Dia do Nutricionista: A importância do profissional na promoção da saúde e qualidade de vida*
 

Matéria

Dia do Nutricionista: A importância do profissional na promoção da saúde e qualidade de vida*

31 / Agosto / 2022

O nutricionista é um profissional com formação generalista, humanista e crítica. Atua visando a segurança alimentar e a atenção dietética em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde. A nutrição é fundamental na prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

De acordo com a Lei 8.234 de 17 de setembro de 1991, artigo 1º., a designação e o exercício da profissão de nutricionista, profissional de saúde, em qualquer de suas áreas, são privativos dos portadores de diploma expedido por escolas de graduação em nutrição devidamente registradas no Ministério da Educação e regularmente inscritas no Conselho Regional de Nutricionistas da respectiva área de atuação profissional.

Levando em consideração o papel da alimentação como fator de proteção – ou de risco – para ocorrência de grande parte das doenças e das causas de morte atuais, considera-se que a inclusão, bem como a prática universal, sistemática e qualificada de ações de alimentação e nutrição, nos diversos níveis da sociedade, proporciona um impacto positivo na saúde das pessoas, melhorando assim a qualidade de vida delas. Sendo assim, a atuação do nutricionista deve ser pautada pela defesa do Direito à Saúde, do Direito Humano à Alimentação Adequada e da Segurança Alimentar e Nutricional de indivíduos e coletividades.

Uma alimentação saudável e adequada está diretamente atrelada ao papel do Nutricionista, importante agente para a garantia desse direito básico, ou seja, a promoção do direito humano à alimentação e nutrição adequada e saudável e a segurança alimentar e nutricional são os grandes pilares da atuação do nutricionista, que está na luta, em suas diversas áreas de atuação, para a defesa de um país sem fome e a promoção da saúde.

No dia 31 de agosto é celebrado o Dia do Nutricionista e a campanha do Conselho Federal de Nutricionistas deste ano, com o tema: ‘Se alimentação é a solução, o nutricionista estende a mão’, e o lema ‘Nutrir para garantir um futuro melhor’, tem como objetivo conscientizar que o nutricionista está à disposição da sociedade para ajudar a promover uma alimentação adequada e saudável para todos e todas.

Não podemos mais tolerar que 33 milhões de pessoas não tenham o que comer em um país com tanta diversidade como o Brasil, essa é a triste realidade demonstrada pelo 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. O estudo foi realizado e divulgado em junho deste ano pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. É imperativo a implementação de ações para a promoção da alimentação adequada e saudável, no qual o nutricionista deve ser inserido e valorizado. Ou seja, conte com o suporte desses profissionais que atuam nas suas diversas áreas relacionadas à alimentação para a defesa de um país sem fome.

*Carla Regina Galego é Nutricionista e professora do Curso de Nutrição da UniSul. Atua na área de saúde coletiva, com ênfase na saúde da criança, educação em saúde e vigilância alimentar e nutricional.

Carla Regina Galego
Nutricionista – CRN10 0582