UniSul promove atendimento jurídico gratuito à comunidade

UniSul promove atendimento jurídico gratuito à comunidade

10 / Junho / 2022

Em 2021, os Núcleos de Prática Jurídica da instituição atenderam mais de 3 mil pessoas em todos os campi

Com a premissa de apoiar a população na busca pela garantia de seus direitos e, ao mesmo tempo, incentivar a cidadania, a UniSul, integrante do Ecossistema Ânima Educação, realiza atendimento jurídico gratuito à comunidade de baixa renda de várias regiões de Santa Catarina. No ano passado, os Núcleos de Prática Jurídica (NPJs), como são conhecidos, atenderam mais de 3 mil pessoas em todos os campi, sendo: 1.096 em Tubarão; 687 na Pedra Branca; 610 em Içara; 553 em Florianópolis; 160 em Braço do Norte e 121 em Araranguá.

Os NPJs reúnem estudantes e professores da UniSul que prestam serviços jurídicos na área cível, preferencialmente na esfera do Direito de Família. A iniciativa possibilita aos acadêmicos do curso de Direito a vivência do estágio supervisionado obrigatório, onde são supervisionados pelos professores, orientadores, pelo advogado júnior e pelo coordenador do local. Os Núcleos de Prática Jurídica aproximam o aluno dos problemas e desafios da vida real da profissão.

De acordo com o professor de Direito da UniSul Tubarão, e coordenador do NPJ, Rafael Juncklaus Preis, esse projeto é de suma importância para a população carente de Santa Catarina, já que leva à comunidade o acesso à justiça de forma gratuita. “O NPJ contribui para o acesso às leis, direitos e deveres. Além disso, o Núcleo conscientiza o estudante para a necessidade de ter uma atuação ética e humanitária dentro do segmento jurídico”, ressalta. Para serem atendidas, as pessoas devem procurar, de segunda a sexta-feira, o escritório NPJ UniSul localizado em uma das cidades de: Araranguá, Braço do Norte, Tubarão e Grande Florianópolis (Trajano) e Pedra Branca (Palhoça). O horário de atendimento pode variar de acordo com o campus.

Núcleo de Prática Jurídica – UniSul

Dias: de segunda a sexta-feira
Horários: a depender da unidade de atendimento
Unidades: Araranguá, Braço do Norte, Tubarão e Grande Florianópolis (Trajano) e Pedra Branca (Palhoça).