Vestibular de Medicina da UniSul: confira a rotina de Ana Júlia que sonha em se tornar médica cirurgiã

28 / Setembro / 2022

Processo seletivo para o 1º semestre de 2023 está com inscrições abertas até 29 de setembro

Não há quem não tenha sonhado em cursar Medicina visando ajudar o próximo e isso não poderia ser diferente para Ana Júlia Turnes, 21 anos, estudante do curso de Medicina da UniSul. Em seu quarto período do curso, a jovem chega à metade da etapa de um dos ciclos mais importantes de sua vida, e sonha em tornar-se cirurgiã plástica. Para concretizar o desejo da carreira médica, a universitária conta sua história e revela o que a levou a optar pelo curso da UniSul.

Moradora de Tubarão, Ana Júlia relembra que a profissão despertou seu interesse ainda criança. “Quando pequena sempre gostei de ir a hospitais, clínicas e consultórios médicos. Acompanhar toda aquela movimentação despertou meu interesse e curiosidade em saber o que acontecia dentro daquelas salas. Fui amadurecendo a ideia com o passar dos anos e tive muito apoio dos meus familiares, o que foi essencial para a concretização dessa decisão”, explica a aluna.

Com uma infraestrutura pensada e idealizada para um melhor atendimento e ensino, a UniSul tornou-se a melhor opção da aluna. “Um dos maiores diferenciais e que pesou na minha escolha de universidade foi a infraestrutura que a UniSul oferece. A instituição tem laboratórios modernos, muito bem equipados e estruturados. Isso faz total diferença no nosso dia a dia”, relata Ana Júlia.

Além da infraestrutura inovadora, o corpo docente desempenhou papel importante na formação acadêmica da aluna, que agradece aos profissionais pela paciência, atenção e cuidado mesmo na pandemia de Covid-19. “Entrei na universidade no ano da pandemia e, apesar de todos os obstáculos de adaptação e restrição, todos os professores deram o seu melhor para entregar um conteúdo de qualidade e acessível aos alunos”, explica.

Apesar de estar na metade do curso, Ana já sabe a carreira dentro da medicina que irá seguir: a jovem quer ser cirurgiã plástica. “Uma das frases que mais me marcou no curso até agora é de que ‘todo paciente é o amor da vida de alguém.’ A UniSul preza e oferece um ensino humanizado, no qual o paciente não é só mais um atendimento, mas um indivíduo com uma história por trás da dimensão biológica”, conclui.

Inscrições

Interessados em ingressar no curso de Medicina da UniSul de 2023 tem até 29 de setembro para se inscrever no vestibular. A prova, com fase on-line e presencial, será realizada mediante cadastro no site da instituição e pagamento de taxa. No total, serão disponibilizadas 230 vagas, sendo 128 para o campus de Palhoça e 102 para Tubarão, em Santa Catarina.

O vestibular da UniSul, integrante do Ecossistema Ânima e uma das principais universidades de Santa Catarina, será divido em duas etapas, cujos pontos obtidos em ambas serão somados para classificação. A primeira fase, não eliminatória e feita totalmente on-line, tem como objetivo verificar os candidatos que demonstram afinidade com os valores e missão da instituição e com a metodologia utilizada. Nela, será avaliado o nível de conhecimento do curso, além da proficiência da língua inglesa ou espanhola. O candidato deverá ainda apresentar um vídeo em discorrerá sobre um tema pré-definido e a participação em uma atividade para resolução de situação clínica de baixa complexidade. Cada atividade conta com prazos especificados no edital do vestibular.

Já a segunda etapa, eliminatória e classificatória, será dividida em duas provas e tem data prevista para o dia 23 de outubro, das 13h às 18h, presencialmente no campus Pedra Branca ou Tubarão. A primeira avaliação contém questões discursivas de Biologia e Química, além de uma redação, e a outra é composta por questões objetivas de Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.

Inscrições – Vestibular de Medicina da UniSul
Prazo: até 29 de setembro
Link para inscrições e acesso ao edital: https://www.unisul.br/medicina/