Artigo reúne pesquisadores das Universidades de Cambridge, Harvard, HAW-Hamburgo, Manchester Metropolitan, Unoesc e UniSul

6 / Setembro / 2022

Cientistas e pesquisadores das Universidades de Cambridge, Harvard, Ciências Aplicadas de Hamburgo (HAW-Hamburg), Manchester Metropolitan University (MMU), Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e UniSul publicaram um artigo intitulado: Educação para o Desenvolvimento Sustentável nas Instituições de Ensino Superior: uma abordagem para uma interdisciplinaridade eficaz (Education for sustainable development in higher education institutions: an approach for effective interdisciplinarity), DOI 10.1108/IJSHE-07-2021-0306.

O artigo publicado na Revista Internacional de Sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior International Journal of Sustainability in Higher Education teve como autores: Elliott Mokski (Harvard College, Cambridge, Massachusetts, USA e Alumni do Critical Language Scholarship), professor Walter Leal Filho (Hamburg University of Applied Sciences, Hamburg, Germany and Manchester Metropolitan University, Manchester, UK), Professora Simone Sehnem (UniSul e UNOESC) e professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra (Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens), UniSul e Cambridge Centre for Environment, Energy and Natural Resource Governance, (CEENRG), University of Cambridge, Cambridge, Reino Unido).

Este artigo propôs-se desenvolver uma abordagem melhorada e harmonizada para a interdisciplinaridade na educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) dentro das instituições de ensino superior (IES), com foco Na mobilização de alunos de todas as disciplinas acadêmicas. Tenta-se conciliar estratégias variadas para a implementação de conteúdos interdisciplinares de EDS nas IES, estudando o mérito e benefício dessas estratégias. Este artigo baseou-se se baseia numa revisão e análise da literatura sobre a implantação da EDS nas IES para elaborar uma abordagem integrada para interdisciplinaridade. Especificamente, é aplicada uma revisão de escopo da literatura, analisando as abordagens existentes para EDS nas IES, bem como os desafios observados na sua implementação.

Com base na literatura existente, este estudo identifica duas tendências principais para a interdisciplinaridade em EDs nas IES: integração em currículos disciplinares existentes e novos currículos EDS. O artigo sugere a adoção das duas abordagens simultaneamente, para alcançar alunos de todas as disciplinas acadêmicas, especialmente aqueles com exposição mínima à EDS por meio de sua própria disciplina. Além disso, este trabalho enfatiza que essas estratégias de currículos duais devem ser combinadas com outras iniciativas de pesquisa interdisciplinar, como bem como uma ampla alavancagem de tecnologia e e-learning.

Este estudo foi realizado pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (Verdes), da UniSul e Instituto Ânima – IA, no contexto do projeto BRIDGE -Construindo Resiliência em uma Economia Global Dinâmica: Complexidade nas Escalas no Nexo Brasileiro de Alimentos Água-Energia; financiado pelo Newton Fund, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (RCUK).

O International Journal of Sustainability in Higher Education foi fundado em 2000 (https://www.emeraldgrouppublishing.com/journal/ijshe). Esta revista cientifica internacional foi referida, no suplemento de Educação do Times Higher Education, como uma das melhores revistas internacionais na área da educação.

O objetivo da revista  é fornecer informações atualizadas sobre novos desenvolvimentos e tendências em sustentabilidade no contexto de ensino superior, e catalisar o networking e troca de informações sobre o desenvolvimento sustentável e sobre os ODS´s em particular, numa base global.

A questão da sustentabilidade no contexto do ensino superior é, em certa medida, um tema recente. Uma vez que mais de 600 universidades em todo o mundo se comprometeram com a sustentabilidade assinando acordos e convenções internacionais como a Carta de Bolonha, a Declaração de Halifax, a Declaração de Talloires e a Carta Copérnico para o Desenvolvimento Sustentável, a revista oferece um meio de comunicação vital para esse campo de pesquisa emergente. Mais recentemente, a “Agenda 2030” acordada pela Assembleia Geral da ONU em novembro de 2015 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) significam que as instituições de ensino superior devem, mais do que nunca, se engajar na implementação do desenvolvimento sustentável em todas as áreas temáticas.

A revista foi projetada para ser um fórum internacional, relevante não apenas para pessoas que trabalham no setor acadêmico, mas também para profissionais, consultores e escritores profissionais preocupados e trabalhando no campo do desenvolvimento sustentável. O Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens) da UniSul, conta com mais de 30 pesquisadores do Brasil, Reino Unido e EUA, nas seguintes linhas de pesquisa são: Os nexos entre água-alimentos e energia no contexto das estratégias de mitigação das mudanças climáticas desenvolvimento sustentável, educação ambiental e green campus, cidades sustentáveis, justiça ambiental e refugiados ambientais, empoderamento das meninas e mulheres e os objetivos do desenvolvimento sustentável.