Celebre o Dia Internacional do Café com receita de licor catarinense

Celebre o Dia Internacional do Café com receita de licor catarinense

2 / Outubro / 2023

Professora da UniSul explica como preparar bebida típica da região, que é considerada patrimônio imaterial de SC

Neste último domingo (1), foi celebrado o Dia Internacional do Café, fruto de maior produção e exportação do Brasil. De acordo com a professora Marcia Mariluz Amaral, do curso de Gastronomia da UniSul, o café possui uma longa história com o litoral catarinense, e é o ingrediente principal de uma das bebidas mais tradicionais da região, a ‘Consertada’. Para celebrar a data, a professora explica a receita e como o licor tornou-se patrimônio imaterial de Santa Catarina.

Segundo a professora, a bebida originada de Bombinhas-SC, é feita a base de café passado que restava do consumo das famílias, e recebe esse nome quando em uma tentativa de ‘consertá-lo’, faziam o licor com especiarias para servir a familiares e amigos. “Em 1845, a bebida ficou ainda mais conhecida na região, quando foi servida em um banquete oficial na visita dos então Imperador e Imperatriz, Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina’’, conta a professora.

Receita de Consertada

Legenda: copo de licor ‘Consertada’/ Fonte: Google Imagens

Ingredientes e quantidade:

50 gramas de gengibre;

50 gramas de cravo da Índia;

50 gramas de canela pau;

50 gramas de erva-doce;

2 litros de cachaça;

2 litros de café bem forte sem açúcar;

5 xícaras de chá de açúcar.

Modo de preparo:

1. Coloque as especiarias e o açúcar em uma panela.

2. Caramelize a mistura.

3. Adicione café e deixe ferver.

4. Acrescente a cachaça e espere o ponto de fervura.

5. Desligue o fogo e deixe o líquido esfriar.

6. Despeje-o em uma garrafa de vidro e sirva.

*Bebida alcoólica não deve ser servida para menores de 18 anos *Receita retirada do livro: E Vem Do Mar

Sobre a UniSul

A UniSul possui 58 anos de história e desde 2021 passou a integrar o Ecossistema Ânima. Localizada em Santa Catarina, atualmente conta com os campi: Tubarão, Pedra Branca, Florianópolis, Araranguá, Braço do Norte, Criciúma, Içara e Itajaí. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil, também é uma das marcas empresariais mais lembradas da região, e com conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

A universidade é a mais premiada pela ADVB catarinense – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Tem em seu portfólio mais de 70 cursos de graduação presencial, 90 especializações, além de quatro cursos de Mestrado e quatro de doutorado nas seguintes áreas: Administração, Educação, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem.

A UniSul também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Estado de Santa Catarina. A Unisul é bastante atuante nas comunidades em que está inserida, por meio dos projetos de extensão.

No último Balanço Social contabilizou 179.205 atendimentos a pessoas carentes através dos projetos gratuitos; ao todo foram 131 projetos realizados por professores e alunos. A instituição possui a tradição de universidade empreendedora e participativa no próprio desenvolvimento de Santa Catarina – foi a primeira universidade de ensino superior a participar do planejamento pioneiro do estado em 1973.