Treinamento para situações de catástrofes e atendimento a múltiplas vítimas

Treinamento para situações de catástrofes e atendimento a múltiplas vítimas

10 / Novembro / 2023

No dia 26 de outubro, foi realizado na UniSul de Tubarão um evento de grande relevância para os futuros profissionais da saúde. Sob a coordenação do curso de medicina, e com o valioso apoio e participação de importantes entidades de saúde e segurança, como Samu, bombeiros e polícia, foi realizado um treinamento inovador voltado para alunos de medicina e enfermagem, além de profissionais da área de saúde e bombeiros.

O treinamento teve como foco a simulação de situações extremas, proporcionando aos participantes uma experiência prática e realista no atendimento a múltiplas vítimas em situações de catástrofes. A iniciativa visou aprimorar as habilidades e conhecimentos necessários para lidar com emergências complexas, promovendo uma formação mais completa e preparada para enfrentar desafios no campo da saúde e segurança.

Durante o treinamento, foram simuladas diversas situações, desde explosões e incêndios até batidas de carros, com a inclusão de elementos como fumaças, sirenes de ambulâncias, carros de policiamento e até mesmo o pouso de helicóptero. Essa abordagem abrangente permitiu que os participantes vivenciassem de forma intensa e realista os desafios enfrentados no atendimento a vítimas em cenários caóticos.

A integração entre os diferentes profissionais e entidades envolvidas proporcionou um ambiente de aprendizado colaborativo, onde a troca de conhecimentos e experiências foi enriquecedora para todos os participantes. Essa iniciativa exemplar reforça o compromisso da instituição em proporcionar uma educação de qualidade, preparando seus alunos para enfrentar os desafios do mundo real com excelência e responsabilidade.