Dia do Publicitário: egressos da UniSul criam projeto de multiplataforma infantil

1 / Fevereiro / 2023

Bruno Pagani e Thiago de Melo, formados em Publicidade e Propaganda, espalham a cultura catarinense por meio de projeto infantil

Hoje (01/02) comemora-se o Dia do Publicitário. A data homenageia os profissionais da comunicação responsáveis por criar projetos que conectam marcas as pessoas. Os ex-alunos do curso de Publicidade e Propaganda da UniSul, integrante do ecossistema Ânima, Bruno Pagani e Thiago de Melo, desenvolveram o projeto “Meu Boizinho”, que por meio da animação, encanta e educa crianças de Florianópolis.

Natural de Florianópolis, Bruno concluiu a graduação no final de 2000. Ele conta que uniu a paixão de ilustrar com o desejo de empreender em seu próprio negócio. “Desde pequeno gostava de desenhar e transformei esse gosto em profissão, me tornando ilustrador. Foi em 2003, que junto com meu sócio Thiago de Melo, também publicitário formado pela UniSul, montamos o estúdio de ilustração Cardápio Cartoon, onde trabalhamos até hoje na criação de gibis e cartilhas educativas”, explica Pagani.

O projeto ‘Meu Boizinho’ foi criado em 2020 e cresceu junto com os filhos de Bruno, Theo (9 anos) e Eric (4 anos) e de Thiago Marcos (8 anos) e Gustavo (anos). “A paternidade trouxe o desejo de aproximar a família da profissão, mas principalmente de apresentar aos meus filhos e as crianças dessa nova geração os costumes e tradições da cidade onde nasceram e vivem’’, ressalta Bruno.

A iniciativa conta histórias inspiradas na cultura local. Como, por exemplo, o Boi Mamão, conhecido pela sua tradicional dança folclórica. Além dele, o projeto apresenta também outros personagens e animais da fauna brasileira que compõe o grupo e encantam as crianças.

“Trabalhamos com os personagens em várias frentes, no digital, por meio das redes sociais e canal do Youtube e de forma editorial, pelos livros infantis e produtos inspirados nos personagens. O projeto fez tanto sucesso que sempre que possível, realizamos eventos na comunidade, levando brincadeiras e rodas de histórias’’, conta Bruno.

Por trazer conteúdos educativos sobre Florianópolis, o projeto já está presente em salas de aulas das escolas da cidade, por meio dos livros infantis que exploram a cultura local e despertam nos pequenos a curiosidade em conhecer mais sobre a história do Boi Mamão. “Publicamos nosso primeiro livro infantil: O Sumiço da Tainha de Ouro. E, desde 2020, estamos interagindo e criando conteúdo nas redes sociais. Nossa turminha quer estar perto das crianças com entretenimento educativo e confiável”, afirma Thiago.

‘’Queremos que nossos filhos se conectem ainda mais com a tradição e os costumes da cidade onde vivem. Acreditamos que uma pessoa que valoriza a cultura do seu lugar adquire um sentimento maior de pertencimento. E nada melhor que fazer isso por meio do resgate de um folclore tão popular entre os pequenos como o Boi de Mamão, apresentado agora com uma roupagem moderna e com o perfil desta geração”, Pagani.

Disponível no Youtube, o canal do Meu Boizinho conta com mais de 700 mil visualizações e diversos vídeos que narram e acompanham a história da turma animada. O conteúdo pode ser acessado pelo do site https://www.youtube.com/meuboizinho.