Saúde Mental: excesso de trabalho pode resultar em síndrome de Burnout
 

Matéria

Saúde Mental: excesso de trabalho pode resultar em síndrome de Burnout

20 / Outubro / 2023

Professora do curso de Psicologia da UniSul, explica como prevenir e tratar a doença

 

Na próxima terça-feira (10), acontece o Dia Mundial da Saúde Mental, importante iniciativa global endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que trabalha ativamente na conscientização sobre a prevenção do suicídio e a promoção da saúde mental.

A professora da UniSul e Doutora em Ciências da Linguagem, Dâmaris de Oliveira Batista da Silva, alerta sobre um tema bastante conhecido e que está diretamente associado a essa problemática: o burnout, síndrome relacionada ao esgotamento profissional e emocional do indivíduo.

 

Como se dá o Burnout 

Com diversas causas, o Burnout pode variar de pessoa para pessoa. De acordo com a professora, dentre as principais estão a sobrecarga de trabalho, falta de apoio emocional e profissional, urgência por resultados e falta de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. ‘’É importante ressaltar, que essas causas vêm muitas vezes acompanhadas de um ambiente e cultura organizacional desfavorável, que negligencia a saúde mental dos funcionários e contribuem para o desenvolvimento desses sintomas’’, explica Dâmaris.

Os sintomas do distúrbio podem se manifestar de diversas maneiras. Para a professora é importante que a pessoa esteja atenta aos sinais e busque ajuda profissional para evitar complicações. “É muito comum que o indivíduo comece a se sentir exausto com um cansaço, esgotado emocionalmente, sem foco, descrente em suas capacidades laborais e com perda do rendimento profissional. Esses sintomas junto a outros como indiferença às tarefas e pessoas que o cercam, podem se agravar e desencadear quadro mais grave, com impacto à vida cognitiva, emocional e social, por isso o alerta a importância de um acompanhamento psicológico’’, ressalta a especialista.

 

O papel da empresa na prevenção ao Burnout

Para a psicóloga o ambiente de trabalho deve ser um espaço saudável, que adote práticas que promovem a saúde e o equilíbrio mental. ‘’Precisa haver uma mudança efetiva na cultura da empresa, a começar pela promoção de programas que incentivem o equilíbrio biopsicossocial no local de trabalho, reorganização dos processos e tarefas, dentre outras políticas que prezem pelo respeito a saúde mental dos colaboradores’’, alerta.

O tratamento, por sua vez, envolve uma abordagem multidisciplinar, que inclui a psicologia, orientação profissional e mudanças no estilo de vida, que promovam o bem-estar do indivíduo. ‘’É importante que trabalhadoras e trabalhadores entendam que ele não estão sozinhos, e que nós enquanto profissionais da saúde estamos à disposição para acolher e ajudar nas diversas ocasiões. Estamos à serviço do cuidado para com a sua saúde física e mental’’, pontua Dâmaris.

Além de clínicas de tratamento psicológico, os campi de Tubarão e Pedra Branca, possuem atendimento gratuito e multidisciplinares realizados pelo Centro Integrado de Saúde (CIS), nas áreas de Psicologia, Estética, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Naturologia. ‘’É um trabalho que realizamos na UniSul, prezando pela saúde como um todo, com projetos de extensão voltados à saúde também do trabalhador’’, explica a professora.

Em caso de sintomas como os descritos na reportagem, procure a ajuda de um profissional da área da saúde ou ligue 188. ‘’O Burnout assim como outras doenças psicológicas é um desafio para a nossa sociedade, mas com a conscientização, prevenção e gestão adequada dos espaços de trabalho, podemos juntos trabalhar por ambientes saudáveis para todos’’, finaliza a psicóloga.

 

Sobre a UniSul  

A UniSul possui 58 anos de história e desde 2021 passou a integrar o Ecossistema Ânima. Localizada em Santa Catarina, atualmente conta com os campi: Tubarão, Pedra Branca, Florianópolis, Araranguá, Braço do Norte, Criciúma, Içara e Itajaí. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil, também é uma das marcas empresariais mais lembradas da região, e com conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A universidade é a mais premiada pela ADVB catarinense – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Tem em seu portfólio mais de 70 cursos de graduação presencial, 90 especializações, além de quatro cursos de Mestrado e quatro de doutorado nas seguintes áreas: Administração, Educação, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem. A UniSul também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Estado de Santa Catarina. A Unisul é bastante atuante nas comunidades em que está inserida, por meio dos projetos de extensão. No último Balanço Social contabilizou 179.205 atendimentos a pessoas carentes através dos projetos gratuitos; ao todo foram 131 projetos realizados por professores e alunos. A instituição possui a tradição de universidade empreendedora e participativa no próprio desenvolvimento de Santa Catarina – foi a primeira universidade de ensino superior a participar do planejamento pioneiro do estado em 1973.