Curso de Licenciatura de História em Tubarão | Unisul

Cursos Presenciais

Graduação

História – Tubarão

História

Licenciatura

Duração: 4 anos I Turno: Noturno

O curso de Licenciatura em História da Unidade Tubarão é uma excelente oportunidade para quem almeja atuar em escolas, pesquisas e nos arquivos públicos e privados.

Vagas disponíveis

Modalidade

Presencial

Local do curso

Campus Tubarão

Duração

4 anos

Mensalidades

Ver Valores

Horário das aulas

Noturno

Sobre o Curso

Avaliação do curso no Guia da Faculdade Estadão

O curso de Licenciatura de História em Tubarão é uma grande oportunidade para quem almeja atuar nas escolas, nas pesquisas, nos arquivos públicos e privados, nos projetos e atividades culturais. A cultura popular e erudita, o museu, o turismo cultural e a investigação arqueológica e antropológica fazem parte da formação do licenciado em História.

Com a finalidade de desenvolver as competências planejadas para o curso, destacam-se ações de atividades complementares e pesquisa como os trabalhos realizados no Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia (Grupep), no museu Walter Zumblick, no Arquivo da Unisul, com a Semana dos Povos Indígenas, as viagens de estudos, as pesquisas de campo, entre outras ações.

Para essas atividades complementares, o curso oferece 400 horas de estágios supervisionados, 360 horas práticas de Ensino distribuídas em 9 unidades curriculares, e 330 horas de atividades de extensão.

Desde 1975, o curso de História da Unisul vem formando excelentes profissionais para docência, pesquisa e mercado de trabalho.

Objetivo

Formar professores de História, com domínio da natureza do conhecimento histórico em interlocução com outras áreas de conhecimento, conscientes do seu papel de educador e de cidadão comprometido com a construção de uma sociedade pluralista, em condições de planejar, organizar e desenvolver atividades e/ou materiais didáticos para a área da educação básica.

Matriz curricular

Acessar
Nosso Currículo

Em um cenário profissional cada vez mais competitivo, um diferencial está na interseção entre conhecimento, habilidades e atitudes.

Saiba mais

Perfil do Profissional

Cabe ao professor de História, além do domínio dos conhecimentos teóricos específicos, a identificação e a resolução de questões da prática profissional.

É necessário, portanto, que ele saiba avaliar criticamente sua própria atuação e o contexto em que atua, interagindo cooperativamente com outros profissionais da educação, com a comunidade educativa e com a sociedade em geral.

Deve ser um profissional atualizado, portador de valores profissionais, sociais e éticos, apto a disseminar conhecimentos por meio da produção e divulgação de trabalhos científicos.

O professor-historiador deve ser capaz de:

  • dominar as concepções metodológicas que orientam o trabalho de investigação e a análise das relações sócio-históricas;
  • dominar os conhecimentos inerentes às diferentes épocas e civilizações, bem como suas inter-relações;
  • dominar conteúdos básicos sobre a pesquisa, a produção e a difusão de saberes historiográficos no âmbito acadêmico, das instituições de ensino, museus, arquivos e projetos de preservação da memória e do patrimônio cultural e natural;
  • conhecer a estrutura curricular do Ensino Básico;
  • produzir, criticar, divulgar e promover o aprendizado dos conhecimentos indispensáveis para o exercício das profissões que têm na História, enquanto ciência, os seus fundamentos;
  • reconhecer a historicidade em todas as manifestações sociais e culturais;
  • estimular o respeito às diferenças presentes nas práticas sociais numa sociedade multicultural;
  • dominar conteúdos relativos às questões do Enade, que exigem do estudante a aplicação de raciocínios mais elaborados e específicos à área de História, além do seu saber empírico.
Professores

Os cursos de graduação presenciais da Unisul são ministrados por professores especialistas, mestres e doutores que possuem reconhecida experiência de atuação como docentes.

Conheça os professores do curso

Coordenação

Coordenação por Área de Conhecimento

A coordenação do curso é realizada pelos professores:

  • Juliano Frederico da Rosa Cesconeto
  • Fabiana Durante de Medeiros
  • Luciane Lara Acco

Formas de ingresso

Nota do Enem

Histórico Escolar

Processo Seletivo Agendado

Reingresso

Transferência Externa

Processo Seletivo Agendado

Quer saber o preço deste curso?
Deixe seus dados para acessar os valores e receber nossas comunicações.





    Loading...