Dores de Inverno: entenda como tratar e prevenir desconfortos musculares típicos da estação
 

Matéria

Dores de Inverno: entenda como tratar e prevenir desconfortos musculares típicos da estação

4 / Julho / 2023

Com a chegada do inverno, é muito comum que as baixas temperaturas causem desconfortos musculares em muitas pessoas. Apesar dos meteorologistas afirmarem que o inverno desse ano será menos rigoroso, o cuidado com o corpo deve ser mantido. A fisioterapeuta, professora e coordenadora do curso de Fisioterapia da UniSul Pedra Branca, Inês Alessandra Xavier Lima, explica como evitar as temidas dores musculares e amenizar o desconforto no corpo causado pela estação.

Como o corpo reage ao frio

A relação de dor corporal com o frio é antiga. Com a chegada do inverno, o corpo começa a sentir efeitos que não são os mesmos das outras estações. “Nosso corpo acaba reagindo de forma defensiva e, devido ao frio intenso, nossos músculos se contraem para poupar energia e manter-se aquecido. Essa contração pode resultar em dor e desconforto muscular e/ou articular”, explica a professora.

Apesar de agir de maneira involuntária, essa contração de músculos pode causar alterações no funcionamento das articulações. “As articulações possuem um fluído chamado ‘Líquido Sinovial’, que é responsável por manter a lubrificação, nutrição e evitar o atrito das articulações e cartilagens. Com o frio, esse líquido acaba tornando-se mais espesso, o que interfere na função da articulação e, dessa forma, pode dificultar a realização de movimentos mais amplos”, pontua Inês Lima.

Evite ficar parado e agasalhe-se

Para impedir que as dores se tornem frequentes e incômodas, o ideal é manter-se devidamente agasalhado e se movimentar. “Além da utilização de roupas apropriadas para proteger e manter a temperatura corporal adequada, a prática de atividade física também é indispensável. Isso

porque, quando nos movimentamos, ativamos as articulações e bombeamos sangue para as áreas que estão mais rígidas, aquecendo-as e amenizando a dor”, ressalta a especialista.

“Vale ressaltar que manter uma rotina mais ativa nos dias de frio, fazer exercícios físicos e aquecer o corpo, são estratégias simples para evitar e amenizar a dor, mas caso o desconforto aumente é indicado procurar a avaliação de um profissional da saúde”, orienta a professora da UniSul.

Centro Integrado de Saúde (CIS)

Para auxiliar a população, e levar qualidade de vida e saúde à comunidade, o curso de Fisioterapia da UniSul oferece tratamento gratuito individual e personalizado aos pacientes com quadros de disfunção em várias áreas, entre elas, as relacionadas à dor muscular e articular. O espaço é pioneiro na universidade e tem como objetivo prestar atendimento gratuito nas áreas de Medicina, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem, Naturologia, Farmácia, Nutrição e Biomedicina para a região, em conjunto com o Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a professora e coordenadora Inês Lima, os atendimentos fazem parte do compromisso da UniSul com a comunidade catarinense. ‘’Inaugurado em março, o CIS é um espaço de aprendizado, formação, capacitação e cuidado. As atividades realizadas aqui ultrapassam as salas de aula e auxiliam não somente na formação de profissionais, mas no desenvolvimento e bem-estar da comunidade’’, conclui a fisioterapeuta.

Serviços

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, mediante agendamento prévio, realizado pelo Setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Palhoça, por telefone ou mensagem via WhatsApp no número 48 3279-1543 (consultas médicas), demais especialidades: 48 3279 -1126 e/ou presencialmente.