação Inicial e Continuada de Professores. Trabalho Docente.

      Relações Culturais e Históricas na Educação: os processos educativos e suas interfaces com a cultura, história, filosofia, sociologia, antropologia e psicologia. Experiência e formação de professores. Estudos sobre infância e sua educação em contextos formais e informais. Relações de gênero, classe e raça/etnia na educação.

      Educação em Ciências: fundamentos históricos, filosóficos, epistemológicos, axiológicos, psicológicos e didático-pedagógicos da Educação em Ciências relacionados aos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica, Superior (Formação inicial e continuada de professores) e em contextos não formais e informais.

    • Perfil de Estudantes e Egressos

      O Mestrado em Educação objetiva formar professores e pesquisadores com habilidades para:

      • Atuar nas diferentes instituições do sistema de ensino, capazes de contribuir com o avanço do conhecimento no campo educacional e desenvolver pesquisas de relevância teórica e social;

      • Investigar e analisar a realidade educacional garantindo uma atuação profissional que articule teoria e prática;

      • Dominar métodos, técnicas e processos de investigação científica sobre o processo educativo;

      • Compreender a realidade educacional de forma a apreendê-la na sua totalidade e complexidade;

      • Atuar com ética e compromisso intelectual e político com vistas à construção da justiça social que inclui a educação de qualidade social, entre outros bens sociais;

      • Interagir com os seus pares através da participação em processos de intervenção coletiva e de socialização de conhecimentos;

      • Contribuir com os projetos educacionais escolares e sociais, consciente do seu compromisso profissional e do seu papel social, sobretudo com a educação pública e democrática;

      • Compreender a formação como um processo permanente.

      O Doutorado em Educação pretende formar doutores que:

      • compreendam a Educação em sua historicidade, complexidade e diversidade, desenvolvendo e orientando pesquisas relativas às problemáticas da área com abordagem original, densidade de análise e rigor científico em articulação com outras áreas do conhecimento;

      • contribuam na produção e no avanço do conhecimento científico e tecnológico com autonomia intelectual e investigativa, atuando em grupos de pesquisa inseridos em redes nacionais e internacionais.

      • atuem como professores e pesquisadores em espaços educativos em seus diferentes níveis, em especial, na Graduação e na Pós-Graduação, comprometidos com a transformação social em âmbito local, regional, nacional e internacional.

    • Disciplinas do Programa
    • Amparo Legal

      Regimento
      Acesse aqui o Regimento do PPGE.

      Avaliação da Capes
      Acesse aqui a avaliação e os documentos normativos da Capes.

  • Mestrado

    • Apresentação

      O Mestrado em Educação da UniSul foi criado com o intuito de atender à demanda regional e nacional de estudos e pesquisas na área. O curso prioriza a produção de conhecimento e a formação de docentes pesquisadores. Insere-se na construção de espaços de reflexão teórica sobre a educação e possibilita a compreensão do fenômeno educacional na sua inserção no contexto mais amplo, permitindo a necessária interpretação da realidade.

      Esse curso contribui para a compreensão da problemática educacional na sua historicidade, totalidade e complexidade em um quadro educacional brasileiro caracterizado pelos altos índices de analfabetismo, de baixas taxas de escolarização e pelos problemas na formação de professores nos diferentes níveis e modalidades da educação.

      O Mestrado em Educação se constitui em um locus privilegiado para debater, questionar e refletir sobre as problemáticas do mundo contemporâneo, intervindo nos processos de formação de docentes para o ensino superior e do pesquisador em educação e dos docentes de outros níveis e modalidades da educação.

      Modalidade: Presencial
      Campus: Tubarão
      Duração: 24 meses
      Mensalidades: até 36x de R$ 997,03**

      *Sobre esses valores incidirão bolsa de 30% para egressos, 20% para os demais alunos, como incentivo à pesquisa e, em caso de pagamento à vista, 5% de desconto adicional. Consulte condições especiais para colaboradores Ânima. Os valores das parcelas serão reajustados anualmente, nos termos previstos e autorizados pela legislação pertinente e vigente, podendo, inclusive, ser utilizada a variação acumulada do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) apurado pela Fundação Getúlio Vargas ou outro índice que venha a substituí-lo.

    • Aulas do curso

      As aulas do Mestrado em Educação são oferecidas no Campus Tubarão, Av. José Acácio Moreira, 787 – Dehon, Tubarão/SC. O curso funciona predominantemente terças, quartas e quintas feiras das 8h às 12h e das 14h às 18h em salas de aula da Unisul Bloco D.

      A informação acerca das salas de aula ocorre após o fechamento do processo de matrícula. O calendário de oferta de disciplinas, professores e horários são apresentados por semestre letivo.

      Oferta Currícular Mestrado e Doutorado Semestre 2024.2
      Oferta Currícular Mestrado e Doutorado Semestre 2024.1
      Oferta Currícular Mestrado e Doutorado Semestre 2023.2
      Oferta Currícular Mestrado e Doutorado Semestre 2023.1
      Oferta Currícular Mestrado e Doutorado Semestre 2022.2
      Oferta Currícular Mestrado e Doutorado Semestre 2022.1
      Oferta Currícular Mestrado e Doutorado Semestre 2021.2
      Oferta Currícular Mestrado e Doutorado Semestre 2021.1

    • Bolsas

      Os critérios de atribuição de bolsa são monitorados pela Comissão de Aplicação Monitoramento e Fiscalização de Taxas/Bolsas CAPES.

      A Comissão procede a classificação final e a sequência da alocação de bolsas entre as diferentes Linhas de pesquisa por mérito (classificação na seleção do(a) candidato(a)). A partir da Lista de Classificação, na seleção de ingresso do mestrado, é montada uma lista sequencial em ordem decrescente de classificação.

      E-mail: [email protected]

      Documentos:
      Portaria Designação da Comissão de Aplicação, Monitoramento e Fiscalização de Taxas/Bolsas CAPES

      Critérios de Monitoramento de Bolsa/Taxa – PPGE : Relatório de atividades bolsista

      Orientação Relatório de Atividades Bolsista.

    • Aluno Especial

      As inscrições para Alunos Especiais do Curso de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação do PPGE/UNISUL ocorrem semestralmente, na segunda quinzena do mês de março (aberto por 20 dias) e na segunda quinzena do mês de agosto (aberto por 20 dias). O Aluno Especial poderá cursar até 4 créditos (sendo possível realizar 1 disciplina de 4 créditos ou 2 disciplinas de 2 créditos), pagando proporcionalmente pelo número de créditos que irá cursar. As atividades disponíveis para alunos especiais cursarem variam conforme o semestre e com o número de vagas disponíveis. Não há processo seletivo para Alunos Especiais e as vagas para cada disciplina serão preenchidas por ordem de matrícula.

      O que é um Aluno Especial?
      É aquele aluno que não ingressa regularmente no Curso de Mestrado Acadêmico em Educação pelo processo seletivo e que se matricula apenas para cursar disciplinas isoladas.

      Quais os benefícios para um Aluno Especial Externo?
      As disciplinas cursadas (com aprovação) como aluno especial podem ser revalidadas caso ele ingresse como aluno regular no Programa de Pós-Graduação em Educação. Isso reduz o número de disciplinas que ele deverá cursar, o que lhe possibilitará concluir o curso em um menor prazo ou disponibilizar mais tempo para atividades de estudo e pesquisa. Além disso, o valor pago pelas disciplinas revalidadas é descontado do valor total a ser pago pelo curso.

      A matrícula como Aluno Especial isenta o candidato de participar de processo seletivo para ingresso como aluno regular?
      Não. O aluno especial interessado em ingressar como aluno regular deve participar do processo seletivo como qualquer outro candidato, independentemente de ter ou não cursado disciplinas como aluno especial.

      Todas as disciplinas cursadas como aluno especial são revalidadas com o ingresso no curso como aluno regular?
      As disciplinas possuem um prazo de 5 anos para serem validadas dentro dos Programas de Pós-graduação “Stricto Sensu”, o que atende ao regimento vigente para pleitear a revalidação dos créditos já cursados.

      Quem pode se matricular como Aluno Especial?
      Podem se matricular como aluno especial externo, todos os portadores de diploma de graduação em curso superior reconhecido pelo MEC, exceto licenciaturas curtas.

      Quais são as disciplinas disponíveis para matrícula como Aluno Especial?
      As disciplinas disponíveis são divulgadas no portal do PPGE selecione a opção Mestrado ou Doutorado, selecione Aulas do Curso, selecione Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre verifique quais disciplinas podem ser cursadas em regime de Aluno Especial (última página da oferta curricular selecionada).

      Como fazer a matrícula como aluno especial?
      Após verificar a oferta para o semestre entre em contato com a secretaria do PPGE pelo e-mail [email protected] inserindo no Subject do email: Solicitação de Matrícula Aluno Especial.

      Outras informações – entre em contato:
      E-mail: [email protected];
      Telefone: (48) 3621-3969

  • Doutorado

    • Apresentação

      O Doutorado em Educação da UniSul foi criado com o intuito de ampliar a qualidade de pesquisa e produção do conhecimento, necessária para que a universidade exerça seu papel no desenvolvimento social. Se apresenta como mais um espaço institucional no desenvolvimento de pesquisas de alto nível e de formação de pesquisadores na área da Educação.

      O curso caracteriza-se como uma proposição que se mostra necessária do ponto de vista quali/quantitativo, garantindo o compromisso com a produção e a difusão do conhecimento científico, reforçando a compreensão de que cabe à universidade, no rigor de sua autonomia, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

      Nesta acepção, o curso de Doutorado apresenta-se como lócus institucional de formação de pesquisadores de alto nível que pode contribuir, a partir da produção de conhecimentos, para os níveis local, regional, nacional e internacional, estruturando-se segundo os princípios da interdisciplinaridade, da flexibilidade e da articulação entre ensino, pesquisa e extensão e de articulação entre os diferentes níveis e modalidades da educação.

      O Doutorado em Educação, ao avançar na perspectiva da qualidade, expressa seu compromisso com a formação científica de discentes e docentes para uma intervenção social cada vez mais qualificada.

      Modalidade: Presencial
      Campus: Tubarão
      Duração: 48 meses
      Mensalidades: até 60x de R$ 956,46*

      *Sobre esses valores incidirão bolsa de 30% para egressos, 20% para os demais alunos, como incentivo à pesquisa e, em caso de pagamento à vista, 5% de desconto adicional. Consulte condições especiais para colaboradores Ânima. Os valores das parcelas serão reajustados anualmente, nos termos previstos e autorizados pela legislação pertinente e vigente, podendo, inclusive, ser utilizada a variação acumulada do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) apurado pela Fundação Getúlio Vargas ou outro índice que venha a substituí-lo.

    • Aulas do curso

      As aulas do Doutorado em Educação são oferecidas no Campus Tubarão, Av. José Acácio Moreira, 787 – Dehon, Tubarão/SC. O curso funciona predominantemente terças, quartas e quintas feiras das 8h às 12h e das 14h às 18h em salas de aula da Unisul Bloco D.

      A informação acerca das salas de aula ocorre após o fechamento do processo de matrícula. O calendário de oferta de disciplinas, professores e horários são apresentados por semestre letivo.

      Oferta Currícular Mestrado e Doutorado Semestre 2024.2
      Oferta Currícular Mestrado e Doutorado Semestre 2024.1
      Oferta Currícular Mestrado e Doutorado Semestre 2023.2
      Oferta Currícular Mestrado e Doutorado Semestre 2023.1
      Oferta Currícular Mestrado e Doutorado Semestre 2022.2
      Oferta Currícular Mestrado e Doutorado Semestre 2022.1
      Oferta Currícular Mestrado e Doutorado Semestre 2021.2
      Oferta Currícular Mestrado e Doutorado Semestre 2021.1

    • Bolsas

      Os critérios de atribuição de bolsa são monitorados pela Comissão de Aplicação Monitoramento e Fiscalização de Taxas/Bolsas CAPES.

      A Comissão procede a classificação final e a sequência da alocação de bolsas entre as diferentes Linhas de pesquisa por mérito (classificação na seleção do(a) candidato(a)). A partir da Lista de Classificação, na seleção de ingresso do doutorado, é montada uma lista sequencial em ordem decrescente de classificação.

      E-mail: [email protected]

      Documentos:
      Portaria Designação da Comissão de Aplicação, Monitoramento e Fiscalização de Taxas/Bolsas CAPES

      Critérios de Monitoramento de Bolsa/Taxa – PPGE : Relatório de atividades bolsista

      Orientação Relatório de Atividades Bolsista.

    • Aluno Especial

      As inscrições para Alunos Especiais do Curso de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação do PPGE/UNISUL ocorrem semestralmente, na segunda quinzena do mês de março (aberto por 20 dias) e na segunda quinzena do mês de agosto (aberto por 20 dias). O Aluno Especial poderá cursar até 4 créditos (sendo possível realizar 1 disciplina de 4 créditos ou 2 disciplinas de 2 créditos), pagando proporcionalmente pelo número de créditos que irá cursar. As atividades disponíveis para alunos especiais cursarem variam conforme o semestre e com o número de vagas disponíveis. Não há processo seletivo para Alunos Especiais e as vagas para cada disciplina serão preenchidas por ordem de matrícula.

      O que é um Aluno Especial?
      É aquele aluno que não ingressa regularmente no Curso de Mestrado Acadêmico em Educação pelo processo seletivo e que se matricula apenas para cursar disciplinas isoladas.

      Quais os benefícios para um Aluno Especial Externo?
      As disciplinas cursadas (com aprovação) como aluno especial podem ser revalidadas caso ele ingresse como aluno regular no Programa de Pós-Graduação em Educação. Isso reduz o número de disciplinas que ele deverá cursar, o que lhe possibilitará concluir o curso em um menor prazo ou disponibilizar mais tempo para atividades de estudo e pesquisa. Além disso, o valor pago pelas disciplinas revalidadas é descontado do valor total a ser pago pelo curso.

      A matrícula como Aluno Especial isenta o candidato de participar de processo seletivo para ingresso como aluno regular?
      Não. O aluno especial interessado em ingressar como aluno regular deve participar do processo seletivo como qualquer outro candidato, independentemente de ter ou não cursado disciplinas como aluno especial.

      Todas as disciplinas cursadas como aluno especial são revalidadas com o ingresso no curso como aluno regular?
      As disciplinas possuem um prazo de 5 anos para serem validadas dentro dos Programas de Pós-graduação “Stricto Sensu”, o que atende ao regimento vigente para pleitear a revalidação dos créditos já cursados.

      Quem pode se matricular como Aluno Especial?
      Podem se matricular como aluno especial externo, todos os portadores de diploma de graduação em curso superior reconhecido pelo MEC, exceto licenciaturas curtas.

      Quais são as disciplinas disponíveis para matrícula como Aluno Especial?
      As disciplinas disponíveis são divulgadas no portal do PPGE selecione a opção Mestrado ou Doutorado, selecione Aulas do Curso, selecione Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre verifique quais disciplinas podem ser cursadas em regime de Aluno Especial (última página da oferta curricular selecionada).

      Como fazer a matrícula como aluno especial?
      Após verificar a oferta para o semestre entre em contato com a secretaria do PPGE pelo e-mail [email protected] inserindo no Subject do email: Solicitação de Matrícula Aluno Especial.

      Outras informações – entre em contato:
      E-mail: [email protected];
      Telefone: (48) 3621-3969

  • Pessoas

  • Produção

    • Grupos de Pesquisa

      Educação, Infância e Gênero (Gedig)

      Líder(es): Drª Luciane Pandini Simiano; Tânia Mara Cruz.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      Criado e registrado no CNPQ em 1999 com o nome de Educação, Cultura e Sociedade, teve seu nome e área de conhecimento alterados em 2022 para atender as mudanças das temáticas de pesquisa presentes no Programa.

      Desenvolve pesquisas sobre as temáticas de educação, de infância e de cultura e busca: – constituir investigações próprias e por meio de parcerias nacionais e internacionais; – realizar seminários internos que propiciem aos estudantes a exposição de seus projetos / pesquisas refletindo sobre metodologias e temas; – participar de eventos nacionais e internacionais com apresentação de trabalhos, além de conferências e seminários; – publicar os resultados de pesquisas nas diferentes modalidades de divulgação científica. – realizar parcerias, assessorias e consultorias junto à rede pública, movimentos sociais para produção e socialização do conhecimento, ampliando o debate acadêmico visando a transformação social.


      Estudos sobre Gestão e Práticas Educacionais

      Líder: Drª Flávia Wagner.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      Criado e certificado pelo CNPq em março de 2022, recebeu o nome de Estudos sobre Gestão e Práticas Educacionais para atender as temáticas de pesquisa presentes na linha de educação, história e política do PPGE/UNISUL. Desenvolve pesquisas sobre as temáticas do Políticas Educacionais, Formação Inicial e Continuada de Professores, Currículo Educacional, Gestão Educacional e Educação Inclusiva. Representa uma rede de pesquisadores da Unisul e de outras instituições como: UFRRJ, Universidade de Lisboa entre outras, que somam com seus projetos de iniciação científica da graduação e do stricto senso. Temos projetos financiados pelo Governo do Estado de SC, pelo Instituto Ânima entre outros órgãos. Os objetivos do grupo são: integrar o grupo de pesquisa nas ações do contexto escolar e acadêmico, realizando parcerias com a educação básica e superior na produção e socialização do conhecimento. Bem como, buscar auxiliar no debate dos projetos de iniciação científica, dissertações e teses que envolvam a linha de pesquisa, buscando realizar seminários que propiciem aos estudantes a exposição de seus projetos/pesquisas refletindo sobre os temas pesquisados na área da educação. E por fim, ser uma rede de apoio para estudar, produzir, submeter artigos científicos em periódicos e/ou em eventos nacionais e internacionais. Atualmente o projeto unificador do EGePE é denominado, Educação no século XXI: temas emergentes para a formação continuada dos professores da educação básica. As reuniões do grupo acontecem quinzenalmente, sextas-feiras pela manhã, de forma remota.


      Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, História, Alfabetização e Letramento na Educação Básica – GEPPHALE

      Líder(es): Drª Maria Sirlene Pereira Schlickmann.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      O GEPPHALE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, História, Alfabetização e Letramento na Educação Básica, vinculado à linha de pesquisa Educação, História e Política do Programa de Pós-Graduação em Educação-Unisul, foi criado e registrado no CNPQ em 2022. O grupo tem como foco o desenvolvimento de pesquisas que estejam relacionadas com temáticas
      como: a) O direito à educação, à leitura e à escrita; b) Políticas e práticas pedagógicas na Educação Básica; c) Alfabetização, letramento, linguagens e infância(s); e, d) Processos de gestão e de ensino-aprendizagem na Educação Básica. Em termos de diálogo com outros grupos de pesquisa, o GEPPHALE possui uma parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALE/FURG/RS, com a Universidade de Aveiro (PO). Conta, também, com a contribuição de pesquisadores renomados de diferentes Universidades brasileiras, por meio da participação em atividades programadas pelo GEPPHALE e no SIMFOP onde coordenamos um simpósio com foco no processo de alfabetização numa perspectiva discursiva. As pesquisas produzidas pelo grupo são divulgadas por meio de apresentação de trabalhos, publicação de artigos, capítulos de livros, apresentações de trabalhos em eventos científicos da área com publicação de anais – eventos nacionais e internacionais. Entre as produções científicas, destaca-se a organização de um dossiê temático sobre Alfabetização e Letramento em parceria com o GEALI/FURG e GPEALE/UFSJ para a revista Poiésis (2023).


      Núcleo de Pesquisa em Educação e Conservação da Biodiversidade (NUPEC-Bio)
      Líder do grupo: Dr. Rodrigo Rodrigues de Freitas

      Diretório do Grupo de Pesquisas do CNPq: em breve.

      Fundado em 2016, o Grupo de Pesquisa em Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum (GRUC-Unisul) passou por reformulações em 2023 que levaram a criação do NUPEC-Bio. O grupo visa agregar estudantes de graduação, mestrado, doutorado e em estágio de pós-doutorado que atuam, especialmente, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade do Sul de Santa Catarina, ambos sediados no Campus de Tubarão, localizado próximo ao litoral e ao Complexo Lagunar Centro-Sul de Santa Catarina. Esta região abriga a maior concentração de pescadores artesanais do estado, bem como ecossistemas sensíveis da Floresta Atlântica, como as Restingas e Áreas Úmidas, que integram a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. Este território vem passando por mudanças aceleradas, induzidas pela poluição (esgoto e agrotóxicos), obras de infraestrutura, turismo de massa e migração de novos moradores. Partindo deste contexto, o projeto de pesquisa do NUPEC-Bio, denominado “Educação ambiental e a abordagem territorial do desenvolvimento na zona costeira: Um olhar para as comunidades de aprendizagem em iniciativas de conservação da biodiversidade”, visa gerar conhecimentos sobre processos de aprendizagem social em sistemas socioecológicos e iniciativas de conservação da biodiversidade que subsidiem o bem-estar da população residente nas zonas costeiras.

      Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e da Comunicação (INTERTIC)

      Líder: Drª Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      O grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação foi criado em 2016 para atender aos anseios e à necessidade de pesquisas nas áreas de Educação, Educação a Distância, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação, Tecnologias Digitais e Práticas de Ensino, Pensamento Computacional e Objetos de Aprendizagem. O grupo de pesquisa INTERTIC está ligado a linha de pesquisa em Educação em Ciências.


      Política e Gestão da Educação

      Líder(es): Dr. Gilvan Luiz Machado Costa.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      Realizar estudos e pesquisas em articulação com outras universidades nacionais, como Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e estrangeiras, Universidad de Valladolid, Universidade Técnica de Lisboa, Universidade de Lisboa e Universidade Ibn Zohr (Marrocos) por meio de Acordos Interinstitucionais e pelos Estágios Pós-doutorais na Universidad de Valladolid (ES), Técnica de Lisboa (PT), Universidade de Lisboa (PT), na UFMG e UFSC. A participação na Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas Educativas (RIAIPE) e no Consejo Latino Americano de Ciencias Sociales (CLACSO). Publicar livros e artigos em periódicos e em eventos acadêmicos-científicos nacionais e internacionais.


      Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TedMat)

      Líder(es): Drª Josélia Euzébio da Rosa.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      A existência do TedMat está organicamente vinculada à Rede Nacional de Grupos de Pesquisa GEPAPe, com sede na USP.

      As reuniões do grupo acontecem semanalmente, nas quintas-feiras a noite, de forma remota. Uma vez por mês as reuniões são realizadas no âmbito da rede nacional. As reuniões do Grupo se constituem em um espaço formativo sustentado na tríade ensino, pesquisa e extensão. As pesquisas são realizadas por meio do desenvolvimento de experimentos formativos à luz dos fundamentos e desdobramentos da Teoria Histórico-Cultural. Os projetos são orientados pelos motivos e necessidades dos integrantes do grupo que se caracteriza como uma coletividade e considera o trabalho como atividade criadora do ser humano.

    • Projetos de Pesquisa

      Acesse aqui a listagem dos Projetos de Pesquisa do PPGE.

    • Revista Eletrônica

      A Revista POIÉSIS é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL. Tem como objetivo a divulgação da produção acadêmica sobre Educação, visando a ampliação do conhecimento das temáticas e das discussões no campo educacional e a socialização das pesquisas produzidas tanto no Brasil quanto no exterior. A Revista publica textos inéditos em forma de artigos, ensaios, debates, entrevistas ou resenhas sobre temas que contribuam para a investigação científica produzida na área de Educação. A publicação ocorre de forma semestral com artigos organizados em forma de Dossiê Temático, bem como, artigos de demanda contínua. A Revista POIÉSIS carrega o status de Qualis A4 na estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação conferidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Acesse aqui a Poiésis – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação.

    • Dissertações
    • Teses

      O programa de Pós-Graduação em Educação não possui até este momento teses defendidas tendo este tido sua primeira turma em 2021.

  • Agenda

  • Notícias

  • PPGE in English

    • Program Background

      PPGE/UNISUL, Master’s and Doctorate Degree in Education, recommended by CAPES in 2007 and 2019, respectively, consolidated its presence in the southern region of the state of Santa Catarina, in line with the character of Unisul’s community university, which hosts this course. In this connection, the Program constantly seeks to maintain, continue and, at the same time, expand the necessary theoretical-conceptual density of research carried out within the scope of the PPGE/UNISUL that has historically contributed to the consistent training of researchers. The importance that the PPGE has been assuming in the municipality, in the region, in the entire state and in the country stands out as a Stricto Sensu Post-Graduate Course that is responsible, since its recommendation by CAPES, for the expressive training of Masters in Education, compatible with quality standards, with a focus on research in Education.

      From 2021 onwards, the Doctorate in Education course has gained prominence, through activities that are developed aiming at a broad scientific training with theoretical-methodological rigor, with view at developing research capacity and innovative power in the Education area. Thus, the main purpose of studies within the scope of the PPGE/UNISUL, the Master’s and Doctorate Degree in Education materializes; thus priority is given to quality standard research at national and international level consistently with the needs that appear in a special way in the Brazilian reality. Therefore, the Doctorate Course follows the same guidelines as the Master’s degree Course. However, it advances towards a scientific training expanded in a theoretical-methodological rigor in order to develop research capacity, innovative power in the field of Education. It is in the search for this theoretical-methodological identity that we intend to consolidate the Program.

    • Objectives

      As a unique space for intellectual development, research, extension and professional training, the university and the PPGE are privileged loci to debate, question and reflect on the problems of Brazil, in a global context within continuous transformation, among other subjects. The Master’s Degree Course in Education is aimed at professionals linked or not to the area of ​​Education in its different levels and modalities, enabling teachers and researchers to prepare to work at different levels in the national education system, in order to contribute to the expansion of scientific knowledge and develop research of theoretical and social relevance that contribute to facing the different problems experienced in the area. In order to materialize this proposal, the Program aims to:

      General Objective of the Master in Education

      Train teachers and researchers committed to the advancement of knowledge to work in education, in theoretical and social relevance activities, in teaching, research and extension.

      Specific objectives

      • Encourage the production and socialization of knowledge in the field of Education, enabling its articulation with national and international research and postgraduate centers;

      • Create a space for continuous and critical reflection and deepening of educational theories and practices;

      • Contribute to the qualification of pedagogical processes in the school environment;

      • Enable theoretical reflection on Brazilian education;

      • Contribute to the different instances of education, especially local and regional ones, seeking social quality in all its levels and modalities.

      General Objective of the Doctorate degree in Education

      Develop studies and research aimed at training researchers and qualified teachers for the construction/production and advancement of scientific and technological knowledge in the field of Education and to work in activities of theoretical and social relevance in research, teaching and extension.

      Specific objectives

      • Develop research in the field of Education, encompassing the different themes covered in the program with a view at enhancing the critical capacity of knowledge production in its ethical, aesthetic, political, philosophical and epistemological dimensions;

      • Promote research committed to the production of knowledge that enhances processes of social transformation, contemplating the institutional scope and social and environmental movements;

      • Train researchers capable of contributing to the production and advancement of scientific and technological knowledge in the field of Education, inserted in national and international networks.

    • Major Area

      The PPGE’s Major area is called “Education”, so that courses are organized through studies and research on educational processes and their foundations from the perspective of understanding the educational phenomenon in its different aspects.

    • Research Lines

      To deal with the Major, PPGE promotes the following lines of research:

      Education, History and Politics: historical, political and pedagogical foundations of education. Basic education and higher education policies. Institutions: history and school practices.

      Cultural and Historical Relations in Education: educational processes and their interfaces with culture, history, philosophy, sociology, anthropology and psychology. Teachers training. Childhood studies and education in formal and informal frameworks. Gender, class and race/ethnicity relationships in education.

      Science Education: historical, philosophical, epistemological, axiological, psychological and didactic-pedagogical foundations of Science Education related to teaching and learning processes in Basic and Higher Education (initial and continuing teacher education) and in non-formal and informal contexts.

    • Student and Alumni Profile

      The Master’s degree in Education aims to train teachers and researchers with skills to:

      • Acting in different institutions of the education system, capable of contributing to the advancement of knowledge in the educational field and developing research of theoretical and social relevance;

      • Investigate and analyze the educational reality, ensuring a professional performance that articulates theory and practice;

      • Mastering methods, techniques and processes of scientific research on the educational process;

      • Understand the educational reality in order to learning it in its entirety and complexity;

      • Act with ethics and intellectual and political commitment with a view to building social justice that includes quality social education, among other social assets;

      • Interact with peers through participation in collective intervention processes and knowledge sharing;

      • Contribute to school and social educational projects, aware of the teacher professional commitment and social role, especially with public and democratic education;

      • Understand training as an ongoing process.

      The Doctorate in Education degree aims to train Doctorate degree recipients who:

      • understand Education in its history, complexity and diversity, developing and guiding research related to the area’s problems with an original approach, density of analysis and scientific rigor in conjunction with other areas of knowledge;

      • contribute to the production and advancement of scientific and technological knowledge with intellectual and investigative autonomy, acting in research groups inserted in national and international networks.

      • act as teachers and researchers in educational spaces at their different levels, in particular, at Undergraduate and Post-Graduate level, committed to social transformation at the local, regional, national and international levels.

    • Master's Degree Course

      Unisul’s Masters Degree in Education was created with the aim of meeting the regional and national demand for studies and research in this area. The course prioritizes the production of knowledge and the training of research professors. It is part of the construction of theoretical education reflection spaces and enables the understanding of the educational phenomenon in its insertion into the broader context, allowing for the necessary interpretation of reality.

      This course contributes to the understanding of the educational issue in its historicity, totality and complexity in a Brazilian educational framework characterized by high illiteracy rates, low schooling rates and problems in teacher training at different levels and modalities of education.

      The Masters in Education Course is a privileged locus to debate, question and reflect on the issues of the contemporary world, intervening in the processes of training teachers for higher education and researchers in education and teachers from other levels and modalities of education.

      For more information please contact us via e-mail [email protected].

    • Doctoral Course

      Unisul’s Doctorate in Education degree was created with the aim of increasing the quality of research and knowledge production, necessary for the university to exercise its role in social development. It appears like another institutional space in the development of high-level research and training of researchers in the field of Education.

      The course is characterized as a proposition that is necessary from a qualitative/quantitative point of view, ensuring the commitment to the production and dissemination of scientific knowledge, reinforcing the understanding that it is up to the university, within the rigor of its autonomy, to coordinate between teaching, research and extension.

      In this sense, the Doctoral course appears like an institutional locus for training high-level researchers who can contribute in a range from production of knowledge, to the local, regional, national and international levels, getting structure according to the principles of interdisciplinarity, the flexibility and articulation between teaching, research and extension and articulation among the different levels and modalities of education.

      The Doctorate in Education, by advancing from the perspective of quality, expresses its commitment to the scientific training of students and teachers for an increasingly qualified social intervention.

      For more information please contact us via e-mail [email protected].

  • PPGE en Español

    • Historia del Programa

      El Programa de Posgrado en Educación – PPGE/UNISUL, Maestría y Doctorado, recomendado por la CAPES en 2007 y 2019, respectivamente, ha consolidado su presencia en la región sur del estado de Santa Catarina, alineado con el carácter de la universidad comunitaria Unisul, que alberga el curso. En ese contexto, el Programa busca constantemente mantener, proseguir, y al mismo tiempo ampliar la necesaria profundización de densidad teórico-conceptual de las investigaciones desarrolladas en el ámbito del PPGE/UNISUL, que viene históricamente contribuyendo con la formación consistente de investigadores. Se despega la importancia que el PPGE hay asumiendo en el municipio, en la región, en todo el estado y en el país como un curso de Posgrado Stricto Sensu responsable, desde su recomendación por la CAPES, con la formación expresiva de maestros en Educación, compatible con estándares de calidad, con centralidad en la investigación en Educación. Desde 2021, se despega el curso de Doctorado en Educación, por medio de actividades a ser desarrolladas en dirección de una formación científica amplia, con rigor teórico-metodológico, con la intención de desarrollar la capacidad de investigación y el poder innovador en el área de Educación. De esa manera, se materializa el principal rol jugado por los estudios en el ámbito del PPGE/UNISUL, Maestría y Doctorado en Educación, que es priorizar la investigación con alcance nacional e internacional, en un estándar de calidad de acuerdo con las necesidades que se presentan, de modo especial en la realidad brasileña. El curso de Doctorado sigue, por lo tanto, la misma orientación de la Maestría. No obstante, avanza para una formación científica ampliada en rigor teórico-metodológico con el objetivo de desarrollar la capacidad de investigación y el poder innovador en el área de Educación. Es por la búsqueda de esa identidad teórico-metodológica que se pretende consolidar el Programa.

    • Objetivos

      Como espacio singular de desarrollo intelectual, de investigación, de extensión y de formación profesional, la universidad y el PPGE se constituyen en loci privilegiados para, entre otros aspectos, debatir, cuestionar y reflejar sobre problemáticas de Brasil, en un contexto mundial en constante transformación. El Curso de Maestría en Educación se direcciona a profesionales vinculados o no con el área de Educación en sus diferentes niveles y modalidades, posibilitando a profesores e investigadores una preparación para actuar en diferentes niveles del sistema nacional de educación. De esa manera, contribuye con la ampliación del conocimiento científico y desarrolla investigaciones de relevancia teórica y social que pueden colaborar para enfrentamiento de diferentes problemáticas vividas en el área. Con la finalidad de materializar esa propuesta, el Programa tiene como objetivos:

      Objetivo General de la Maestría en Educación

      Formar profesores e investigadores comprometidos con el avance del conocimiento para actuar en educación, en actividades de relevancia teórica y social, en enseñanza, investigación y extensión.

      Objetivos Específicos

      • Incentivar la producción y socialización del conocimiento en el área de Educación, haciendo posible su articulación con centros de investigación y posgrado nacionales e internacionales;

      • Crear un espacio de reflexión y profundización continua y critica sobre teorías y prácticas educativas;

      • Contribuir para calificación de procesos pedagógicos en espacio escolar;

      • Posibilitar reflexión teórica sobre la educación brasileña;

      • Contribuir con las diferentes instancias de la educación, especialmente aquellas locales y regionales, buscando calidad social en todos sus niveles y modalidades.

      Objetivo General del Doctorado en Educación

      Desarrollar estudios e investigaciones con el objetivo de formar investigadores y profesores calificados para construcción/producción y avance del conocimiento científico y tecnológico en el área de Educación, y para actuaren en actividades de relevancia teórico-social en investigación, enseñanza y extensión.

      Objetivos Específicos

      • Desarrollar investigaciones en el área de Educación, incluyendo las diferentes temáticas contempladas en el programa, con el objetivo de potenciar la capacidad crítica de producción de conocimiento en sus dimensiones éticas, estéticas, políticas, filosóficas y epistemológicas;

      • Promover investigaciones comprometidas con la producción de conocimientos que potencien procesos de transformación social, contemplando el ámbito institucional y los movimientos sociales y socioambientales;

      • Formar investigadores con capacidad de contribuir con la producción y avance del conocimiento científico y tecnológico en el área de Educación, insertados en redes nacionales e internacionales.

    • Área de Concentración

      El área de concentración del PPGE se denomina “Educación”, de manera que los cursos se organizan a través de estudios e investigaciones sobre procesos educativos y sus fundamentos en la perspectiva de comprensión del fenómeno educativo en sus diferentes aspectos.

    • Perfil de Estudiantes y Egresos

      Maestría en Educación tiene objetivo de formar profesores e investigadores con habilidades para:

      • Actuar en diferentes instituciones del sistema de enseñanza, con capacidad de contribuir con el avance del conocimiento en el campo educativo y desarrollar investigaciones de relevancia teórica y social;

      • Investigar y analizar la realidad educativa, garantizando actuación profesional que articule teoría y práctica;

      • Dominar métodos, técnicas y procesos de investigación científica sobre el proceso educativo;

      • Comprender la realidad educativa para aprenderla en su totalidad y complejidad;

      • Actuar con ética y compromiso intelectual y político, con objetivo de ayudar a construir justicia social, que incluye educación de calidad social, entre otros bienes sociales;

      • Interactuar con sus pares a través de la participación en procesos de intervención colectiva y de socialización de conocimientos;

      • Contribuir con proyectos educacionales escolares y sociales, conscientes de su compromiso profesional y de su rol social, sobre todo con la educación pública y democrática; y

      • Comprender la formación como proceso permanente.

      Doctorado en Educación tiene la intención de formar doctores que:

      • comprendan la Educación en su historicidad, complejidad y diversidad, desarrollando y supervisando investigaciones relacionadas con las problemáticas del área con abordaje original, densidad de análisis y rigor científico en articulación con otras áreas del conocimiento;

      • contribuyan con la producción y con el avance del conocimiento científico y tecnológico con autonomía intelectual e investigativa, actuando en grupos de investigación insertados en redes nacionales e internacionales.

      • actúen como profesores e investigadores en espacios educativos en sus diferentes niveles, en especial en Grado y Posgrado, comprometidos con la transformación social en ámbito local, regional, nacional e internacional.

    • Curso de Maestría

      La Maestría en Educación de Unisul fue creada con el objetivo de atender la demanda regional y nacional por estudios e investigaciones en el área. El curso prioriza producción de conocimiento y formación de docentes investigadores. Se inserta en la construcción de espacios de reflexión teórica sobre educación, y posibilita la comprensión del fenómeno educativo en su inserción en contexto más amplio, permitiendo la necesaria interpretación de la realidad.

      Ese curso contribuye para comprensión de la problemática educativa en su historicidad, totalidad y complejidad en un cuadro educativo brasileño caracterizado por altas tasas de analfabetismo, de bajas tasas de escolaridad, y por problemas en la formación de profesores en diferentes niveles y modalidades de la educación.

      La Maestría en Educación se constituye en un locus privilegiado para debatir, cuestionar y reflejar sobre problemáticas del mundo contemporáneo, interviniendo en procesos de formación de docentes para enseñanza superior, del investigador en educación, y de los docentes de otros niveles y modalidades de educación.

      Para más informaciones, contacto a través del correo electrónico [email protected].

    • Curso de Doctorado

      El Doctorado en Educación de Unisul fue creado con objetivo de ampliar la calidad de investigación y producción del conocimiento, necesaria para que la universidad juegue su rol en el desarrollo social. Se presenta como más un espacio institucional para desarrollo de investigaciones de alto nivel y de formación de investigadores en el área de Educación.

      El curso se caracteriza como proposición que se muestra necesaria del punto de vista cualitativo/cuantitativo, garantizando el compromiso con la producción y difusión del conocimiento científico, reforzando la comprensión de que es parte del rol de la universidad, en 0rigor de su autonomía, la articulación entre enseñanza, investigación y extensión.

      En esa acepción, el curso de Doctorado se presenta como locus institucional de formación de investigadores de alto nivel, que puede contribuir, desde la producción de conocimientos, con los niveles local, regional, nacional e internacional, estructurándose de acuerdo con los principios de interdisciplinaridad, de flexibilidad y de articulación entre enseñanza, investigación y extensión, y de articulación entre los diferentes niveles y modalidades de educación.

      El Doctorado en Educación, cuando avanza en la perspectiva da calidad, expresa su compromiso con la formación científica de discentes y docentes para una intervención social cada vez más calificada.

      Para más informaciones, contacto a través del correo electrónico [email protected].

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