Pesquisadores da Unisul ganham prêmio de melhor artigo em Simpósio Mundial

Pesquisadores da Unisul ganham prêmio de melhor artigo em Simpósio Mundial

13 / Julho / 2022

Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Unisul (Greens) receberam o prêmio de melhor artigo, no simpósio Mundial de Desenvolvimento Sustentável nas Universidades, que se realizou no Allegheny College Meadville, Pensilvânia, Estados Unidos da América, em junho deste ano.

A delegação de pesquisadores do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens) da Unisul levaram os resultados das investigações do Projeto Bridge: construindo resiliência numa economia global dinâmica; complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no Brasil, na quinta edição do World Symposium on Sustainable Development at Universities. O projeto Bridge é fomentado pela Fundação de Amparo á Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

Os pesquisadores da Unisul receberam o Best Paper Award, o prêmio de melhor artigo deste evento internacional, com a pesquisa intitulada: The Role of Outreach Programs at HEIs: Promoting Sustainability Training Among Future Leaders through Design Thinking, da autoria de: Mariana Alvarenga; Felipe Fernandez; Ricardo Lemos Thomé; Ana Regina De Aguiar Dutra; Ivone Junges; Nei Antonio Nunes; Prof. José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra.
Neste importante evento internacional, realizado no Allegheny College, Estados Unidos, em Junho de 2022, o Greens da Unisul apresentou três artigos itítulados:

1. The Role of Outreach Programs at HEIs: Promoting Sustainability Training Among Future Leaders through Design Thinking.
Autores: Mariana Alvarenga; Felipe Fernandez; Ricardo Lemos Thomé; Ana Regina De Aguiar Dutra; Ivone Junges; Nei Antonio Nunes; Prof. José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra.

2. Impacts of Fourth Industrial Revolution on Education for Sustainable Development in Higher Education Institutions (HEIs)
Autores: Gabriélli do Livramento Gonçalves, André Borchat Deggau; Raissa Mariana Rita; Robert Birch; José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra.

3. The role of Higher Education Institutions in the promotion of Collaborative Community Partnerships and Engagement: The case of Federal Institute of Santa Catarina, Brazil.
Autores: Paulo Guilherme Fuchs; Ana Regina de Aguiar Dutra; Michael Dillon Scalia; José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra

No último dia do Simpósio, os pesquisadores da Unisul receberam o Best Paper Award, prêmio de melhor artigo. O Doutorando Paulo Fuchs atribui este reconhecimento à qualidade dos trabalhos e pesquisas desenvolvidas no Greens, sob a orientação do professor Baltazar de Andrade Guerra. “A inserção do Greens em redes internacionais de pesquisas e o incentivo do Professor Baltazar em motivar-nos a submetermos os nossos artigos e participarmos em conferências internacionais, nas melhores Universidades do Mundo, torna-nos melhores alunos e faz-nos crescer”, ressalta Fuchs.

A presença constante nas conferências internacionais é benéfica por oportunizar que o Greens leve o que de fato desenvolve, ressalta o professor Issa Ibrahim Berchin. “A participação da Unisul e do Greens nas Conferências Internacionais de Desenvolvimento Sustentável nos dá ótimos resultados. Estivemos na Rio+20, no MIT, nas Universidade de Cambridge, Universidade Metropolitana de Manchester, Universidade de Hamburgo, Universidade de Pondicherry (índia), Universidade de Liverpool, Universidade de Perugia (Itália), Universidade de Penang (Malásia), Universidade de Coimbra. Em todas, fomos orgulhosamente ‘embaixadores’ de Santa Catarina e do Brasil, mostrando as pesquisas e o conhecimento que desenvolvemos na Unisul”, enfatiza Berchin.

Comitiva do Greens nos Estados Unidos
O grupo da Unisul que participou do evento científico Internacional, na Universidade de Florença, foi integrado pelos professores José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra (Diretor do Greens e Professor permanente dos Doutorado e Mestrado em Administração e Mestrado Ciências Ambientais da Unisul) e Mestre Paulo Fuchs (Pesquisador do Greens e Doutorando em Administração pela Unisul).

Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens) da Unisul
O projeto recebe fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fundo Newton e Research Councils United Kingdom (RCUK) e reúne as universidades de Cambridge e Unisul. O Greens conta com mais de 30 pesquisadores do Brasil, Reino Unido e EUA, nas seguintes linhas de pesquisa são: Os nexos entre água-alimentos e energia no contexto das estratégias de mitigação das mudanças climáticas desenvolvimento Sustentável, educação ambiental e Green campus, cidades sustentáveis, Justiça Ambiental e Refugiados Ambientais, Empoderamento das Meninas e Mulheres e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.