Prouni Digital 2021/2 - Unisul
  • Prouni Digital 2021/2

Prouni

Vagas para os cursos digitais de graduação da Unisul

O que é o Prouni

O Prouni, Programa Universidade para Todos, é uma forma de você conseguir a sua bolsa de estudo integral ou parcial, de 50%, para fazer com mais tranquilidade o seu curso superior, seja para graduação e sequenciais de formação específica. Mas se liga: só é válido para quem está em busca do primeiro diploma.

Requisitos necessários

  • Ter feito o Enem do ano anterior ao processo de concessão da bolsa.
  • Ter nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.
  • Ter cursado os 3 anos do ensino médio em escola pública ou em colégio particular com bolsa de 100%.
  • Não possuir nível superior completo.
  • Não possuir vínculo com Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Atenção: as informações e documentos desta página são referentes ao ingresso pelo Prouni em cursos digitais dos Campi:

  • Campus Tubarão
  • Campus Braço do Norte
  • Campus Florianópolis
  • Campus Pedra Branca
  • Polo de Belo Horizonte – MG
  • Polo de Brasília – DF
  • Polo de Campos dos Goytacazes – RJ
  • Polo de Caxias do Sul – RS
  • Polo de Feira de Santana – BA
  • Polo de São Paulo – SP
  • Polo de Ribeirão Preto – SP
  • Polo de Rio de Janeiro – RJ
  • Polo de Salvador – BA
  • Polo de Vitória – ES
  • Polo de Porto Alegre – RS
  • Polo de São José dos Campos – SP
  • Polo de Teresina – PI
  • Polo de Praia Grande – SP
  • Polo de São Borja – RS
  • Polo de Santarém – PA
  • Polo de Uberlândia – MG

Para acessar as informações referentes ao ingresso pelo Prouni em cursos presenciais dos demais Campi da Unisul acesse este link.

Como participar do Prouni?

1) Confira neste quadro o nome da unidade e o curso que você deseja estudar. Se atente pois você precisará informar os dados exatamente como consta nesta tabela.

2) Acesse o Portal do Prouni no MEC, clicando no botão abaixo, entre os dias 13 de julho até 16 de julho de 2021, siga os passos e informe os dados que você levantou no passo anterior.

3) Acompanhe seu processo seletivo e fique de olho no resultado de aprovação da chamada regular.

Ingressar com Prouni

Cronograma do MEC:

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos – Prouni referente ao segundo semestre de 2021 serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, no período de 13 de julho de 2021 até as 23 horas e 59 minutos de 16 de julho de 2021, observado o horário oficial de Brasília – DF.

Primeira chamada: 20 de julho de 2021. Verificar se foi aprovado na pré-seleção, no site eletrônico do MEC: http://siteprouni.mec.gov.br

Primeira chamada: de 20 a 28 de julho de 2021. Período que os candidatos Pré-Selecionados na 1ª Chamada devem comprovar as informações.

Segunda chamada: 3 de agosto de 2021. – Verificar se foi aprovado na pré-seleção, no site eletrônico do MEC: http://siteprouni.mec.gov.br

Segunda chamada: de 3 a 11 de agosto de 2021. Período que os candidatos Pré-Selecionados na 2ª Chamada devem comprovar as informações.

LISTA DE ESPERA DO PROUNI: Para participar da lista de espera do Prouni, o CANDIDATO deverá manifestar seu interesse por meio da página do Prouni na internet, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, no período de 17 a 18 de agosto de 2021.2

A lista de espera estará disponível no Sisprouni para consulta pelas IES no dia 20 de agosto de 2021.

Os CANDIDATOS que tenham manifestado interesse em participar da lista de espera do Prouni deverão comparecer às IES e entregar a documentação pertinente ou encaminhá-la por meio virtual/eletrônico para comprovação das informações prestadas na inscrição e participação em eventual processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, no período de 23 a 27 de agosto de 2021.

O registro no Sisprouni da aprovação ou reprovação do CANDIDATO pré-selecionado em lista de espera do Prouni e a emissão do respectivo Termo de Concessão de Bolsa ou Termo de Reprovação deverão ser realizados pelas IES no período de 28 de agosto de 2021 a 3 de setembro de 2021.

Site do ProUni: http://siteprouni.mec.gov.br
FAQ: http://siteprouni.mec.gov.br/tire_suas_duvidas.php
Telefone do MEC: 0800-616161

A lista dos estudantes PRÉ-SELECIONADOS será divulgada pelo MEC no site do processo seletivo (http://siteprouni.mec.gov.br) nas seguintes datas:

Primeira Chamada: 20/07/2021

Segunda Chamada: 03/08/2021

Lista de Espera: 20/08/2021

Bolsas Remanescentes: a divulgar

Acesse o edital aqui.

Diante da sua pré-seleção é necessário realizar a inscrição online pelo Portal Unisul, acessando o endereço eletrônico:
http://www.unisul.br/forma-de-ingresso/ead/bolsa-prouni-ead , e seguindo as etapas abaixo descritas:

  1. Na relação de cursos, selecione o mesmo curso, turno e polo que optou no SisProUni, clicar no botão Inscrições abertas.
  2. Na próxima tela (site do curso), no alto da página, abaixo do nome do curso, clicar no botão verde Inscreva-se.
  3. Na etapa Identifique-se do processo de inscrição, caso não tenha cadastro no portal da Unisul, escolher a opção Ainda não tenho cadastro e realizar os procedimentos para a criação de uma conta pessoal, prosseguindo então para as etapas seguintes.
  4. Após essas etapas, os candidatos são direcionados à Mochila, onde devem prosseguir selecionando as opções disponíveis para os campos: Convênio > escolher a opção sem convênio > Estado > Polo > Processo. Em seguida, clicar em Prosseguir Inscrição.

Na etapa Editais e Contratos do processo de inscrição, dar aceite nos termos do Edital e do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. Em seguida, clicar em Concluir Processo de Inscrição.

Preenchidos os dados cadastrais na inscrição online, o candidato deverá, no período 20 a 27/07 enviar a documentação em um único arquivo no formato PDF, para o e-mail prounigf@unisul.br, informando o telefone, curso e polo para o qual foi pré-selecionado.

Veja aqui e relação de documentos.

Depois de recebida e conferida a documentação, a Assistente Social da UnisulVirtual, enviará e-mail de confirmação, informando o dia e período que irá fazer o contato telefônico para realizar a entrevista. A entrevista será realizada exclusivamente com o candidato.

Salientamos sobre a disponibilidade para atendimento a qualquer momento no período de 20 a 27/07, sendo este procedimento imprescindível para a aprovação do candidato.

A entrevista é destinada a aferir as informações prestadas, analisando sua pertinência e veracidade, definindo, portanto, a concessão ou a reprovação. O resultado da referida avaliação será registrado em formulário-padrão no SisProUni, que emitirá o Termo de Concessão de Bolsa ou de Reprovação.

O Termo de Concessão do benefício será enviado por e-mail ao estudante, sendo que depois de assinado deverá ser devolvido pelo mesmo e-mail no qual recebeu o Termo.

O que é o Prouni?

O Prouni – Programa Universidade para Todos – é um sistema que faz concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica a estudantes brasileiros, desde que ainda não tenham diploma de nível superior.

Fiz o Enem há 2 anos, posso tentar o Prouni?

Não. O Prouni só aceita a nota do Enem do ano anterior ao processo de concessão da bolsa.

Qual é a menor nota aceita para solicitar o Prouni?

Sua nota tem que ser de no mínimo de 450 pontos e você não pode ter zerado a redação.

Posso solicitar o Prouni antes de concluir o ensino médio?

Não. É necessário ter cursado as 3 séries do ensino médio.

Existe algum critério sobre a escola de origem no ensino médio?

Existe sim. O Prouni é voltado para alunos que estudaram em escola pública, se for em escola particular precisa ter sido com bolsa de 100%.

O Prouni é concedido no caso de uma segunda graduação?

Não. O Prouni é exclusivo para quem não possui nível superior completo.

Trabalhador de universidades federais pode solicitar o Prouni?

Não. O candidato não pode possuir vínculo com Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Como faço para participar do ProUni?

  1. Acesse o sistema do Prouni e selecione 2 opções de curso da Unisul.
  2. Se pré-selecionado, vá até a unidade escolhida para entregar seus documentos.
  3. Deu tudo certo na matrícula? Se sim, é só aguardar o início das aulas na Unisul.

DE ACORDO COM O EDITAL MEC Nº 2, DE 11 DE JANEIRO DE 2020 – PROUNI E PORTARIA NORMATIVA Nº 1, DE 2 DE JANEIRO DE 2015.

Loading...