Coloquiar é mais que apresentar um trabalho acadêmico

Coloquiar é mais que apresentar um trabalho acadêmico

21 / Setembro / 2022

Pesquisadores do TedMat participaram do VI colóquio GEPAPe

Pesquisadores do Grupo de Pesquisa Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TedMat) participaram nos dias 15, 16 e 17 de outubro do VI colóquio GEPAPe. O encontro aconteceu na FE-USP. Este ano o coletivo GEPAPe comemorou 20 anos de existência. A rede se organiza por unidades. Cada unidade é composta por pesquisadores de diversas instituições. A Unidade Catarinenese é constituída por pesquisadores da UniSul, UNESC, UFSC e UNIOESTE. Os pesquisadores do coletivo GEPAPe têm uma finalidade em comum: Potencializar, por meio dos processos de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento do pensamento teórico e da personalidade coletivista. O arcabouço teórico que sustenta as ações ensino, pesquisa e extensão é a Teoria Histórico-Cultural, seus fundamentos e desdobramentos. Na especificidade da Unidade Catarinense, um dos focos incide nas reflexões em torno da possibilidade de articulação da Atividade Orientadora de Ensino e da Teoria do Ensino Desenvolvimental na organização dos processos de ensino e aprendizagem.

A mestranda Gislaine Tricheis Nazario Gomes participou pela primeira vez do evento e fez o seguinte depoimento:

“O Mestrado em Educação da UniSul nos proporciona a participação ativa em grupos de estudos e pesquisas para o desenvolvimento de nossas potencialidades humanas.
O VI Colóquio do GEPAPe, em comemoração aos seus “20 anos de contribuições à educação escolar na tríade ensino, pesquisa e extensão”, proporcionou a experiência da atividade de aprendizagem em meio as interações dialéticas nas práticas sociais coletivas.

Neste evento apresentei o trabalho titulado “Aprendizagem do conceito teórico de equação do primeiro grau por estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental”. As discussões geradas em torno das contribuições de renomados professores pesquisadores que compõem o coletivo GEPAPe, sustentaram o diálogo entre distintas linhas do trabalho agregando qualidade.
Conhecer os autores que sustentam teoricamente nossa pesquisa foi uma experiência ímpar. Compreendi que lutamos pelas mesmas causas: almejamos um ensino de qualidade e equidade para todos os seres humanos. A experiência de interagir com esses autores, diante de um trabalho acadêmico que os citou como referência, fez com que eu compreendesse esse coletivo enquanto unidade na diversidade de pensamentos.

Coloquiar foi mais que apresentar meu trabalho acadêmico, foi dialogar com autores que sustentam o meu/nosso trabalho.”