Programa de Voluntariado na Formação de Estudantes - Unisul

Programa de Voluntariado

Seja um voluntário na Unisul e ajude sua comunidade!

Contato com o Programa

Entre em contato com o seu campus para tirar dúvidas e ser um voluntário!

Já pensou em ajudar a resolver parte dos problemas sociais do Brasil? Em sentir-se útil e valorizado? Em fazer algo diferente no dia-a-dia? Então, você pensou em ser voluntário!

O trabalho voluntário é aquele exercido como atividade não remunerada prestada à entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.

A Unisul, reconhecendo a importância do voluntariado na formação de seus estudantes e também na formação das pessoas da comunidade como um todo, criou e mantém seu Programa de Voluntariado, possibilitando a participação em diversas atividades, relacionadas:

  • ao ensino: como as monitorias.
  • à pesquisa: como a participação em projetos de pesquisa;
  • à extensão: como a participação em projetos de extensão, em eventos, em cursos de curta duração e na prestação de serviços à comunidade, e;
  • com a gestão da universidade: em setores administrativos.

O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim. Está regido pela Lei 9.608, de 18/2/1998, a lei do voluntariado.

Diversas vagas podem ser abertas ao longo do ano, sob a solicitação do coordenador de projeto e setor, que acompanhará as atividades do voluntário.

Se você é professor ou coordenador de cursos e se for do seu interesse ter um voluntário em projeto ou setor, acesse às regras internas (Resolução GR nº 313/2018 e seus anexos, que estão disponíveis nessa página, na seção Documentos do Programa) e preencha o Plano de Atividades.

A partir desse plano, a vaga pode ser encaminhada junto à Gerência de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação (Geppexi) do Campus para validação e direcionamentos.

Se você é estudante regularmente matriculado na Unisul, pode ser um voluntário!

  1. Acesse e conheça as regras internas (Resolução GR nº 313/2018 e anexos, que estão disponíveis nessa página, na seção Documentos do Programa).
  2. Gerência de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação (Geppexi) do seu Campus.
  3. Apresente cópia dos seguintes documentos RG, CPF e comprovante de residência.

Os procedimentos para a contratação do serviço voluntário serão realizados pela gerência e você poderá atuar assim que todos os documentos forem assinados.

Loading...