Missão Amazônia:  UniSul participa da 2ª edição do projeto que leva atendimento as comunidades Ribeirinhas

Missão Amazônia: UniSul participa da 2ª edição do projeto que leva atendimento as comunidades Ribeirinhas

11 / Abril / 2023

Expedição reúne estudantes de Medicina de cinco estados, que navegam pelo rio Tocantins a bordo de barco-hospital Abaré II

A UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, participou da 2ª edição da expedição do Projeto Missão Amazônia, uma iniciativa criada pela Inspirali, vertical de Medicina da Ânima Educação. O projeto reúne docentes e estudantes do curso de Medicina da UniSul, em uma experiência de capacitação, aprendizado e humanização profissional.

A expedição que retornou no final de março, contou com um grupo de 30 estudantes dos cursos de Medicina das instituições de ensino superior de todo Ecossistema Ânima, dentre eles cinco estudantes da UniSul, supervisionados pelo professor, André Calandrini, do campus de Tubarão. Nesta edição, o projeto realizou atendimentos médicos presenciais e por telemedicina, para mais de dez comunidades ribeirinhas situadas entre os municípios de Cametá e São Domingos do Araguaia, no estado do Pará.

A iniciativa acontece de maneira contínua e está incorporada como atividade prática e de extensão universitária ao currículo acadêmico da UniSul, que permite os alunos prestarem assistência médica e orientação aos moradores da região.

De acordo com o professor Calandrini, a Missão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para o currículo acadêmico dos alunos. ‘’Participar de um projeto como esse certamente foi um divisor de águas para muitos alunos. As experiências obtidas fora do ambiente universitário, são um diferencial para a formação e capacitação desses futuros profissionais’’, afirma o professor.

A aluna Stephany Eufrazio Bitencourt, do último semestre do curso de Medicina na UniSul do campus de Tubarão, relata como a missão auxiliou no processo de aprendizado e desenvolvimento acadêmico. ‘’Já havia participado de outros trabalhos voluntários, inclusive no Hospital Nossa Senhora da Conceição por três anos, mas nada se compara com a Missão Amazônia, que foi a melhor e mais enriquecedora experiência da minha vida. Aprendi muito sobre medicina, mas principalmente sobre humildade, cuidado, atendimento integral e centrado no paciente’’, conta a aluna.

Os estudantes selecionados para a expedição cursam os últimos anos da graduação em Medicina e já participaram anteriormente de outros projetos voluntários. Esses universitários também passaram por um processo de capacitação, que incluem orientações gerais sobre a Missão, segurança, documentação e preparo psicológico. A iniciativa também envolve grupos de alunos de outras instituições de ensino, a fim de proporcionar a troca de experiências e aprendizado. No retorno, os estudantes participam de atividades para transmitirem aos colegas os aprendizados com o projeto.

Stephany reforça ainda a experiência de trabalhar junto aos profissionais do Sistema Único de Saúde. “Foi incrível ver o SUS e sua capilaridade chegando nos lugares mais distantes e remotos. Durante a expedição pude entender que a UniSul nos proporcionou algo único, que não veria ou aprenderia em outro lugar. Espero poder continuar sempre praticando e propagando essa medicina que eu amo e que escolhi como profissão’’, ressalta.

Segundo o professor, a devoção e o bom atendimento dos alunos fizeram a diferença para que a Missão fosse um sucesso. ‘’É incrível fazer parte de um projeto que visa atender essas comunidades mais afastadas e que muitas vezes encontram dificuldade em receber um atendimento de qualidade. Ouvir, entender e atender foi a chave para que pudéssemos realizar um trabalho assertivo e humanizado a essas pessoas’’, explica Calandrini.

O barco retorna para a Missão em abril, pronto para receber novos alunos, pacientes e coletar novas histórias. “Tenho certeza de que volto de viagem completamente transformada e com uma bagagem incrível agregada para o meu futuro”, finaliza a aluna de Medicina Stephany.