13º salário: dicas de como usar o dinheiro de forma consciente no Natal
 

Matéria

13º salário: dicas de como usar o dinheiro de forma consciente no Natal

20 / Dezembro / 2022

Quitar dívidas e planejar compras são algumas das sugestões da professora de Gestão Financeira da UniSul

 

O Natal está chegando e muitos já se preparam para as tradicionais compras de final de ano.  De acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), a data deve movimentar R$ 66,6 bilhões na economia, neste ano.

Pensando neste cenário, a professora do curso de Gestão Financeira da UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, Sidenir Niehuns, dá dicas de como usar o 13º com consciência e deixar o Natal ainda mais especial.

Para a professora, antes de consumir, a indicação é colocar as contas em dia. “Não existe um passo a passo de como utilizar o dinheiro, mas a principal dica que posso dar é a de quitar as dívidas antes de ir às compras. Comece por aquelas que tem maior juros, busque negociar o prazo e valores”, indica Sidenir.

Planeje-se antes de comprar

Para não ultrapassar o valor desejado, a professora pontua que planejar com antecedência é a melhor ferramenta para garantir preços baratos. “Toda compra deve ser planejada e, para isso, sugiro usar uma planilha com orçamento doméstico e seguir à risca. Fazer pesquisas de preço em diversos sites e lojas antes de bater o martelo é primordial para garantir um valor mais em conta nos produtos que deseja comprar’’, explica a especialista.

Ainda segundo a professora, a forma de pagamento também é um fator essencial. “Uma vez que o consumidor já quitou suas dívidas ou conseguiu negociá-las, as compras de fim de ano não precisam comprometer os orçamentos futuros. O pagamento à vista é sempre a melhor opção, principalmente, por garantir descontos sobre os produtos, mas, claro, caso não seja possível, busque realizar a compra em poucas parcelas e de preferência as opções sem juros’’, indica.

Aposte nas compras online

Para auxiliar nas buscas e facilitar o planejamento, as compras online são uma boa aposta para quem pretende presentear a família. “Compras online podem ser um ótimo caminho, além de economizar tempo, a cartela de opções de lojas e produtos é enorme, mas é necessário prestar bastante atenção na hora de efetuar a compra, e ter certeza que o site é seguro. Consultar o ‘Reclame Aqui’ e comentários são passos importantes, além disso dê preferência a sites que você já conheça e já tenha utilizado’’, ressalta a professora.

Faça você mesmo

Para aqueles que ainda estão na dúvida, a professora pontua que presentes feitos à mão também estão valendo. “Pode ser simples, mas o ato de presentear já é visto como uma grande ação. O valor financeiro pode ser mínimo, mas o simbólico não tem preço. Por isso, quem tem domínio em técnicas artesanais como, costura, crochê, dentre outros, pode ser uma ótima opção de presente para os familiares e amigos’’ finaliza Sidenir.