UniSul incentiva doação de sangue e esclarece principais dúvidas
 

Matéria

UniSul incentiva doação de sangue e esclarece principais dúvidas

9 / Setembro / 2022

Ato promove melhor qualidade de vida ao receptor e doador, prevenindo doenças e salvando vidas

Considerado um ato solidário e que pode salvar vidas, a doação de sangue é uma ação realizada por apenas 19% da população brasileira, segundo levantamento realizado pela farmacêutica Abbott em 2021. Com intuito de contribuir com o estoque de sangue dos hospitais catarinenses, a UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, conta com dois postos de coletas nos campi de Tubarão e Criciúma que atendem a população de segunda a sexta-feira.

Para desmistificar o ato de doação e atrair mais voluntários, a professora do curso de Biomedicina da UniSul, Ana Cristo, explica como é o processo e a importância da doação de sangue. “Esse é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias”, explica a biomédica. Confira abaixo os requisitos e cuidados necessários:

Para ser doador de sangue

  • Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
  • O limite de idade para a doação é de 60 anos;
  • O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
  • Pesar acima de 50kg (com descontos de vestimentas);
  • Apresentar documento original com foto atualizada (RG ou cópia autenticada, Carteira de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, Título de eleitor digital desde que tenha foto e Passaporte brasileiro com filiação);
  • Ter repousado bem na noite anterior a doação;
  • Fazer refeições leves e não gordurosas nas 3h que antecedem a doação;
  • Evitar o uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12h;
  • Não pode estar em jejum.

Processo de coleta

A professora Ana Cristo explica que o processo é simples e seguro. “Durante a coleta, realizada com instrumentos esterilizados e descartáveis, e feita por profissionais capacitados, é retirado aproximadamente 450ml de sangue do doador. Esse processo leva em torno de 55 minutos.”

Etapas da doação

1º passo: Recepção e cadastro: apresentação de documento, atualização de endereço, trabalho;

2º passo: Pré-triagem: verificação de peso, altura, pressão arterial e temperatura;

3º passo: Entrevista clínica: é confidencial e sigilosa. O doador assina um Termo de Consentimento onde atesta ter entendido as informações recebidas, ter respondido com sinceridade ao questionário, concorda com a coleta de sangue e afirma que está ciente de que se houver resultados sorológicos alterados será chamado pelo serviço de apoio ao doador;

4º passo: Coleta de sangue

5º passo: Lanche acompanhado por líquidos para repor o volume retirado na doação.

Tipagem sanguínea

Após a coleta, o sangue passa pela ‘Tipagem Sanguínea’, esse processo é utilizado para determinar o grupo sanguíneo do doador. Essa etapa permite classificar o sangue dentro do sistema ABO (divididos em A, B, AB e O) e Fator Rh (positivo ou negativo), o que é indispensável para precaver reações hemolíticas devido à incompatibilidade dos tipos sanguíneos nas transfusões sanguíneas, gestação e outros procedimentos médicos.

Exames

Conforme determina a legislação do Ministério da Saúde (Portaria nº 158, de 4 de fevereiro de 2016), o doador deve ser submetido aos seguintes exames: Hematologia, Imuno-hematologia (tipagem sanguínea), Sorologia (hepatites B e C, HIV, doença de Chagas, sífilis e HTLV) e genético com teste NAT (teste que identifica infecções por vírus ou bactérias).

Intervalo entre doações

Doadores do sexo feminino podem realizar o processo no máximo três vezes ao ano. Enquanto o sexo masculino é permitido a doação de, no máximo, 4 vezes ao ano.

“A importância deste ato de solidariedade pode salvar vidas, por isso incentivo a todos a doar sangue regularmente. Doar sangue é uma atitude necessária de cidadania e amor ao próximo”, conclui a professora da UniSul, Ana Cristo.

Em SC é possível realizar doação nos seguintes postos de coleta:

Tubarão Unidade de Coleta

(48) 3626.7383

Telefone para agendar doação de sangue: (48) 3444-7410/7414

Rua Santos Dumontt, s/n 88.701-600
Segunda a sexta-feira: 7h30 às 12h30

Criciúma Hemocentro Regional

(48) 3444.7400

Telefone para agendar doação de sangue: (48) 3444 7410
Av. Centenário, 1.700 Bairro Sta. Bárbara – 88.804-001
Segunda a sexta: 9h às 18h

Fontes: Ministério da Saúde e HEMOSC (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina)