Enem: UniSul realiza aulão preparatório gratuito no dia em 5/11, na Pedra Branca

28 / Outubro / 2022

Faltando menos de um mês para a realização da edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ansiedade começa a tomar conta de muitos estudantes que irão fazer as provas de um dos processos seletivos mais concorridos do país. Para auxiliar os alunos na revisão do conteúdo nessa reta final, a UniSul realizará no próximo sábado, 5 de novembro, das 8h às 12h, o ‘Aulão Enem’. O evento será na Praça de Alimentação, do campus Pedra Branca, em Palhoça (SC). Os interessados podem se inscrever através do link: https://bit.ly/aulaoenemunisulpb.

Para participar, o inscrito deverá doar um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Banco de Alimentos de Santa Catarina, que atende mais de 185 mil famílias em situação considerada de extrema pobreza. Os candidatos terão a chance de revisar os principais assuntos previstos para o Enem 2022, além do acesso a dicas e orientações de professores experientes. Serão oferecidas aulas de Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Diante de um desafio tão importante, é comum que os estudantes estejam ansiosos com a realização do Enem. A professora do curso de Psicologia da UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, Dâmaris Batista explica como a ansiedade interfere no desempenho dos estudantes antes e durante o exame e dá dicas de como diminuir os sintomas.

Entenda a diferença entre medo e ansiedade

De acordo com a professora Dâmaris Batista, o medo e ansiedade são sentimentos que causam diferentes impactos na vida do estudante. “O medo vem do sentimento de paralisia, muitas vezes está ligado a um objeto direto como ‘medo da prova’ ou ‘do vestibular’. Não devemos trabalhar para evitar o medo porque esse sentimento existe para nos colocar em movimento, motivando a ação que, nesse caso, é o ato de estudar”, revela.

“Diferentemente do medo, a ansiedade está ligada a angústia, um sentimento de mal-estar no qual ficamos sem saber o motivo e tampouco conseguimos nos desfazer, causando uma melancolia por não conseguir ver alegria em memorias do passado. Isso torna-se um problema

porque ao contrário do medo, a ansiedade paralisa e nos impede de atuar no hoje”, explica a professora da UniSul.

Como identificar e auxiliar na ansiedade

A professora Dâmaris Batista revela que o medo e a ansiedade são sentimentos comuns e que os familiares devem estar atentos para identificar e auxiliar os estudantes quando necessário. “Tanto a escola quanto os familiares devem estar envolvidos nesse processo de estudos dos alunos. Quanto mais próximo desse estudante mais fácil será identificar os sintomas de ansiedade e ajudá-los a entender que, independentemente do medo ou da angústia, esses sentimentos não devem impedi-los de continuar seu preparo para as provas”, afirma a psicóloga.

Organizando a rotina de estudo

A professora da UniSul destaca que a rotina de estudo deve ser dívida entre leituras e descanso. “Apesar de parecer contraproducente descansar durante os estudos, os intervalos são necessários para dar ao corpo e a mente tempo para absorver todo o conhecimento, além de ser uma estratégia importante para evitar o gatilho da ansiedade, por isso é indicado tirar um tempo para si”, recomenda Dâmaris Batista. “Conversar sobre as emoções, compartilhar o sentimento que aflige pode ser uma válvula de escape, principalmente quando o estudante entende que não está sozinho e que essa preocupação é normal durante esse período de preparação para as provas”, destaca a psicóloga.

Calma e atenção

Durante a realização do Enem, a professora afirma que manter a calma é o melhor caminho. “Ler as questões atentamente e iniciar a prova por áreas em que o aluno está familiarizado é um ótimo combustível para encorajar e trazer confiança. Caso o sentimento de medo ou angústia comecem a aparecer é importante respirar fundo e lembrar que se preparou para aquele momento”, indica a professora Dâmaris Batista.

Aulão ENEM
Data:
5 de novembro, das 8h às 12h
Local: Campus Pedra Branca – Av. Pedra Branca, 25 – Cidade Universitária Pedra Branca, Palhoça – SC, 88137-270
Inscrições: https://bit.ly/aulaoenemunisulpb
Ingresso: 1kg de alimento não perecível