UniSul recebe a etapa brasileira da maior Corte simulada do mundo

UniSul recebe a etapa brasileira da maior Corte simulada do mundo

6 / Março / 2023

A última edição do Jessup Moot Court contou com a presença de mais de 100 países. A etapa internacional ocorre em Washington, DC – EUA

A UniSul campus Continente recebe nos dias 9, 10 e 11 de março a etapa brasileira da maior competição de Direito Internacional do Mundo, a Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition, um evento que simula julgamento perante a Corte Internacional de Justiça, principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas (ONU). A etapa Jessup Brazil classificará dois times para as International Rounds.

Os alunos do curso de Direito da UnSul assistirão a etapa preliminar de quatro júris simulados que ocorrerá no auditório do campus. Para participar não é necessário fazer inscrição.

Para o coordenador do curso de Direito da UniSul, campus Florianópolis, professor Zacaria Nassar, é uma honra receber no campus essa prestigiada competição de Direito. “Para os nossos alunos essa é uma experiência única e muito importante, pois é uma oportunidade em que eles irão participar de um evento internacional, que reúne”, ressalta o professor.

De acordo com a organizadora Nacional do evento, Thais Neves, as rodadas orais tem duas etapas: Preliminary Rounds, as rodadas preliminares e classificatórias, e as Advanced Rounds, eliminatórias. “No Brasil fazemos duas etapas das eliminatórias, as semifinais e a final. Na Final o campeão ganha a Taça da Amizade Brazil-Canadá, uma parceria que a Jessup Brazil tem com a Embaixada Canadense no Brasil, realizada pelo National Administrator (Administrador Nacional). A competição terá as semi-finais e a final no dia 11 de março”, esclarece Thais

Os estudantes que desejarem ser voluntários no evento, devem preencher o formulário:

Ser voluntariado da Jessup Brazil envolve:

– Ajudar na orientação dos participantes do evento;

– Montar/desmontar o espaço do evento;

– Ajudar a separar os documentos e organização entre os Rounds.

Caso saiba inglês, além dessas, outras atividades:

– Bailiffs, que ajuda a contar o tempo, abrir e fechar os rounds

Sobre o Jessup

A Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition, é a maior competição de Direito Internacional do Mundo. Organizada pela International Law Students Association (ILSA), a competição simula um julgamento perante a Corte Internacional de Justiça, principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas (ONU). Consagrada como a mais prestigiosa das competições de Direito, atualmente o Jessup reúne participantes de todo o globo. A rodada internacional acontece todos os anos em Washington, D.C., após a qualificação dos times nas rodadas nacionais. No ano de 2020, a etapa brasileira da Jessup Competition ocorreu na UniSociesc Continente, em fevereiro.