Educação financeira oferecida aos estudantes do ensino médio da rede estadual de Santa Catarina ganha incremento com parceria
 

Matéria

Educação financeira oferecida aos estudantes do ensino médio da rede estadual de Santa Catarina ganha incremento com parceria

14 / Junho / 2022

O lançamento da eletiva em Educação Financeira para o Ensino Médio da Rede Estadual de Santa Catarina, foi celebrado no dia 9 de junho, em assinatura simbólica do Acordo de Cooperação entre o Instituto Ânima Sociesc de Inovação, Pesquisa e Cultura (IA), e a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SED SC). A Iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal da Fazenda de Tubarão, do Núcleo de Educação Financeira da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da UNISUL.

O componente curricular em Educação Financeira será oferecido semestralmente de acordo com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta desse componente curricular é desenvolver habilidades e competências matemáticas, econômico-financeiras e socioemocionais com as quais o estudante poderá organizar o pensamento, planejar e implementar estratégias que lhe possibilitará enfrentar situações diversas e, consequentemente, desenvolver comportamentos que favoreçam o seu bem-estar. Os conteúdos serão trabalhados a partir de temas como: dinheiro, consumo versus dívida, trabalho e empreendedorismo, entre outros.

O início das aulas de Educação Financeira está previsto para o próximo semestre de 2022. Como parte de acordo será oferecido formação aos professores e a entrega de recursos pedagógicos (ementas, planos de aula, planos de ensino e material de apoio) desenvolvidos de forma colaborativa.

Qualificação do Ensino Médio

“Essa parceria estratégica busca qualificar o trabalho dos nossos professores do Ensino Médio a respeito da Educação Financeira, um tema importante, contemporâneo e transdisciplinar que compõe a BNCC”, afirma Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, secretária adjunta da SED.

Daniele Cesar Paz, Diretora Executiva do Instituto Ânima, explica que o Instituto Ânima fundou o primeiro laboratório de inovação de políticas educacionais do país, voltado para soluções e programas dentro da nova base curricular para atender em três núcleos: educação financeira, educação digital e núcleo de projeto de vida. “Esses programas são orientados para desenho de um currículo ou de componentes curriculares eletivos ou regulares, dentro do currículo dos estados e municípios que tem parceria com o Instituto Ânima. Um dos parceiros é o estado de Santa Catarina, com quem vamos estruturar uma ementa curricular sob a qual estará o desenho da formação de professores, de planos de aulas dessa eletiva na sala de aula das escolas de Santa Catarina”.

O reitor da UniSul, professor Mauri Luiz Herdt, enfatiza que a temática educação financeira está cada vez mais presente na vida das pessoas e que é preciso que elas saibam como lidar com as finanças no dia a dia. “Por muito tempo nós relegamos essa temática a uma opção individual das pessoas. Hoje em dia sentimos a importância da necessidade de as pessoas, por exemplo, planejarem seu orçamento e de fazer melhores aquisições, ou seja, lidar com uma temática tão necessária do dia a dia e que até então não tínhamos nas escolas. A UniSul, enquanto universidade integrante do ecossistema Ânima, juntamente com o Instituto Ânima e Secretaria de Educação pretendem ajudar na formação dos professores do Estado, como colaboradora desse processo”.

Para Rogério Loureiro, Diretor da Regional Sul da Ânima, o aporte que a Ânima Educação está fazendo no Estado é bastante significativo. “A Ânima veio para cá há alguns anos com a intenção de trazer tudo que a instituição pode trazer de bom para o estado e esta parceria é um exemplo disso. Assinamos um termo de cooperação entre o Instituto Ânima, o braço social do grupo; a UniSul, com a sua experiência acadêmica; e a Secretaria de Educação que irá executar o projeto, viabilizando aos professores o curso de educação financeira”.

Na visão da diretora de Ensino da SED, Letícia Vieira, a escola deve ser um ambiente que proporcione o desenvolvimento de capacidades para que os estudantes administrem sua vida em sociedade, de maneira a aprender a fazer escolhas, a descobrir formas de realização de suas metas e projetos de vida. “A Educação Financeira surge para compor esse cenário, dialogando com diversas disciplinas do Ensino Médio”.

Para o presidente do Conselho Estadual de Educação, Osvaldir Ramos, todo tipo de formação docente é necessária e urgente: “Para nós do Conselho é muito importante estar aqui referendando essa parceria, pois a Educação Financeira dos jovens terá impacto direto nas suas famílias”. No ato da assinatura estavam presentes: Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, secretária de estado da Educação adjunta; Osvaldir Ramos, presidente do CEE/SC; Letícia Vieira, Diretora de Ensino da SED/SC; Daniele Cesar Paz, Diretora Executiva do Instituto Ânima; Rogério Loureiro, Diretor da Regional Sul da Ânima; Mauri Luiz Heerdt, reitor da Unisul; Joares Carlos Ponticelli, prefeito de Tubarão, cidade sede do Núcleo de Educação Financeira e Fiscal da CVM / MEC para SC; Raphael Bianchini, Secretário Municipal de Fazenda de Tubarão, secretaria responsável pela articulação do Núcleo de Educação Financeira e Fiscal para SC e Felipe Felisbino, coordenador do Núcleo de Educação Financeira e Fiscal para SC.