Dia do professor: o poder transformador da carreira que forma todas as outras

Dia do professor: o poder transformador da carreira que forma todas as outras

14 / Outubro / 2022

Por Rodrigo Alves, diretor-geral da UniSul

No mês de outubro comemora-se o Dia do Professor, no Brasil a data é celebrada em 15 de outubro em razão de um decreto de Dom Pedro I, de 1827, que organizava o ensino no país. Já no restante do mundo, a homenagem aos professores acontece no dia 5 deste mês – quando a Organização das Nações Unidas estabeleceu o Dia Mundial dos Professores, em 1994, por conta da ampliação do Estatuto dos Professores de 1966.

Independente da data, o mês marca a reflexão acerca da profissão que atua como agente de transformação em um mundo em constante mudança e a valorização desses profissionais como produtores de conhecimento. A ocasião serve para que todos nós, enquanto sociedade, possamos pensar em caminhos para empoderar e garantir liberdade do exercício da profissão que forma todas as outras. Ser professor implica em olhar o mundo com múltiplas lentes, dentre as quais podemos destacar a visão técnica e humana.

A dimensão técnica diz respeito a formação inicial e continuada de qualidade desses profissionais, garantindo o acesso ao conhecimento teórico-prático. Além de prover condições para que os professores possam acompanhar os avanços da sociedade para formar pessoas capazes de compreender o mundo de maneira crítica e agir nele de forma coerente, ética e solidária, atuando com vistas ao desenvolvimento da comunidade.

Como alavanca fundamental da profissão professor está a dimensão humana, que abrange a afetividade, fruto do desenvolvimento das relações empáticas, generosas e respeitosas na relação professor-aluno. Em uma era onde o aluno passa a ter mais protagonismo no processo de ensino-aprendizagem cabe ao professor ser o guia da jornada de vida desse estudante.

O docente é aquele que forma o aluno para o futuro, sendo assim, faz-se necessário promover a compreensão do mundo no qual estamos inseridos, oferecendo a oportunidade desse estudante aprender na prática o que é ensinado na teoria, sem abrir mão da formação humanizada, com olhar voltado à comunidade.

Diante disso, integrar o aluno a diferentes realidades é de extrema importância para o desenvolvimento de um aprendizado completo. Não dá mais para ficarmos presos aos métodos tradicionais, precisamos trazer a realidade do mercado para dentro da sala de aula, oferecendo aos jovens conhecimento, ferramentas e análises mais profundas de temas que façam sentido aos seus projetos de vida.

O professor atua com o compromisso de transformar por meio da formação de profissionais competentes cujo objetivo é colaborar no crescimento econômico e social de Santa Catarina. Mais do que acreditar na educação, como o melhor caminho para mudar a realidade das pessoas, o docente faz parte dessa transformação todos os dias e isso passa pela sustentabilidade e transformação social, que extrapola a sala de aula. A importância do professor se dá através do engajamento social dos alunos por meio de experiências transformadoras que envolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão e isso se dá por meio da forte atuação comunitária.

Ainda temos um longo e desafiador caminho pela frente, mas devemos ter sempre em mente que os professores são a espinha dorsal desse processo. Eles carregam um significado infinitamente maior do que a definição no dicionário, e por isso precisam ser lembrados, apoiados e defendidos todos os dias, pois sem os educadores não é possível construir uma sociedade inclusiva, diversa, justa e democrática.

Parabéns aos professores!