Palestra Patrimônio Cultural com alunas do Programa de Pós Graduação em Educação da UNISUL
 

Matéria

Palestra Patrimônio Cultural com alunas do Programa de Pós Graduação em Educação da UNISUL

18 / Setembro / 2023

Chirley Domingues, Dra. 

PPGE-UNISUL 

 

No último dia 05 de setembro, as alunas Aracilba Aparecida Rodrigues e Danielle Eing, mestrandas do PPGE Unisul, realizaram a palestra Patrimônio Cultural para as turmas de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unisul, dos campi Florianópolis e Pedra Branca. Na oportunidade, as mestrandas, ambas egressas da graduação em História da Unisul, abordaram a História como uma ciência que estuda os homens no tempo e que se constrói, dentre outros elementos, a partir da memória que atualiza o tempo todo o passado no presente.

Deram ênfase ao entendimento de que as memórias que guardamos e as que esquecemos são também constitutivas de nossas identidades que se constroem na coletividade. Nesse sentido, as palestrantes destacaram que mais que conceituar Patrimônio público, é importante percebê-lo como um movimento constante de guardar o passado no futuro, sendo, portanto, um movimento político feito a partir de escolhas do que deve ser lembrado e do que deve ser esquecido em determinada sociedade.

Desta forma, o estudo sobre patrimônio rompe a barreira do conceito e da estética pois trata-se também da identificação de memórias em disputas.  O público presente participou ativamente da palestra com comentários e questões que evidenciaram o interesse dos graduandos pelo tema e pela abordagem proposta.  

A discussão proposta pelas mestrandas, pelo interesse gerado, motivou-as a investir na elaboração de um artigo sobre o tema que será apresentado na 9ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica, em Portugal, no mês de dezembro de 2023.