UniSul divulga Balanço Social e registra quase 180 mil atendimentos gratuitos à população
 

Matéria

UniSul divulga Balanço Social e registra quase 180 mil atendimentos gratuitos à população

18 / Agosto / 2022

Universidade desenvolveu mais de 130 projetos junto à comunidade nas áreas de cidadania, direitos humanos, empreendedorismo, saúde, esporte, arte, cultura, sustentabilidade e meio ambiente

Como parte do seu compromisso de formar cidadãos para o mundo por meio da conexão com as comunidades em que está inserida, a UniSul apresenta o Balanço Social 2021. O documento retrata todas as ações desenvolvidas pela instituição em prol da comunidade catarinense. No total, 179.205 pessoas foram impactadas positivamente e beneficiadas pelos 131 projetos gratuitos realizados no ano passado. Clique aqui para ter acesso ao Balanço Social.

Divididos por áreas, a universidade desenvolveu atividades voltadas para ‘Saúde e Esporte’, com a realização de 149.760 atendimentos; ‘Sustentabilidade e Meio Ambiente’, com 11.915 indivíduos impactados; ‘Habilidades Artísticas e Culturais’, que contou com a participação de 11.637 cidadãos; ‘Direitos Humanos, Diversidades, Cidadania e Inclusão’, que beneficiou 5.510 pessoas e ‘Inovações e Empreendedorismo’, com 383 atendimentos.

“A UniSul traz em seu DNA o engajamento social, além de proporcionar experiências transformadoras que envolve não só a comunidade, mas também alunos e professores por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Trabalhamos com foco no desenvolvimento da região, apoiando a economia criativa e a inovação, tanto em âmbito nacional, quanto internacional”, destaca o Reitor da UniSul, Mauri Luiz Heerdt.

Um dos projetos de destaque é o Gente UniSul que realizou uma série de ações voltadas para os cuidados com a saúde aos moradores do bairro Pedra Branca, em Palhoça. As atividades envolviam desde ação educativas sobre os riscos do diabetes melittus e hipertensão, com a realização de testes de glicemia capilar, e aferição de pressão arterial, até campanhas de conscientização voltadas ao combate ao câncer próstata.

Essa última ação fez parte das ações do Novembro Azul do ano passado e envolveu 25 alunos do curso de Medicina e três professores urologistas em um mutirão de 90 atendimentos de urologia na Policlínica Municipal de Palhoça, que contou com apoio da Secretaria de Saúde do município. Já a Policlínica de Medicina, especializada nos cuidados da saúde da população de Palhoça, espaço-aprendizagem dos estudantes realizou 34.965 atendimentos.

As ações voltadas para a promoção da saúde relacionadas a pandemia de Covid-19, seja por meio de ações educativas e de conscientização e bem-estar como cuidados com a saúde mental, somaram 20.159 atendimentos à comunidade.

Ainda na área da saúde, a Clínica Médica Medicina que integra diferentes cursos da UniSul como Medicina, Nutrição e Psicologia, localizada em Tubarão, foi responsável por 10,7 mil atendimentos.

Já os complexos aquático e esportivo da UniSul, referência na oferta de diversas atividades físicas gratuitas, como natação, hidroginástica, judô e atletismo, à comunidade acadêmica e população de Pedra Branca somaram mais de 52 mil atendimentos. 

Na área de cidadania e direitos humanos um dos destaques foi o trabalho realizado pelo Núcleo de Prática Jurídica junto à comunidade de baixa renda em consultas jurídicas, propositura de ações judiciais, conciliação e mediação. Ao todo foram 3,2 mil atendimentos, divididos por campus: 687 Pedra Branca; 553 em Florianópolis; 1.096 em Tubarão; 121 em Araranguá, 160 em Braço do Norte e 610 em Içara.

Outra iniciativa de destaque na área de cidadania foi o projeto do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo que construiu a nova sede da Asas (Ações Sociais Amigos Solidários). O espaço com área total de 10 mil m² contempla um centro educacional e praça, que atenderão crianças e adolescentes em situação de risco em comunidades do norte de Florianópolis.

Na área cultural, os alunos e professores do curso de Cinema e Audiovisual, em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura, promoveram exibição de filmes online durante a quarentena da pandemia de Covid-19. Mais de 11 mil pessoas assistiram as sessões de cinema na web.

Dentro da área de sustentabilidade, a UniSul tem a educação ambiental como base para o desenvolvimento dos seus projetos. E dentro desse universo a ação de coleta e destinação de resíduos sólidos, em parceria com a Associação dos Fulmicultores do Brasil e a Coordenadoria Regional de Educação de Tubarão, visava produzir brinquedos com materiais alternativos. A iniciativa arrecadou 735 litros de óleo e produziu seis barracas com resíduos sólidos que foram doadas a seis escolas públicas estaduais. De acordo com Mauri Luiz Heerdt, não basta capacitar as pessoas para o mercado de trabalho, mas sim abrir espaço para que os alunos se transformem e possam transformar ao seu redor. “Contamos com cerca de 2 mil estudantes em nossos projetos, o que reforça nosso papel de formar bons profissionais, por meio de ações práticas dentro de cada curso. Mais do que acreditar na educação, como o melhor caminho para mudar a realidade das pessoas, é preciso fazer parte dessa transformação todos os dias e isso também passa pela sustentabilidade e transformação social. Queremos estar além da sala de aula”, afirma.

Reconhecimento

Entre as premiações conquistadas pela instituição estão o 3º selo consecutivo “Somos ODS 2022 – Signatário do Movimento ODS” em que atesta que as práticas adotadas pela UniSul estão em consonância com a Agenda Global 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa agenda reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o planeta oferece.

No início deste ano, a organização também ganhou pela terceira vez o “Selo OAB Recomenda”, título concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil, pois dentre os cursos de graduação de Direito selecionados pelo País, o do Campus Tubarão é destaque. O reconhecimento é resultado do empenho da universidade em garantir a formação dos melhores profissionais para o ingresso no mercado de trabalho.

Por fim, em 2022, a UniSul inaugurou mais dois campi no Estado e ampliou sua atuação no Sul de Santa Catarina. “A abertura dos novos campi, de Araranguá e Criciúma, consolida a presença da UniSul em todo o Estado e reforça nosso compromisso de utilizar a educação como ferramenta transformadora, por meio da formação de profissionais competentes e que irão colaborar no crescimento econômico e social de Santa Catarina”, conclui o Diretor-Geral da UniSul Rodrigo Alves.