Missão Amazônia:  UniSul participa da 5ª edição do projeto que leva atendimento as comunidades Ribeirinhas
 

Matéria

Missão Amazônia: UniSul participa da 5ª edição do projeto que leva atendimento as comunidades Ribeirinhas

6 / Dezembro / 2023

Edição foi a primeira interdisciplinar e recebeu alunos do curso de enfermagem para auxiliar no atendimento de cerca de 2 mil pessoas

 

Desde setembro de 2022, estudantes do curso de medicina da UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, têm participado da inspiradora expedição conhecida como Missão Amazônia, iniciativa inédita da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país. Os alunos, dos dois últimos anos de graduação, viajaram junto à professores e profissionais para a Amazônia para prestar assistência médica e orientação a comunidades carentes da região ribeirinha, no qual já foram prestados mais de 5 mil atendimentos.

Buscando inovar e adaptar os atendimentos de acordo com necessidades e demandas dos pacientes, a edição foi a primeira Missão interdisciplinar, que contou com a participação de estudantes do curso de Enfermagem. Além disso, a edição ainda teve atendimentos por teleconsulta de forma remota para a especialidade de dermatologia em parceria com o IBCMED e foi utilizado o Prontlife (Prontuário Eletrônico do Paciente), que atua na captação, armazenamento e gestão de dados, que possui interoperabilidade de informações com o e-SUS.

 

Ação especial para o Dia das Crianças

Durante a Missão Amazônia, alunos e professores também realizaram ação especial com o público infantil das comunidades. O projeto “Com Saúde também se brinca”, que partiu de um pedido especial de uma criança da comunidade, levou brinquedos educativos para os pequenos das regiões. Alunos das escolas envolvidas na 5ª Missão arrecadaram os brinquedos que foram entregues às crianças.

Esta ação especial é mais um exemplo de como a Missão Amazônia vai além dos serviços médicos, buscando criar um impacto positivo e um laço duradouro nas comunidades que atendemos”, relata Rodrigo Nunes, professor e Diretor da Regional Sul dos Cursos de Medicina.

 

Histórias a bordo do Navio Hospital Escola Abaré

O barco-hospital Abaré, que leva a expedição, pertence à UFOPA e possui estrutura para atendimento clínico e odontológico. São quatro consultórios, sala para pequenas cirurgias e estrutura de laboratório para análises clínicas e radiografias, além de acomodações para os integrantes da Missão.

Segundo a aluna Stephany Eufrazio Bitencourt, do último semestre do curso de Medicina na UniSul do campus de Tubarão, relata como a missão auxiliou no processo de aprendizado e desenvolvimento acadêmico. ‘’Já havia participado de outros trabalhos voluntários, inclusive no Hospital Nossa Senhora da Conceição por três anos, mas nada se compara com a Missão Amazônia, que foi a melhor e mais enriquecedora experiência da minha vida. Aprendi muito sobre medicina, mas principalmente sobre humildade, cuidado, atendimento integral e centrado no paciente’’, conta.

A experiência também foi fonte de inspiração para a egressa, Luisa Rodrigues Munis “A Missão Amazônia transformou a minha vida, com certeza não sou mais a mesma que embarcou. Essa imersão me fez olhar para o próximo e, principalmente, enxergar os pacientes com muito mais empatia. Cada ‘obrigada, doutora’, era uma dose de energia e uma certeza de que estou no caminho certo”, finaliza a médica formada na UniSul.

 

Sobre a Inspirali

Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos (graduação, pós-graduação e extensão) e 14 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal e em importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG) e Jacobina (BA).

As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.

 

Sobre a UniSul  

A UniSul possui 59 anos de história e desde 2021 passou a integrar o Ecossistema Ânima. Localizada em Santa Catarina, atualmente conta com os campi: Tubarão, Pedra Branca, Florianópolis, Araranguá, Braço do Norte, Criciúma, Içara e Itajaí. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil, também é uma das marcas empresariais mais lembradas da região, e com conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A universidade é a mais premiada pela ADVB catarinense – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Tem em seu portfólio mais de 70 cursos de graduação presencial, 90 especializações, além de quatro cursos de Mestrado e quatro de doutorado nas seguintes áreas: Administração, Educação, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem. A UniSul também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Estado de Santa Catarina. A Unisul é bastante atuante nas comunidades em que está inserida, por meio dos projetos de extensão. No último Balanço Social contabilizou 179.205 atendimentos a pessoas carentes através dos projetos gratuitos; ao todo foram 131 projetos realizados por professores e alunos. A instituição possui a tradição de universidade empreendedora e participativa no próprio desenvolvimento de Santa Catarina – foi a primeira universidade de ensino superior a participar do planejamento pioneiro do estado em 1973.