Sobre o programa
O Programa de Pós-Graduação em Educação da UniSul oferece os cursos de Mestrado e Doutorado, abrindo a possibilidade de ingresso em ambos para Aluno Especial.
O Mestrado em Educação foi criado com o intuito de atender à demanda regional e nacional de estudos e pesquisas na área. O curso prioriza a produção de conhecimento e a formação de docentes pesquisadores.
O Doutorado em Educação da Unisul foi criado com o intuito de ampliar a qualidade de pesquisa e produção do conhecimento, necessária para que a universidade exerça seu papel no desenvolvimento social.
Website in English
Click here to enter the website.
Sitio Web Español
Haga clic aquí para acceder al Sitio Web.
Navegue pelas seções abaixo para conhecer mais sobre o Programa.

Saiba tudo sobre nosso
Mestrado e Doutorado em Educação
Processo Seletivo 2023.2
- Curso de Mestrado
O processo seletivo será coordenado por Comissão de Processo Seletivo, constituída por docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação, designada em portaria da Coordenação do PPGE. O processo será realizado em três etapas diferenciadas, sendo todas eliminatórias.
• 1ª Etapa – Projeto de Pesquisa
• 2ª Etapa – Prova Escrita
• 3ª Etapa – Entrevista
- Curso de Mestrado
Processo Seletivo 2023.1
- Curso de Mestrado
O processo seletivo será coordenado por Comissão de Processo Seletivo, constituída por docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação, designada em portaria da Coordenação do PPGE. O processo será realizado em três etapas diferenciadas, sendo todas eliminatórias.
• 1ª Etapa – Projeto de Pesquisa
• 2ª Etapa – Prova Escrita
• 3ª Etapa – Entrevista
Resultados da Etapa 1 – Homologação
• (08/02/2023) – Consulte o edital de homologação das inscrições – Campus Tubarão.
• (08/02/2023) – Consulte o edital de homologação das inscrições – Campus Criciúma.Resultados da Etapa 1 – Erratas
• (10/02/2023) – Consulte a errata do edital de homologação das inscrições – Campus Tubarão.
• (10/02/2023) – Consulte a errata do edital de homologação das inscrições – Campus Criciúma.Resultados da Etapa 1 – Aprovados
• (14/02/2023) – Consulte a Relação de candidatos aprovados – Campus Tubarão.
• (14/02/2023) – Consulte a Relação de candidatos aprovados – Campus Criciúma.
Etapa 2 – Local e horário da prova escrita
• Acesse aqui o Edital PPGE nº 06/2023 – Local e horário Campus Tubarão.
• Acesse aqui o Edital PPGE nº 07/2023 – Local e horário Campus Criciúma.Etapa 2 – Aprovados na prova escrita
• Acesse aqui o Edital PPGE nº 09/2023 – Aprovados Mestrado Campus Tubarão.
• Acesse aqui o Edital PPGE nº 08/2023 – Aprovados Mestrado Campus Criciúma.
Etapa 3 – Entrevistas
• Acesse aqui o Edital PPGE nº 11/2023 – Cronograma de Entrevistas da 3ª Etapa.
• Acesse aqui – Nomes e notas dos(as) aprovados(as) Mestrado Campus Tubarão.
• Acesse aqui – Nomes e notas dos(as) aprovados(as) Mestrado Campus Criciúma.
• Acesse aqui – Classificação final dos(as) aprovados(as) e orientações para matrícula – Mestrado.
Editais do processo seletivo
As inscrições estão encerradas para este semestre.
Consulte os editais para conhecer o cronograma e as demais informações sobre o processo seletivo.
• Consulte aqui o edital para Tubarão
• Consulte aqui o edital para Criciúma - Curso de Doutorado
O processo seletivo será coordenado por Comissão de Processo Seletivo, constituída por docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação, designada em portaria da Coordenação do PPGE. O processo será realizado em três etapas diferenciadas, sendo todas eliminatórias.
• 1ª Etapa – Projeto de Pesquisa
• 2ª Etapa – Prova Escrita
• 3ª Etapa – Entrevista
Resultados da Etapa 1 – Homologação
• 08/02/2023 – Consulte o edital de homologação das inscrições.Resultados da Etapa 1 – Aprovados
• 14/02/2023 – Consulte a Relação de candidatos aprovados.
Etapa 2 – Local e horário da prova escrita
• Acesse aqui o Edital PPGE nº 06/2023 – Local e horário Campus Tubarão.Etapa 2 – Aprovados na prova escrita
• Acesse aqui o Edital PPGE nº 10/2023 – Aprovados Doutorado.
Etapa 3 – Entrevistas
• Acesse aqui o Edital PPGE nº 11/2023 – Cronograma de Entrevistas da 3ª Etapa.
• Acesse aqui – Nomes e notas dos(as) aprovados(as) Doutorado.
• Acesse aqui – Classificação final dos(as) aprovados(as) e orientações para matrícula – Doutorado.
Edital do processo seletivo
As inscrições estão encerradas para este semestre.
- Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul – torna público Edital Interno de abertura das inscrições para seleção de candidatos ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES.
A inscrição deverá ser realizada no período de 24 de fevereiro a 8 de março, às 23h 59min, no endereço de e-mail: [email protected].
Consulte o edital para conhecer o cronograma e as demais informações sobre o processo seletivo.
- Curso de Mestrado
Proposta do Programa
- História do Programa
O PPGE/UNISUL, Mestrado e Doutorado em Educação, recomendado pela CAPES em 2007 e 2019, respectivamente, consolidou sua presença na região sul do estado de Santa Catarina alinhado ao caráter de universidade comunitária da Unisul, que abriga esse curso.
Neste contexto, o Programa busca constantemente manter, prosseguir e, ao mesmo tempo, ampliar o necessário aprofundamento da densidade teórico-conceitual das pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGE/UNISUL que vem, historicamente, contribuindo para a formação consistente de pesquisadores.
Destaca-se a importância que vem assumindo o PPGE no município, na região, em todo o estado e no país, como um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu responsável, desde sua recomendação pela CAPES, pela formação expressiva de mestres em Educação, compatível com padrões de qualidade, com centralidade na pesquisa em Educação.
Ganha relevo, a partir de 2021, o curso de Doutorado em Educação, por meio de atividades a serem desenvolvidas, na direção de uma formação científica ampla com rigor teórico-metodológico, no intuito de desenvolver a capacidade de pesquisa e o poder inovador na área de Educação.
Materializa-se, desta forma, o principal papel dos estudos no âmbito do PPGE/UNISUL, Mestrado e Doutorado em Educação, qual seja, priorizar a investigação no âmbito nacional e internacional num padrão de qualidade condizente com as necessidades que se apresentam de modo especial na realidade brasileira.
O curso de Doutorado segue, portanto, a mesma orientação do Mestrado. Porém, avança para uma formação científica ampliada no rigor teórico-metodológico no intuito de desenvolver a capacidade de pesquisa e o poder inovador na área de Educação. É na busca dessa identidade teórico-metodológica que se pretende consolidar o Programa.
- Objetivos do Programa
Como um espaço singular de desenvolvimento intelectual, da pesquisa, da extensão e da formação profissional, a universidade e o PPGE se constituem um loci privilegiados para, entre outros aspectos, debater, questionar e refletir sobre as problemáticas do Brasil, num um contexto mundial em constante transformação. O Curso de Mestrado em Educação destina-se aos profissionais vinculados ou não à área de Educação nos seus diferentes níveis e modalidades, possibilitando a professores e pesquisadores uma preparação para atuar em diferentes níveis do sistema nacional de educação, de forma a contribuir com a ampliação do conhecimento científico e desenvolver pesquisas de relevância teórica e social que contribuam para o enfrentamento das diferentes problemáticas vivenciadas na área. Com a finalidade de materializar essa proposta, o Programa tem como objetivos:
Objetivo Geral do Mestrado em Educação
Formar professores e pesquisadores comprometidos com o avanço do conhecimento para atuar na educação, em atividades de relevância teórica e social, no ensino, na pesquisa e na extensão.
Objetivos Específicos
• Incentivar a produção e a socialização do conhecimento na área da Educação, possibilitando sua articulação com centros de pesquisa e pós-graduação nacionais e internacionais;
• Criar um espaço de reflexão e aprofundamento contínuo e crítico sobre teorias e as práticas educacionais;
• Contribuir para a qualificação dos processos pedagógicos no espaço escolar;
• Possibilitar a reflexão teórica sobre a educação brasileira;
• Contribuir com as diferentes instâncias da educação, especialmente as locais e regionais, buscando a qualidade social em todos os seus níveis e modalidades.
Objetivo Geral do Doutorado em Educação
Desenvolver estudos e pesquisas visando à formação de pesquisadores e professores qualificados para a construção/produção e o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área da Educação e para atuarem em atividades de relevância teórico-social na pesquisa, no ensino e na extensão.
Objetivos Específicos
• Desenvolver pesquisas na área da Educação, englobando as diferentes temáticas contempladas no programa com vistas a potencializar a capacidade crítica de produção do conhecimento em suas dimensões éticas, estéticas, políticas, filosóficas e epistemológicas;
• Promover pesquisas comprometidas com a produção de conhecimentos que potencializem processos de transformação social, contemplando o âmbitoinstitucional e os movimentos sociais e sociambientais;
• Formar pesquisadores capazes de contribuir com a produção e o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área da Educação, inseridos em redes nacionais e internacionais.
- Área de Concentração
A área de concentração do PPGE denomina-se “Educação”, de modo que os cursos se organizam através de estudos e pesquisas sobre os processos educacionais e seus fundamentos na perspectiva da compreensão do fenômeno educativo em seus diferentes aspectos.
- Linhas de Pesquisa
Para dar conta da área de concentração, o PPGE promove as linhas de pesquisa:
Educação, História e Política: fundamentos históricos, políticos e pedagógicos da educação. Política para a educação básica e superior. História das instituições e das práticas escolares.
Relações Culturais e Históricas na Educação: os processos educativos e suas interfaces com a cultura, história, filosofia, sociologia, antropologia e psicologia. Experiência e formação de professores. Estudos sobre infância e sua educação em contextos formais e informais. Relações de gênero, classe e raça/etnia na educação.
Educação em Ciências: fundamentos históricos, filosóficos, epistemológicos, axiológicos, psicológicos e didático-pedagógicos da Educação em Ciências relacionados aos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica, Superior (Formação inicial e continuada de professores) e em contextos não formais e informais.
- Perfil de Estudantes e Egressos
O Mestrado em Educação objetiva formar professores e pesquisadores com habilidades para:
• Atuar nas diferentes instituições do sistema de ensino, capazes de contribuir com o avanço do conhecimento no campo educacional e desenvolver pesquisas de relevância teórica e social;
• Investigar e analisar a realidade educacional garantindo uma atuação profissional que articule teoria e prática;
• Dominar métodos, técnicas e processos de investigação científica sobre o processo educativo;
• Compreender a realidade educacional de forma a apreendê-la na sua totalidade e complexidade;
• Atuar com ética e compromisso intelectual e político com vistas à construção da justiça social que inclui a educação de qualidade social, entre outros bens sociais;
• Interagir com os seus pares através da participação em processos de intervenção coletiva e de socialização de conhecimentos;
• Contribuir com os projetos educacionais escolares e sociais, consciente do seu compromisso profissional e do seu papel social, sobretudo com a educação pública e democrática;
• Compreender a formação como um processo permanente.
O Doutorado em Educação pretende formar doutores que:
• compreendam a Educação em sua historicidade, complexidade e diversidade, desenvolvendo e orientando pesquisas relativas às problemáticas da área com abordagem original, densidade de análise e rigor científico em articulação com outras áreas do conhecimento;
• contribuam na produção e no avanço do conhecimento científico e tecnológico com autonomia intelectual e investigativa, atuando em grupos de pesquisa inseridos em redes nacionais e internacionais.
• atuem como professores e pesquisadores em espaços educativos em seus diferentes níveis, em especial, na Graduação e na Pós-Graduação, comprometidos com a transformação social em âmbito local, regional, nacional e internacional.
- Disciplinas do Programa
Grades e Regimento em processo de atualização para 2022-2.
- Amparo Legal
Regimento
Acesse aqui o Regimento do PPGE.Avaliação da Capes
Acesse aqui a avaliação e os documentos normativos da Capes. - Website in English
Click here to enter the website.
- Sitio Web Español
Haga clic aquí para acceder al Sitio Web.
- História do Programa
Mestrado
- Apresentação
O Mestrado em Educação da UniSul foi criado com o intuito de atender à demanda regional e nacional de estudos e pesquisas na área. O curso prioriza a produção de conhecimento e a formação de docentes pesquisadores. Insere-se na construção de espaços de reflexão teórica sobre a educação e possibilita a compreensão do fenômeno educacional na sua inserção no contexto mais amplo, permitindo a necessária interpretação da realidade.
Esse curso contribui para a compreensão da problemática educacional na sua historicidade, totalidade e complexidade em um quadro educacional brasileiro caracterizado pelos altos índices de analfabetismo, de baixas taxas de escolarização e pelos problemas na formação de professores nos diferentes níveis e modalidades da educação.
O Mestrado em Educação se constitui em um locus privilegiado para debater, questionar e refletir sobre as problemáticas do mundo contemporâneo, intervindo nos processos de formação de docentes para o ensino superior e do pesquisador em educação e dos docentes de outros níveis e modalidades da educação.
• Modalidade: Presencial
• Campus: Tubarão
• Duração: 24 meses
• Mensalidades: até 36x de R$ 1.399,33**Sobre esses valores incidirão bolsa de 30% para egressos, 20% para os demais alunos, como incentivo à pesquisa e, em caso de pagamento à vista, 5% de desconto adicional. Consulte condições especiais para colaboradores Ânima. Os valores das parcelas serão reajustados anualmente, nos termos previstos e autorizados pela legislação pertinente e vigente, podendo, inclusive, ser utilizada a variação acumulada do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) apurado pela Fundação Getúlio Vargas ou outro índice que venha a substituí-lo.
- Aulas do curso
As aulas do Programa de Pós-Graduação em Educação são semanais e presenciais, às quartas e quintas-feiras, nos períodos matutino e vespertino.
- Processo seletivo 2023.1
Consulte a seção “Processo Seletivo” nesta mesma página.
- Apresentação
Doutorado
- Apresentação
O Doutorado em Educação da UniSul foi criado com o intuito de ampliar a qualidade de pesquisa e produção do conhecimento, necessária para que a universidade exerça seu papel no desenvolvimento social. Se apresenta como mais um espaço institucional no desenvolvimento de pesquisas de alto nível e de formação de pesquisadores na área da Educação.
O curso caracteriza-se como uma proposição que se mostra necessária do ponto de vista quali/quantitativo, garantindo o compromisso com a produção e a difusão do conhecimento científico, reforçando a compreensão de que cabe à universidade, no rigor de sua autonomia, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
Nesta acepção, o curso de Doutorado apresenta-se como lócus institucional de formação de pesquisadores de alto nível que pode contribuir, a partir da produção de conhecimentos, para os níveis local, regional, nacional e internacional, estruturando-se segundo os princípios da interdisciplinaridade, da flexibilidade e da articulação entre ensino, pesquisa e extensão e de articulação entre os diferentes níveis e modalidades da educação.
O Doutorado em Educação, ao avançar na perspectiva da qualidade, expressa seu compromisso com a formação científica de discentes e docentes para uma intervenção social cada vez mais qualificada.
• Modalidade: Presencial
• Campus: Tubarão
• Duração: 48 meses
• Mensalidades: até 60x de R$ 1.263,20**Sobre esses valores incidirão bolsa de 30% para egressos, 20% para os demais alunos, como incentivo à pesquisa e, em caso de pagamento à vista, 5% de desconto adicional. Consulte condições especiais para colaboradores Ânima. Os valores das parcelas serão reajustados anualmente, nos termos previstos e autorizados pela legislação pertinente e vigente, podendo, inclusive, ser utilizada a variação acumulada do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) apurado pela Fundação Getúlio Vargas ou outro índice que venha a substituí-lo.
- Aulas do curso
As aulas do Programa de Pós-Graduação em Educação são semanais e presenciais, às quartas e quintas-feiras, nos períodos matutino e vespertino.
- Processo seletivo 2023.1
Consulte a seção “Processo Seletivo” nesta mesma página.
- Apresentação
Pessoas
- Coordenação
Dra. Luciane Pandini Simiano
E-mail: [email protected]
Telefone: (55) (48) 3621-3366
WhatsApp: (55) (48) 3621-3366 - Secretaria
Amanda Duarte Lima
E-mail: [email protected]
Telefone: (55) (48) 3621-3969
WhatsApp: (55) (48) 3621-3366 - Docentes A-L
Chirley Domingues
Formação Acadêmica
Graduação: Letras Português/Francês – UFSC, Florianópolis, 1992.
Mestrado: Literatura Brasileira – UFSC, Florianópolis, 1998.
Doutorado: Educação – UFSC, Florianópolis, 2017.Linha de Pesquisa
Relações Culturais e Históricas da EducaçãoProjetos de Pesquisa
Desafios para a formação do leitor literário na escola: quais são, onde estão e como podemos superá-losGrupos de Pesquisa
Relações linguagem, cultura e estéticaE-mail: [email protected]
Currículo Lattes
OrcidTemas de orientação
• Formação do leitor literário em espaços formais e não formais
• Literatura e ensino
• Espaços de mediação de leitura literária na escola
• Formação inicial e continuada do professor de literatura
• Leitura literária na escola (Ensino Fundamental II e Ensino Médio)
• Literatura infantil e juvenil
Flávia Wagner
Formação Acadêmica
Graduação: Licenciada em Pedagogia – Séries Iniciais e Orientação Educacional – UFSC, 2000.
Especialização: Educação e Cultura Mercado de Trabalho – UDESC, 2002.
Mestrado em Educação, na linha Sociologia e História da Educação – PPGE/ UFSC, 2004.
Doutorado em Educação na linha de Formação de Professores PPGE/Universidade de Lisboa / Revalidado pelo PPGE da Universidade de São Paulo, (USP), 2018.Linha de Pesquisa
Educação, História e Política: fundamentos históricos, políticos e pedagógicos da educação. Política para a educação básica e superior. História das instituições e das práticas escolares.Projetos de Pesquisa
Políticas Educacionais e Formação de ProfessoresGrupos de Pesquisa
Estudos sobre Gestão e Práticas Educacionais – UNISULE-mail: [email protected]
Currículo Lattes
OrcidTemas de orientação
• Formação de professores (formação inicial e continuada)
• Competências pedagógicas docentes (básica e superior)
• Currículo (educação básica e superior)
• Políticas Educacionais
• Didática
• Estratégias de ensino e aprendizagem
• Avaliação (institucional e de aprendizagem)
• Educação em contextos formal e informal
• Educação Inclusiva
Gilvan Luiz Machado Costa
Formação Acadêmica
Graduação: Licenciatura Em Matemática – UNESC, 1986.
Especialização: Ensino de Matemática – UNESC, 1987.
Mestrado: Educação Matemática, UNESP, 1999.
Doutorado: Educação – UNICAMP, 2004.
Pós-doutorado: Educação – UFMG, 2010.Linha de Pesquisa
Educação, História e PolíticaProjetos de Pesquisa
Formação e condições de trabalho docente no ensino médio no Sul do Brasil: aspectos das redes estaduais de ensinoGrupos de Pesquisa
Política e Gestão da EducaçãoE-mail: [email protected]
Currículo Lattes
OrcidTemas de orientação
• Política Educacional
• Trabalho docente e valorização dos Profissionais da Educação
• Ensino médio no Brasil
Josélia Euzébio da Rosa
Formação Acadêmica
Graduação: Licenciatura em Matemática – UNESC, 2002.
Especialização: Educação Matemática – UNESC, 2004.M
estrado: Educação – UFPR, 2006.
Doutorado: Educação – UFPR, 2012.Linha de Pesquisa
Educação em CiênciasProjetos de Pesquisa
Aprendizagem sobre o modo de organização do ensino de Matemática por acadêmicos de Pedagogia com base na Teoria do Ensino DesenvolvimentalGrupos de Pesquisa
Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TedMat)E-mail: [email protected]
Currículo Lattes
OrcidTemas de orientação
• Educação matemática e desenvolvimento do pensamento teórico
• Modo de organização dos processos de ensino aprendizagem de Matemática
• Resolução de problemas
• Modelagem matemática
• Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática
• Uso das TDIC na Educação Matemática
• Educação matemática na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Base do Território Catarinense (CBTC)
• Avaliação dos processos de ensino aprendizagem de Matemática
Luciane Pandini Simiano
Formação Acadêmica
Graduação: Pedagogia – UNISUL, 2002.
Especialização: Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino – FUCAP, 2003.
Mestrado: Educação – UNISUL, 2010.
Doutorado: Educação – UFRGS com período sanduíche em Università degli Studi di Firenze (Itália), 2015.Linha de Pesquisa
Relações Culturais e Históricas da EducaçãoProjetos de Pesquisa
A documentação pedagógica no contexto da educação infantil: Perspectivas para a docência e formação de professoresGrupos de Pesquisa
Grupo de Educação, Infância e Gênero (Gedig)E-mail: [email protected]
Currículo Lattes
Orcid• Temas de orientação
• Educação e Infância
• Relações entre infância, experiência e narrativa na educação
• A especificidade da educação de bebês em espaços coletivos
• Educação Infantil
Luciano Daudt da Rocha
Formação Acadêmica
Graduação: História – UNISINOS, 2001.
Mestrado: Educação – UFSC, 2006.
Doutorado: História – UFSC, 2021.Linha de Pesquisa
Relações Culturais e Históricas da EducaçãoProjetos de Pesquisa
As interfaces entre educação, democracia e autoritarismos: contextos globais e locaisGrupos de Pesquisa
Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Dinâmicas Globais e Regionais – GIPARTE-mail: [email protected]
Currículo Lattes
OrcidTemas de orientação
• Educação e Globalização
• Educação, Democracia e autoritarismos
• Educação para a democracia
• Educação e diversidades
• Educação e sociedade
• Educação e ideologias
• Educação e perspectivas de gênero, raça e classe - Docentes M-Y
Maria Sirlene Pereira Schlickmann
Formação Acadêmica
Graduação: Pedagogia – Unisul, 1996.
Especialização: Fundamentos da Educação – Unesc, 1998.
Mestrado: Ciências da Linguagem – Unisul, 2004.
Doutorado: Ciências da Linguagem – Unisul, 2015.Linha de Pesquisa
Educação, História e PolíticaProjetos de Pesquisa
Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas redes públicas pe educação de Santa Catarina – SCGrupos de Pesquisa
História da Educação Catarinense – GEPHEC/HISTEDBR-SC UnisulE-mail: [email protected]
Currículo Lattes
OrcidTemas de orientação
• Políticas Curriculares na/da Educação Básica
• Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Base do Território Catarinense (CBTC)
• Planejamento, Gestão e Avaliação na Educação Básica
• Linguagens, Discurso, Alfabetização e Letramento
• Políticas e Práticas Pedagógicas de Alfabetização
Matheus Bernardo Silva
Formação Acadêmica
Graduação: Licenciatura em Educação Física – UNESC, 2011.
Mestrado: Educação, UFPR, 2014.
Doutorado: Educação – UNICAMP, 2018.
Pós-doutorado: Educação – UNISUL, 2019.Linha de Pesquisa
Educação, História e PolíticaProjeto(s) de Pesquisa
Fundamentos para a prática pedagógica em educação física escolarGrupo(s) de Pesquisa
Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação Humana e Prática PedagógicaE-mail: [email protected]
Currículo Lattes
OrcidTemas de orientação
• Trabalho Educativo e Sociedade
• Prática Pedagógica na Educação Básica
• Epistemologia da Educação Física
• Formação Inicial e Continuada de Professores de Educação Física
• Educação Física Escolar
Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher
Formação Acadêmica
Graduação: Tecnólogo em Processamento de Dados – UNISINOS, 1985.
Mestrado: Engenharia de Produção – UFSC, 1998.
Doutorado: Educação Científica e Tecnológica – UFSC, 2014.
Pós-doutorado: Educação – Universidade do Minho (Portugal), 2014Linha de Pesquisa
Educação em CiênciasProjetos de Pesquisa
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação em CiênciasGrupos de Pesquisa
Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e da Comunicação (INTERTIC)E-mail: [email protected]
Currículo Lattes
OrcidTemas de orientação
• Fundamentos epistemológicos das TDIC na Educação.
• Obstáculos epistemológicos e didáticos do uso das TDIC na Educação em Ciências
• Metodologias ativas aplicadas ao ensino de ciências fazendo uso das TDIC
• Estratégias e aplicação das TDIC na mediação didática em Ciências
• Ambientes de ensino/aprendizagem digitais no processo educativo
• A Robótica na Educação
• O pensamento computacional na resolução de problemas no processo de ensino/aprendizagem de Ciências
• Formação de professores e o uso das TDIC em práticas educativas
Yalin Brizola Yared
Formação Acadêmica
Graduação: Ciências Biológicas – UNIPLAC, 2006.
Especialização: Educação Sexual – FMABC, 2008.
Mestrado: Educação – UNIPLAC, 2011.
Doutorado: Educação – UDESC com período sanduíche em Universidade de Aveiro (Portugal), 2016.Linha de Pesquisa
Educação em CiênciasProjetos de Pesquisa
Formação de professores para uma educação promotora do pensamento críticoGrupos de Pesquisa
Educação em Ciências e Pensamento Crítico (GPECrit)E-mail: [email protected]
Currículo Lattes (link) http://lattes.cnpq.br/5474053934142793
Orcid (link) https://orcid.org/0000-0001-8773-9358Temas de orientação
• Desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de Ciências e Biologia.
• Ensino de Ciências e Biologia com ênfase nas temáticas: ‘ser humano e saúde’, ‘sexualidade e educação sexual’, ‘tecnologia e sociedade’.
• Formação inicial e continuada de professores/as que ensinam Ciências e Biologia. Metodologias didático-pedagógicas inovadoras emancipatórias para o ensino de Ciências e Biologia. - Colegiado e Comissões
Representação Docente
Chirley Domingues
Flávia Wagner
Gilvan Luiz Machado Costa
Josélia Euzébio da Rosa
Luciane Pandini Simiano
Luciano Daudt da Rocha
Maria Sirlene Pereira Schlickmann
Matheus Bernardo Silva
Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher
Yalin Brizola YaredRepresentação Discente
Dayane Goulart Martins GoulartComissão de Autoavaliação
Dr. Gilvan Luiz Machado Costa (representante da coordenação: presidente)
Dayane Goulart Martins Goulart (representante do corpo discente)
Esp. Daniela Leandro Eufrazio (representante do corpo técnico) - Estudantes de Mestrado - Turmas 2020 a 2021
Turma 2021
Fernando Borges de Moraes
Joyce Gabriely Nunes Serafim
Jéssica Beluco Vitoreti
Ligiane Berner
Lindaci A Antunes Coelho
Maria Eduarda Mattos Borges
Marileia Joao de Sousa Duarte
Marizete de Oliveira
Natanael de Medeiros
Paula Fabichaki Pereira
Priscila Vieira de Souza
Rafaela Beckhauser UlianoTurma 2020
Debora Goulart Acacio
Denise Elaine Gil Brockveld
Gislaine Tricheis Nazario Gomes
Helen Cristina Sarraff Ferreira
Marcia Regina Mendes Moraes
Marina Koerich
Ruth Calenga
Tiago Back
Vanderlea Aguiar Pupo - Estudantes de Mestrado - Turmas 2015 a 2019
Turma 2019
Adriana de Lima Cangiani Sanches
Dayane Goulart Martins Goulart
Géssica Dal Pont Guidi
Glaucia Guarezi Margotti
Kamila Weber Blasius
Karen Kauffmann da Silva
Lidiane Gil Becker
Maira de Souza Flôr
Morgana Lopes de Matos Cardoso
Roni Monteiro Kampf
Sérgio Gomes
Simone Antunes Veronêz da Silva
Talita Santos CornélioTurma 2019 – Minter
Adriana Di Martella Orsi
Andre Luis de Almeida Barros
Antonio Iatanilton Damasceno De França
Fabio Silva Feitosa
Francisco Carneiro Braga
Glauber Marques de Magalhaes Mauricio
Hellyegenes de Oliveira
Juliana Araujo Silva de Oliveira
Juliana Nobre Nobrega
Jullyana Souza Santos
Kaio Cezar Cavalcante De Lima Santos
Luiza Glaciete Freire Gonçalves
Maria Fabiana de Lima Santos Lisboa
Mirna Karoline Leal Cavalcanti Manso
Monica de Morais Sampaio Silva
Neide Lucia Soares Calazans
Patrícia Severiano Barbosa
Regina Helena Carnauba Telles
Roberto Lopes Sales
Sandro Soares Diniz
Savio Lima da Costa E Silva
Silvio Romero de Araujo Farias
Tarciana Cecilia de Souza FerreiraTurma 2018
Aleida Cardoso Corrêa
Elaine Maria da Silva dos Santos
Fernando Fabichaki Pereira
Juliana Pereira Limia
Marisângela Nandi VeronezTurma 2017
Aline Madalena Martin
Anna Carla Luz Lisboa
Daiane de Medeiros Thomaz
Douglas Figueiredo Bressan
Ediane da Silva
Elita de Medeiros
Fernando Carvalho
Graziela Laurindo
Ingryd Bianhet Marcelino
Jacqueline de Souza
Josué Vicente de Carvalho
Laércio Machado Júnior
Luciane Corrêa do Nascimento Isidoro
Mariana da Silva Fontes
Onileda de Souza M. Guimarães
Rafael Cardoso da Silva
Roseane Fernandes Teixeira
Silvia Avila NunesTurma 2016
Bárbara Ondina Monteiro de Souza
Cleber de Oliveira dos Santos
Daniele Lopes Corrêa
Débora de Souza
Edna Soares Severino
Eliéte de S. de Sousa Machado
Isabel Rodrigues da Silva
Tatiani Fernandes TeixeiraTurma 2015
Alexandra Fraga Izidoro Carneiro
Cristina Felipe de Matos
Cristina Machado Oliveira Faraco
Edna Natória Felisbino Ghizzo
Edson Morais Araujo
Eliege Alves Demetrio Canever
Eloisa Fileti de Souza
Emerson José Diecks Fernandes
Júlia Maccari Espíndula
Rita de Cassia Cardoso Mendes
Rosane Alberton Cunha
Rúbia Borges - Estudantes de Mestrado - Turmas 2010 a 2014
Turma 2014
Adriana Zomer de Moraes
Ana Beatriz Cargnin
Ana Paula da Silva Galdino
Angelina dos Anjos Silva Nogaredo
Beatriz Alves da Silva Dalmolin
Bianca Antônio Gomes
Carolina Barbosa da Silva
Célio Antônio
Cristiana Laurindo
Enadir da Silva Cabral
Franciele de Souza Caetano Vieira
Giovana Benedet
Irene Vonsovicz Zeglin
Josiane Martins Anacleto Silveira
Julia Graziela D. Justina Michels
Karolina da Silva Cabral
Lindekson Resin
Nicholas Cardoso Gomes da Silva
Olívia Rochadel
Sâmia Torquato Rahim Corrêa
Sandra Crestani
Teresinha Baldo Volpato
Valdirene Bruning de Souza BoingTurma 2013
Aline Bittencourt Domingos
Angelica Michels Müller
Camile Martinelli Silveira
Claudinéia da Silva de Oliveira
Diego Fernandes Custódio
Ederbal Forest da Silva
Evandro Luiz Martignago
Flávio Calônico Junior
Gisele Mezzari Silveira
Henry Bill Mc Quade Junior
Jesualdo da Silva
Joice Rodrigues Modolon
João Fabrício Guimara Somariva
Mariléte Pinto de Oliveira
Patricia da Costa Oliveira
Renata Righetto Jung
Robson Heinzen da Silva
Tiago Zeferino dos SantosTurma 2012
Clarívia Fontana Possamai
Cléder Schulter
Clóvis da Silva
Deivid Vitoreti Geraldi
Ediséia Faust Hobold
Elaine Machado Silveira
Fabrícia Machado Fernandes
Gilvan Medeiros
Giuliano Roglio de Oliveira
Glauce da Silva Costa Barzan
Jacira Amadeu Mendes
Jéssica Rohden Schlickmann
Marcelo Salvador Martins
Maria Pierina Ferdinandi Porcel Sanches
Maristella Pandini Simiano
Marlise de Medeiros Nunes de Pieri
Otoniel Rodrigues Silva
Samira Martins Pereira
Vamilson Souza D´Espíndola
Viviani do NascimentoTurma 2011
Alini Martins Barbosa
Angelita da Rosa Farias
Daniella Koch de Carvalho
Emerson Tartari
Estefania Tumenas Mello
Gisele Feliciano Joaquim
Janaina Antunes do Santos
Mara Luciane da Silva Furghestti
Márcia de Souza Rodrigues
Marlene Correa
Ricardo Teixeira Canarin
Rômulo Luiz da Graça
Rosinete Costa Fernandes Cardoso
Samyra Orben
Shirlley Freitas da Silveira
Vanessa Isabel Cataneo
Vilson Leonel
Zélia Alves CordeiroTurma 2010
Alessandra Silva Oliveira
Amanda da Silva Menger
Bantu Mendonça Sayla
Gabriela Cesa
Gisele Vargas
Rosane Romanha
Vandenberg Fontenele de Magalhães Cardoni - Estudantes de Mestrado - Turmas 2007 a 2009
Turma 2009
Cristini da Rosa Turatti
Daniela Maria Schmitz
Eddy Ervin Eltermann
Elisregina Vieira Philippi
Ingrid Ricken
Lucia Helena Fernandes de Souza
Maria Izabel de Amorim
Natali Maria Serafim
Peterson Livramento
Phelipe Pires Fermino
Rafael Nunes Braga
Sinara A. Gonçalves e Garcia
Sirlene A. Takeda BrescianiTurma 2008
Clarisy Cristina Pereira
Cláudio Damaceno Paz
Desiree Freccia Carvalho
Eva Rosane Magalhães Melo
Francielen Kuball Silva
Luciane Lara Acco
Luciane Pandini Simiano
Marcelo Nascimento Mendes
Mariléia Mendes Goulart
Nacim Miguel Francisco Jr.
Valter Alves Schmitz NetoTurma 2007
Joyce Santana
Márcio Silveira Machado
Moisés Laurindo
Renato Justino - Estudantes de Doutorado
Turma 2021
Alexssandro Cardoso Antunes
Ana Paula Da Silva Galdino
Deivid Vitoreti Geraldi
Ediane Da Silva
Elaine Maria Da Silva Dos Santos
Fernando Fabichaki Pereira
Josiane Martins Anacleto Silveira
Mariana Da Silva Fontes
Marisangela Nandi Verone
Viviane Bastos - Orientações
Dra. Chirley Domingues
Mestrado
Debora Goulart Acacio, 2020
Marina Koerich, 2020
Marileia Joao De Sousa Duarte, 2021
Dr. Gilvan Luiz Machado Costa
Mestrado
Roni Monteiro Kampf, 2019
Fernando Borges De Moraes, 2021
Maria Eduarda Mattos Borges, 2021Doutorado
Deivid Vitoreti Geraldi, 2021
Fernando Fabichaki Pereira, 2021
Dra. Josélia Euzébio da Rosa
Mestrado
Gislaine Tricheis Nazario Gomes, 2020
Tiago Back, 2020
Lindaci A Antunes Coelho, 2021Doutorado
Mariana Da Silva Fontes, 2021
Dra. Luciane Pandini Simiano
Mestrado
Glaucia Guarezi Margotti, 2019
Simone Antunes Veronêz da Silva, 2019
Marcia Regina Mendes Moraes, 2020
Joyce Gabriely Nunes Serafim, 2021
Jéssica Beluco Vitoreti, 2021Doutorado
Ana Paula Da Silva Galdino, 2021
Elaine Maria Da Silva Dos Santos, 2021
Dra. Maria Sirlene Pereira Schlickmann
Mestrado
Marizete De Oliveira, 2021
Priscila Vieira De Souza, 2021Doutorado
Marisangela Nandi Veronez, 2021
Dr. Matheus Bernardo Silva
Mestrado
Adriana de Lima Cangiani Sanches, 2019
Géssica Dal Pont Guidi, 2019
Jullyana Souza Santos, 2019
Silvio Romero De Araujo Farias, 2019
Talita Santos Cornélio, 2019
Denise Elaine Gil Brockveld, 2020
Helen Cristina Sarraff Ferreira, 2020
Ruth Calenga, 2020
Ligiane Berner, 2021Doutorado
Josiane Martins Anacleto Silveira, 2021
Viviane Bastos, 2021
Dra. Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher
Mestrado
Paula Fabichaki Pereira, 2021
Dra. Yalin Brizola Yared
Mestrado
Fabio Silva Feitosa, 2019
Kaio Cezar Cavalcante De Lima Santos, 2019
Mirna Karoline Leal Cavalcanti Manso, 2019
Morgana Lopes de Matos Cardoso, 2019
Roberto Lopes Sales, 2019
Natanael De Medeiros, 2021
Rafaela Beckhauser Uliano, 2021Doutorado
Alexssandro Cardoso Antunes, 2021
Ediane Da Silva, 2021 - Egressos do Mestrado - A-F
- Adriana Zomer de Moraes
- Aleida Cardoso Corrêa
- Alessandra Silva Oliveira
- Alexandra Fraga Izidoro Carneiro
- Aline Bittencourt Domingos
- Aline Madalena Martins
- Alini Martins Barbosa
- Amanda da Silva Menger
- Ana Beatriz Cargnin
- Ana Paula da Silva Galdino
- Angelica Michels Müller
- Angelina dos Anjos Silva Nogaredo
- Angelita da Rosa Farias
- Anna Carla Luz Lisboa
- Bantu Mendonça Sayla
- Bárbara Ondina Monteiro de Souza
- Beatriz Alves da Silva Dalmolin
- Bianca Antônio Gomes
- Camile Martinelli Silveira
- Carolina Barbosa da Silva
- Célio Antônio
- Clarisy Cristina Pereira
- Clarívia Fontana Possamai
- Claudinéia da Silva de Oliveira
- Cláudio Damaceno Paz
- Cleber de Oliveira dos Santos
- Cléder Schulter
- Clóvis da Silva
- Cristiana Laurindo
- Cristina Felipe de Matos
- Cristina Machado Oliveira Faraco
- Cristini da Rosa Turatti
- Daiane de Medeiros Thomaz
- Daniela Maria Schmitz
- Daniella Koch de Carvalho
- Débora de Souza
- Deivid Vitoreti Geraldi
- Desiree Freccia Carvalho
- Diego Fernandes Custódio
- Douglas Figueiredo Bressan
- Eddy Ervin Eltermann
- Ederbal Forest da Silva
- Ediane da Silva
- Ediséia Faust Hobold
- Edna Natória Felisbino Ghizzo
- Edna Soares Severino
- Edson Morais Araujo
- Elaine Machado Silveira
- Elaine Maria da Silva dos Santos
- Eliege Alves Demetrio Canever
- Eliéte de S. de Sousa Machado
- Elisregina Vieira Philippi
- Elita de Medeiros
- Eloisa Fileti de Souza
- Emerson José Diecks Fernandes
- Emerson Tartari
- Enadir da Silva Cabral
- Estefania Tumenas Mello
- Eva Rosane Magalhães Melo
- Evandro Luiz Martignago
- Fabrícia Machado Fernandes
- Fernando Carvalho
- Fernando Fabichaki Pereira
- Flávio Calônico Junior
- Franciele de Souza Caetano Vieira
- Francielen Kuball Silva
- Egressos do Mestrado - G-N
- Gabriela Cesa
- Gilvan Medeiros
- Giovana Benedet
- Gisele Feliciano Joaquim
- Gisele Mezzari Silveira
- Gisele Vargas
- Giuliano Roglio de Oliveira
- Glauce da Silva Costa Barzan
- Graziela Laurindo
- Hellyegenes de Oliveira
- Henry Bill Mc Quade Junior
- Ingrid Ricken
- Ingryd Bianhet Marcelino
- Irene Vonsovicz Zeglin
- Isabel Rodrigues da Silva
- Jacira Amadeu Mendes
- Jacqueline de Souza
- Janaina Antunes do Santos
- Jéssica Rohden Schlickmann
- Jesualdo da Silva
- João Fabrício Guimara Somariva
- Joice Rodrigues Modolon
- Josiane Martins Anacleto Silveira
- Josué Vicente de Carvalho
- Joyce Santana
- Julia Graziela D. Justina Michels
- Júlia Maccari Espíndula
- Juliana Araújo Silva de Oliveira
- Juliana Pereira Limia
- Karolina da Silva Cabral
- Laércio Machado Júnior
- Lindekson Resin
- Lucia Helena Fernandes de Souza
- Luciane Corrêa do Nascimento Isidoro
- Luciane Lara Acco
- Luciane Pandini Simiano
- Mara Luciane da Silva Furghestti
- Marcelo Nascimento Mendes
- Marcelo Salvador Martins
- Márcia de Souza Rodrigues
- Márcio Silveira Machado
- Maria Izabel de Amorim
- Maria Pierina Ferdinandi Porcel Sanches
- Mariana da Silva Fontes
- Mariléia Mendes Goulart
- Mariléte Pinto de Oliveira
- Marisângela Nandi Veronez
- Maristella Pandini Simiano
- Marlene Correa
- Marlise de Medeiros Nunes de Pieri
- Moisés Laurindo
- Nacim Miguel Francisco Jr.
- Natali Maria Serafim
- Nicholas Cardoso Gomes da Silva
- Egressos do Mestrado - O-Z
- Olívia Rochadel
- Onileda de Souza M. Guimarães
- Otoniel Rodrigues Silva
- Patricia da Costa Oliveira
- Peterson Livramento
- Phelipe Pires Fermino
- Rafael Cardoso da Silva
- Rafael Nunes Braga
- Renata Righetto Jung
- Renato Justino
- Ricardo Teixeira Canarin
- Rita de Cassia Cardoso Mendes
- Robson Heinzen da Silva
- Rômulo Luiz da Graça
- Rosane Alberton Cunha
- Rosane Romanha
- Roseane Fernandes Teixeira
- Rosinete Costa Fernandes Cardoso
- Rúbia Borges
- Sâmia Torquato Rahim Corrêa
- Samira Martins Pereira
- Samyra Orben
- Sandra Crestani
- Sandro Soares Diniz
- Shirlley Freitas da Silveira
- Silvia Avila Nunes
- Sinara A. Gonçalves e Garcia
- Sirlene A. Takeda Bresciani
- Tatiani Fernandes Teixeira
- Teresinha Baldo Volpato
- Tiago Zeferino dos Santos
- Valdirene Bruning de Souza Boing
- Valter Alves Schmitz Neto
- Vandenberg Fontenele de Magalhães Cardoni
- Vanessa Isabel Cataneo
- Vilson Leonel
- Viviani do Nascimento
- Zélia Alves Cordeiro
- Coordenação
Produção
- Grupos de Pesquisa
Educação em Ciências e Pensamento Crítico (GPECrit)
Líder(es): Yalin Brizola Yared.
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqNossos estudos buscam contribuir para as reflexões sócio-histórico-filosóficas e político-didáticas-pedagógicas sobre a formação inicial e continuada de docentes de Ciências e Biologia e docentes que ensinam Ciências, em interface com as teorias do Pensamento Crítico e da abordagem emancipatória da Educação Sexual. No intuito de garantir a relação permanente entre ensino, a pesquisa e a extensão, visamos o desenvolvimento de estudos sobre a prática didático-pedagógica empírica e a formação docente pautadas nas referidas bases epistemológicas supracitadas. Objetivando inclusive, o desenvolvimento de metodologias inovadoras, aliadas às tecnologias de informação e comunicação, para o ensino de Ciências e Biologia que potencialize a promoção do pensamento crítico e de uma educação sexual intencional e emancipatória.
Educação, Infância e Gênero (Gedig)
Líder(es): Luciane Pandini Simiano; Tânia Mara Cruz.
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqCriado e registrado no CNPQ em 1999 com o nome de Educação, Cultura e Sociedade, teve seu nome e área de conhecimento alterados em 2014 para atender as mudanças das temáticas de pesquisa presentes no Programa. Desenvolve pesquisas sobre as temáticas de educação, de infância e de relações de gênero e busca: – constituir investigações próprias e por meio de parcerias nacionais e internacionais; – realizar seminários internos que propiciem aos estudantes a exposição de seus projetos / pesquisas refletindo sobre metodologias e temas; – participar de eventos nacionais e internacionais com apresentação de trabalhos, além de conferências e seminários; – publicar os resultados de pesquisas nas diferentes modalidades de divulgação científica. – realizar parcerias, assessorias e consultorias junto à rede pública, movimentos sociais para produção e socialização do conhecimento, ampliando o debate acadêmico visando a transformação social.
Estudos sobre Gestão e Práticas Educacionais
Líder: Flávia Wagner.
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqCriado e certificado pelo CNPq em março de 2022, recebeu o nome de Estudos sobre Gestão e Práticas Educacionais para atender as temáticas de pesquisa presentes no PPGE. Desenvolve pesquisas sobre as temáticas do Currículo Educacional; Desenvolvimento Profissional de Professores; Relações Culturais e Históricas da Educação e busca: criar uma rede de pesquisadores da Unisul e de outras instituições, advindos da educação básica e dos projetos de iniciação científica da graduação e do stricto senso. Integrar o grupo de pesquisa nas ações do contexto escolar e universitário, realizando parcerias, assessorias e consultorias para produção e socialização do conhecimento. Auxiliar no debate dos projetos de iniciação científica e dissertações que envolvam as linhas de pesquisa, buscando realizar seminários internos que propiciem aos estudantes a exposição de seus projetos / pesquisas refletindo sobre os temas pesquisados na área da educação. Produzir e submeter artigos científicos em periódicos e/ou em eventos nacionais e internacionais.
Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, História, Alfabetização e Letramento na Educação Básica – GEPPHALE
Líder(es): Maria Sirlene Pereira Schlickmann.
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqO Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, História, Alfabetização e Letramento na Educação Básica – GEPPHALE – é criado a partir danecessidade de reunir pesquisadores em torno dessa temática que tem sido o centro daspesquisas realizadas/orientadas por esta pesquisadora, no Programa de Pós-Graduação emEducação da Unisul – PPGE. O grupo está vinculado à linha de pesquisa Educação, História ePolítica. Neste grupo, busca-se compreender os fenômenos educativos, no que se refere àspolíticas educacionais e seus desdobramentos numa perspectiva histórica no âmbito do direito àEducação, Formação e Currículo; Alfabetização e letramento; Práticas pedagógicas;Planejamento, Avaliação e Gestão de processos educativos em diferentes contextos educativos.Quanto aos fundamentos teórico-epistemológicos, este grupo alinha-se, principalmente, aomaterialismo histórico-dialético, abordagem crítica e teoria histórico-cultural.
Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e da Comunicação (INTERTIC)
Líder: Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqO grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação (INTERTIC) foi criado em 2016 para atender aos anseios e à necessidade de pesquisas nas áreas de Educação, Educação a Distância, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação, Tecnologias Digitais e Práticas de Ensino, Pensamento Computacional e Objetos de Aprendizagem.
Política e Gestão da Educação
Líder(es): Gilvan Luiz Machado Costa.
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqRealizar estudos e pesquisas em articulação com outras universidades nacionais, como Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e estrangeiras, Universidad de Valladolid, Universidade Técnica de Lisboa, Universidade de Lisboa e Universidade Ibn Zohr (Marrocos) por meio de Acordos Interinstitucionais e pelos Estágios Pós-doutorais na Universidad de Valladolid (ES), Técnica de Lisboa (PT), Universidade de Lisboa (PT), na UFMG e UFSC. A participação na Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas Educativas (RIAIPE) e no Consejo Latino Americano de Ciencias Sociales (CLACSO). Publicar livros e artigos em periódicos e em eventos acadêmicos-científicos nacionais e internacionais.
Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TedMat)
Líder(es): Josélia Euzébio da Rosa.
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqPesquisa sobre Atividade Pedagógica ( USP), juntamente com outros dois grupos de pesquisa, um da UNESC e outros da UFSC. A maioria dos pesquisadores também participa do GPEMAHC – Grupo de Pesquisa em Educação Matemática: uma Abordagem Histórico-Cultural (UNESC). Portanto, sua existência está organicamente vinculada a outros grupos. A divulgação do conhecimento produzido no cenário nacional e internacional ocorre por meio da publicação de artigos, capítulos, trabalhos em anais de evento, entre outros. Além disso, ressalta-se a organização do dossiê Estudos em Educação Matemática com Fundamentos na Teoria Histórico-Cultural, publicado na revista Poiésis/Unisul e dois eventos realizados anualmente: Grupo de Trabalho Estudos em Educação Matemática Escolar com fundamentos na Teoria Histórico-Cultural no SIMFOP (Simpósio sobre formação de professores-UNISUL) e o Seminário Interinstitucional de Educação Matemática escolar (UNISUL, UNESC, UNIBAVE e UESP).
- Projetos de Pesquisa
Acesse aqui a listagem dos Projetos de Pesquisa do PPGE.
- Revista Eletrônica
Acesse aqui a Poiésis – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação.
- Dissertações
Acesse aqui as dissertações do PPGE.
- Grupos de Pesquisa
Agenda
- Calendário Acadêmico
Em breve.
- Bancas de Dissertação
Aguarde a divulgação de novas bancas.
- Bancas de Tese
Aguarde a divulgação de novas bancas.
- Calendário Acadêmico
Notícias
- Fique por dentro
- Arquivo de notícias
Acesse aqui o arquivo de notícias recentes do PPGE
Contato
- Telefone, e-mail e endereço
Telefone: (55) (48) 3621-3366
E-mail: [email protected]PPGE no Instagram: https://www.instagram.com/ppgeunisul/
Horário de atendimento
De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.Endereço atendimento presencial
Av. José Acácio Moreira, 787 – Bairro Dehon – Tubarão/SC
- Telefone, e-mail e endereço