Uma abertura emocionante – XI Simpósio Nacional e II Simpósio  Internacional sobre Formação de Professores Educação em Contextos Locais e Globais: Proposições e Desafios para a Próxima Década

26 / Abril / 2024

PPGE/UNISUL

16/04/2023

A professora Dra. Maria Sirlene Pereira Schlickmann fez a abertura do evento iniciando sua fala pontuando a carência de espaços de discussões acadêmicas que envolvam a universidade em sintonia com as necessidades da rede pública de ensino, no que se refere à formação continuada de seus profissionais. Importante ressaltar  o agradecimento feito pela professora  pelo engajamento no planejamento e construção do evento pela  comissão organizadora, pelos discentes e docentes de cursos de licenciatura da Universidade do Sul de Santa Catarina, dos programas de Pós-Graduação em Educação e de Ciências da Linguagem e demais envolvidos. Ressaltou a primeira edição do SIMFOP em 2008 resultado de muitas conversas e discussões junto a licenciatura de Pedagogia da Universidade do Sul de Santa Catarina. Uma trajetória consolidada ao longo dos anos e que marcam essa trajetória das 11 edições do evento:

I   EDIÇÃO –      TEMÁTICA: INFÂNCIAS E LINGUAGENS EM DEBATE

II  EDIÇÃO –      UNIVERSIDADE, ESCOLA E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

III EDIÇÃO –      TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

VI EDIÇÃO –      CURRÍCULO, ESCOLA E CONHECIMENTO

V  EDIÇÃO –      EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS FRENTE ÀS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS

VI  EDIÇÃO –    EDUCACAO, CURRÍCULO E ESCOLA

VII EDIÇÃO –    PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: PROPOSIÇÕES E DESAFIOS

VIII EDIÇÃO  –  20 ANOS DA LDB

IX EDIÇÃO   –   A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA ATUAL CONJUNTURA NACIONAL

X EDIÇÃO  –      EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM CONTEXTOS

LOCAIS E GLOBAIS

Na sequência os professores coordenadores do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências da Linguagem realizaram uma fala de acolhimento a todos os presentes convidando o ilustríssimo Reitor da Universidade do Sul de Santa Catarina Dr. Mauri Luiz Herdt que proferiu em sua fala a importância do evento e sua pertinência no cenário da Educação.  Culimando com sua fala a professora Dra. Clara Maria Silva, da Università degli Studi di Firenze (Itália), apresentou a conferência “Da multicultura à interculturalidade: o papel da educação na manutenção da democracia nas sociedades atuais” na noite desta terça (16). Atividade, que sucedeu à abertura formal do evento e foi mediada pela professora coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Dra. Luciane Pandini Simiano.

Natural de Cabo Verde e radicada em Florença, Clara brindou os presentes com reflexões importantes sobre a educação em contextos inter e multiculturais. Relembrando-nos que todas as sociedades são multiculturais em essência, a pesquisadora destacou o papel das migrações nas formações sociais, especialmente em um mundo globalizado. “A característica das nações não é a homogeneidade, mas a diversidade que decorre de uma teia de contatos”, argumenta.

Num esforço generoso por se expressar em português e ainda sob efeito do fuso horário – a pesquisadora recém havia chegado da Europa – Clara destacou o conceito de glocalização, apontando que não devemos considerar o global em contraposição com o local, mas como dois aspectos da realidade planetária atual marcada por conquistas tecnológicas.

“A globalização incentiva e emigração em massa como forma de se escapar de contextos insustentáveis de vida”, lembra, discorrendo sobre o êxodo de africanos em direção a uma Europa idealizada. “Sem dúvida, essa realidade impõe desafios às sociedades democráticas, entre os quais aqueles educacionais”, reflete.

Produzindo um olhar que passa pela escola e destacando as contribuições de Freire e Morin para o tema, Clara argumenta que democracia é, entre outras coisas, solidariedade. “Uma escola democrática tem de se fundamentar nos princípios do pluralismo e da inclusão”, afirma. “Uma escola democrática valoriza o território e se esforça para atenuar as divisões sociais”, complementa.

Para a pesquisadora, a escola deve alimentar a democracia, acolhendo a todos, respondendo às necessidades de cada aluno, protegendo suas liberdades, acompanhando-o e orientando-o para que se torne cidadão consciente e capaz de exercer um olhar crítico sobre a realidade, finaliza.

Após a apresentação, presencial e transmitida on-line pelo YouTube, houve interessante debate sobre os impactos inter e multiculturais em escolas brasileiras e italianas, fechando com excelência as atividades do primeiro dia do evento. A professora Dra. Luciane Pandini Simiano encerrou a programação do primeiro dia de atividades do XI Simpósio Nacional e II Simpósio Internacional sobre Formação de Professores (SIMFOP).

Para conhecer mais sobre o evento, clique em: https://www.even3.com.br/simfop2024/.