Professor da UniSul concorre a etapa nacional do prêmio CONFAP de ciência, tecnologia e inovação

3 / Novembro / 2022

O professor Baltazar Guerra classificou-se em primeiro lugar, na Categoria Pesquisador Destaque, durante a etapa estadual, subcategoria de Ciências Humanas e na área de conhecimento de Ciências Sociais Aplicadas.

O Professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Administração (Doutorado e Mestrado) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado), fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens) da UniSul, foi o primeiro classificado na etapa estadual, e em dezembro concorrerá a etapa Nacional. O professor Baltazar será o representante de Santa Catarina, na categoria Ciências Humanas, no Prêmio Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) – Professora Odete Fátima Machado da Silveira.

O Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação, de acordo com o edital, é concedido a pesquisadores, residentes no Brasil, que tenham se destacado em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação cujos resultados produziram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar das populações brasileiras, bem como a profissionais que, por meio de jornalismo científico, contribuíram para a aproximação entre a ciência, a tecnologia, a inovação e a sociedade.

O professor Baltazar classificou-se em primeiro lugar, na Categoria Pesquisado Destaque, durante a etapa estadual, subcategoria de Ciências Humanas e na área de conhecimento de Ciências Sociais Aplicadas. Esta seleção estadual reconhece a trajetória profissional do pesquisador e das principais pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, em que se evidenciem os benefícios, diretos resultados, para o desenvolvimento e o bem-estar das populações brasileiras.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina entregará uma Placa de Homenagem e Troféu como reconhecimento por seus méritos e contribuições à Ciência, Tecnologia e Inovação a todos os(as) candidatos(as) selecionados que, obtiveram o 1º lugar em cada uma das categorias/subcategorias, e estes serão inscritos pela FAPESC na Etapa Nacional do Prêmio CONFAP de CTI – Professora Odete Fátima Machado da Silveira.

O professor Baltazar Guerra disse que sente-se muito grato, emocionado e feliz pelo reconhecimento que recebeu da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. “Dedico este resultado ao meu Pai, Manuel José Sá-Osório de Andrade Guerra e compartilho com todas e todos os pesquisadores, cientistas, estudantes da Universidade do Sul de Santa Catarina, do Ecossistema ÂNIMA e do meu Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens). Orgulhosamente, dedico a minha vida ao Magistério Superior, sou Professor e Cientista”, complementa.

“Este reconhecimento é uma motivação para continuar servindo a pesquisa e a ciência catarinense, contribuindo para a sua internacionalização e para a formação da geração futura de pesquisadores. É isso que fazemos no nosso Centro de Desenvolvimento Sustentável: o Greens, que tem como lema: A pesquisa transforma vidas! E esse é o nosso compromisso: empoderar os nossos estudantes e pesquisadores, contribuir para o desenvolvimento econômico, o progresso social e a preservação ambiental, as três dimensões do desenvolvimento sustentável e um mundo justo, fraterno e solidário”, enfatiza Baltazar.

Sobre o professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra

O professor é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pós-Doutor pelas: University of Cambridge, Manchester Metropolitan University, Reino Unido e Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, Alemanha e Instituto Universitário de Lisboa/ISCTE, Portugal. Professor permanente e pesquisador dos Programas de Pós-Graduação e dos Mestrado e Doutorado em Administração e Mestrado em Ciências Ambientais, da Universidade do Sul de Santa Catarina. Fellow do Cambridge Centre for Energy, Environment and Natural Resource Governance (C-EENRG), Department of Land Economy, University of Cambridge, Cambridge, Reino Unido. Líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável/Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens), Unisul. Cidadão Honorário de Florianópolis, título atribuído pela Câmara Municipal de Florianópolis. Cidadão Catarinense, título atribuído pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.