Enem: Psicóloga dá dicas para melhorar seu desempenho na reta final dos estudos

Enem: Psicóloga dá dicas para melhorar seu desempenho na reta final dos estudos

28 / Outubro / 2022

UniSul realiza ‘Aulão’ preparatório gratuito em 5 de novembro; as provas acontecem em 13 e 20 de novembro

Faltando menos de um mês para a realização da edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ansiedade começa a tomar conta de muitos alunos que irão fazer as provas de um dos processos seletivos mais concorridos do país. Para auxiliar os alunos na revisão do conteúdo nessa reta final, a UniSul realizará no próximo sábado, 5 de novembro, das 8h às 12h, o ‘Aulão Enem’. O evento será na Praça de Alimentação, do Campus Pedra Branca. Os interessados podem se inscrever através do link: https://bit.ly/aulaoenemunisulpb.

O inscrito deverá doar um quilo de alimento não perecível, que será direcionado ao Banco de Alimentos de Santa Catarina, que atende mais de 185 mil famílias em situação considerada de extrema pobreza. Os candidatos terão a chance de revisar os principais assuntos previstos para o Enem 2022, além do acesso a dicas e orientações de professores experientes. Serão oferecidas aulas de Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Diante um desafio tão importante, não é incomum que os alunos estejam ansiosos com a realização do Enem. A professora do curso de psicologia da UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, Dâmaris Batista explica como a ansiedade interfere no desempenho dos alunos antes e durante o exame e dá sugestões sobre o que fazer.

Entenda a diferença entre medo e ansiedade

De acordo com a professora Dâmaris Batista, o medo e ansiedade são sentimentos que causam diferentes impactos na vida do estudante. “Medo tem um objeto direto, o adolescente consegue dizer que “tem medo da prova”, “do vestibular”, “do resultado”, por exemplo. Penso que não devemos trabalhar para evitar o medo, visto que ele está presente justamente para nos pôr em movimento, movimento de estudar, preparar. Dito de outra forma – o medo, dentre outras atribuições, é protetivo.”, revela.

“Diferentemente do medo, a ansiedade está ligada a um sentimento de mal-estar no qual ficamos sem saber o motivo e tampouco conseguimos nos desfazer, causando, por vezes, uma não conseguir fazer mais nada, inclusive pensar sobre lembranças do passado ou concentrar-se no que é preciso ser feito no presente.” Isso torna-se um problema porque ao contrário do medo, a ansiedade paralisa e nos impede de atuar no hoje”, explica a professora da UniSul.

Como identificar e auxiliar na ansiedade

Dâmaris Batista revela que o medo e a ansiedade são sentimentos comuns e que os familiares devem estar atentos para identificar e auxiliar os alunos quando necessário. “Tanto a escola quanto os familiares devem estar envolvidos nesse processo de estudos dos alunos. Quanto mais próximo desse estudante mais fácil será auxiliá-los a identificarem os sinais de medo e ansiedade e ajudá-los a identificar os sinas e aprender a lidar com cada um deles. Estes sentimentos são naturais, só não devem impedi-los de continuar seu preparo para as provas”, afirma a psicóloga.

Organizando a rotina de estudo

A professora da UniSul destaca que a rotina de estudo deve ser distribuída entre leituras e descanso. “Apesar de parecer contraproducente descansar durante os estudos, os intervalos são necessários para dar ao corpo e à mente tempo para assimilar todo o conhecimento, além de ser uma estratégia importante para de prevenção, por isso é indicado tirar um tempo para si”, recomenda Dâmaris Batista. “Conversar sobre as emoções, compartilhar o sentimento que o aflige pode aliviar a tensão, principalmente quando o estudante entende que não está sozinho e que essa preocupação é normal durante esse período de preparação para as provas”, destaca a psicóloga.

Calma e atenção

Durante a realização do Enem, a professora afirma que manter a calma é o melhor caminho. “Ler as questões atentamente e iniciar a prova por áreas em que o aluno sente que tem mais domínio é um recurso para ir ganhando segurança para prosseguir com a prova. Respirar profunda e pausadamente também é impor”, indica a professora Dâmaris Batista.

Aulão ENEM
Data:
5 de novembro, das 8h às 12h
Local: Campus Pedra Branca – Av. Pedra Branca, 25 – Cidade Universitária Pedra Branca, Palhoça – SC, 88137-270
Inscrições: https://bit.ly/aulaoenemunisulpb
Ingresso: 1kg de alimento não perecível