Organização Curricular na Educação Básica - Extensão Unisul

Proesde – Organização Curricular na Educação Básica Catarinense

Proesde - Organização Curricular na Educação Básica Catarinense

Duração: Dois semestres

O curso de Organização Curricular na Educação Básica ofertado pela Unisul integra o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde/Licenciatura). Visa capacitar os profissionais, qualificando-os para um melhor desempenho na Educação Básica por meio da Organização Curricular.

Inscrições em breve

Local do curso

Campus Tubarão

Dois semestres

Ver Valores

Sobre o Curso

Ofertado para estudantes matriculados nos cursos presenciais de licenciatura da Unisul, o curso de Organização Curricular na Educação Básica Catarinense, integra o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde/Licenciatura).

Visando capacitar os profissionais, qualificando-os para um melhor desempenho na Educação Básica por meio da Organização Curricular, o curso possui duração de 2 semestres e carga horária total de 200 horas, distribuídas em 2 módulos (com 100 horas em cada módulo/semestre).

A temática do curso é o Planejamento Integrado por área de conhecimento para o Novo Ensino Médio, e as temáticas dos módulos são as seguintes:

• estudo dos Documentos norteadores para a Implementação do Novo Ensino Médio.
  • Sistemas Adaptativos de Aprendizagem e Metodologias Ativas.

Na organização do espaço virtual do curso, o participante selecionado para o Programa encontrará o acesso às turmas e os conteúdos dos módulos serão organizados em Tópicos de Estudo.

As aulas são realizadas nas modalidades presencial e a distância. As aulas presenciais serão aos sábados. Complementam o curso dois seminários regionais e um seminário estadual. Os estudantes que concluírem o curso recebem um certificado correspondente à carga horária.

Grade curricular e cronograma das disciplinas

Grade Curricular - Organização Curricular na Educação Básica Catarinense

Cronograma de inscrições e matrícula

Consulte o edital de Oferta e os termos aditivos.

Edital de Oferta

Veja no edital de Oferta:

• documentação necessária para o processo seletivo.
  • Cronograma completo do processo seletivo.

TítuloDescriçãoBaixar
5/11/2020 - Termo aditivo 3 ao Edital 1147/2020 - Proesde Licenciatura Novo período de inscrições BaixarVisualizar
6/10/2020 - Termo aditivo 2 ao Edital 1147/2020 - Proesde Licenciatura Prorroga até 20 de outubro o prazo para inscrição BaixarVisualizar
26/8/2020 - Termo aditivo 1 ao Edital 1147/2020 - Proesde Licenciatura Processo Seletivo para o curso de Extensão Organização Curricular na Educação Básica Catarinense BaixarVisualizar
14/7/2020 - Edital Nº 1147/2020 - Proesde Licenciatura Processo Seletivo para o curso de Extensão Organização Curricular na Educação Básica Catarinense BaixarVisualizar

Datas importantes (6ª etapa)

• Cadastramento/Recadastramento estudantes (Portal do Uniedu): até 12/11/2020
  • Inscrição do segundo período no site do curso (5ª etapa): até 12/11/2020
  • 6º Período de Análise de Documentos e Seleção dos estudantes: até 16/11/2020
  • 6ª Divulgação de inscrições homologadas: até 18/11/2020
  • 6ª Divulgação da relação dos estudantes beneficiados: até 23/11/2020
  • Publicação da relação final dos contemplados (classificados e suplentes): até 30/11/2020
Editais de Resultados

Requisitos para concorrer à bolsa
  • estar cursando um dos seguintes Cursos de Graduação na Unisul: Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras – Inglês, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia ou Química.
  • ter cadastro/recadastro no Uniedu, em 2020, sendo que o cadastro no Uniedu deve ser realizado até 17 de março de 2020 (primeira etapa) pelo endereço eletrônico www.uniedu.sed.sc.gov.br conforme dispõe o Edital nº 565/SED/2020;
  • prioritariamente ter cursado de forma integral o Ensino Médio em escola pública;
  • ser classificado conforme Índice de Carência – IC do Programa Uniedu;
  • não ser concluinte no primeiro semestre do ano de realização do Programa;
  • para o Proesde Licenciatura – estar atuando, prioritariamente, em escola pública;
  • residir há, no mínimo, 2 (dois) anos no Estado de Santa Catarina.

Faça já o cadastro no UNIEDU

Profa. Maria Sirlene Pereira Schlickmann, doutora.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1996), mestrado em Mestrado Em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004) e doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2015). Atualmente é professora titular do Curso de Pedagogia da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, integra a equipe técnica pedagógica da Pró-reitoria de ensino, pesquisa e extensão da Unisul, é coordenadora institucional do Parfor e Proesde licenciaturas e representa a Universidade no Fórum Estadual Permanente de Formação de Professores (FEPAD). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e letramento numa perspectiva discursiva, nos anos iniciais do ensino fundamental, processo ensino aprendizagem e formação de professores.

Ver curriculo Lattes

E-mails para contato:

Gratuito para bolsistas Proesde

Veja como obter uma bolsa na página da Bolsa Proesde.

Comece fazendo seu cadastro no sistema UNIEDU.