O GT 06 –   INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO – XI Simpósio Nacional e II Simpósio  Internacional sobre Formação de Professores Educação em Contextos Locais e Globais: Proposições e Desafios para a Próxima Década
 

Matéria

O GT 06 –   INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO – XI Simpósio Nacional e II Simpósio  Internacional sobre Formação de Professores Educação em Contextos Locais e Globais: Proposições e Desafios para a Próxima Década

29 / Abril / 2024

André Luís de Souza Lima (PPGE/UNISUL)

18/04/2024

No último dia 18 de abril, das 14h às 17h, o GT 06 – Infância, Educação Infantil e Inclusão, coordenado pelo prof. Dr. André Luís de Souza Lima (PPGE/UNISUL) e pela profa. Dra. Luciane Pandini (PPGE/UNISUL), realizou a sessão de comunicações de trabalhos orais dentro das atividades do XI SIMFOP. O encontro, que ocorreu de forma virtual através da plataforma Zoom, reuniu um total de 22 trabalhos inscritos, promovendo um ambiente rico em debates e reflexões.

A sessão iniciou-se com uma acolhida literária aos participantes, seguida de uma explanação sobre o funcionamento da dinâmica da sessão. Sob a direção do professor André Luís de Souza Lima, os participantes foram divididos em quatro grupos de afinidades previamente definidos. Cada grupo foi conduzido por uma dupla de mediadores, incumbidos de orientar as apresentações de forma a estimular discussões, conexões e sinergias entre os diversos tópicos abordados.

Durante esse processo, os participantes puderam compartilhar suas pesquisas, insights e experiências, enriquecendo o debate com uma ampla gama de perspectivas. Os mediadores desempenharam um papel crucial ao fomentar diálogos construtivos e promover a interação entre os participantes.

Após as apresentações nos grupos, todos os participantes reuniram-se novamente em um grande grupo. Utilizando os registros fornecidos pelos mediadores, deu-se início à construção de uma cartografia das discussões acadêmicas ocorridas durante a tarde. Esse processo envolveu a elaboração de um mapa de conceitos e ideias, que percorreu os diversos temas abordados ao longo da sessão.

Ao final do encontro, emergiu um rico mosaico de ideias e perspectivas, refletindo a diversidade e a profundidade das pesquisas em torno da infância, da educação infantil e da inclusão. O evento não apenas proporcionou um espaço para a apresentação de trabalhos acadêmicos, mas também promoveu o diálogo e a colaboração entre os participantes, fortalecendo assim a comunidade acadêmica dedicada a essas áreas de estudo tão cruciais para o desenvolvimento humano e social.

Para conhecer mais sobre o evento, clique em: https://www.even3.com.br/simfop2024/.