Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UniSul oferece os cursos de Mestrado e Doutorado, abrindo a possibilidade de ingresso em ambos para Aluno Especial.

O Mestrado em Educação foi criado com o intuito de atender à demanda regional e nacional de estudos e pesquisas na área. O curso prioriza a produção de conhecimento e a formação de docentes pesquisadores.

O Doutorado em Educação da Unisul foi criado com o intuito de ampliar a qualidade de pesquisa e produção do conhecimento, necessária para que a universidade exerça seu papel no desenvolvimento social.

Website in English
Click here to enter the website.

Sitio Web Español
Haga clic aquí para acceder al Sitio Web.

Navegue pelas seções abaixo para conhecer mais sobre o Programa.

Mestrado e Doutorado em Educação

Saiba tudo sobre nosso
Mestrado e Doutorado em Educação

  • Processo Seletivo 2023.2

  • Processo Seletivo 2023.1

  • Proposta do Programa

    • História do Programa

      O PPGE/UNISUL, Mestrado e Doutorado em Educação, recomendado pela CAPES em 2007 e 2019, respectivamente, consolidou sua presença na região sul do estado de Santa Catarina alinhado ao caráter de universidade comunitária da Unisul, que abriga esse curso.

      Neste contexto, o Programa busca constantemente manter, prosseguir e, ao mesmo tempo, ampliar o necessário aprofundamento da densidade teórico-conceitual das pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGE/UNISUL que vem, historicamente, contribuindo para a formação consistente de pesquisadores.

      Destaca-se a importância que vem assumindo o PPGE no município, na região, em todo o estado e no país, como um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu responsável, desde sua recomendação pela CAPES, pela formação expressiva de mestres em Educação, compatível com padrões de qualidade, com centralidade na pesquisa em Educação.

      Ganha relevo, a partir de 2021, o curso de Doutorado em Educação, por meio de atividades a serem desenvolvidas, na direção de uma formação científica ampla com rigor teórico-metodológico, no intuito de desenvolver a capacidade de pesquisa e o poder inovador na área de Educação.

      Materializa-se, desta forma, o principal papel dos estudos no âmbito do PPGE/UNISUL, Mestrado e Doutorado em Educação, qual seja, priorizar a investigação no âmbito nacional e internacional num padrão de qualidade condizente com as necessidades que se apresentam de modo especial na realidade brasileira.

      O curso de Doutorado segue, portanto, a mesma orientação do Mestrado. Porém, avança para uma formação científica ampliada no rigor teórico-metodológico no intuito de desenvolver a capacidade de pesquisa e o poder inovador na área de Educação. É na busca dessa identidade teórico-metodológica que se pretende consolidar o Programa.

    • Objetivos do Programa

      Como um espaço singular de desenvolvimento intelectual, da pesquisa, da extensão e da formação profissional, a universidade e o PPGE se constituem um loci privilegiados para, entre outros aspectos, debater, questionar e refletir sobre as problemáticas do Brasil, num um contexto mundial em constante transformação. O Curso de Mestrado em Educação destina-se aos profissionais vinculados ou não à área de Educação nos seus diferentes níveis e modalidades, possibilitando a professores e pesquisadores uma preparação para atuar em diferentes níveis do sistema nacional de educação, de forma a contribuir com a ampliação do conhecimento científico e desenvolver pesquisas de relevância teórica e social que contribuam para o enfrentamento das diferentes problemáticas vivenciadas na área. Com a finalidade de materializar essa proposta, o Programa tem como objetivos:

      Objetivo Geral do Mestrado em Educação

      Formar professores e pesquisadores comprometidos com o avanço do conhecimento para atuar na educação, em atividades de relevância teórica e social, no ensino, na pesquisa e na extensão.

      Objetivos Específicos

      • Incentivar a produção e a socialização do conhecimento na área da Educação, possibilitando sua articulação com centros de pesquisa e pós-graduação nacionais e internacionais;

      • Criar um espaço de reflexão e aprofundamento contínuo e crítico sobre teorias e as práticas educacionais;

      • Contribuir para a qualificação dos processos pedagógicos no espaço escolar;

      • Possibilitar a reflexão teórica sobre a educação brasileira;

      • Contribuir com as diferentes instâncias da educação, especialmente as locais e regionais, buscando a qualidade social em todos os seus níveis e modalidades.

      Objetivo Geral do Doutorado em Educação

      Desenvolver estudos e pesquisas visando à formação de pesquisadores e professores qualificados para a construção/produção e o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área da Educação e para atuarem em atividades de relevância teórico-social na pesquisa, no ensino e na extensão.

      Objetivos Específicos

      • Desenvolver pesquisas na área da Educação, englobando as diferentes temáticas contempladas no programa com vistas a potencializar a capacidade crítica de produção do conhecimento em suas dimensões éticas, estéticas, políticas, filosóficas e epistemológicas;

      • Promover pesquisas comprometidas com a produção de conhecimentos que potencializem processos de transformação social, contemplando o âmbitoinstitucional e os movimentos sociais e sociambientais;

      • Formar pesquisadores capazes de contribuir com a produção e o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área da Educação, inseridos em redes nacionais e internacionais.

    • Área de Concentração

      A área de concentração do PPGE denomina-se “Educação”, de modo que os cursos se organizam através de estudos e pesquisas sobre os processos educacionais e seus fundamentos na perspectiva da compreensão do fenômeno educativo em seus diferentes aspectos.

    • Linhas de Pesquisa

      Para dar conta da área de concentração, o PPGE promove as linhas de pesquisa:

      Educação, História e Política: fundamentos históricos, políticos e pedagógicos da educação. Política para a educação básica e superior. História das instituições e das práticas escolares.

      Relações Culturais e Históricas na Educação: os processos educativos e suas interfaces com a cultura, história, filosofia, sociologia, antropologia e psicologia. Experiência e formação de professores. Estudos sobre infância e sua educação em contextos formais e informais. Relações de gênero, classe e raça/etnia na educação.

      Educação em Ciências: fundamentos históricos, filosóficos, epistemológicos, axiológicos, psicológicos e didático-pedagógicos da Educação em Ciências relacionados aos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica, Superior (Formação inicial e continuada de professores) e em contextos não formais e informais.

    • Perfil de Estudantes e Egressos

      O Mestrado em Educação objetiva formar professores e pesquisadores com habilidades para:

      • Atuar nas diferentes instituições do sistema de ensino, capazes de contribuir com o avanço do conhecimento no campo educacional e desenvolver pesquisas de relevância teórica e social;

      • Investigar e analisar a realidade educacional garantindo uma atuação profissional que articule teoria e prática;

      • Dominar métodos, técnicas e processos de investigação científica sobre o processo educativo;

      • Compreender a realidade educacional de forma a apreendê-la na sua totalidade e complexidade;

      • Atuar com ética e compromisso intelectual e político com vistas à construção da justiça social que inclui a educação de qualidade social, entre outros bens sociais;

      • Interagir com os seus pares através da participação em processos de intervenção coletiva e de socialização de conhecimentos;

      • Contribuir com os projetos educacionais escolares e sociais, consciente do seu compromisso profissional e do seu papel social, sobretudo com a educação pública e democrática;

      • Compreender a formação como um processo permanente.

      O Doutorado em Educação pretende formar doutores que:

      • compreendam a Educação em sua historicidade, complexidade e diversidade, desenvolvendo e orientando pesquisas relativas às problemáticas da área com abordagem original, densidade de análise e rigor científico em articulação com outras áreas do conhecimento;

      • contribuam na produção e no avanço do conhecimento científico e tecnológico com autonomia intelectual e investigativa, atuando em grupos de pesquisa inseridos em redes nacionais e internacionais.

      • atuem como professores e pesquisadores em espaços educativos em seus diferentes níveis, em especial, na Graduação e na Pós-Graduação, comprometidos com a transformação social em âmbito local, regional, nacional e internacional.

    • Disciplinas do Programa

      Grades e Regimento em processo de atualização para 2022-2.

    • Amparo Legal

      Regimento
      Acesse aqui o Regimento do PPGE.

      Avaliação da Capes
      Acesse aqui a avaliação e os documentos normativos da Capes.

    • Website in English

      Click here to enter the website.

    • Sitio Web Español

      Haga clic aquí para acceder al Sitio Web.

  • Mestrado

    • Apresentação

      O Mestrado em Educação da UniSul foi criado com o intuito de atender à demanda regional e nacional de estudos e pesquisas na área. O curso prioriza a produção de conhecimento e a formação de docentes pesquisadores. Insere-se na construção de espaços de reflexão teórica sobre a educação e possibilita a compreensão do fenômeno educacional na sua inserção no contexto mais amplo, permitindo a necessária interpretação da realidade.

      Esse curso contribui para a compreensão da problemática educacional na sua historicidade, totalidade e complexidade em um quadro educacional brasileiro caracterizado pelos altos índices de analfabetismo, de baixas taxas de escolarização e pelos problemas na formação de professores nos diferentes níveis e modalidades da educação.

      O Mestrado em Educação se constitui em um locus privilegiado para debater, questionar e refletir sobre as problemáticas do mundo contemporâneo, intervindo nos processos de formação de docentes para o ensino superior e do pesquisador em educação e dos docentes de outros níveis e modalidades da educação.

      Modalidade: Presencial
      Campus: Tubarão
      Duração: 24 meses
      Mensalidades: até 36x de R$ 1.399,33*

      *Sobre esses valores incidirão bolsa de 30% para egressos, 20% para os demais alunos, como incentivo à pesquisa e, em caso de pagamento à vista, 5% de desconto adicional. Consulte condições especiais para colaboradores Ânima. Os valores das parcelas serão reajustados anualmente, nos termos previstos e autorizados pela legislação pertinente e vigente, podendo, inclusive, ser utilizada a variação acumulada do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) apurado pela Fundação Getúlio Vargas ou outro índice que venha a substituí-lo.

    • Aulas do curso

      As aulas do Programa de Pós-Graduação em Educação são semanais e presenciais, às quartas e quintas-feiras, nos períodos matutino e vespertino.

    • Processo seletivo 2023.1

      Consulte a seção “Processo Seletivo” nesta mesma página.

  • Doutorado

    • Apresentação

      O Doutorado em Educação da UniSul foi criado com o intuito de ampliar a qualidade de pesquisa e produção do conhecimento, necessária para que a universidade exerça seu papel no desenvolvimento social. Se apresenta como mais um espaço institucional no desenvolvimento de pesquisas de alto nível e de formação de pesquisadores na área da Educação.

      O curso caracteriza-se como uma proposição que se mostra necessária do ponto de vista quali/quantitativo, garantindo o compromisso com a produção e a difusão do conhecimento científico, reforçando a compreensão de que cabe à universidade, no rigor de sua autonomia, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

      Nesta acepção, o curso de Doutorado apresenta-se como lócus institucional de formação de pesquisadores de alto nível que pode contribuir, a partir da produção de conhecimentos, para os níveis local, regional, nacional e internacional, estruturando-se segundo os princípios da interdisciplinaridade, da flexibilidade e da articulação entre ensino, pesquisa e extensão e de articulação entre os diferentes níveis e modalidades da educação.

      O Doutorado em Educação, ao avançar na perspectiva da qualidade, expressa seu compromisso com a formação científica de discentes e docentes para uma intervenção social cada vez mais qualificada.

      Modalidade: Presencial
      Campus: Tubarão
      Duração: 48 meses
      Mensalidades: até 60x de R$ 1.263,20*

      *Sobre esses valores incidirão bolsa de 30% para egressos, 20% para os demais alunos, como incentivo à pesquisa e, em caso de pagamento à vista, 5% de desconto adicional. Consulte condições especiais para colaboradores Ânima. Os valores das parcelas serão reajustados anualmente, nos termos previstos e autorizados pela legislação pertinente e vigente, podendo, inclusive, ser utilizada a variação acumulada do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) apurado pela Fundação Getúlio Vargas ou outro índice que venha a substituí-lo.

    • Aulas do curso

      As aulas do Programa de Pós-Graduação em Educação são semanais e presenciais, às quartas e quintas-feiras, nos períodos matutino e vespertino.

    • Processo seletivo 2023.1

      Consulte a seção “Processo Seletivo” nesta mesma página.

  • Pessoas

  • Produção

    • Grupos de Pesquisa

      Educação em Ciências e Pensamento Crítico (GPECrit)

      Líder(es): Yalin Brizola Yared.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      Nossos estudos buscam contribuir para as reflexões sócio-histórico-filosóficas e político-didáticas-pedagógicas sobre a formação inicial e continuada de docentes de Ciências e Biologia e docentes que ensinam Ciências, em interface com as teorias do Pensamento Crítico e da abordagem emancipatória da Educação Sexual. No intuito de garantir a relação permanente entre ensino, a pesquisa e a extensão, visamos o desenvolvimento de estudos sobre a prática didático-pedagógica empírica e a formação docente pautadas nas referidas bases epistemológicas supracitadas. Objetivando inclusive, o desenvolvimento de metodologias inovadoras, aliadas às tecnologias de informação e comunicação, para o ensino de Ciências e Biologia que potencialize a promoção do pensamento crítico e de uma educação sexual intencional e emancipatória.


      Educação, Infância e Gênero (Gedig)

      Líder(es): Luciane Pandini Simiano; Tânia Mara Cruz.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      Criado e registrado no CNPQ em 1999 com o nome de Educação, Cultura e Sociedade, teve seu nome e área de conhecimento alterados em 2014 para atender as mudanças das temáticas de pesquisa presentes no Programa. Desenvolve pesquisas sobre as temáticas de educação, de infância e de relações de gênero e busca: – constituir investigações próprias e por meio de parcerias nacionais e internacionais; – realizar seminários internos que propiciem aos estudantes a exposição de seus projetos / pesquisas refletindo sobre metodologias e temas; – participar de eventos nacionais e internacionais com apresentação de trabalhos, além de conferências e seminários; – publicar os resultados de pesquisas nas diferentes modalidades de divulgação científica. – realizar parcerias, assessorias e consultorias junto à rede pública, movimentos sociais para produção e socialização do conhecimento, ampliando o debate acadêmico visando a transformação social.


      Estudos sobre Gestão e Práticas Educacionais

      Líder: Flávia Wagner.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      Criado e certificado pelo CNPq em março de 2022, recebeu o nome de Estudos sobre Gestão e Práticas Educacionais para atender as temáticas de pesquisa presentes no PPGE. Desenvolve pesquisas sobre as temáticas do Currículo Educacional; Desenvolvimento Profissional de Professores; Relações Culturais e Históricas da Educação e busca: criar uma rede de pesquisadores da Unisul e de outras instituições, advindos da educação básica e dos projetos de iniciação científica da graduação e do stricto senso. Integrar o grupo de pesquisa nas ações do contexto escolar e universitário, realizando parcerias, assessorias e consultorias para produção e socialização do conhecimento. Auxiliar no debate dos projetos de iniciação científica e dissertações que envolvam as linhas de pesquisa, buscando realizar seminários internos que propiciem aos estudantes a exposição de seus projetos / pesquisas refletindo sobre os temas pesquisados na área da educação. Produzir e submeter artigos científicos em periódicos e/ou em eventos nacionais e internacionais.


      Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, História, Alfabetização e Letramento na Educação Básica – GEPPHALE

      Líder(es): Maria Sirlene Pereira Schlickmann.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, História, Alfabetização e Letramento na Educação Básica – GEPPHALE – é criado a partir danecessidade de reunir pesquisadores em torno dessa temática que tem sido o centro daspesquisas realizadas/orientadas por esta pesquisadora, no Programa de Pós-Graduação emEducação da Unisul – PPGE. O grupo está vinculado à linha de pesquisa Educação, História ePolítica. Neste grupo, busca-se compreender os fenômenos educativos, no que se refere àspolíticas educacionais e seus desdobramentos numa perspectiva histórica no âmbito do direito àEducação, Formação e Currículo; Alfabetização e letramento; Práticas pedagógicas;Planejamento, Avaliação e Gestão de processos educativos em diferentes contextos educativos.Quanto aos fundamentos teórico-epistemológicos, este grupo alinha-se, principalmente, aomaterialismo histórico-dialético, abordagem crítica e teoria histórico-cultural.


      Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e da Comunicação (INTERTIC)

      Líder: Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      O grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação (INTERTIC) foi criado em 2016 para atender aos anseios e à necessidade de pesquisas nas áreas de Educação, Educação a Distância, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação, Tecnologias Digitais e Práticas de Ensino, Pensamento Computacional e Objetos de Aprendizagem.


      Política e Gestão da Educação

      Líder(es): Gilvan Luiz Machado Costa.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      Realizar estudos e pesquisas em articulação com outras universidades nacionais, como Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e estrangeiras, Universidad de Valladolid, Universidade Técnica de Lisboa, Universidade de Lisboa e Universidade Ibn Zohr (Marrocos) por meio de Acordos Interinstitucionais e pelos Estágios Pós-doutorais na Universidad de Valladolid (ES), Técnica de Lisboa (PT), Universidade de Lisboa (PT), na UFMG e UFSC. A participação na Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas Educativas (RIAIPE) e no Consejo Latino Americano de Ciencias Sociales (CLACSO). Publicar livros e artigos em periódicos e em eventos acadêmicos-científicos nacionais e internacionais.


      Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TedMat)

      Líder(es): Josélia Euzébio da Rosa.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      Pesquisa sobre Atividade Pedagógica ( USP), juntamente com outros dois grupos de pesquisa, um da UNESC e outros da UFSC. A maioria dos pesquisadores também participa do GPEMAHC – Grupo de Pesquisa em Educação Matemática: uma Abordagem Histórico-Cultural (UNESC). Portanto, sua existência está organicamente vinculada a outros grupos. A divulgação do conhecimento produzido no cenário nacional e internacional ocorre por meio da publicação de artigos, capítulos, trabalhos em anais de evento, entre outros. Além disso, ressalta-se a organização do dossiê Estudos em Educação Matemática com Fundamentos na Teoria Histórico-Cultural, publicado na revista Poiésis/Unisul e dois eventos realizados anualmente: Grupo de Trabalho Estudos em Educação Matemática Escolar com fundamentos na Teoria Histórico-Cultural no SIMFOP (Simpósio sobre formação de professores-UNISUL) e o Seminário Interinstitucional de Educação Matemática escolar (UNISUL, UNESC, UNIBAVE e UESP).

    • Projetos de Pesquisa

      Acesse aqui a listagem dos Projetos de Pesquisa do PPGE.

    • Revista Eletrônica

      Acesse aqui a Poiésis – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação.

    • Dissertações

      Acesse aqui as dissertações do PPGE.

  • Agenda

  • Notícias

  • Contato