Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UniSul oferece os cursos de Mestrado e Doutorado, abrindo a possibilidade de ingresso em ambos para Aluno Especial.

O Mestrado em Educação foi criado com o intuito de atender à demanda regional e nacional de estudos e pesquisas na área. O curso prioriza a produção de conhecimento e a formação de docentes pesquisadores.

O Doutorado em Educação da Unisul foi criado com o intuito de ampliar a qualidade de pesquisa e produção do conhecimento, necessária para que a universidade exerça seu papel no desenvolvimento social.

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Navegue pelas seções abaixo para conhecer mais sobre o Programa.

Mestrado e Doutorado em Educação

Saiba tudo sobre nosso
Mestrado e Doutorado em Educação

  • Processo Seletivo PPGE

  • Bolsa Docente

  • Proposta do Programa

    • História do Programa

      O PPGE/UNISUL, Mestrado e Doutorado em Educação, recomendado pela CAPES em 2007 e 2019, respectivamente, consolidou sua presença na região sul do estado de Santa Catarina alinhado ao caráter de universidade comunitária da Unisul, que abriga esse curso.

      Neste contexto, o Programa busca constantemente manter, prosseguir e, ao mesmo tempo, ampliar o necessário aprofundamento da densidade teórico-conceitual das pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGE/UNISUL que vem, historicamente, contribuindo para a formação consistente de pesquisadores.

      Destaca-se a importância que vem assumindo o PPGE no município, na região, em todo o estado e no país, como um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu responsável, desde sua recomendação pela CAPES, pela formação expressiva de mestres em Educação, compatível com padrões de qualidade, com centralidade na pesquisa em Educação.

      Ganha relevo, a partir de 2021, o curso de Doutorado em Educação, por meio de atividades a serem desenvolvidas, na direção de uma formação científica ampla com rigor teórico-metodológico, no intuito de desenvolver a capacidade de pesquisa e o poder inovador na área de Educação.

      Materializa-se, desta forma, o principal papel dos estudos no âmbito do PPGE/UNISUL, Mestrado e Doutorado em Educação, qual seja, priorizar a investigação no âmbito nacional e internacional num padrão de qualidade condizente com as necessidades que se apresentam de modo especial na realidade brasileira.

      O curso de Doutorado segue, portanto, a mesma orientação do Mestrado. Porém, avança para uma formação científica ampliada no rigor teórico-metodológico no intuito de desenvolver a capacidade de pesquisa e o poder inovador na área de Educação. É na busca dessa identidade teórico-metodológica que se pretende consolidar o Programa.

    • Missão do Programa

      A missão do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina

      “formar profissionais no campo da Educação, qualificando a atuação de docentes e pesquisadores no sentido de contribuir para o avanço do conhecimento, a produção de pesquisas de relevância teórico-social que inovem nas diferentes instâncias da educação, especialmente as locais e regionais, buscando a qualidade social em todos os seus níveis e modalidades”.

    • Objetivos do Programa

      Como um espaço singular de desenvolvimento intelectual, da pesquisa, da extensão e da formação profissional, a universidade e o PPGE se constituem um loci privilegiados para, entre outros aspectos, debater, questionar e refletir sobre as problemáticas do Brasil, num um contexto mundial em constante transformação. O Curso de Mestrado em Educação destina-se aos profissionais vinculados ou não à área de Educação nos seus diferentes níveis e modalidades, possibilitando a professores e pesquisadores uma preparação para atuar em diferentes níveis do sistema nacional de educação, de forma a contribuir com a ampliação do conhecimento científico e desenvolver pesquisas de relevância teórica e social que contribuam para o enfrentamento das diferentes problemáticas vivenciadas na área. Com a finalidade de materializar essa proposta, o Programa tem como objetivos:

      Objetivo Geral do Mestrado em Educação

      Formar professores e pesquisadores comprometidos com o avanço do conhecimento para atuar na educação, em atividades de relevância teórica e social, no ensino, na pesquisa e na extensão.

      Objetivos Específicos

      • Incentivar a produção e a socialização do conhecimento na área da Educação, possibilitando sua articulação com centros de pesquisa e pós-graduação nacionais e internacionais;

      • Criar um espaço de reflexão e aprofundamento contínuo e crítico sobre teorias e as práticas educacionais;

      • Contribuir para a qualificação dos processos pedagógicos no espaço escolar;

      • Possibilitar a reflexão teórica sobre a educação brasileira;

      • Contribuir com as diferentes instâncias da educação, especialmente as locais e regionais, buscando a qualidade social em todos os seus níveis e modalidades.

      Objetivo Geral do Doutorado em Educação

      Desenvolver estudos e pesquisas visando à formação de pesquisadores e professores qualificados para a construção/produção e o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área da Educação e para atuarem em atividades de relevância teórico-social na pesquisa, no ensino e na extensão.

      Objetivos Específicos

      • Desenvolver pesquisas na área da Educação, englobando as diferentes temáticas contempladas no programa com vistas a potencializar a capacidade crítica de produção do conhecimento em suas dimensões éticas, estéticas, políticas, filosóficas e epistemológicas;

      • Promover pesquisas comprometidas com a produção de conhecimentos que potencializem processos de transformação social, contemplando o âmbitoinstitucional e os movimentos sociais e sociambientais;

      • Formar pesquisadores capazes de contribuir com a produção e o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área da Educação, inseridos em redes nacionais e internacionais.

    • Área de Concentração

      A área de concentração do PPGE denomina-se “Educação”, de modo que os cursos se organizam através de estudos e pesquisas sobre os processos educacionais e seus fundamentos na perspectiva da compreensão do fenômeno educativo em seus diferentes aspectos.

    • Linhas de Pesquisa

      Para dar conta da área de concentração, o PPGE promove as linhas de pesquisa:

      Educação, História e Política: Fundamentos Históricos, Políticos e Pedagógicos da Educação. Políticas e Gestão da Educação. História das Instituições e das Práticas Educacionais. Formação Inicial e Continuada de Professores. Trabalho Docente.

      Relações Culturais e Históricas na Educação: os processos educativos e suas interfaces com a cultura, história, filosofia, sociologia, antropologia e psicologia. Experiência e formação de professores. Estudos sobre infância e sua educação em contextos formais e informais. Relações de gênero, classe e raça/etnia na educação.

      Educação em Ciências: fundamentos históricos, filosóficos, epistemológicos, axiológicos, psicológicos e didático-pedagógicos da Educação em Ciências relacionados aos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica, Superior (Formação inicial e continuada de professores) e em contextos não formais e informais.

    • Perfil de Estudantes e Egressos

      O Mestrado em Educação objetiva formar professores e pesquisadores com habilidades para:

      • Atuar nas diferentes instituições do sistema de ensino, capazes de contribuir com o avanço do conhecimento no campo educacional e desenvolver pesquisas de relevância teórica e social;

      • Investigar e analisar a realidade educacional garantindo uma atuação profissional que articule teoria e prática;

      • Dominar métodos, técnicas e processos de investigação científica sobre o processo educativo;

      • Compreender a realidade educacional de forma a apreendê-la na sua totalidade e complexidade;

      • Atuar com ética e compromisso intelectual e político com vistas à construção da justiça social que inclui a educação de qualidade social, entre outros bens sociais;

      • Interagir com os seus pares através da participação em processos de intervenção coletiva e de socialização de conhecimentos;

      • Contribuir com os projetos educacionais escolares e sociais, consciente do seu compromisso profissional e do seu papel social, sobretudo com a educação pública e democrática;

      • Compreender a formação como um processo permanente.

      O Doutorado em Educação pretende formar doutores que:

      • compreendam a Educação em sua historicidade, complexidade e diversidade, desenvolvendo e orientando pesquisas relativas às problemáticas da área com abordagem original, densidade de análise e rigor científico em articulação com outras áreas do conhecimento;

      • contribuam na produção e no avanço do conhecimento científico e tecnológico com autonomia intelectual e investigativa, atuando em grupos de pesquisa inseridos em redes nacionais e internacionais.

      • atuem como professores e pesquisadores em espaços educativos em seus diferentes níveis, em especial, na Graduação e na Pós-Graduação, comprometidos com a transformação social em âmbito local, regional, nacional e internacional.

    • Disciplinas do Programa

    • Infraestutura

      A Pós-Graduação em Educação da Unisul conta com infraestrutura que permite o desenvolvimento de atividades deste Programa em atividades presenciais e remotas em que se listam:

      Biblioteca Universitária – Em nossas estantes há muito mais do que livros, há cultura! A biblioteca oferece um acervo de conteúdos físicos e digitais com destaque para E-books e bases de dados nacionais e internacionai disponíveis no Ulife Sala Virtual. A biblioteca também oferece: acervo para usuários com deficiência visual; apoio ao Pesquisador; orientação para Trabalhos Acadêmicos entre outros serviços.

      Ulife – O Ulife é uma plataforma virtual de aprendizagem (AVA) e é o portal do aluno que permite o acesso a informações e serviços acadêmicos e financeiros.

      Salas de aula – As salas em que acontecem as aulas do PPGE se situam, principalmente, no Bloco D, conhecido como “Bloco Pedagógico”. É coberto por rede wi-fi de alta velocidade com capacidade de 35 a 100 lugares cada, climatizadas equipadas com equipamento multimídia. Nesse espaço, o PPGE dispõe de oito salas de aula. Também está à disposição do PPGE 02 auditórios, localizados nesse prédio, com capacidade de 150 pessoas em cada um deles, climatizados, com projetor fixo, caixas de som e programas de vídeo instalados que permite transmissões. O bloco conta também com 15 banheiros (feminino, masculino, PNE e familiar), com gabinetes disponíveis para acessibilidade.

      Espaço para grupos ou linhas de pesquisa – No primeiro andar do Centro de convivência, existem 4 salas de reunião, que são compartilhadas e estão voltadas para atender as linhas e os grupos de pesquisa do PPGE.

      Espaço para a administração do Programa (coordenação e secretaria) – A coordenação e a secretaria do PPGE se localizam no primeiro andar do Centro de convivência, prédio onde estão as áreas administrativas da Universidade.

      Espaço docente e/ou para orientação dos discentes – Localizadas no Bloco D (Pedagógico) temos 03 salas de atendimento discente e docente, bem como sala dos professores de tempo integral (incluem-se, nestes, os DP do PPGE). No prédio do Centro de convivência, ainda temos salas exclusivas para uso dos professores em tempo integral da UNISUL e DP dos cursos de stricto sensu.

      Laboratórios de Informática – Na UNISUL, campus Tubarão, contamos com 7 laboratórios de informática, sendo que seis (6) encontram-se no Bloco B, em que ocorrem as aulas presenciais, do programa de pós-graduação em Educação. Os laboratórios contam com 166 computadores. Todos os laboratórios estão com internet cabeada e nosso link de internet é dedicado de 800 MB, sistema operacional Windows 10 e Office 365 licenciados.

      Centro de Pesquisa e Documentação Pedagógica – é um espaço de compartilhamento de práticas pedagógicas documentadas das instituições de educação infantis participantes das pesquisas desenvolvidas pelo GEDIC – Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Cultura, coordenado pela Professora Luciane Pandini Simiano. Trata-se de um espaço, disponibilizado de forma on-line por meio do repositório Institucional da universidade (RUNA), que conta com um acervo digitalizado de documentações pedagógicas, artigos, trabalhos conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas no âmbito das temáticas de pesquisa desenvolvidas pela linha Infância e Educação Infantil do GEDIC. O intuito do Centro de Pesquisa e Documentação Pedagógica do PPGE UNISUL é socializar o conhecimento fortalecendo o diálogo entre educação básica e universidade, buscando impactar a ampliação de conhecimentos intelectual, social, cultural e pedagógico dos professores da educação infantil, acadêmicos e pesquisadores da área

      Brinquedoteca: Brincadeira levada a sério – O PPGE, em parceria com o curso de licenciatura em Pedagogia da UNISUL, é responsável pela organização e gestão da brinquedoteca. Trata-se de um espaço para uso de pesquisadoras/es, acadêmicos, egressos e comunidade em geral. A brinquedoteca foi criada há quase duas décadas, com o objetivo de promover um ambiente de aprendizagem de referência para o desenvolvimento de atividades lúdicas na infância, valorizando o ato do brincar e contribuindo na formação de professores e outros profissionais para a atuação na área da infância. Oportuniza tempos e espaços para que os sujeitos em formação inicial e continuada, tenham, simultaneamente as discussões teóricas metodológicas e experiências lúdicas, culturais e estéticas. Sob a coordenação da DP Luciane Pandini Simiano, em articulação com pesquisas do Grupo de Educação, Infância e Cultura (GEDIC), a brinquedoteca contribui para problematizar o ato de brincar e a produzir interfaces com questões contemporâneas da educação relativas a gênero, direitos humanos e educação.

      Salas Coworking – As salas (2) estão localizadas no segundo andar do Centro de Convivência. Contando com internet de alta velocidade e equipamentos eletrônicos que possibilitam conferências on-line, estes espaços são utilizados para diferentes atividades de pesquisa, como entrevistas e reuniões remotas, bancas de qualificação e defesas de teses e dissertações, entre outras atividades.

      O Ânima Lab HUB – Espaço compartilhado junto à biblioteca que visa incentivar a cultura de inovação aberta. Auxilia na criação de empreendimentos de base tecnológica, conectando-os com o mundo do trabalho, aceleradoras e incubadoras, além de impulsionar publicações científicas e apoiar projetos de cunho social que envolvam tecnologia.

      Internacional Office – O International Office tem como missão intensificar o processo de internacionalização do ensino através do desenvolvimento de programas interculturais, que proporcionam o crescimento acadêmico da comunidade UniSul.

      Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão (NAPI) coloca em prática a política de atenção ao estudante conduzindo programas e projetos amparados nestes princípios de equidade e inclusão, reconhecimento e valorização das diferenças e pelo compromisso com a permanência e o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.

    • Amparo Legal

      Regimento
      Acesse aqui o Regimento do PPGE.

      Avaliação da Capes
      Acesse aqui a avaliação e os documentos normativos da Capes.

  • Mestrado

    • Apresentação

      O Mestrado em Educação da UniSul foi criado com o intuito de atender à demanda regional e nacional de estudos e pesquisas na área. O curso prioriza a produção de conhecimento e a formação de docentes pesquisadores. Insere-se na construção de espaços de reflexão teórica sobre a educação e possibilita a compreensão do fenômeno educacional na sua inserção no contexto mais amplo, permitindo a necessária interpretação da realidade.

      Esse curso contribui para a compreensão da problemática educacional na sua historicidade, totalidade e complexidade em um quadro educacional brasileiro caracterizado pelos altos índices de analfabetismo, de baixas taxas de escolarização e pelos problemas na formação de professores nos diferentes níveis e modalidades da educação.

      O Mestrado em Educação se constitui em um locus privilegiado para debater, questionar e refletir sobre as problemáticas do mundo contemporâneo, intervindo nos processos de formação de docentes para o ensino superior e do pesquisador em educação e dos docentes de outros níveis e modalidades da educação.

      Modalidade: Presencial
      Campus: Tubarão
      Duração: 24 meses
      Mensalidades: Até 36x de R$1.041,89**

      *Sobre esses valores incidirão bolsa de 35%% para egressos, 25% para os demais alunos, como incentivo à pesquisa e, em caso de pagamento à vista, 5% de desconto adicional. Consulte condições especiais para colaboradores Ânima. Os valores das parcelas serão reajustados anualmente, nos termos previstos e autorizados pela legislação pertinente e vigente, podendo, inclusive, ser utilizada a variação acumulada do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) apurado pela Fundação Getúlio Vargas ou outro índice que venha a substituí-lo.

    • Aulas do curso

      As aulas do Mestrado em Educação são oferecidas no Campus Tubarão, Av. José Acácio Moreira, 787 – Dehon, Tubarão/SC. O curso funciona predominantemente terças, quartas e quintas feiras das 8h às 12h e das 14h às 18h em salas de aula da Unisul Bloco D.

      A informação acerca das salas de aula ocorre após o fechamento do processo de matrícula. O calendário de oferta de disciplinas, professores e horários são apresentados por semestre letivo.

      Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre 2025.1
      Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre 2024.2
      Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre 2024.1
      Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre 2023.2
      Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre 2023.1
      Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre 2022.2
      Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre 2022.1
      Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre 2021.2
      Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre 2021.1

    • Bolsas

      Os critérios de atribuição de bolsa são monitorados pela Comissão de Aplicação Monitoramento e Fiscalização de Taxas/Bolsas CAPES.

      A Comissão procede a classificação final e a sequência da alocação de bolsas entre as diferentes Linhas de pesquisa por mérito (classificação na seleção do(a) candidato(a)). A partir da Lista de Classificação, na seleção de ingresso do mestrado, é montada uma lista sequencial em ordem decrescente de classificação.

      E-mail: [email protected]

      Documentos:
      Portaria Designação da Comissão de Aplicação, Monitoramento e Fiscalização de Taxas/Bolsas CAPES

      Critérios de Monitoramento de Bolsa/Taxa – PPGE : Relatório de atividades bolsista

      Orientação Relatório de Atividades Bolsista.

      Lista de Bolsistas de Mestrado (Taxa Capes)

    • Aluno Especial

      As inscrições para Alunos Especiais do Curso de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação do PPGE/UNISUL ocorrem semestralmente, na segunda quinzena do mês de março (aberto por 20 dias) e na segunda quinzena do mês de agosto (aberto por 20 dias). O Aluno Especial poderá cursar até 4 créditos (sendo possível realizar 1 disciplina de 4 créditos ou 2 disciplinas de 2 créditos), pagando proporcionalmente pelo número de créditos que irá cursar. As atividades disponíveis para alunos especiais cursarem variam conforme o semestre e com o número de vagas disponíveis. Não há processo seletivo para Alunos Especiais e as vagas para cada disciplina serão preenchidas por ordem de matrícula.

      O que é um Aluno Especial?
      É aquele aluno que não ingressa regularmente no Curso de Mestrado Acadêmico em Educação pelo processo seletivo e que se matricula apenas para cursar disciplinas isoladas.

      Quais os benefícios para um Aluno Especial Externo?
      As disciplinas cursadas (com aprovação) como aluno especial podem ser revalidadas caso ele ingresse como aluno regular no Programa de Pós-Graduação em Educação. Isso reduz o número de disciplinas que ele deverá cursar, o que lhe possibilitará concluir o curso em um menor prazo ou disponibilizar mais tempo para atividades de estudo e pesquisa. Além disso, o valor pago pelas disciplinas revalidadas é descontado do valor total a ser pago pelo curso.

      A matrícula como Aluno Especial isenta o candidato de participar de processo seletivo para ingresso como aluno regular?
      Não. O aluno especial interessado em ingressar como aluno regular deve participar do processo seletivo como qualquer outro candidato, independentemente de ter ou não cursado disciplinas como aluno especial.

      Todas as disciplinas cursadas como aluno especial são revalidadas com o ingresso no curso como aluno regular?
      As disciplinas possuem um prazo de 5 anos para serem validadas dentro dos Programas de Pós-graduação “Stricto Sensu”, o que atende ao regimento vigente para pleitear a revalidação dos créditos já cursados.

      Quem pode se matricular como Aluno Especial?
      Podem se matricular como aluno especial externo, todos os portadores de diploma de graduação em curso superior reconhecido pelo MEC, exceto licenciaturas curtas.

      Quais são as disciplinas disponíveis para matrícula como Aluno Especial?
      As disciplinas disponíveis são divulgadas no portal do PPGE selecione a opção Mestrado ou Doutorado, selecione Aulas do Curso, selecione Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre verifique quais disciplinas podem ser cursadas em regime de Aluno Especial (última página da oferta curricular selecionada).

      Como fazer a matrícula como aluno especial?
      Após verificar a oferta para o semestre entre em contato com a secretaria do PPGE pelo e-mail [email protected] inserindo no Subject do email: Solicitação de Matrícula Aluno Especial.

      Outras informações – entre em contato:
      E-mail: [email protected];
      Telefone: (48) 3621-3969

    • FAQ

      Visualize nossas respostas às perguntas frequentes:

      Como emitir uma declaração de frequência/atestado de matrícula?
      Todas as declarações, sejam elas no modelo padrão ou não, precisam ser solicitadas via protocolo, na plataforma Ulife informando seu login e senha.
      Passo a passo: Ícone de livros > Outros Serviços > MENU > Serviços – Opção “Stricto sensu – Declarações”

      Como verificar as notas das disciplinas que já cursei?
      Você tem acesso ao seu Plano Curricular, sem necessidade de abertura de protocolo
      na plataforma Ulife, informando seu login e senha.
      Passo a passo: Ícone de capelo > Plano Curricular.

      Como faço para validar os 4 projetos da grade?
      Você deve abrir na plataforma Ulife, informando seu login e senha, um protocolo “Stricto sensu – Dispensa de Disciplina – Projetos E2A”, anexando os certificados. Lembrando que o protocolo só deve ser aberto quando você totalizar em carga horárias às 30h do projeto que deseja dispensar.

      Cursei uma disciplina em outra IES e gostaria de saber se posso validar para o meu curso atual. Como fazer?
      Você deve abrir na plataforma Ulife, informando seu login e senha, o protocolo “Stricto sensu – Dispensa de Disciplina”, anexando os documentos da disciplina cursada (declaração com nota/conceito, plano de ensino, ementa, etc.).

      Onde encontro o cronograma de aulas do semestre?
      Você pode encontrar o cronograma em nosso site, basta consultar a aba “Mestrado” > Aulas do Curso ou “Doutorado” > Aulas do curso.

      Para onde envio as declarações do exame de proficiência?
      Você deve enviar para o e-mail do programa: [email protected]

      Sou bolsista e meu boleto está com o valor fora do padrão. O que fazer?
      Você deve abrir na plataforma Ulife, informando seu login e senha, o protocolo “Stricto sensu – Revisões Financeiras”.
      Passo a passo: Ícone de livros > Outros Serviços > MENU > Serviços> protocolo “Stricto sensu – Revisões Financeiras”.

      Não sou aluno do programa, mas gostaria de participar de um dos Grupos de Pesquisa. Como fazer?
      Você deve entrar em contato com o docente responsável pelo grupo de pesquisa do qual deseja fazer parte. Em nosso site, na aba “Comunidade Acadêmica PPGE” você encontra o contato de e-mail do todos os docentes do programa.

      Caso sua dúvida não tenha sido respondida, :
      Telefone: (55) (48) 3621-3969 E-mail: [email protected]

  • Doutorado

    • Apresentação

      O Doutorado em Educação da UniSul foi criado com o intuito de ampliar a qualidade de pesquisa e produção do conhecimento, necessária para que a universidade exerça seu papel no desenvolvimento social. Se apresenta como mais um espaço institucional no desenvolvimento de pesquisas de alto nível e de formação de pesquisadores na área da Educação.

      O curso caracteriza-se como uma proposição que se mostra necessária do ponto de vista quali/quantitativo, garantindo o compromisso com a produção e a difusão do conhecimento científico, reforçando a compreensão de que cabe à universidade, no rigor de sua autonomia, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

      Nesta acepção, o curso de Doutorado apresenta-se como lócus institucional de formação de pesquisadores de alto nível que pode contribuir, a partir da produção de conhecimentos, para os níveis local, regional, nacional e internacional, estruturando-se segundo os princípios da interdisciplinaridade, da flexibilidade e da articulação entre ensino, pesquisa e extensão e de articulação entre os diferentes níveis e modalidades da educação.

      O Doutorado em Educação, ao avançar na perspectiva da qualidade, expressa seu compromisso com a formação científica de discentes e docentes para uma intervenção social cada vez mais qualificada.

      Modalidade: Presencial
      Campus: Tubarão
      Duração: 48 meses
      Mensalidades: Até 60x de R$999,50*

      *Sobre esses valores incidirão bolsa de 35% para egressos, 25% para os demais alunos, como incentivo à pesquisa e, em caso de pagamento à vista, 5% de desconto adicional. Consulte condições especiais para colaboradores Ânima. Os valores das parcelas serão reajustados anualmente, nos termos previstos e autorizados pela legislação pertinente e vigente, podendo, inclusive, ser utilizada a variação acumulada do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) apurado pela Fundação Getúlio Vargas ou outro índice que venha a substituí-lo.

    • Aulas do curso

      As aulas do Doutorado em Educação são oferecidas no Campus Tubarão, Av. José Acácio Moreira, 787 – Dehon, Tubarão/SC. O curso funciona predominantemente terças, quartas e quintas feiras das 8h às 12h e das 14h às 18h em salas de aula da Unisul Bloco D.

      A informação acerca das salas de aula ocorre após o fechamento do processo de matrícula. O calendário de oferta de disciplinas, professores e horários são apresentados por semestre letivo.

      Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre 2025.1
      Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre 2024.2
      Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre 2024.1
      Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre 2023.2
      Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre 2023.1
      Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre 2022.2
      Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre 2022.1
      Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre 2021.2
      Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre 2021.1

    • Bolsas

      Os critérios de atribuição de bolsa são monitorados pela Comissão de Aplicação Monitoramento e Fiscalização de Taxas/Bolsas CAPES.

      A Comissão procede a classificação final e a sequência da alocação de bolsas entre as diferentes Linhas de pesquisa por mérito (classificação na seleção do(a) candidato(a)). A partir da Lista de Classificação, na seleção de ingresso do doutorado, é montada uma lista sequencial em ordem decrescente de classificação.

      E-mail: [email protected]

      Documentos:
      Portaria Designação da Comissão de Aplicação, Monitoramento e Fiscalização de Taxas/Bolsas CAPES

      Critérios de Monitoramento de Bolsa/Taxa – PPGE : Relatório de atividades bolsista

      Orientação Relatório de Atividades Bolsista.

      Lista de Bolsistas de Doutorado (Taxa Capes/Bolsa Capes)

    • Aluno Especial

      As inscrições para Alunos Especiais do Curso de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação do PPGE/UNISUL ocorrem semestralmente, na segunda quinzena do mês de março (aberto por 20 dias) e na segunda quinzena do mês de agosto (aberto por 20 dias). O Aluno Especial poderá cursar até 4 créditos (sendo possível realizar 1 disciplina de 4 créditos ou 2 disciplinas de 2 créditos), pagando proporcionalmente pelo número de créditos que irá cursar. As atividades disponíveis para alunos especiais cursarem variam conforme o semestre e com o número de vagas disponíveis. Não há processo seletivo para Alunos Especiais e as vagas para cada disciplina serão preenchidas por ordem de matrícula.

      O que é um Aluno Especial?
      É aquele aluno que não ingressa regularmente no Curso de Mestrado Acadêmico em Educação pelo processo seletivo e que se matricula apenas para cursar disciplinas isoladas.

      Quais os benefícios para um Aluno Especial Externo?
      As disciplinas cursadas (com aprovação) como aluno especial podem ser revalidadas caso ele ingresse como aluno regular no Programa de Pós-Graduação em Educação. Isso reduz o número de disciplinas que ele deverá cursar, o que lhe possibilitará concluir o curso em um menor prazo ou disponibilizar mais tempo para atividades de estudo e pesquisa. Além disso, o valor pago pelas disciplinas revalidadas é descontado do valor total a ser pago pelo curso.

      A matrícula como Aluno Especial isenta o candidato de participar de processo seletivo para ingresso como aluno regular?
      Não. O aluno especial interessado em ingressar como aluno regular deve participar do processo seletivo como qualquer outro candidato, independentemente de ter ou não cursado disciplinas como aluno especial.

      Todas as disciplinas cursadas como aluno especial são revalidadas com o ingresso no curso como aluno regular?
      As disciplinas possuem um prazo de 5 anos para serem validadas dentro dos Programas de Pós-graduação “Stricto Sensu”, o que atende ao regimento vigente para pleitear a revalidação dos créditos já cursados.

      Quem pode se matricular como Aluno Especial?
      Podem se matricular como aluno especial externo, todos os portadores de diploma de graduação em curso superior reconhecido pelo MEC, exceto licenciaturas curtas.

      Quais são as disciplinas disponíveis para matrícula como Aluno Especial?
      As disciplinas disponíveis são divulgadas no portal do PPGE selecione a opção Mestrado ou Doutorado, selecione Aulas do Curso, selecione Oferta Curricular Mestrado e Doutorado Semestre verifique quais disciplinas podem ser cursadas em regime de Aluno Especial (última página da oferta curricular selecionada).

      Como fazer a matrícula como aluno especial?
      Após verificar a oferta para o semestre entre em contato com a secretaria do PPGE pelo e-mail [email protected] inserindo no Subject do email: Solicitação de Matrícula Aluno Especial.

      Outras informações – entre em contato:
      E-mail: [email protected];
      Telefone: (48) 3621-3969

    • FAQ

      Visualize nossas respostas às perguntas frequentes:

      Como emitir uma declaração de frequência/atestado de matrícula?
      Todas as declarações, sejam elas no modelo padrão ou não, precisam ser solicitadas via protocolo, na plataforma Ulife informando seu login e senha.
      Passo a passo: Ícone de livros > Outros Serviços > MENU > Serviços – Opção “Stricto sensu – Declarações”

      Como verificar as notas das disciplinas que já cursei?
      Você tem acesso ao seu Plano Curricular, sem necessidade de abertura de protocolo
      na plataforma Ulife, informando seu login e senha.
      Passo a passo: Ícone de capelo > Plano Curricular.

      Como faço para validar os 4 projetos da grade?
      Você deve abrir na plataforma Ulife, informando seu login e senha, um protocolo “Stricto sensu – Dispensa de Disciplina – Projetos E2A”, anexando os certificados. Lembrando que o protocolo só deve ser aberto quando você totalizar em carga horárias às 30h do projeto que deseja dispensar.

      Cursei uma disciplina em outra IES e gostaria de saber se posso validar para o meu curso atual. Como fazer?
      Você deve abrir na plataforma Ulife, informando seu login e senha, o protocolo “Stricto sensu – Dispensa de Disciplina”, anexando os documentos da disciplina cursada (declaração com nota/conceito, plano de ensino, ementa, etc.).

      Onde encontro o cronograma de aulas do semestre?
      Você pode encontrar o cronograma em nosso site, basta consultar a aba “Mestrado” > Aulas do Curso ou “Doutorado” > Aulas do curso.

      Para onde envio as declarações do exame de proficiência?
      Você deve enviar para o e-mail do programa: [email protected]

      Sou bolsista e meu boleto está com o valor fora do padrão. O que fazer?
      Você deve abrir na plataforma Ulife, informando seu login e senha, o protocolo “Stricto sensu – Revisões Financeiras”.
      Passo a passo: Ícone de livros > Outros Serviços > MENU > Serviços> protocolo “Stricto sensu – Revisões Financeiras”.

      Não sou aluno do programa, mas gostaria de participar de um dos Grupos de Pesquisa. Como fazer?
      Você deve entrar em contato com o docente responsável pelo grupo de pesquisa do qual deseja fazer parte. Em nosso site, na aba “Comunidade Acadêmica PPGE” você encontra o contato de e-mail do todos os docentes do programa.

      Caso sua dúvida não tenha sido respondida, :
      Telefone: (55) (48) 3621-3969 E-mail: [email protected]

  • Pós-Doutorado

    • Apresentação

      O Pós-doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Sul de Santa Catarina é um estágio de estudo e pesquisa feito por um pesquisador portador do título de Doutor, em universidade ou instituição de pesquisa, com o intuito de dar prosseguimento à sua formação e contribuir com a troca de experiências acadêmicas com o corpo docente e discente do PPGE, visando ao aprimoramento de suas habilidades de pesquisador e acadêmicas.
      O estágio consiste na realização de atividades de pesquisa, produção acadêmica e/ou docência, conforme o plano de atividades, combinado em comum acordo com o professor responsável (denominado supervisor).

      Normativa Interna Nº 001/2024/PPGE para a realização do Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul da Santa Catarina

  • Comunidade Acadêmica PPGE

  • Produção

    • Grupos de Pesquisa


      Educação, Infância e Cultura (Gedic)

      Líder(es): Drª Luciane Pandini Simiano; Drª Chirley Domingues.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      Criado e registrado no CNPQ em 1999 com o nome de Educação, Cultura e Sociedade, teve seu nome e área de conhecimento alterados em 2022 para atender as mudanças das temáticas de pesquisa presentes no Programa.

      Desenvolve pesquisas sobre as temáticas de educação, de infância e de cultura e busca: – constituir investigações próprias e por meio de parcerias nacionais e internacionais; – realizar seminários internos que propiciem aos estudantes a exposição de seus projetos / pesquisas refletindo sobre metodologias e temas; – participar de eventos nacionais e internacionais com apresentação de trabalhos, além de conferências e seminários; – publicar os resultados de pesquisas nas diferentes modalidades de divulgação científica. – realizar parcerias, assessorias e consultorias junto à rede pública, movimentos sociais para produção e socialização do conhecimento, ampliando o debate acadêmico visando a transformação social.


      Estudos sobre Gestão e Práticas Educacionais

      Líder: Drª Flávia Wagner.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      Criado e certificado pelo CNPq em março de 2022, recebeu o nome de Estudos sobre Gestão e Práticas Educacionais para atender as temáticas de pesquisa presentes na linha de educação, história e política do PPGE/UNISUL. Desenvolve pesquisas sobre as temáticas do Políticas Educacionais, Formação Inicial e Continuada de Professores, Currículo Educacional, Gestão Educacional e Educação Inclusiva. Representa uma rede de pesquisadores da Unisul e de outras instituições como: UFRRJ, Universidade de Lisboa entre outras, que somam com seus projetos de iniciação científica da graduação e do stricto senso. Temos projetos financiados pelo Governo do Estado de SC, pelo Instituto Ânima entre outros órgãos. Os objetivos do grupo são: integrar o grupo de pesquisa nas ações do contexto escolar e acadêmico, realizando parcerias com a educação básica e superior na produção e socialização do conhecimento. Bem como, buscar auxiliar no debate dos projetos de iniciação científica, dissertações e teses que envolvam a linha de pesquisa, buscando realizar seminários que propiciem aos estudantes a exposição de seus projetos/pesquisas refletindo sobre os temas pesquisados na área da educação. E por fim, ser uma rede de apoio para estudar, produzir, submeter artigos científicos em periódicos e/ou em eventos nacionais e internacionais. Atualmente o projeto unificador do EGePE é denominado, Educação no século XXI: temas emergentes para a formação continuada dos professores da educação básica. As reuniões do grupo acontecem quinzenalmente, sextas-feiras pela manhã, de forma remota.


      Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, História, Alfabetização e Letramento na Educação Básica – GEPPHALE

      Líder(es): Drª Maria Sirlene Pereira Schlickmann.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      O GEPPHALE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, História, Alfabetização e Letramento na Educação Básica, vinculado à linha de pesquisa Educação, História e Política do Programa de Pós-Graduação em Educação-Unisul, foi criado e registrado no CNPQ em 2022. O grupo tem como foco o desenvolvimento de pesquisas que estejam relacionadas com temáticas
      como: a) O direito à educação, à leitura e à escrita; b) Políticas e práticas pedagógicas na Educação Básica; c) Alfabetização, letramento, linguagens e infância(s); e, d) Processos de gestão e de ensino-aprendizagem na Educação Básica. Em termos de diálogo com outros grupos de pesquisa, o GEPPHALE possui uma parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALE/FURG/RS, com a Universidade de Aveiro (PO). Conta, também, com a contribuição de pesquisadores renomados de diferentes Universidades brasileiras, por meio da participação em atividades programadas pelo GEPPHALE e no SIMFOP onde coordenamos um simpósio com foco no processo de alfabetização numa perspectiva discursiva. As pesquisas produzidas pelo grupo são divulgadas por meio de apresentação de trabalhos, publicação de artigos, capítulos de livros, apresentações de trabalhos em eventos científicos da área com publicação de anais – eventos nacionais e internacionais. Entre as produções científicas, destaca-se a organização de um dossiê temático sobre Alfabetização e Letramento em parceria com o GEALI/FURG e GPEALE/UFSJ para a revista Poiésis (2023).


      Núcleo de Pesquisa em Educação e Conservação da Biodiversidade (NUPEC-Bio)
      Líder do grupo: Dr. Rodrigo Rodrigues de Freitas

      Diretório do Grupo de Pesquisas do CNPq: em breve.

      Fundado em 2016, o Grupo de Pesquisa em Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum (GRUC-Unisul) passou por reformulações em 2023 que levaram a criação do NUPEC-Bio. O grupo visa agregar estudantes de graduação, mestrado, doutorado e em estágio de pós-doutorado que atuam, especialmente, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade do Sul de Santa Catarina, ambos sediados no Campus de Tubarão, localizado próximo ao litoral e ao Complexo Lagunar Centro-Sul de Santa Catarina. Esta região abriga a maior concentração de pescadores artesanais do estado, bem como ecossistemas sensíveis da Floresta Atlântica, como as Restingas e Áreas Úmidas, que integram a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. Este território vem passando por mudanças aceleradas, induzidas pela poluição (esgoto e agrotóxicos), obras de infraestrutura, turismo de massa e migração de novos moradores. Partindo deste contexto, o projeto de pesquisa do NUPEC-Bio, denominado “Educação ambiental e a abordagem territorial do desenvolvimento na zona costeira: Um olhar para as comunidades de aprendizagem em iniciativas de conservação da biodiversidade”, visa gerar conhecimentos sobre processos de aprendizagem social em sistemas socioecológicos e iniciativas de conservação da biodiversidade que subsidiem o bem-estar da população residente nas zonas costeiras.

      Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e da Comunicação (INTERTIC)

      Líder: Drª Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      O grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação foi criado em 2016 para atender aos anseios e à necessidade de pesquisas nas áreas de Educação, Educação a Distância, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação, Tecnologias Digitais e Práticas de Ensino, Pensamento Computacional e Objetos de Aprendizagem. O grupo de pesquisa INTERTIC está ligado a linha de pesquisa em Educação em Ciências.


      Grupo de Estudo e Pesquisa Sobre o Ensino Médio (GREPEM)

      Líder(es): Dr. Gilvan Luiz Machado Costa.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      Realizar estudos e pesquisas em articulação com outras universidades nacionais, como Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e estrangeiras, Universidad de Valladolid, Universidade Técnica de Lisboa, Universidade de Lisboa e Universidade Ibn Zohr (Marrocos) por meio de Acordos Interinstitucionais e pelos Estágios Pós-doutorais na Universidad de Valladolid (ES), Técnica de Lisboa (PT), Universidade de Lisboa (PT), na UFMG e UFSC. A participação na Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas Educativas (RIAIPE) e no Consejo Latino Americano de Ciencias Sociales (CLACSO). Publicar livros e artigos em periódicos e em eventos acadêmicos-científicos nacionais e internacionais.


      Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TedMat)

      Líder(es): Drª Josélia Euzébio da Rosa.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      A existência do TedMat está organicamente vinculada à Rede Nacional de Grupos de Pesquisa GEPAPe, com sede na USP.

      As reuniões do grupo acontecem semanalmente, nas quintas-feiras a noite, de forma remota. Uma vez por mês as reuniões são realizadas no âmbito da rede nacional. As reuniões do Grupo se constituem em um espaço formativo sustentado na tríade ensino, pesquisa e extensão. As pesquisas são realizadas por meio do desenvolvimento de experimentos formativos à luz dos fundamentos e desdobramentos da Teoria Histórico-Cultural. Os projetos são orientados pelos motivos e necessidades dos integrantes do grupo que se caracteriza como uma coletividade e considera o trabalho como atividade criadora do ser humano.

    • Projetos de Pesquisa

      Acesse aqui a listagem dos Projetos de Pesquisa do PPGE.

    • Inserção Social

      A inserção social do PPGE, institucionalmente vinculada ao PDI 2022-2026 da UNISUL, reflete a priorização de programas institucionais focados em responsabilidade social e impacto regional. O PPGE cumpre um importante papel nas regiões onde se insere, especialmente na Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL) e, de forma crescente, no Extremo Sul catarinense e na Grande Florianópolis.

      A gestão colegiada do PPGE realiza sistematicamente um intenso trabalho na formação de educadores e pesquisadores em Educação. A forte inserção na Educação Básica das localidades que circundam a UNISUL, com vistas a contribuir para o desenvolvimento regional, é, portanto, o aspecto central na interligação entre a Política de inserção social, impacto e inovação.

      O objetivo do PPGE (2021-2024) foi “consolidar e qualificar a inserção nas redes de Educação Básica das regiões Sul de SC e na Grande Florianópolis”. Esse objetivo foi perseguido por meio da operacionalização da nossa política de inserção social, que se insere em sete grandes aspectos:

      1. na formação acadêmica de estudantes de graduação e pós-graduação, promovendo sua integração à comunidade por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão;

      2. na pesquisa de temas da Educação no contexto regional, voltadas para a problematização de questões locais, visando à transformação social, especialmente nos municípios da região da AMUREL;

      3. nas parcerias com as redes de ensino dos municípios da região e com instituições de educação diversas, que ampliam a visibilidade do programa e a disseminação do conhecimento inovador produzido nele, por meio de ações de formação continuada de docentes e realização de pesquisas na Educação Básica;

      4. na aproximação que o PPGE tem feito com os movimentos sociais organizados;

      5. nas trocas de conhecimentos e experiências entre o PPGE e outros PPGs e/ou grupos de pesquisa, tanto no Brasil quanto no exterior;

      6. nos esforços coletivos para divulgar o conhecimento produzido no PPGE, potencializando o impacto social da publicação de artigos científicos resultantes das pesquisas desenvolvidas por docentes e discentes;

      7. na presença dos docentes do PPGE em comitês científicos de associações, periódicos, eventos nacionais e internacionais, associações acadêmicas, entre outras.
      Trata-se de um objetivo constante e formativo do percurso do Programa, orientador da nossa política de inserção social e que, ao cumprir-se, cumpre também com a missão e os objetivos do PPGE.

      As iniciativas de inserção social do PPGE, desenvolvidas entre 2021 e 2024, estão resumidas abaixo:

      • As atuações dos DPs junto às escolas e outras instituições de educação na região foram ampliadas, adensando a participação de discentes nessas atividades, seja por meio de suas pesquisas de dissertação/tese ou por ações de grupos de pesquisa.

      • Consolidaram-se e ampliaram-se as parcerias com redes municipais de ensino e outras instituições de educação por meio de visitas e intermediação do PPGE a prefeituras da região da AMUREL e Grande Florianópolis. A coordenadora do PPGE esteve junto às prefeituras de Jaguaruna, Criciúma, Laguna e Palhoça, divulgando o Programa, suas linhas de pesquisa e docentes permanentes (DPs) e pesquisas desenvolvidas no Programa.

      • O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (RP/CAPES) foram ofertados sob a coordenação institucional de DPs do programa em duas oportunidades ao longo do quadriênio, envolvendo docente permanente, estudantes do PPGE e das licenciaturas da UNISUL. Ambos os Programas foram desenvolvidos em parcerias com as redes públicas de Educação Básica da região, o que tem sido uma prioridade dos docentes do PPGE.

      • No quadriênio, houve duas edições do Simpósio de Formação de Professores (SIMFOP). O evento promove espaços de socialização e trocas entre discentes, docentes do PPGE e docentes das redes de Educação Básica da região, e relatos de experiência do PIBID e Residência Pedagógica.

      • Efetivação da parceria com a Escola do Legislativo da ALESC, por meio da qual DPs do PPGE participam na concepção e na execução de projetos de educação para a democracia junto aos estudantes e docentes da rede básica de todo o estado de Santa Catarina, além da coordenação de projetos de pesquisa sobre o papel da Escola da ALESC na formação política de crianças e adolescentes, por meio dos programas “Parlamento Jovem Catarinense” e “Vereador Mirim”.

      • Ampliação da atuação dos DPs em atividades de associações científicas, periódicos e nucleação com outros PPGs. Houve também a ampliação da presença institucional do PPGE em fóruns nacionais de coordenadores de PPG da área da Educação.

      • O PPGE atuou fortemente na revisão da política de inserção social do Programa, com vistas a elaborar políticas e ações afirmativas nos processos seletivos discentes e na concessão das bolsas de pesquisa, bem como em ações afirmativas para manter os candidatos e valorizar pesquisas com temáticas sobre raça, gênero, classe, sexualidade, meio ambiente e suas intersecções.

      a)Foram incorporadas políticas afirmativas na política de inserção social do PPGE e nos processos de seleção discente e concessão de bolsas de pesquisa.

      b)Em 2024, foi formado o NEABI+ (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e LGBTI+). Houve a organização do I NEABI+ Encontros: “Educação, Cultura e Diversidade em Diálogo: reflexões sobre identidade e protagonismo negro”, que reuniu lideranças da comunidade negra da Região da AMUREL, artistas e pesquisadores do PPGE e de outros Programas da UNISUL. Como resultados, o PPGE passou a adotar políticas afirmativas a partir do ano de 2024. O PPGE passa a contribuir ainda mais com a busca pela justiça social e pela valorização de grupos historicamente marginalizados em nossa sociedade.

      • No quadriênio (2021-2024), implantou-se o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), também coordenado por DPs do PPGE, que objetivou qualificar docentes que já atuavam na Educação Básica, suprindo as necessidades das redes públicas da região, e o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE/Governo de Santa Catarina), que tinha como objetivo a concessão de bolsas de estudo para estudantes matriculados em Cursos de Graduação e de Licenciatura, visando à construção de projetos de intervenção em escolas públicas.

      • Fundamental para a qualidade e a evolução da Educação Básica, a formação continuada reside na necessidade constante de atualização e aprimoramento dos profissionais da área. Foram realizados cursos de extensão em parceria com DPs, doutorandos e mestrandos para docentes da Educação Básica dos municípios da AMUREL.

      Constata-se que a produção intelectual do PPGE tem contribuído positivamente para a transformação dos cenários acadêmico e social. Nossas ações estão alinhadas com a missão e os objetivos do programa, que enfocam a formação de profissionais no campo da Educação, a qualificação de pesquisadores e docentes, contribuindo com o aprimoramento do conhecimento em Educação, aliando reflexão teórica e inserção social regional, acreditando que uma educação de qualidade social é possível a partir da valorização dos conhecimentos e experiências produzidas com as pessoas das comunidades que nos rodeiam.

    • Internacionalização

      Por meio da Política de Internacionalização, a UNISUL busca intensificar a inovação do ensino, pesquisa e extensão, além de promover o desenvolvimento das competências linguísticas e culturais de todos os seus alunos, professores e funcionários. Cabe ressaltar que a

      Universidade do Sul de Santa Catarina conta com o suporte do International Office para oferecer oportunidades internacionais, não só para estudantes, mas também para os educadores (docentes e técnicos administrativos).

      O trabalho do International Office consiste em uma série de atividades, que vão desde a elaboração e a manutenção de acordos internacionais, orientações e suporte para a realização da mobilidade acadêmica, criação de módulos internacionais, visitas técnicas e cursos de curta duração, até o recebimento de alunos de outras nacionalidades, interessados em oportunidades de desenvolvimento acadêmico. Constantemente, é constituída uma rede de relacionamento com outros países, buscando envolver toda a comunidade acadêmica em prol da excelência, inovação e do desenvolvimento de competências interculturais, integrando experiência curricular e carreira” (PDI UNISUL, 2022).

      Neste sentido, a UNISUL atua estrategicamente a partir das seguintes políticas (PDI UNISUL, 2022):

      Política de Internacionalização: objetiva intensificar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão, identificando os programas ofertados, estabelecendo as diretrizes e os indicadores para garantir a eficácia das iniciativas promovidas.

      Política de Mobilidade Docente do Stricto Sensu: visa incentivar a pesquisa internacional viabilizando a mobilidade de docentes enquanto lecionam nos programas acadêmicos da Instituição.

      Política de Internacionalização do Stricto Sensu: tem o objetivo de alavancar a internacionalização da Pós-Graduação nos cursos de Mestrado e Doutorado da IES, conectada com as iniciativas recomendadas pela CAPES.

      O colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação, por meio de um grupo de trabalho, elaborou e apresentou ao colegiado o detalhamento da política de internacionalização do PPGE, focando no incentivo à participação docente e discente em eventos internacionais, publicações em periódicos internacionalizados, bem como políticas para a realização de doutorado sanduíche para os discentes e estágio pós-doutoral para os docentes. Além disso, foram promovidas ações que visam à qualificação dos discentes interessados em realizar doutorado sanduíche. No quadriênio (2021-2024), 3 (três) estudantes realizaram doutorado sanduíche em Portugal e 1 (um) estudante esteve em missão científica na Universidade de Firenze, na Itália. No mesmo período, 20% do corpo docente realizou estágio pós-doutoral no exterior (Università degli Studi di Firenze – Itália e Universidade de Aveiro – Portugal).

      Efetivou-se a parceria internacional entre a Università degli Studi di Firenze e a UNISUL, por meio da CONVENZIONE DI ACCOGLIENZA (ai sensi dell’art. 27 ter del D. Lgs. n. 286/98, introdotto dal D.lgs. 9.1.2008, n. 17), em que 1 (uma) DP do PPGE atuou como professora visitante da Università degli Studi di Firenze.

      Houve a promoção do Simpósio de Formação de Professores – SIMFOP, conferindo caráter internacional ao evento. O SIMFOP, tradicional evento bianual promovido pelo PPGE, tornou-se internacional (10ª e 11ª edição), com edições nos anos de 2022 e 2024, oportunizando diálogo entre a pesquisa em Educação, a atuação docente na Educação Básica e a formação inicial e continuada. Na 11ª edição, por exemplo, participaram do evento mais de 1000 pessoas nos 15 GTs, e 184 comunicações foram apresentadas por pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diferentes universidades.

      A colaboração internacional de pesquisadores em produções científicas é percebida por meio da organização de Dossiês Científicos publicados na Revista Poiésis do Programa de Pós-Graduação em Educação. Os dossiês reúnem informações detalhadas e organizadas sobre temas que contemplam as linhas de pesquisa do PPGE, com foco em pesquisas, estudos e evidências científicas produzidos por parceiros nacionais e internacionais. É o caso dos dossiês “Infância e Inclusão: Sujeitos e Práticas Pedagógicas”, “Alfabetização e Letramento: questões múltiplas e contemporâneas” e “O Racismo Importa: Contributos dos Campos da Educação, da Formação e das Ciências Sociais”

    • Revista Eletrônica

      A Revista POIÉSIS é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL. Tem como objetivo a divulgação da produção acadêmica sobre Educação, visando a ampliação do conhecimento das temáticas e das discussões no campo educacional e a socialização das pesquisas produzidas tanto no Brasil quanto no exterior. A Revista publica textos inéditos em forma de artigos, ensaios, debates, entrevistas ou resenhas sobre temas que contribuam para a investigação científica produzida na área de Educação. A publicação ocorre de forma semestral com artigos organizados em forma de Dossiê Temático, bem como, artigos de demanda contínua. A Revista POIÉSIS carrega o status de Qualis A4 na estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação conferidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Acesse aqui a Poiésis – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação.

    • Dissertações

    • Teses

      São apresentadas a seguir as teses armazenadas no Repositório Institucional da ANIMA (RUNA) após a defesa pública.

      Teses defendidas em 2024

    • Livros, Edições e Capítulos

      Confira os Livros, Organizações, Edições e Capítulos lançados no período de 2021 a 2024.

      Livros publicados/organizados ou edições PERÍODO 2021-2024

      Capítulos de livros publicados PERÍODO 2021-2024

  • Agenda

  • Documentos e Regimento

  • NEABI+

    • Sobre o NEABI+

      O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) oficializou a criação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas, Comunidades Tradicionais e Comunidade LGBTQIAP+ no mês de novembro de 2024. Este momento importante enfatiza a garantia de espaços de reflexões essenciais sobre o combate ao racismo estrutural e a promoção da representatividade. Este espaço permite que estudantes, professores e profissionais da comunidade discutam temas que celebram a cultura afro-brasileira e valorizem o protagonismo das mulheres e da comunidade negra em diferentes setores, como o mercado criativo, a educação e o ativismo cultural.

      O núcleo tem a missão de colocar a diversidade étnico-racial e a inclusão em evidência, reafirmando o compromisso da UniSul com a construção de uma sociedade mais equitativa e plural”, destaca a coordenadora do PPGE, Luciane Pandini Simiano.

      A importância do protagonismo negro na educação, a participação de mulheres negras no empreendedorismo e a diversidade como agente de transformação social foram os temas do evento realizado nos dias 13 e 14 de novembro, o NEABI+ Encontros: Educação, Cultura e Diversidade em Diálogo, promovido pela UniSul em Tubarão. Durante os dois dias do evento, especialistas e líderes comunitários compartilharão experiências e desafios na construção de espaços de aprendizado e reconhecimento das diferentes identidades culturais. Na programação estão mesas-redondas como “A Influência da Mulher Negra no Mercado Criativo e Empresarial” e “Narrativas das Mulheres Negras, Ancestralidade e o Direito à Liberdade Religiosa”, que buscam destacar a resiliência e as contribuições históricas das mulheres negras na sociedade brasileira.

      Além das mesas de discussão, o evento contou com exposições culturais, feira de artesanato e apresentações artísticas, incluindo apresentações de rap e dança, valorizando a produção cultural afro-brasileira e proporcionando ao público uma experiência imersiva na riqueza dessas expressões.

      NEABI+ 1

      NEABI+ 2

      NEABI+ 3

  • Notícias

  • PPGE in English

    • Program Background

      PPGE/UNISUL, Master’s and Doctorate Degree in Education, recommended by CAPES in 2007 and 2019, respectively, consolidated its presence in the southern region of the state of Santa Catarina, in line with the character of Unisul’s community university, which hosts this course. In this connection, the Program constantly seeks to maintain, continue and, at the same time, expand the necessary theoretical-conceptual density of research carried out within the scope of the PPGE/UNISUL that has historically contributed to the consistent training of researchers. The importance that the PPGE has been assuming in the municipality, in the region, in the entire state and in the country stands out as a Stricto Sensu Post-Graduate Course that is responsible, since its recommendation by CAPES, for the expressive training of Masters in Education, compatible with quality standards, with a focus on research in Education.

      From 2021 onwards, the Doctorate in Education course has gained prominence, through activities that are developed aiming at a broad scientific training with theoretical-methodological rigor, with view at developing research capacity and innovative power in the Education area. Thus, the main purpose of studies within the scope of the PPGE/UNISUL, the Master’s and Doctorate Degree in Education materializes; thus priority is given to quality standard research at national and international level consistently with the needs that appear in a special way in the Brazilian reality. Therefore, the Doctorate Course follows the same guidelines as the Master’s degree Course. However, it advances towards a scientific training expanded in a theoretical-methodological rigor in order to develop research capacity, innovative power in the field of Education. It is in the search for this theoretical-methodological identity that we intend to consolidate the Program.

    • Objectives

      As a unique space for intellectual development, research, extension and professional training, the university and the PPGE are privileged loci to debate, question and reflect on the problems of Brazil, in a global context within continuous transformation, among other subjects. The Master’s Degree Course in Education is aimed at professionals linked or not to the area of ​​Education in its different levels and modalities, enabling teachers and researchers to prepare to work at different levels in the national education system, in order to contribute to the expansion of scientific knowledge and develop research of theoretical and social relevance that contribute to facing the different problems experienced in the area. In order to materialize this proposal, the Program aims to:

      General Objective of the Master in Education

      Train teachers and researchers committed to the advancement of knowledge to work in education, in theoretical and social relevance activities, in teaching, research and extension.

      Specific objectives

      • Encourage the production and socialization of knowledge in the field of Education, enabling its articulation with national and international research and postgraduate centers;

      • Create a space for continuous and critical reflection and deepening of educational theories and practices;

      • Contribute to the qualification of pedagogical processes in the school environment;

      • Enable theoretical reflection on Brazilian education;

      • Contribute to the different instances of education, especially local and regional ones, seeking social quality in all its levels and modalities.

      General Objective of the Doctorate degree in Education

      Develop studies and research aimed at training researchers and qualified teachers for the construction/production and advancement of scientific and technological knowledge in the field of Education and to work in activities of theoretical and social relevance in research, teaching and extension.

      Specific objectives

      • Develop research in the field of Education, encompassing the different themes covered in the program with a view at enhancing the critical capacity of knowledge production in its ethical, aesthetic, political, philosophical and epistemological dimensions;

      • Promote research committed to the production of knowledge that enhances processes of social transformation, contemplating the institutional scope and social and environmental movements;

      • Train researchers capable of contributing to the production and advancement of scientific and technological knowledge in the field of Education, inserted in national and international networks.

    • Major Area

      The PPGE’s Major area is called “Education”, so that courses are organized through studies and research on educational processes and their foundations from the perspective of understanding the educational phenomenon in its different aspects.

    • Research Lines

      To deal with the Major, PPGE promotes the following lines of research:

      Education, History and Politics: historical, political and pedagogical foundations of education. Basic education and higher education policies. Institutions: history and school practices.

      Cultural and Historical Relations in Education: educational processes and their interfaces with culture, history, philosophy, sociology, anthropology and psychology. Teachers training. Childhood studies and education in formal and informal frameworks. Gender, class and race/ethnicity relationships in education.

      Science Education: historical, philosophical, epistemological, axiological, psychological and didactic-pedagogical foundations of Science Education related to teaching and learning processes in Basic and Higher Education (initial and continuing teacher education) and in non-formal and informal contexts.

    • Student and Alumni Profile

      The Master’s degree in Education aims to train teachers and researchers with skills to:

      • Acting in different institutions of the education system, capable of contributing to the advancement of knowledge in the educational field and developing research of theoretical and social relevance;

      • Investigate and analyze the educational reality, ensuring a professional performance that articulates theory and practice;

      • Mastering methods, techniques and processes of scientific research on the educational process;

      • Understand the educational reality in order to learning it in its entirety and complexity;

      • Act with ethics and intellectual and political commitment with a view to building social justice that includes quality social education, among other social assets;

      • Interact with peers through participation in collective intervention processes and knowledge sharing;

      • Contribute to school and social educational projects, aware of the teacher professional commitment and social role, especially with public and democratic education;

      • Understand training as an ongoing process.

      The Doctorate in Education degree aims to train Doctorate degree recipients who:

      • understand Education in its history, complexity and diversity, developing and guiding research related to the area’s problems with an original approach, density of analysis and scientific rigor in conjunction with other areas of knowledge;

      • contribute to the production and advancement of scientific and technological knowledge with intellectual and investigative autonomy, acting in research groups inserted in national and international networks.

      • act as teachers and researchers in educational spaces at their different levels, in particular, at Undergraduate and Post-Graduate level, committed to social transformation at the local, regional, national and international levels.

    • Master's Degree Course

      Unisul’s Masters Degree in Education was created with the aim of meeting the regional and national demand for studies and research in this area. The course prioritizes the production of knowledge and the training of research professors. It is part of the construction of theoretical education reflection spaces and enables the understanding of the educational phenomenon in its insertion into the broader context, allowing for the necessary interpretation of reality.

      This course contributes to the understanding of the educational issue in its historicity, totality and complexity in a Brazilian educational framework characterized by high illiteracy rates, low schooling rates and problems in teacher training at different levels and modalities of education.

      The Masters in Education Course is a privileged locus to debate, question and reflect on the issues of the contemporary world, intervening in the processes of training teachers for higher education and researchers in education and teachers from other levels and modalities of education.

      For more information please contact us via e-mail
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    • Doctoral Course

      Unisul’s Doctorate in Education degree was created with the aim of increasing the quality of research and knowledge production, necessary for the university to exercise its role in social development. It appears like another institutional space in the development of high-level research and training of researchers in the field of Education.

      The course is characterized as a proposition that is necessary from a qualitative/quantitative point of view, ensuring the commitment to the production and dissemination of scientific knowledge, reinforcing the understanding that it is up to the university, within the rigor of its autonomy, to coordinate between teaching, research and extension.

      In this sense, the Doctoral course appears like an institutional locus for training high-level researchers who can contribute in a range from production of knowledge, to the local, regional, national and international levels, getting structure according to the principles of interdisciplinarity, the flexibility and articulation between teaching, research and extension and articulation among the different levels and modalities of education.

      The Doctorate in Education, by advancing from the perspective of quality, expresses its commitment to the scientific training of students and teachers for an increasingly qualified social intervention.

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  • PPGE en Español

    • Historia del Programa

      El Programa de Posgrado en Educación – PPGE/UNISUL, Maestría y Doctorado, recomendado por la CAPES en 2007 y 2019, respectivamente, ha consolidado su presencia en la región sur del estado de Santa Catarina, alineado con el carácter de la universidad comunitaria Unisul, que alberga el curso. En ese contexto, el Programa busca constantemente mantener, proseguir, y al mismo tiempo ampliar la necesaria profundización de densidad teórico-conceptual de las investigaciones desarrolladas en el ámbito del PPGE/UNISUL, que viene históricamente contribuyendo con la formación consistente de investigadores. Se despega la importancia que el PPGE hay asumiendo en el municipio, en la región, en todo el estado y en el país como un curso de Posgrado Stricto Sensu responsable, desde su recomendación por la CAPES, con la formación expresiva de maestros en Educación, compatible con estándares de calidad, con centralidad en la investigación en Educación. Desde 2021, se despega el curso de Doctorado en Educación, por medio de actividades a ser desarrolladas en dirección de una formación científica amplia, con rigor teórico-metodológico, con la intención de desarrollar la capacidad de investigación y el poder innovador en el área de Educación. De esa manera, se materializa el principal rol jugado por los estudios en el ámbito del PPGE/UNISUL, Maestría y Doctorado en Educación, que es priorizar la investigación con alcance nacional e internacional, en un estándar de calidad de acuerdo con las necesidades que se presentan, de modo especial en la realidad brasileña. El curso de Doctorado sigue, por lo tanto, la misma orientación de la Maestría. No obstante, avanza para una formación científica ampliada en rigor teórico-metodológico con el objetivo de desarrollar la capacidad de investigación y el poder innovador en el área de Educación. Es por la búsqueda de esa identidad teórico-metodológica que se pretende consolidar el Programa.

    • Objetivos

      Como espacio singular de desarrollo intelectual, de investigación, de extensión y de formación profesional, la universidad y el PPGE se constituyen en loci privilegiados para, entre otros aspectos, debatir, cuestionar y reflejar sobre problemáticas de Brasil, en un contexto mundial en constante transformación. El Curso de Maestría en Educación se direcciona a profesionales vinculados o no con el área de Educación en sus diferentes niveles y modalidades, posibilitando a profesores e investigadores una preparación para actuar en diferentes niveles del sistema nacional de educación. De esa manera, contribuye con la ampliación del conocimiento científico y desarrolla investigaciones de relevancia teórica y social que pueden colaborar para enfrentamiento de diferentes problemáticas vividas en el área. Con la finalidad de materializar esa propuesta, el Programa tiene como objetivos:

      Objetivo General de la Maestría en Educación

      Formar profesores e investigadores comprometidos con el avance del conocimiento para actuar en educación, en actividades de relevancia teórica y social, en enseñanza, investigación y extensión.

      Objetivos Específicos

      • Incentivar la producción y socialización del conocimiento en el área de Educación, haciendo posible su articulación con centros de investigación y posgrado nacionales e internacionales;

      • Crear un espacio de reflexión y profundización continua y critica sobre teorías y prácticas educativas;

      • Contribuir para calificación de procesos pedagógicos en espacio escolar;

      • Posibilitar reflexión teórica sobre la educación brasileña;

      • Contribuir con las diferentes instancias de la educación, especialmente aquellas locales y regionales, buscando calidad social en todos sus niveles y modalidades.

      Objetivo General del Doctorado en Educación

      Desarrollar estudios e investigaciones con el objetivo de formar investigadores y profesores calificados para construcción/producción y avance del conocimiento científico y tecnológico en el área de Educación, y para actuaren en actividades de relevancia teórico-social en investigación, enseñanza y extensión.

      Objetivos Específicos

      • Desarrollar investigaciones en el área de Educación, incluyendo las diferentes temáticas contempladas en el programa, con el objetivo de potenciar la capacidad crítica de producción de conocimiento en sus dimensiones éticas, estéticas, políticas, filosóficas y epistemológicas;

      • Promover investigaciones comprometidas con la producción de conocimientos que potencien procesos de transformación social, contemplando el ámbito institucional y los movimientos sociales y socioambientales;

      • Formar investigadores con capacidad de contribuir con la producción y avance del conocimiento científico y tecnológico en el área de Educación, insertados en redes nacionales e internacionales.

    • Área de Concentración

      El área de concentración del PPGE se denomina “Educación”, de manera que los cursos se organizan a través de estudios e investigaciones sobre procesos educativos y sus fundamentos en la perspectiva de comprensión del fenómeno educativo en sus diferentes aspectos.

    • Perfil de Estudiantes y Egresos

      Maestría en Educación tiene objetivo de formar profesores e investigadores con habilidades para:

      • Actuar en diferentes instituciones del sistema de enseñanza, con capacidad de contribuir con el avance del conocimiento en el campo educativo y desarrollar investigaciones de relevancia teórica y social;

      • Investigar y analizar la realidad educativa, garantizando actuación profesional que articule teoría y práctica;

      • Dominar métodos, técnicas y procesos de investigación científica sobre el proceso educativo;

      • Comprender la realidad educativa para aprenderla en su totalidad y complejidad;

      • Actuar con ética y compromiso intelectual y político, con objetivo de ayudar a construir justicia social, que incluye educación de calidad social, entre otros bienes sociales;

      • Interactuar con sus pares a través de la participación en procesos de intervención colectiva y de socialización de conocimientos;

      • Contribuir con proyectos educacionales escolares y sociales, conscientes de su compromiso profesional y de su rol social, sobre todo con la educación pública y democrática; y

      • Comprender la formación como proceso permanente.

      Doctorado en Educación tiene la intención de formar doctores que:

      • comprendan la Educación en su historicidad, complejidad y diversidad, desarrollando y supervisando investigaciones relacionadas con las problemáticas del área con abordaje original, densidad de análisis y rigor científico en articulación con otras áreas del conocimiento;

      • contribuyan con la producción y con el avance del conocimiento científico y tecnológico con autonomía intelectual e investigativa, actuando en grupos de investigación insertados en redes nacionales e internacionales.

      • actúen como profesores e investigadores en espacios educativos en sus diferentes niveles, en especial en Grado y Posgrado, comprometidos con la transformación social en ámbito local, regional, nacional e internacional.

    • Curso de Maestría

      La Maestría en Educación de Unisul fue creada con el objetivo de atender la demanda regional y nacional por estudios e investigaciones en el área. El curso prioriza producción de conocimiento y formación de docentes investigadores. Se inserta en la construcción de espacios de reflexión teórica sobre educación, y posibilita la comprensión del fenómeno educativo en su inserción en contexto más amplio, permitiendo la necesaria interpretación de la realidad.

      Ese curso contribuye para comprensión de la problemática educativa en su historicidad, totalidad y complejidad en un cuadro educativo brasileño caracterizado por altas tasas de analfabetismo, de bajas tasas de escolaridad, y por problemas en la formación de profesores en diferentes niveles y modalidades de la educación.

      La Maestría en Educación se constituye en un locus privilegiado para debatir, cuestionar y reflejar sobre problemáticas del mundo contemporáneo, interviniendo en procesos de formación de docentes para enseñanza superior, del investigador en educación, y de los docentes de otros niveles y modalidades de educación.

      Para más informaciones, contacto a través del correo electrónico
      [email protected]

    • Curso de Doctorado

      El Doctorado en Educación de Unisul fue creado con objetivo de ampliar la calidad de investigación y producción del conocimiento, necesaria para que la universidad juegue su rol en el desarrollo social. Se presenta como más un espacio institucional para desarrollo de investigaciones de alto nivel y de formación de investigadores en el área de Educación.

      El curso se caracteriza como proposición que se muestra necesaria del punto de vista cualitativo/cuantitativo, garantizando el compromiso con la producción y difusión del conocimiento científico, reforzando la comprensión de que es parte del rol de la universidad, en 0rigor de su autonomía, la articulación entre enseñanza, investigación y extensión.

      En esa acepción, el curso de Doctorado se presenta como locus institucional de formación de investigadores de alto nivel, que puede contribuir, desde la producción de conocimientos, con los niveles local, regional, nacional e internacional, estructurándose de acuerdo con los principios de interdisciplinaridad, de flexibilidad y de articulación entre enseñanza, investigación y extensión, y de articulación entre los diferentes niveles y modalidades de educación.

      El Doctorado en Educación, cuando avanza en la perspectiva da calidad, expresa su compromiso con la formación científica de discentes y docentes para una intervención social cada vez más calificada.

      Para más informaciones, contacto a través del correo electrónico
      [email protected]

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