Educação financeira oferecida aos estudantes do ensino médio da rede estadual de Santa Catarina ganha incremento com parceria

14 / Junho / 2022

O lançamento da eletiva em Educação Financeira para o Ensino Médio da Rede Estadual de Santa Catarina, foi celebrado no dia 9 de junho, em assinatura simbólica do Acordo de Cooperação entre o Instituto Ânima Sociesc de Inovação, Pesquisa e Cultura (IA), e a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SED SC). A Iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal da Fazenda de Tubarão, do Núcleo de Educação Financeira da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da UNISUL.

O componente curricular em Educação Financeira será oferecido semestralmente de acordo com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta desse componente curricular é desenvolver habilidades e competências matemáticas, econômico-financeiras e socioemocionais com as quais o estudante poderá organizar o pensamento, planejar e implementar estratégias que lhe possibilitará enfrentar situações diversas e, consequentemente, desenvolver comportamentos que favoreçam o seu bem-estar. Os conteúdos serão trabalhados a partir de temas como: dinheiro, consumo versus dívida, trabalho e empreendedorismo, entre outros.

O início das aulas de Educação Financeira está previsto para o próximo semestre de 2022. Como parte de acordo será oferecido formação aos professores e a entrega de recursos pedagógicos (ementas, planos de aula, planos de ensino e material de apoio) desenvolvidos de forma colaborativa.

Qualificação do Ensino Médio

“Essa parceria estratégica busca qualificar o trabalho dos nossos professores do Ensino Médio a respeito da Educação Financeira, um tema importante, contemporâneo e transdisciplinar que compõe a BNCC”, afirma Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, secretária adjunta da SED.

Daniele Cesar Paz, Diretora Executiva do Instituto Ânima, explica que o Instituto Ânima fundou o primeiro laboratório de inovação de políticas educacionais do país, voltado para soluções e programas dentro da nova base curricular para atender em três núcleos: educação financeira, educação digital e núcleo de projeto de vida. “Esses programas são orientados para desenho de um currículo ou de componentes curriculares eletivos ou regulares, dentro do currículo dos estados e municípios que tem parceria com o Instituto Ânima. Um dos parceiros é o estado de Santa Catarina, com quem vamos estruturar uma ementa curricular sob a qual estará o desenho da formação de professores, de planos de aulas dessa eletiva na sala de aula das escolas de Santa Catarina”.

O reitor da UniSul, professor Mauri Luiz Herdt, enfatiza que a temática educação financeira está cada vez mais presente na vida das pessoas e que é preciso que elas saibam como lidar com as finanças no dia a dia. “Por muito tempo nós relegamos essa temática a uma opção individual das pessoas. Hoje em dia sentimos a importância da necessidade de as pessoas, por exemplo, planejarem seu orçamento e de fazer melhores aquisições, ou seja, lidar com uma temática tão necessária do dia a dia e que até então não tínhamos nas escolas. A UniSul, enquanto universidade integrante do ecossistema Ânima, juntamente com o Instituto Ânima e Secretaria de Educação pretendem ajudar na formação dos professores do Estado, como colaboradora desse processo”.

Para Rogério Loureiro, Diretor da Regional Sul da Ânima, o aporte que a Ânima Educação está fazendo no Estado é bastante significativo. “A Ânima veio para cá há alguns anos com a intenção de trazer tudo que a instituição pode trazer de bom para o estado e esta parceria é um exemplo disso. Assinamos um termo de cooperação entre o Instituto Ânima, o braço social do grupo; a UniSul, com a sua experiência acadêmica; e a Secretaria de Educação que irá executar o projeto, viabilizando aos professores o curso de educação financeira”.

Na visão da diretora de Ensino da SED, Letícia Vieira, a escola deve ser um ambiente que proporcione o desenvolvimento de capacidades para que os estudantes administrem sua vida em sociedade, de maneira a aprender a fazer escolhas, a descobrir formas de realização de suas metas e projetos de vida. “A Educação Financeira surge para compor esse cenário, dialogando com diversas disciplinas do Ensino Médio”.

Para o presidente do Conselho Estadual de Educação, Osvaldir Ramos, todo tipo de formação docente é necessária e urgente: “Para nós do Conselho é muito importante estar aqui referendando essa parceria, pois a Educação Financeira dos jovens terá impacto direto nas suas famílias”. No ato da assinatura estavam presentes: Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, secretária de estado da Educação adjunta; Osvaldir Ramos, presidente do CEE/SC; Letícia Vieira, Diretora de Ensino da SED/SC; Daniele Cesar Paz, Diretora Executiva do Instituto Ânima; Rogério Loureiro, Diretor da Regional Sul da Ânima; Mauri Luiz Heerdt, reitor da Unisul; Joares Carlos Ponticelli, prefeito de Tubarão, cidade sede do Núcleo de Educação Financeira e Fiscal da CVM / MEC para SC; Raphael Bianchini, Secretário Municipal de Fazenda de Tubarão, secretaria responsável pela articulação do Núcleo de Educação Financeira e Fiscal para SC e Felipe Felisbino, coordenador do Núcleo de Educação Financeira e Fiscal para SC.