UniSul recebe selo de Instituição Socialmente Responsável pela ABMES

UniSul recebe selo de Instituição Socialmente Responsável pela ABMES

6 / Dezembro / 2023

Selo “Instituição Socialmente Responsável” 2023/24/ Fonte: UniSul/ABMES

Recentemente, a UniSul, conquistou o selo de ‘Instituição Socialmente Responsável’, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Pela 3ª vez consecutiva, a Instituição foi reconhecida pela sua atuação em diferentes projetos de extensão que tiveram grande impacto social no decorrer do ano.

Foram avaliados cinco projetos, entre eles: UniKids e Mutirão de Atendimento na Infância, eventos desenvolvidos em prol do mês das crianças pelos cursos de Saúde nos campi de Itajaí e Pedra Branca, respectivamente. O mutirão de atendimento do Projeto do Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizado em Pedra Branca pelos cursos e Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Naturologia e Fisioterapia.

Também foram analisados dois importantes projetos comunitários, o Missão Amazônia e a inauguração do Centro Integrado de Saúde em Palhoça, que presta atendimentos gratuitos nas áreas de Medicina, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem, Naturologia, Farmácia, Nutrição e Biomedicina para a região.

Segundo o diretor-geral da UniSul, Rodrigo Alves, o reconhecimento demonstra o comprometimento da universidade com a comunidade. “A dedicação e o envolvimento que temos em cada iniciativa destaca o impacto positivo que a educação, aliada ao serviço à comunidade, pode alcançar”, ressalta.

Balanço Social

A UniSul carrega em seu DNA o engajamento social, experiências transformadoras para seus alunos, professores e comunidade por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados ao desenvolvimento da região, à economia criativa e inovação, tanto no âmbito nacional, como internacional. Os objetivos integram a Agenda Global 2030, sendo a UniSul, uma das signatárias do movimento nacional dos ODS de Santa Catarina.

No último ano, a Universidade atendeu mais de 270 mil pessoas, que foram beneficiadas por 114 projetos gratuitos em diversas áreas, com a realização de ações voltadas para o meio ambiente, social e governança. “Os projetos realizados são fundamentais para aprimorar a qualidade de vida e promover a cidadania, reforçando o compromisso da UniSul com a excelência acadêmica, aprendizado e o bem-estar da comunidade catarinense’’, finaliza Alves.

Desde 2005, a ABMES realiza a campanha de reconhecimento que tem como objetivo aumentar a visibilidade de ações de responsabilidade social realizadas por instituições de ensino superior ao longo do ano.

Sobre a UniSul

A UniSul possui 59 anos de história e desde 2021 passou a integrar o Ecossistema Ânima. Localizada em Santa Catarina, atualmente conta com os campi: Tubarão, Pedra Branca, Florianópolis, Araranguá, Braço do Norte, Criciúma, Içara e Itajaí. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil, também é uma das marcas empresariais mais lembradas da região, e com conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A universidade é a mais premiada pela ADVB catarinense – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Tem em seu portfólio mais de 70 cursos de graduação presencial, 90 especializações, além de quatro cursos de Mestrado e quatro de doutorado nas seguintes áreas: Administração, Educação, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem. A UniSul também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Estado de Santa Catarina. A Unisul é bastante atuante nas comunidades em que está inserida, por meio dos projetos de extensão. No último Balanço Social contabilizou 179.205 atendimentos a pessoas carentes através dos projetos gratuitos; ao todo foram 131 projetos realizados por professores e alunos. A instituição possui a tradição de universidade empreendedora e participativa no próprio desenvolvimento de Santa Catarina – foi a primeira universidade de ensino superior a participar do planejamento pioneiro do estado em 1973.