Pesquisa sobre nova proposta de tratamento para câncer de fígado recebe prêmio, no México

8 / Junho / 2022

O projeto científico intitulado “Avaliação computacional entre o Fitoquímico Dicentrina e a Proteína Aurka: um caminho para o tratamento do Hepatocarcinoma”, desenvolvido pelo estudante da 7ª fase do curso de Enfermagem da UniSul, campus Balneário Camboriú, Victor Augusto Tagliari Cordeiro, sob orientação dos professores Carlos Pereira Martins (UniSul)  e Helyson Lucas Bezerra Braz (UFC – Universidade Federal do Ceará), foi premiado na Infomatrix World Finals 2022, que ocorreu entre 3 a 7 de junho, na Universidad Autónoma de Guadalajara (México).

Esta competição científica internacional, geralmente é realizada na Europa, este ano, pela primeira vez ocorreu no México, de maneira presencial. Na etapa eliminatória concorreram mais de 2500 projetos. Na fase final competiram 20 países, sendo apenas os 170 melhores classificados. Os professores e o aluno da UniSul foram destaques no evento, e foram premiados com Platinum (prêmio mais importante do evento), no qual receberam medalhas, troféu, 500 dólares e destaque para o melhor projeto da competição, juntamente com mais dois projetos internacionais.

O professor Carlos Pereira Martins explica que a pesquisa se trata de uma nova proposta de tratamento para câncer de fígado utilizando a biologia molecular. “Por meio de avaliação computacional entre a proteína AURKA, principal marcador tumoral, e o fitoquímico Dicentrina, retirada da planta Cissampelos pareira, foi possível analisar a interação entre os dois componentes. Por meio dos resultados dos testes foi possível identificar que a atividade proteica da AURKA foi inibida em 89% em interação com a Dicentrina. Desta forma, é possível implementar uma nova forma de tratamento efetiva, sustentável e acessível para a população”, ressalta. O estudante Victor Augusto T. Cordeiro disse que a participação no Infomatrix World Finals 2022, foi uma realização tanto pessoal quanto profissional. “Além de ser muito gratificante poder fazer parte de um evento deste nível mundial, é uma oportunidade que não se tem todo dia. Fazer parte da ciência no Brasil é uma luta constante, por isso, quem se empenha a estar neste caminho faz por muito amor e dedicação. A premiação foi um momento tão extasiante, de muita gratificação por tudo, e com certeza vai mudar muito na minha carreira, trajetória científica e razão de continuar seguindo a ciência”, enfatiza.