Fase III da Olimpíada Brasileira de Química aconteceu neste sábado (27)

Fase III da Olimpíada Brasileira de Química aconteceu neste sábado (27)

29 / Agosto / 2022

A Fase III da Olimpíada Brasileira de Química foi realizada no último sábado, dia 27 de agosto, às 14h na Unisul, através de um exame escrito com questões de múltipla escolha e questões analítico-expositivas. Nesta fase, participaram 120 estudantes, sendo 70 na Modalidade A e 50 na Modalidade B.

Para a Coordenadora Estadual do PNOQ, a professora da Unisul, Francielen Kuball Silva, a Unisul em parceria com o CRQ, tem contribuído no Estado de Santa Catarina com um evento científico que visa descobrir jovens talentos e aptidões para o estudo da química. “Esperamos que estes estudantes tenham compromisso com a química e com a sociedade, para que, futuramente, possam nos proporcionar maior qualidade de vida, contribuindo para o desenvolvimento local, regional e nacional”.

A Coordenação Estadual, agradece o apoio da Unisul, pois acredita que as olimpíadas promovem um engajamento das instituições de ensino e dos alunos nas diferentes áreas de conhecimento, em especial na área da química, e permite mudanças na vida daqueles que participam das olimpíadas.

Entenda como funcionam as fases

Os participantes da Olimpíada Brasileira de Química são divididos em duas modalidades: Modalidade A — alunos da 1a e da 2a série do Ensino Médio — e Modalidade B — alunos das demais séries do Ensino Médio. A OBQ é composta de duas (2) etapas. Cada etapa é dividida em três (3) fases.

A primeira etapa terá as seguintes fases:

I – Fase I, seleciona os alunos para a fase II, ou para a fase III;

II – Fase II, denominada de Olimpíada Estadual;
III – Fase III, correspondente à prova teórica em nível nacional.

A segunda etapa terá as seguintes fases:

I – Fase IV, correspondente a uma prova teórico-prática em formato de vídeo;
II – Fase V, denominada de Curso de Aprofundamento e Excelência em Química;
III – Fase VI, correspondente à prova de seleção da comitiva que representará o Brasil nas Olimpíadas Internacionais.

Todos os estudantes da Modalidade A agraciados com medalhas (ouro, prata ou bronze) participam das fases seguintes da OBQ, quatro deles representarão o Brasil na 55th International Chemistry Olympiiad que se realizará na Suiça, os quatro seguintes representarão o país na Olimpíada Ibero-americana de Química.

Participação da UniSul na Olimpíada

Em 2005, a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), juntamente com o Conselho Regional de Química (CRQ 13ª Região) engajaram-se na realização da primeira edição da Olimpíada Catarinense de Química, etapa estadual que é seletiva para a etapa nacional, a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), nas quais estão sob a coordenação do Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ), que se constitui em um programa que visa promover a aproximação entre as escolas, a academia e a indústria, pautado na excelência das ações voltadas para a valorização da Química e capaz de influenciar a política pública, na formação de jovens vocacionados para essa ciência. A professora Francielen Kuball Silva reforça sobre a importância deste evento para o Estado. “Os estudantes estão participando e colaborando com um grande movimento educacional em Santa Catarina, as Olimpíadas vinculadas ao Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ). As escolas pretendem descobrir jovens talentos em Química e permitir que sejam conhecidos, regional e nacionalmente, para que possam conquistar um lugar na comunidade da ciência e da tecnologia, contribuindo concretamente para o desenvolvimento social”.