UniSul recebe 23 alunos estrangeiros no programa de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira

16 / Junho / 2022

O programa Critical Language Scholarship de Língua Portuguesa (CLS Portuguese) oferecido pela UniSul a estudantes estrangeiros recebe, nesta quinta-feira, dia 16 de junho, 23 jovens estadunidenses. Os estudantes farão uma imersão na língua portuguesa, na cultura brasileira, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável, por 50 dias. As aulas serão ministradas por professores da UniSul no campus Florianópolis Dib Mussi.

O Critical Language Scholarship é um programa do Departamento de Estado dos Estados Unidos que envia estudantes para vários países para aprender e aprimorar o domínio da língua e cultura. O programa é custeado pelo departamento dos Estados Unidos e recebe o incentivo por meio do fundo de educação do país.

A coordenadora do CLS na UniSul, professora Maryualê Mittmann, ressalta que o intercâmbio expande o repertório cultural e abre portas para os estudantes. “Os ganhos são desde a esfera pessoal até a acadêmica e profissional. A experiência internacional faz com que outras perspectivas e pontos de vista possam ser entendidas. Conhecer e entender outras formas de pensar e agir transforma as pessoas de forma muito profunda e positiva. Do ponto de vista acadêmico, é a possibilidade de aprender através da vivência com a cultura local, além de abrir a oportunidade de colaborar com pesquisas internacionais. Profissionalmente, aprimorar o domínio de um idioma estrangeiro sempre é uma qualidade valorizada, assim como a habilidade de trafegar em diferentes culturas”.

A professor Maryualê acredita que quem participa do programa CLS tem um desejo profundo de conhecer o Brasil, aprender a língua e participar da cultura. “Isso é muito influenciado pela riqueza da nossa música e literatura, e pela importância do Brasil no contexto da América Latina. Nosso país tem muito a oferecer em termos de oportunidades de aprendizado, e nosso programa de língua e cultura conta com uma equipe acadêmica muito preparada, que oferece ensino de alto nível para quem vem estudar conosco”. Além das aulas, o grupo também irá interagir com a comunidade acadêmica da Unisul por meio do projeto Amigos Internacionais, em que estudantes da Unisul atuam como colegas de conversação e auxiliam intercambistas na adaptação da vida em uma cidade diferente e com outra cultura e costumes. As atividades do programa CLS incluem ainda visitas guiadas a espaços culturais, atividades com mediadores especializados sobre diferentes aspectos da cultura local, como música, capoeira e boi-de-mamão.