XI Simpósio Nacional e II Simpósio  Internacional sobre Formação de Professores Educação em Contextos Locais e Globais: Proposições e Desafios para a Próxima Década

26 / Abril / 2024

PPGE/UNISUL

15/04/2023

Os Programas de Pós-graduação Educação (PPGE) e de Ciências da Linguagem (PPGCL) dão início hoje, 16 de abril ao “XI Simpósio Nacional e II Simpósio Internacional sobre Formação de Professores — SIMFOP”. As atividades foram planejadas de forma a oportunizar aos estudantes, professores, pesquisadores e comunidade momentos de reflexão, discussão em temas urgentes no cenário da Educação. As atividades começam na manhã desta terça (16/04) e vão até à noite de sexta (19/04).

O SIMFOP tem por finalidade a divulgação científica e a socialização de experiências pedagógicas por meio de diferentes grupos de pesquisa, assim como promover a articulação entre a universidade e as escolas de educação básica. Em 2024 o tema que congrega os 4 eixos temáticos do SIMFOP  é “Educação em contextos locais e globais: proposições e desafios para a próxima década”. Integrados aos 4 eixos foram propostos15 grupos de trabalho.

No eixo “Educação, sujeitos e práticas pedagógicas”, serão discutidas questões para a compreensão dos processos educativos e seus sujeitos. 5 grupos de trabalho compõem este eixo: “Aula de literatura: ensinar e/ou ler literatura”, “Educação matemática”,  “Infância, educação infantil e inclusão”, “Tecnologias digitais na educação” e “Educação ambiental em espaços formais e não formais”

No eixo “Políticas educacionais e o direito à educação de qualidade social” serão problematizas políticas educacionais pretéritas e discutidas políticas futuras comprometidas com a superação da precarização da Educação em âmbito nacional e internacional. Neste eixo, foram organizados 5 grupos de trabalho “Alfabetização, políticas e práticas”, “Ensino médio: políticas e práticas”, “Política de formação de professores”, “Educação, sociedade e democracia” e “Programas Pibid e Residência Pedagógica (Unisul/Capes)”.

No eixo “Linguagem, cultura e arte”, será discutida a educação suas proposições e desafios, a partir das produções simbólicas da imagem, do corpo, da música na cultura, nas artes e na mídia enquanto espaços de “apreendência” (aprendizagens e vivências). Fazem parte deste eixo 2 grupos de trabalho: “Estética e política: gênero, raça e classe” e “Imaginário, memória e relações de afeto”.

No eixo “Práticas textuais discursivas”, serão apresentadas e/ou experiências de ensino e de aprendizagem que abordam práticas textuais e discursivas como leitura problematizadora da formação social em que vivemos. Este eixo conta com três grupos de trabalho: “Cognição, linguagem e ensino”, “Discurso e narrativa” e “Psicanálise e linguagem”.

Abertura formal do Evento ocorre nesta terça (16) às 19 horas no Salão Nobre de Tubarão. Em seguida, ocorre a conferência “Da multicultura à interculturalidade: o papel da educação na manutenção da democracia nas sociedades atuais”, ministrada pela professora Dra. Clara Maria Silva, da Università degli Studi di Firenze – Itália mediada pela professora e coordenadora do PPGE Dra. Luciane Pandini Simiano.

Para conhecer mais sobre o evento, clique em: https://www.even3.com.br/simfop2024/.