UniSul recebe menção honrosa do município de Tubarão

UniSul recebe menção honrosa do município de Tubarão

5 / Outubro / 2022

A homenagem recebida foi em reconhecimento à atuação da Universidade no município de Tubarão durante a pandemia de Covid-19

A UniSul está entre as entidades homenageadas pela Prefeitura Municipal de Tubarão, através da Fundação Municipal de Saúde. A professora Maria Zélia Baldessar, coordenadora do curso de Medicina da UniSul, em Tubarão; e a professora Fabiana Schuelter Trevisol, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UniSul, foram integrantes do Comitê Consultivo de Combate à Covid-19 e representaram a Universidade no recebimento da homenagem. O certificado de menção honrosa simbolizou a gratidão do município pelos esforços que cada entidade que se dedicou no enfrentamento da doença.

Além da participação no Comitê Consultivo de Combate à Covid-19, a UniSul, por meios dos cursos da saúde, professores e alunos, ofereceu todo apoio às cidades em que está instalada. Na solenidade de entrega das homenagens, que ocorreu no dia 28 de setembro, estiveram presentes diversas entidades e médicos representantes de clínicas e de hospitais, e servidores da prefeitura das áreas de Gestão e de Saúde.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol, esse comitê deu mais tranquilidade para a tomada de decisões durante a pandemia. “Estamos sem máscara e comemorando dois meses sem vítimas da Covid-19, e semana passada tivemos dois dias seguidos sem casos positivos da doença. É um momento de agradecimento a vocês por esse trabalho, transmitam a nossa admiração a todos os colegas da Saúde por terem participado dessa luta”, destacou Trevisol.

Para o diretor geral da UniSul, Rodrigo Alves, receber essa homenagem do Município de Tubarão tem um significado muito especial. “Falo em nome de cada um dos nossos educadores. Desde o início da pandemia de Covid-19, a UniSul se colocou inteiramente à disposição para colaborar no que fosse preciso, seja na prevenção, com a conscientização da situação à população, seja na atuação nos hospitais, na linha de frente, com nossos professores e alunos da área da saúde, ou dando suporte psicológico a comunidade interna e externa. Trabalhamos em várias frentes, lado a lado com o Município, com o Estado e com o país. Foram momentos difíceis, contudo, juntos, mostramos a nossa força”, destaca Rodrigo.

A professora Maria Zélia Baldessar ficou muito grata ao receber a honraria. “Como representante da UniSul e como médica que atuou na linha de frente no comitê Covid-19 da cidade de Tubarão, receber esta menção honrosa foi uma forma maravilhosa de a cidade agradecer não só a nós, mas a todos os profissionais, sendo da saúde ou não, que de um forma ou de outra contribuíram para minimizar o número de vítimas fatais e não fatais acometidas pela doença. O comitê primou pela Ciência que é um dos pilares da UniSul e não poderíamos nos furtar de participar ativamente. Foram momentos e decisões difíceis e todos passamos por desafios nunca imaginados”, disse.

A Dra. Maria Zélia ainda ressalta que gratidão é palavra adequada neste momento tão simbólico, em que a cidade passa por algumas semanas sem óbitos por Covid-19. “A colaboração da comunidade foi essencial para que a pandemia fosse controlada e o entendimento de que a Ciência sempre é o melhor caminho. Faço aqui um apelo em prol das vacinas não só da Covid-19, mas de todas elencadas no programa Nacional de vacinação. Vacinas salvam vidas”.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UniSul (PPGCS), foi representado pela Profa. Dra. Fabiana Schuelter Trevisol, que integrou o Comitê de Crise. “A participação do Programa foi fundamental neste cenário, pois diversos docentes realizaram análise de dados, projeções estatísticas e revisão da literatura científica para subsidiar as decisões na esfera municipal e regional no combate à Covid-19. Durante nossa atuação, criamos grupo de estudos com alunos do PPGCS e graduação, analisamos cada caso confirmado (tanto ambulatorial como hospitalar), produzimos diversos artigos científicos publicados em revistas de alto impacto, além do trabalho voluntário na testagem e vacinação contra a Covid-19. A inserção social do PPGCS é uma das metas do Programa, que se faz presente e estabelece parcerias com o setor público e privado na resolução de problemas”, finaliza.