Pesquisadores do GEPPHALE participam do VI CONBALF na Universidade Federal do Pará (2023)

4 / Outubro / 2023

Maria Sirlene Pereira Schlickmann

GEPPHALE – PPGE/UNISUL

O GEPPHALE marcou presença no VI CONBALF, cujo tema foi “Alfabetização e Democracia: Direito à leitura e à escrita”.

O evento foi realizado de forma híbrida (presencial e na modalidade remota). Na etapa presencial, em Belém do Pará, participou a Prof. Maria Sirlene Pereira Schlickmann (PPGE/Unisul) e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, História, Alfabetização e Letramento – GEPPHALE.

Esta participação foi importante, uma vez que possibilitou participar de um dos maiores eventos nacionais sobre alfabetização do nosso país e que reuniu pesquisadores de todo o Brasil. Foi um momento em que tivemos a oportunidade de conhecer e ouvir grandes expoentes da área de alfabetização, tais como Ana Luiza Bustamente Smolka e Cecília Goulart.

Por meio desta participação também nos articulamos com pesquisadores nacionais e passamos a integrar o grupo de pesquisa nacional, ‘Alfabetização em Rede’ – AlfaRede. O grupo AlfaRede tem por objetivo alavancar dados nacionais para consolidar e fortalecer pesquisas que fomentem diversas frentes de trabalho contra o analfabetismo em nosso país, especialmente neste momento pós-pandemia, visando a consolidação de políticas e práticas de alfabetização.

Na etapa remota, dia 28/08, apresentamos o primeiro trabalho aprovado pelo nosso grupo. Nesta apresentação as pesquisadoras Marisângela Nandi Veronez e Maria Sirlene Pereira Schlickmann, apresentaram os resultados de uma pesquisa acadêmica com o título: “O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO CICLO ALFABETIZADOR: reflexões sobre a realidade cotidiana em escolas públicas estaduais do Sul de Santa Catarina”.

O estudo teve como objetivo, refletir sobre a concepção de ciclo de aprendizagem como uma possibilidade de contribuir com o processo pedagógico, especialmente no que diz respeito às defasagens no processo de alfabetização. Este “Foi um momento de socialização de conhecimentos, discussão e muito aprendizado”, afirmou Marisângela.

No dia 29/08, apresentamos o segundo trabalho. Neste as pesquisadoras Aline Madalena Martins e Maria Sirlene Pereira Schlickmann, apresentaram, “A HISTÓRIA DA PALAVRA ESCRITA: um relato de experiência sobre as oficinas e suas contribuições para o ensino de História”.

O relato abordou a realização de uma oficina sobre a história da escrita cuneiforme com alunos de uma turma do sexto ano, de uma escola pública da rede municipal de Tubarão. Como destacou Aline, participar desse evento, “foi um momento em que pudemos refletir a relação teoria e prática, destacando fundamentos da teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica que vem embasando as pesquisas do grupo, mostrando que é possível pensar e realizar práticas significativas”.

O VI CONBALF teve como foco discutir o processo de alfabetização e as políticas e programas relacionadas a ele. Neste evento, etapa presencial, também tivemos a participação do MEC, que apresentou o Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Programa Nacional para alfabetização de Jovens e Adultos.