IX CIDESPORT discute sobre futuro do setor portuário no Brasil
 

Matéria

IX CIDESPORT discute sobre futuro do setor portuário no Brasil

10 / Novembro / 2022

O IX CIDESPORT – Congresso Internacional de Desempenho Portuário teve início nesta quarta e segue com uma programação extensa até o dia 11 de novembro, em Florianópolis (SC). O congresso contará com a presença de dirigentes e profissionais de portos e terminais portuários, representantes de governo, além de professores e estudantes, do Brasil e Exterior.

Uma novidade nesta edição será o lançamento do Prêmio CIDESPORT 2022, que vai premiar os portos de interesse púbico e os portos e terminais privados que possuem o maior número de certificações internacionais (ISO e EcoPort).

Segundo o Coordenador Geral do IX CIDESPORT, professor da UniSul Ademar Dutra, o Congresso vai debater, em três dias, os desafios e as novas práticas do setor. O Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mario Povia, que vai palestrar quinta-feira no evento, comenta que um dos grandes entraves para o setor portuário na atualidade é a burocracia e a dificuldade em dar respostas rápidas em projetos e investimentos para a área. Os acessos são também um grande desafio. “Mesmo assim, os terminais brasileiros têm performado muito bem. Mas é importante que a gente tenha uma visão multimodal e incentive os investimentos privados, para promover a expansão de estrutura portuária e mobilidade”, diz.

Entre os cases a serem apresentados, a Portonave – Terminais Portuários de Navegantes –primeiro terminal portuário privado de contêineres do Brasil – vai trazer aos congressistas o modelo de investimento privado que coloca o Porto de Navegantes como o segundo maior movimentador de contêineres do país. “A eficiência operacional e o nosso quadro com mais de mil profissionais são os grandes protagonistas dessa e de todas as últimas conquistas do Terminal. Em 15 anos de operação, estamos rumo aos 11 milhões de TEUs movimentados”, destaca o Diretor-superintendente Administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.

Pauta sustentável

A pauta sustentável fará parte dos debates. Conforme Povia, a agenda porto-cidade integra uma pauta ESG do Governo Federal, que busca deixar os portos mais próximos da sociedade. “O Brasil está na iminência de entrar na OCDE, por isso se faz necessário que a gente melhore ambiente de negócios, segurança jurídica e estabilidade regulatória”, conclui.

Para o Grupo DP World, as práticas ESG são fundamentais para a construção de um negócio sólido e sustentável, com impactos positivos para clientes, colaboradores, comunidade e meio ambiente. “Procuramos crescer sempre de maneira sustentável e eficiente, zelando pelos recursos naturais. Além disso, atuamos na mão-de-obra qualificada. Estamos desenvolvendo cada vez mais mulheres, projetando seu protagonismo para fora do nosso terminal, para que outras se interessem em trabalhar no Porto, que é um lugar para todos. Isso contribui para uma relação de longo prazo com todos os agentes envolvidos em nossas operações”, explica Alcino Therezo, Diretor de Pessoas da DP World, que palestra sobre o assunto no primeiro dia do evento.

O CIDESPORT configura-se como um dos principais eventos técnicos-científicos do setor portuário. Veja a programação completa no site: https://cidesport.com/