Mais de mil exames foram feitos em mulheres durante Mutirão da saúde, no último sábado, em Corupá /SC

31 / Outubro / 2022

Unisul, Unisociesc e a Secretaria de Saúde se uniram no último sábado, dia 29 de outubro, para realizar um Mutirão de coleta de preventivos de câncer de colo uterino e rastreamento de câncer de mama à comunidade do município de Corupá, de forma gratuita. Foram realizadas 300 coletas de preventivo, 900 testes rápidos para DST e ações de educação em saúde. Os atendemos foram realizados em 4 UBS num total de 18 consultórios montados para a ação.

Ao todo, 50 estudantes (40 do curso de Medicina da UniSul Campus Pedra Branca, em Palhoça) e dez de Enfermagem e Biomedicina da UniSociesc de Jaraguá do Sul) e um grupo de professores participaram da ação para que o mutirão fosse possível de acontecer. A ação fez parte da Campanha “Amor Próprio Corupá”, realizada durante o Outubro Rosa, com ênfase nos cuidados da saúde da mulher.

“Diante da baixa procura pelo exame preventivo do câncer de colo de útero, aliada ao período de pandemia (em que houve limitações no atendimento de procedimentos eletivos), uma ação como esta teve um papel fundamental no fortalecimento da prevenção e atendimento da demanda reprimida”, explica o secretário de saúde de Corupá, Felipe Rafaeli Rodrigues.

“Ações como esta reforçam o propósito de uma instituição de ensino e garantem a formação de profissionais com vivências reais, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades. Colaboram para a formação de cidadãos comprometidos e verdadeiros agentes de transformação”, destaca Flávio Sartori, vice-reitor da UniSociesc. A UniSociesc e a UniSul fazem parte do Ecossistema Ânima, que tem como missão transformar o País por meio da educação.

O coordenador do curso de Medicina da UniSul, Rodrigo Dias Nunes, lembra que é a primeira vez que o grupo participa de uma ação em outra região do Estado, pois normalmente os projetos de assistência e educação em saúde acabam sendo realizados nos municípios próximos da localização do curso e isso foi possível graças à parceria com a UniSociesc.

Nunes lembra, ainda, que o câncer de colo de útero é um dos poucos que pode ser prevenido com a realização de exames anuais, portanto, participar deste tipo de ação, que ajuda a melhorar a saúde da população, é um papel fundamental da universidade. “Temos uma incidência alta deste tipo de câncer no Brasil por causa da falta de prevenção. Com ações como esta, podemos ajudar a reduzir estes índices”, enfatiza.