13º salário: entenda como usar o dinheiro de forma consciente
 

Matéria

13º salário: entenda como usar o dinheiro de forma consciente

20 / Dezembro / 2023

O décimo terceiro salário oferece uma oportunidade valiosa para lidar com dívidas e administrar gastos durante as festividades de fim de ano. Este é o momento de identificar e quitar os débitos prioritários, além de renegociar dívidas. Pensando neste cenário, a professora do curso de Gestão Financeira da UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, Sidenir Niehuns, dá dicas de como usar a segunda parcela do 13º com consciência e deixar as festas de final de ano ainda mais especiais.

Segundo o levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que, no fim deste ano, o pagamento do décimo terceiro salário terá totalizado R$ 267,6 bilhões. Para a especialista, a estratégia mais eficaz é priorizar o pagamento das dívidas com os juros mais altos, aliviando a pressão financeira. “Antes de consumir, a recomendação é colocar as contas em dia e aproveitar a disposição dos credores, que estão abertos a acordos”, indica Sidenir.

Investir e poupar

Investir o décimo terceiro exige compreensão e estudo, para a professora Sidenir, iniciar com opções de renda fixa, como Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI) ou Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) é recomendado para iniciantes. “Esses investimentos são opções de renda fixa populares no mercado brasileiro, cada um com suas características e benefícios específicos, oferecendo aos investidores alternativas para aplicar seu dinheiro de acordo com seus objetivos, além de oferecer um suporte em situações inesperadas”, pontua.

Planeje-se antes de comprar

Quanto aos gastos durante as festas, negociar descontos, pesquisar preços e considerar a produção de presentes podem ajudar a reduzir despesas. “O planejamento é crucial: se não foi possível antes, é necessário agora para evitar endividamento. O equilíbrio entre pagar dívidas e investir parte do décimo terceiro exige planejamento cuidadoso, priorizando quitar débitos devido aos juros mais altos”, ressalta a especialista.

A professora ainda pontua que evitar gastos excessivos nas festividades requer disciplina e planejamento prévio. Criar um orçamento doméstico e aderir a ele ao longo do ano ajudará a manter o controle financeiro. Planejar o uso do décimo terceiro não se limita apenas ao final do ano; é uma prática contínua para manter as contas equilibradas.

“Em resumo, o décimo terceiro salário pode ser um trampolim para quitar dívidas, investir em metas futuras e manter uma temporada festiva equilibrada financeiramente. O planejamento é a chave para aproveitar ao máximo esse recurso e garantir estabilidade financeira a longo prazo”, finaliza.