News Oficina IEE

20 / Março / 2024

Chirley Domingues, Dra.

PPGE-UNISUL

A professora Chirley Domingues (PPGCL e PPGE Unisul) ministrou no último dia 07 de fevereiro a oficina “Literatura para crianças e jovens: entre o sensível e o inteligível” para o núcleo de professores do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis. O encontro fez parte do calendário de formação continuada dos professores da instituição, organizado pela equipe pedagógica e pela coordenadora do Núcleo de Português, professora Lisandra Bonotto.

No evento, a partir de temas como ensino de literatura, leitura literária e formação do leitor literário, os professores refletiram sobre como conciliar o contato efetivo dos alunos da educação básica com a leitura de textos literários nas aulas de Língua Portuguesa, considerando os tempos e os espaços disponíveis na escola. Com base em referências que discutem e problematizam a didática da literatura, a oficina provocou os professores a considerarem a importância da mediação em sala de aula, pois, como leitores mais experiente, cabe a eles traçarem os caminhos que levam os alunos a uma postura interpretativa. Nesse sentido, as atividades partiram das considerações de Cosson (2021), quando afirma que “[…] a escola deve investir em uma aproximação do aluno com a literatura de forma que a leitura literária seja exercida sem o abandono do prazer, mas com o compromisso de conhecimento que todo saber exige” (COSSON, 2009, p. 23).

No segundo momento da oficina, os participantes analisaram planos de ensino que tinham como tema principal o ensino de literatura para os Anos Finais e Ensino Médio. Em seguida, os professores socializaram no grande grupo os aspectos positivos e negativos identificados na análise e sugeriram mudanças a partir das reflexões feitas com base em referências como Cosson (2021), Rezende (2021) e Rouxel (2013).

Para Domingues, “o diálogo com os professores em atuação na educação básica é sempre uma experiência ímpar, na medida em que conjuga conhecimento teórico e suas interfaces com as pesquisas mais atuais e o fazer pedagógico.”