Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UniSul oferece os cursos de Mestrado e Doutorado, abrindo a possibilidade de ingresso em ambos para Aluno Especial.

O Mestrado em Educação foi criado com o intuito de atender à demanda regional e nacional de estudos e pesquisas na área. O curso prioriza a produção de conhecimento e a formação de docentes pesquisadores.

O Doutorado em Educação da Unisul foi criado com o intuito de ampliar a qualidade de pesquisa e produção do conhecimento, necessária para que a universidade exerça seu papel no desenvolvimento social.

Navegue pelas seções abaixo para conhecer mais sobre o Programa.

Mestrado e Doutorado em Educação

Saiba tudo sobre nosso
Mestrado e Doutorado em Educação

  • Processo Seletivo 2023.1

  • Proposta do Programa

    • História do Programa

      O PPGE/UNISUL, Mestrado e Doutorado em Educação, recomendado pela CAPES em 2007 e 2019, respectivamente, consolidou sua presença na região sul do estado de Santa Catarina alinhado ao caráter de universidade comunitária da Unisul, que abriga esse curso.

      Neste contexto, o Programa busca constantemente manter, prosseguir e, ao mesmo tempo, ampliar o necessário aprofundamento da densidade teórico-conceitual das pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGE/UNISUL que vem, historicamente, contribuindo para a formação consistente de pesquisadores.

      Destaca-se a importância que vem assumindo o PPGE no município, na região, em todo o estado e no país, como um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu responsável, desde sua recomendação pela CAPES, pela formação expressiva de mestres em Educação, compatível com padrões de qualidade, com centralidade na pesquisa em Educação.

      Ganha relevo, a partir de 2021, o curso de Doutorado em Educação, por meio de atividades a serem desenvolvidas, na direção de uma formação científica ampla com rigor teórico-metodológico, no intuito de desenvolver a capacidade de pesquisa e o poder inovador na área de Educação.

      Materializa-se, desta forma, o principal papel dos estudos no âmbito do PPGE/UNISUL, Mestrado e Doutorado em Educação, qual seja, priorizar a investigação no âmbito nacional e internacional num padrão de qualidade condizente com as necessidades que se apresentam de modo especial na realidade brasileira.

      O curso de Doutorado segue, portanto, a mesma orientação do Mestrado. Porém, avança para uma formação científica ampliada no rigor teórico-metodológico no intuito de desenvolver a capacidade de pesquisa e o poder inovador na área de Educação. É na busca dessa identidade teórico-metodológica que se pretende consolidar o Programa.

    • Objetivos do Programa

      Como um espaço singular de desenvolvimento intelectual, da pesquisa, da extensão e da formação profissional, a universidade e o PPGE se constituem um loci privilegiados para, entre outros aspectos, debater, questionar e refletir sobre as problemáticas do Brasil, num um contexto mundial em constante transformação. O Curso de Mestrado em Educação destina-se aos profissionais vinculados ou não à área de Educação nos seus diferentes níveis e modalidades, possibilitando a professores e pesquisadores uma preparação para atuar em diferentes níveis do sistema nacional de educação, de forma a contribuir com a ampliação do conhecimento científico e desenvolver pesquisas de relevância teórica e social que contribuam para o enfrentamento das diferentes problemáticas vivenciadas na área. Com a finalidade de materializar essa proposta, o Programa tem como objetivos:

      Objetivo Geral do Mestrado em Educação

      Formar professores e pesquisadores comprometidos com o avanço do conhecimento para atuar na educação, em atividades de relevância teórica e social, no ensino, na pesquisa e na extensão.

      Objetivos Específicos

      • Incentivar a produção e a socialização do conhecimento na área da Educação, possibilitando sua articulação com centros de pesquisa e pós-graduação nacionais e internacionais;

      • Criar um espaço de reflexão e aprofundamento contínuo e crítico sobre teorias e as práticas educacionais;

      • Contribuir para a qualificação dos processos pedagógicos no espaço escolar;

      • Possibilitar a reflexão teórica sobre a educação brasileira;

      • Contribuir com as diferentes instâncias da educação, especialmente as locais e regionais, buscando a qualidade social em todos os seus níveis e modalidades.

      Objetivo Geral do Doutorado em Educação

      Desenvolver estudos e pesquisas visando à formação de pesquisadores e professores qualificados para a construção/produção e o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área da Educação e para atuarem em atividades de relevância teórico-social na pesquisa, no ensino e na extensão.

      Objetivos Específicos

      • Desenvolver pesquisas na área da Educação, englobando as diferentes temáticas contempladas no programa com vistas a potencializar a capacidade crítica de produção do conhecimento em suas dimensões éticas, estéticas, políticas, filosóficas e epistemológicas;

      • Promover pesquisas comprometidas com a produção de conhecimentos que potencializem processos de transformação social, contemplando o âmbitoinstitucional e os movimentos sociais e sociambientais;

      • Formar pesquisadores capazes de contribuir com a produção e o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área da Educação, inseridos em redes nacionais e internacionais.

    • Área de Concentração

      A área de concentração do PPGE denomina-se “Educação”, de modo que os cursos se organizam através de estudos e pesquisas sobre os processos educacionais e seus fundamentos na perspectiva da compreensão do fenômeno educativo em seus diferentes aspectos.

    • Linhas de Pesquisa

      Para dar conta da área de concentração, o PPGE promove as linhas de pesquisa:

      Educação, História e Política: fundamentos históricos, políticos e pedagógicos da educação. Política para a educação básica e superior. História das instituições e das práticas escolares.

      Relações Culturais e Históricas na Educação: os processos educativos e suas interfaces com a cultura, história, filosofia, sociologia, antropologia e psicologia. Experiência e formação de professores. Estudos sobre infância e sua educação em contextos formais e informais. Relações de gênero, classe e raça/etnia na educação.

      Educação em Ciências: fundamentos históricos, filosóficos, epistemológicos, axiológicos, psicológicos e didático-pedagógicos da Educação em Ciências relacionados aos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica, Superior (Formação inicial e continuada de professores) e em contextos não formais e informais.

    • Perfil de Estudantes e Egressos

      O Mestrado em Educação objetiva formar professores e pesquisadores com habilidades para:

      • Atuar nas diferentes instituições do sistema de ensino, capazes de contribuir com o avanço do conhecimento no campo educacional e desenvolver pesquisas de relevância teórica e social;

      • Investigar e analisar a realidade educacional garantindo uma atuação profissional que articule teoria e prática;

      • Dominar métodos, técnicas e processos de investigação científica sobre o processo educativo;

      • Compreender a realidade educacional de forma a apreendê-la na sua totalidade e complexidade;

      • Atuar com ética e compromisso intelectual e político com vistas à construção da justiça social que inclui a educação de qualidade social, entre outros bens sociais;

      • Interagir com os seus pares através da participação em processos de intervenção coletiva e de socialização de conhecimentos;

      • Contribuir com os projetos educacionais escolares e sociais, consciente do seu compromisso profissional e do seu papel social, sobretudo com a educação pública e democrática;

      • Compreender a formação como um processo permanente.

      O Doutorado em Educação pretende formar doutores que:

      • compreendam a Educação em sua historicidade, complexidade e diversidade, desenvolvendo e orientando pesquisas relativas às problemáticas da área com abordagem original, densidade de análise e rigor científico em articulação com outras áreas do conhecimento;

      • contribuam na produção e no avanço do conhecimento científico e tecnológico com autonomia intelectual e investigativa, atuando em grupos de pesquisa inseridos em redes nacionais e internacionais.

      • atuem como professores e pesquisadores em espaços educativos em seus diferentes níveis, em especial, na Graduação e na Pós-Graduação, comprometidos com a transformação social em âmbito local, regional, nacional e internacional.

    • Disciplinas do Programa

      Grades e Regimento em processo de atualização para 2022-2.

    • Amparo Legal

      Regimento
      Acesse aqui o Regimento do PPGE.

      Avaliação da Capes
      Acesse aqui a avaliação e os documentos normativos da Capes.

    • Website in English

      Click here to enter the website.

    • Sitio Web Español

      Haga clic aquí para acceder al Sitio Web.

  • Mestrado

    • Apresentação

      O Mestrado em Educação da UniSul foi criado com o intuito de atender à demanda regional e nacional de estudos e pesquisas na área. O curso prioriza a produção de conhecimento e a formação de docentes pesquisadores. Insere-se na construção de espaços de reflexão teórica sobre a educação e possibilita a compreensão do fenômeno educacional na sua inserção no contexto mais amplo, permitindo a necessária interpretação da realidade.

      Esse curso contribui para a compreensão da problemática educacional na sua historicidade, totalidade e complexidade em um quadro educacional brasileiro caracterizado pelos altos índices de analfabetismo, de baixas taxas de escolarização e pelos problemas na formação de professores nos diferentes níveis e modalidades da educação.

      O Mestrado em Educação se constitui em um locus privilegiado para debater, questionar e refletir sobre as problemáticas do mundo contemporâneo, intervindo nos processos de formação de docentes para o ensino superior e do pesquisador em educação e dos docentes de outros níveis e modalidades da educação.

      Modalidade: Presencial
      Campus: Tubarão
      Duração: 24 meses
      Mensalidades: até 36x de R$ 1.399,33*

      *Sobre esses valores incidirão bolsa de 30% para egressos, 20% para os demais alunos, como incentivo à pesquisa e, em caso de pagamento à vista, 5% de desconto adicional. Consulte condições especiais para colaboradores Ânima. Os valores das parcelas serão reajustados anualmente, nos termos previstos e autorizados pela legislação pertinente e vigente, podendo, inclusive, ser utilizada a variação acumulada do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) apurado pela Fundação Getúlio Vargas ou outro índice que venha a substituí-lo.

    • Aulas do curso

      As aulas do Programa de Pós-Graduação em Educação são semanais e presenciais, às quartas e quintas-feiras, nos períodos matutino e vespertino.

    • Processo seletivo 2023.1

      Consulte a seção “Processo Seletivo” nesta mesma página.

  • Doutorado

    • Apresentação

      O Doutorado em Educação da UniSul foi criado com o intuito de ampliar a qualidade de pesquisa e produção do conhecimento, necessária para que a universidade exerça seu papel no desenvolvimento social. Se apresenta como mais um espaço institucional no desenvolvimento de pesquisas de alto nível e de formação de pesquisadores na área da Educação.

      O curso caracteriza-se como uma proposição que se mostra necessária do ponto de vista quali/quantitativo, garantindo o compromisso com a produção e a difusão do conhecimento científico, reforçando a compreensão de que cabe à universidade, no rigor de sua autonomia, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

      Nesta acepção, o curso de Doutorado apresenta-se como lócus institucional de formação de pesquisadores de alto nível que pode contribuir, a partir da produção de conhecimentos, para os níveis local, regional, nacional e internacional, estruturando-se segundo os princípios da interdisciplinaridade, da flexibilidade e da articulação entre ensino, pesquisa e extensão e de articulação entre os diferentes níveis e modalidades da educação.

      O Doutorado em Educação, ao avançar na perspectiva da qualidade, expressa seu compromisso com a formação científica de discentes e docentes para uma intervenção social cada vez mais qualificada.

      Modalidade: Presencial
      Campus: Tubarão
      Duração: 48 meses
      Mensalidades: até 60x de R$ 1.263,20*

      *Sobre esses valores incidirão bolsa de 30% para egressos, 20% para os demais alunos, como incentivo à pesquisa e, em caso de pagamento à vista, 5% de desconto adicional. Consulte condições especiais para colaboradores Ânima. Os valores das parcelas serão reajustados anualmente, nos termos previstos e autorizados pela legislação pertinente e vigente, podendo, inclusive, ser utilizada a variação acumulada do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) apurado pela Fundação Getúlio Vargas ou outro índice que venha a substituí-lo.

    • Aulas do curso

      As aulas do Programa de Pós-Graduação em Educação são semanais e presenciais, às quartas e quintas-feiras, nos períodos matutino e vespertino.

    • Processo seletivo 2023.1

      Consulte a seção “Processo Seletivo” nesta mesma página.

  • Pessoas

  • Produção

    • Grupos de Pesquisa

      Educação em Ciências e Pensamento Crítico (GPECrit)

      Líder(es): Yalin Brizola Yared.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      Nossos estudos buscam contribuir para as reflexões sócio-histórico-filosóficas e político-didáticas-pedagógicas sobre a formação inicial e continuada de docentes de Ciências e Biologia e docentes que ensinam Ciências, em interface com as teorias do Pensamento Crítico e da abordagem emancipatória da Educação Sexual. No intuito de garantir a relação permanente entre ensino, a pesquisa e a extensão, visamos o desenvolvimento de estudos sobre a prática didático-pedagógica empírica e a formação docente pautadas nas referidas bases epistemológicas supracitadas. Objetivando inclusive, o desenvolvimento de metodologias inovadoras, aliadas às tecnologias de informação e comunicação, para o ensino de Ciências e Biologia que potencialize a promoção do pensamento crítico e de uma educação sexual intencional e emancipatória.


      Educação, Infância e Gênero (Gedig)

      Líder(es): Luciane Pandini Simiano; Tânia Mara Cruz.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      Criado e registrado no CNPQ em 1999 com o nome de Educação, Cultura e Sociedade, teve seu nome e área de conhecimento alterados em 2014 para atender as mudanças das temáticas de pesquisa presentes no Programa. Desenvolve pesquisas sobre as temáticas de educação, de infância e de relações de gênero e busca: – constituir investigações próprias e por meio de parcerias nacionais e internacionais; – realizar seminários internos que propiciem aos estudantes a exposição de seus projetos / pesquisas refletindo sobre metodologias e temas; – participar de eventos nacionais e internacionais com apresentação de trabalhos, além de conferências e seminários; – publicar os resultados de pesquisas nas diferentes modalidades de divulgação científica. – realizar parcerias, assessorias e consultorias junto à rede pública, movimentos sociais para produção e socialização do conhecimento, ampliando o debate acadêmico visando a transformação social.


      Estudos sobre Gestão e Práticas Educacionais

      Líder: Flávia Wagner.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      Criado e certificado pelo CNPq em março de 2022, recebeu o nome de Estudos sobre Gestão e Práticas Educacionais para atender as temáticas de pesquisa presentes no PPGE. Desenvolve pesquisas sobre as temáticas do Currículo Educacional; Desenvolvimento Profissional de Professores; Relações Culturais e Históricas da Educação e busca: criar uma rede de pesquisadores da Unisul e de outras instituições, advindos da educação básica e dos projetos de iniciação científica da graduação e do stricto senso. Integrar o grupo de pesquisa nas ações do contexto escolar e universitário, realizando parcerias, assessorias e consultorias para produção e socialização do conhecimento. Auxiliar no debate dos projetos de iniciação científica e dissertações que envolvam as linhas de pesquisa, buscando realizar seminários internos que propiciem aos estudantes a exposição de seus projetos / pesquisas refletindo sobre os temas pesquisados na área da educação. Produzir e submeter artigos científicos em periódicos e/ou em eventos nacionais e internacionais.


      Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, História, Alfabetização e Letramento na Educação Básica – GEPPHALE

      Líder(es): Maria Sirlene Pereira Schlickmann.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, História, Alfabetização e Letramento na Educação Básica – GEPPHALE – é criado a partir danecessidade de reunir pesquisadores em torno dessa temática que tem sido o centro daspesquisas realizadas/orientadas por esta pesquisadora, no Programa de Pós-Graduação emEducação da Unisul – PPGE. O grupo está vinculado à linha de pesquisa Educação, História ePolítica. Neste grupo, busca-se compreender os fenômenos educativos, no que se refere àspolíticas educacionais e seus desdobramentos numa perspectiva histórica no âmbito do direito àEducação, Formação e Currículo; Alfabetização e letramento; Práticas pedagógicas;Planejamento, Avaliação e Gestão de processos educativos em diferentes contextos educativos.Quanto aos fundamentos teórico-epistemológicos, este grupo alinha-se, principalmente, aomaterialismo histórico-dialético, abordagem crítica e teoria histórico-cultural.


      Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e da Comunicação (INTERTIC)

      Líder: Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      O grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação (INTERTIC) foi criado em 2016 para atender aos anseios e à necessidade de pesquisas nas áreas de Educação, Educação a Distância, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação, Tecnologias Digitais e Práticas de Ensino, Pensamento Computacional e Objetos de Aprendizagem.


      Política e Gestão da Educação

      Líder(es): Gilvan Luiz Machado Costa.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      Realizar estudos e pesquisas em articulação com outras universidades nacionais, como Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e estrangeiras, Universidad de Valladolid, Universidade Técnica de Lisboa, Universidade de Lisboa e Universidade Ibn Zohr (Marrocos) por meio de Acordos Interinstitucionais e pelos Estágios Pós-doutorais na Universidad de Valladolid (ES), Técnica de Lisboa (PT), Universidade de Lisboa (PT), na UFMG e UFSC. A participação na Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas Educativas (RIAIPE) e no Consejo Latino Americano de Ciencias Sociales (CLACSO). Publicar livros e artigos em periódicos e em eventos acadêmicos-científicos nacionais e internacionais.


      Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TedMat)

      Líder(es): Josélia Euzébio da Rosa.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      Pesquisa sobre Atividade Pedagógica ( USP), juntamente com outros dois grupos de pesquisa, um da UNESC e outros da UFSC. A maioria dos pesquisadores também participa do GPEMAHC – Grupo de Pesquisa em Educação Matemática: uma Abordagem Histórico-Cultural (UNESC). Portanto, sua existência está organicamente vinculada a outros grupos. A divulgação do conhecimento produzido no cenário nacional e internacional ocorre por meio da publicação de artigos, capítulos, trabalhos em anais de evento, entre outros. Além disso, ressalta-se a organização do dossiê Estudos em Educação Matemática com Fundamentos na Teoria Histórico-Cultural, publicado na revista Poiésis/Unisul e dois eventos realizados anualmente: Grupo de Trabalho Estudos em Educação Matemática Escolar com fundamentos na Teoria Histórico-Cultural no SIMFOP (Simpósio sobre formação de professores-UNISUL) e o Seminário Interinstitucional de Educação Matemática escolar (UNISUL, UNESC, UNIBAVE e UESP).

    • Projetos de Pesquisa

      Acesse aqui a listagem dos Projetos de Pesquisa do PPGE.

    • Revista Eletrônica

      Acesse aqui a Poiésis – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação.

    • Dissertações

      Acesse aqui as dissertações do PPGE.

  • Agenda

  • Notícias

  • Contato

    • Telefone, e-mail e endereço

      Telefone: 55 48 3621-3969
      E-mail: [email protected]

      Horário de atendimento
      De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

      Endereço atendimento presencial
      Av. José Acácio Moreira, 787 – Bairro Dehon – Tubarão/SC