Projeto de pesquisa inaugura Estufa Hidropônica Living Lab na terça-feira (28)

Projeto de pesquisa inaugura Estufa Hidropônica Living Lab na terça-feira (28)

24 / Fevereiro / 2023

A UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, inaugura na terça-feira, dia 28 de fevereiro, às 14 horas, no Centro de Atendimento Socioeducativo de São José, a Estufa Hidropônica Living Lab, em um módulo piloto do projeto BRIDGE, de Pesquisa e Extensão. A Estufa Hidropônica terá um sistema de cultivo de plantas sem uso do solo e que se mostra sustentável ao reduzir o consumo de água e de pesticidas, além de produzir alimentos mais saudáveis para o consumo.

A Estufa Hidropônica irá produzir diversos tipos de leguminosas e verduras, com uma média de produção de 2.500 unidade por mês. De acordo com o professor José Baltazar Salgueirinho Guerra o projeto funciona como uma sala de aula a céu aberto e, além se servir de campo de estudos, pretende atender à comunidade do Centro de Acolhimento Socioeducativo, e no futuro pretende-se comercializar algumas verduras para a própria sustentabilidade financeira da Estufa. “Atualmente temos alunos do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Geens) e quatro alunos mestrando e doutorandos do nosso Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA), servidores da Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa no âmbito do projeto SAP Ciência”, ressalta o professor Baltazar.

O professor ainda explica que no dia 28 ocorrerá o encerramento dos trabalhos do projeto BRIDGE – do consórcio do projeto de pesquisa em conjunto com a Universidade de Cambridge e a UniSul, que cria uma rede de cooperação, uma ponte entre os países e as academias catarinense e britânica e que também contribui para estudos de como o Brasil pode se tornar mais resiliente diante às mudanças climáticas. “A Estufa Hidropônica materializa os nexos entre educação, alimento, água e energia. Nós conseguimos ter uma produção do alimento local, economizando água e ao mesmo tempo temos um laboratório vivo que garante um espaço de aprendizagem e de extensão. Nós também conseguimos corporizar a missão da universidade, e demonstrar como a universidade pode melhorar a vida das comunidades onde está instalada”, enfatiza o professor.

A estufa hidropônica é uma iniciativa do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens) da Unisul, que lidera o Projeto Bridge: ‘construindo resiliência numa economia global dinâmica, complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no Brasil’.  O projeto Bridge recebe fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fundo Newton e Research Councils United Kingdom (RCUK) e reúne as universidades de Cambridge e Unisul.